TRANSPORTE URBANO NO BRASIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MEIO AMBIENTE E URBANISMO
Advertisements

Palestras, oficinas e outras atividades
DESAFIOS DE MOBILIDADE PROPOSTAS EMERGENCIAIS
Transporte Público Urbano
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
Ônibus movido a Etanol.
Fornecimento de Diesel S50
Guilherme Augusto Marques Araujo
Energia elétrica: Encargos e Tributos
Conferência das Cidades Mato Grosso
Programa STAQ (Sustainable Transport and Air Quality) Projeto Regional Brasil 12ago2010.
Plano de Controle de Poluição Veicular PCPV
Programa ECOFROTA Marcelo C. Branco.
Eduardo A. Vasconcellos
Membros do Comitê Presidente: Marcos Saccol
Provas de Concursos Anteriores
Transporte Público Urbano
Sistema de Corredores BRTs na Cidade do Rio de Janeiro
Sistemas de Média Capacidade para Transporte Público de Passageiros
SISTEMAS DE MOBILIDADE INTELIGENTE
A CAMPANHA CONCEITO ALVO AÇÕES PRODUTOS RESULTADOS CAMPANHA.
Novembro de 2013.
Módulo Financeiro Centro de Custo.
Mudanças Climáticas e MDL Superintendência de Planejamento e Pesquisa
André Oliveira.
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
SIMBRACS 2013 Otávio Cunha Presidente Executivo
Fontes alternativas de combustíveis para automóveis disciplina: ciências do ambiente professora: Márcia Maria Rios Aluno: moisés pessoa nunes.
Verificação Metrológica de Cronotacógrafos
ACESSIBILIDADE DE UM TERRITÓRIO CONCEITOS E INDICADORES
ACESSIBILIDADE DE UM TERRITÓRIO CONCEITOS E INDICADORES
Os Temas da Microeconomia
Veículos e Sustentabilidade Ambiental
Conferência das Cidades Mato Grosso
PROGRAMA DE MOBILIDADE NÃO MOTORIZADA PARA O ESTADO DA BAHIA
III CISEV Congresso Iberoamericano de Seguridad Vial Seguridad vial para los motociclistas en São Paulo - Brasil Heloisa Helena de Mello Martins Junio.
O Transporte e as Mudanças Climáticas no Estado do Rio de Janeiro
Planejamento da Mobilidade Urbana para Cidades Sustentáveis
GRUPO METROPOLITANA Mais de profissionais Cerca de 70 linhas
INFRAESTRUTURA CICLOVIÁRIA DE CURITIBA
Aula 12 Dia – 08/11.
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica- NEGEST.
Projeto Medindo minha escola.
Auto Produção de Energia Elétrica na Ponta Impactos e Perspectivas
Reestruturação da mobilidade urbana: pela democratização da circulação em Vila Velha André Tomoyuki Abe ASEVILA–Associação dos Empresários de Vila.
Informação em Saúde Suplementar Natal, setembro de 2007.
As Perspectivas do Sistema de Trens Urbanos de Maceió
Projeto Agilizar Licitações
Eduardo A Vasconcellos Denatran, 25/9/2006 Qual cidade construímos ? Quais políticas adotamos ? Quais foram os resultados ?
TRÁFEGO E TRÂNSITO MODOS DE TRANSPORTE URBANO
Telework 2003 ESTRATÉGIA DA MOBILIDADE PAULISTANA Personal strategy to urban trips in São Paulo Rogerio Belda
Paradigma do carro Maior velocidade Maior eficiência Maior segurança
ITANHAÉM Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Itanhaém.
Medidas para a Melhoria do Trânsito em São Paulo
TRANSPORTE URBANO NO BRASIL AULA 1
MEIOS DE PAGAMENTO NO METRÔ DE SÃO PAULO Nelson Medeiros Sobrinho
Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008
História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades
Área 5 Licitação do Serviço de Transporte Coletivo Intermunicipal na Área 5 da Região Metropolitana de São Paulo - RMSP.
A Política de Mobilidade Urbana no desenvolvimento das cidades
MODAIS ALTERNATIVOS E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS
A Importância do Transporte Urbano
Plano de Mobilidade Urbana de Salvador
Gestão e Transporte de Passageiros (GTPA)
Paradigma do carro Maior velocidade Maior eficiência Maior segurança Importância econômica Cidade como passagem e ponto de chegada.
Bicicleta e mobilidade Conhecendo os dados
Mobilidade Urbana.
Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal Audiências Públicas Investimento e Gestão: Desatando o Nó Logístico do Pais 2º Ciclo Financiamento.
LOA – 2015 LEI ORÇAMENTARIA ANUAL. LOA 2015  Gerir, planejar, coordenar e fiscalizar o Trânsito de Veículos e Pedestres na cidade e o Transporte Urbano.
Transcrição da apresentação:

TRANSPORTE URBANO NO BRASIL Rogerio Belda

O QUE É O TRANSPORTE PÚBLICO URBANO A ORGANIZAÇÃO DO TRANSPORTE URBANO PROBLEMAS DO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS SITUAÇÃO E PERSPECTIVAS DO TRANSPORTE

COMPONENTES DO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO VEÍCULOS / MATERIAL CIRCULANTE ENERGIA DE PROPULSÃO / COMBUSTÍVEL PESSOAL OPERATIVO E ADMINISTRATIVO VIA / INFRAESTRUTURA USUÁRIOS / PASSAGEIROS (!) SISTEMA DE CONTROLE E INFORMAÇÃO SISTEMA DE ARRECADAÇÃO DE TARIFAS

CONCEITOS MOBILIDADE: INDICADOR DA CAPACIDADE DA PESSOA SE MOVER E O USO QUE FAZ DESSA CAPACIDADE [ Raia Jr. ] ACESSIBILIDADE INDICADOR DA FACILIDADE (OU DIFICULDADE) PARA ALCANÇAR DETERMINADO LUGAR [ Massa Goto ] Banco de Teses - USP

ENERGIA USADA EM TRANSPORTE GASOLINA / ALCOOL ÓLEO DIESEL ELETRICIDADE GÁS HIDROGÊNIO [Muscular]

CONTRIBUIÇÃO DAS FONTES DE POLUIÇÃO RESULTADOS GERAIS CONTRIBUIÇÃO DAS FONTES DE POLUIÇÃO FONTE DE EMISSÃO POLUENTES (%) CO HC NOx SOx Mat. Part. VEÍCULOS a GASOLINA 59 27 16 22 10 VEÍCULOS a DIESEL 24 18 80 32 30 MOTOCICLETA E SIMILARES 15 9 < 1 1 < 1 INDUSTRIAS 2 3 4 45 10 EVAPORAÇÃO E RESSUSPENSÃO - - - 43 50 TOTAL 100 100 100 100 100 CETESB

O TRANSPORTE E O AMBIENTE O TRANSPORTE MOTORIZADO É O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NAS CIDADES OUTRAS FORMAS DE AGRESSÃO DO AMBIENTE PELO TRANSPORTE: RUÍDO, IMPERMEABILIZAÇÃO, ÓLEOS USADOS, CARCAÇAS DE PNEUS E DE VEÍCULOS MEDIDAS IMEDIATAS: MELHORAR O COMBUSTÍVEL, REGULAGEM DE MOTORES, TREINAMENTO DOS MOTORISTAS, MELHOR CIRCULAÇÃO MEDIDAS A LONGO PRAZO: COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS, APERFEIÇOAMENTO DOS MOTORES, ELETRIFICAÇÃO DOS TRANSPORTES COLETIVOS

SÃO PAULO EVOLUÇÃO DO ÍNDICE DE MOBILIDADE 1,60 1,40 1,20 1,00 1,55 1,40 1,31 1,20 1,29 1,22 1,00 Mobilidade ( viag. Motorizadas / hab. ) 0,80 0,60 0,40 0,20 0,00 1977 1987 1997 2007

MOBILIDADE HUMANA NOS TRANSPORTES URBANOS Lei da Mobilidade Urbana Nº 12.587 de 05/01/2012

EXEMPLO DE COMO AS MUDANÇAS NÃO SÃO PERCEBIDAS 100 50 1900 1920 1940 1960 1970 1980 1990 2000 % ANO BONDE ÔNIBUS METRÔ E TREM AUTOMÓVEL 10

O TRANSPORTE COLETIVO NA CONSTITUIÇÃO Somente a União legisla sobre: - GESTÃO DO TRANSPORTE COLETIVO - OPERAÇÃO DO TRÂNSITO VIÁRIO - ORDENAÇÃO DO USO DO SOLO ......................................................................................................................... O TRANSPORTE COLETIVO PÚBLICO URBANO É UM SERVIÇO DE CARÁTER ESSENCIAL, DE RESPONSABILIDADE DOS MUNICÍPIOS E ESTADOS, PRESTADO DIRETAMENTE OU POR CONCESSÃO, EM CONFORMIDADE COM AS DIRETRIZES DA LEGISLAÇÃO FEDERAL CONSTITUIÇÃO FEDERAL: ARTIGOS 22, 25, 30 e 175 www.presidencia.gov.br/ccivil_003/constituicao

Sistema de Informação Observatório da Mobilidade BRASIL - RESULTADOS GERAIS Municípios Acima de 60 Mil Habitantes - 2003 DIVISÃO MODAL Bicicleta A Pé 3% 35% Onibus municipal 24% 32% Onibus Moto Metropolitano 2% 5% Metroferroviários Automóveis 3% 28% Sistema de Informação Observatório da Mobilidade

BRASIL - RESULTADOS GERAIS Municípios Acima de 60 Mil Habitantes - 2003 FORMAS DE PAGAMENTO NO TRANSPORTE PÚBLICO Não Pagantes 9% Escolar VT 13% 39% Pagante 39% Sistema de Informação Observatório da Mobilidade

de transporte urbano compatível com o plano diretor de urbanismo GESTÃO MUNICIPAL ORDENAÇÃO DE USO DO SOLO, TRÂNSITO E A GESTÃO DOS TRANSPORTES ESTÃO INTIMAMENTE LIGADOS As cidades com mais de 50 mil habitantes devem fazer um plano de transporte urbano compatível com o plano diretor de urbanismo

Dois princípios básicos INTEGRAÇÃO = C0MBINACAO DA OPERAÇÃO E DO USO DE MODOS DE TRANSPORTE, COM VANTAGENS PARA O OPERADOR E PARA O PASSAGEIRO, REGULADA PELO PODER PÚBLICO. GESTÃO DA DEMANDA = NECESSÁRIO COMBINAR TRANSPORTE E TRÂNSITO PARA PROMOVER MOBILIDADE.

MEDIDAS DE GESTÃO DA DEMANDA REDUZIR: A NECESSIDADE DE VIAGENS O COMPRIMENTO DE VIAGENS OS ATRASOS NA CIRCULAÇÃO URBANA INCENTIVAR: O TRANSPORTE PÚBLICO O TRANSPORTE NÃO MOTORIZADO O USO EFICIENTE DO AUTOMÓVEL MUDAR: O HORÁRIO DE PICO O TRÁFEGO DE LOCAL Fonte: Eduardo Vasconcellos

MEDIDAS ANTI-CONGESTIONAMENTO ATUAÇÃO SOBRE A DEMANDA REGULAR O USO DO SOLO INFORMAÇÃO AO USUÁRIO “GESTÃO DA DEMANDA” MEDIDAS ADMINISTRATIVAS ATUAÇÃO SOBRE A OFERTA OPERAÇÃO DE TRÁFEGO TRATAMENTO PREFERENCIAL TRANSPORTE PÚBLICO TRANSPORTE DE CARGA Fonte: Eduardo Vasconcellos

TRANSPORTE COLETIVO Desafios da Regulamentação NECESSIDADES DE UM BOM MODELO DE GESTÃO PROMOVER EFICIÊNCIA NOVAS FONTES DE RECURSOS GARANTIA DE ACESSO A TODOS MELHOR QUALIDADE DE VIDA REGULARIZAÇÃO DOS CONTRATOS DE CONCESSÃO BASES JURÍDICAS SÓLIDAS INCENTIVOS À QUALIDADE FLEXIBILIDADE DE GESTÃO

As cidades precisam de redes de transporte

A Pesquisa Origem Destino feita em São Paulo pela CET, CPTM, , EMTU, Metrô e SPTrans, em 2007, está disponível no site do Metrô Rogerio Belda rbelda@terra.com.br