TRANSPORTE URBANO NO BRASIL Rogerio Belda
O QUE É O TRANSPORTE PÚBLICO URBANO A ORGANIZAÇÃO DO TRANSPORTE URBANO PROBLEMAS DO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS SITUAÇÃO E PERSPECTIVAS DO TRANSPORTE
COMPONENTES DO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO VEÍCULOS / MATERIAL CIRCULANTE ENERGIA DE PROPULSÃO / COMBUSTÍVEL PESSOAL OPERATIVO E ADMINISTRATIVO VIA / INFRAESTRUTURA USUÁRIOS / PASSAGEIROS (!) SISTEMA DE CONTROLE E INFORMAÇÃO SISTEMA DE ARRECADAÇÃO DE TARIFAS
CONCEITOS MOBILIDADE: INDICADOR DA CAPACIDADE DA PESSOA SE MOVER E O USO QUE FAZ DESSA CAPACIDADE [ Raia Jr. ] ACESSIBILIDADE INDICADOR DA FACILIDADE (OU DIFICULDADE) PARA ALCANÇAR DETERMINADO LUGAR [ Massa Goto ] Banco de Teses - USP
ENERGIA USADA EM TRANSPORTE GASOLINA / ALCOOL ÓLEO DIESEL ELETRICIDADE GÁS HIDROGÊNIO [Muscular]
CONTRIBUIÇÃO DAS FONTES DE POLUIÇÃO RESULTADOS GERAIS CONTRIBUIÇÃO DAS FONTES DE POLUIÇÃO FONTE DE EMISSÃO POLUENTES (%) CO HC NOx SOx Mat. Part. VEÍCULOS a GASOLINA 59 27 16 22 10 VEÍCULOS a DIESEL 24 18 80 32 30 MOTOCICLETA E SIMILARES 15 9 < 1 1 < 1 INDUSTRIAS 2 3 4 45 10 EVAPORAÇÃO E RESSUSPENSÃO - - - 43 50 TOTAL 100 100 100 100 100 CETESB
O TRANSPORTE E O AMBIENTE O TRANSPORTE MOTORIZADO É O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NAS CIDADES OUTRAS FORMAS DE AGRESSÃO DO AMBIENTE PELO TRANSPORTE: RUÍDO, IMPERMEABILIZAÇÃO, ÓLEOS USADOS, CARCAÇAS DE PNEUS E DE VEÍCULOS MEDIDAS IMEDIATAS: MELHORAR O COMBUSTÍVEL, REGULAGEM DE MOTORES, TREINAMENTO DOS MOTORISTAS, MELHOR CIRCULAÇÃO MEDIDAS A LONGO PRAZO: COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS, APERFEIÇOAMENTO DOS MOTORES, ELETRIFICAÇÃO DOS TRANSPORTES COLETIVOS
SÃO PAULO EVOLUÇÃO DO ÍNDICE DE MOBILIDADE 1,60 1,40 1,20 1,00 1,55 1,40 1,31 1,20 1,29 1,22 1,00 Mobilidade ( viag. Motorizadas / hab. ) 0,80 0,60 0,40 0,20 0,00 1977 1987 1997 2007
MOBILIDADE HUMANA NOS TRANSPORTES URBANOS Lei da Mobilidade Urbana Nº 12.587 de 05/01/2012
EXEMPLO DE COMO AS MUDANÇAS NÃO SÃO PERCEBIDAS 100 50 1900 1920 1940 1960 1970 1980 1990 2000 % ANO BONDE ÔNIBUS METRÔ E TREM AUTOMÓVEL 10
O TRANSPORTE COLETIVO NA CONSTITUIÇÃO Somente a União legisla sobre: - GESTÃO DO TRANSPORTE COLETIVO - OPERAÇÃO DO TRÂNSITO VIÁRIO - ORDENAÇÃO DO USO DO SOLO ......................................................................................................................... O TRANSPORTE COLETIVO PÚBLICO URBANO É UM SERVIÇO DE CARÁTER ESSENCIAL, DE RESPONSABILIDADE DOS MUNICÍPIOS E ESTADOS, PRESTADO DIRETAMENTE OU POR CONCESSÃO, EM CONFORMIDADE COM AS DIRETRIZES DA LEGISLAÇÃO FEDERAL CONSTITUIÇÃO FEDERAL: ARTIGOS 22, 25, 30 e 175 www.presidencia.gov.br/ccivil_003/constituicao
Sistema de Informação Observatório da Mobilidade BRASIL - RESULTADOS GERAIS Municípios Acima de 60 Mil Habitantes - 2003 DIVISÃO MODAL Bicicleta A Pé 3% 35% Onibus municipal 24% 32% Onibus Moto Metropolitano 2% 5% Metroferroviários Automóveis 3% 28% Sistema de Informação Observatório da Mobilidade
BRASIL - RESULTADOS GERAIS Municípios Acima de 60 Mil Habitantes - 2003 FORMAS DE PAGAMENTO NO TRANSPORTE PÚBLICO Não Pagantes 9% Escolar VT 13% 39% Pagante 39% Sistema de Informação Observatório da Mobilidade
de transporte urbano compatível com o plano diretor de urbanismo GESTÃO MUNICIPAL ORDENAÇÃO DE USO DO SOLO, TRÂNSITO E A GESTÃO DOS TRANSPORTES ESTÃO INTIMAMENTE LIGADOS As cidades com mais de 50 mil habitantes devem fazer um plano de transporte urbano compatível com o plano diretor de urbanismo
Dois princípios básicos INTEGRAÇÃO = C0MBINACAO DA OPERAÇÃO E DO USO DE MODOS DE TRANSPORTE, COM VANTAGENS PARA O OPERADOR E PARA O PASSAGEIRO, REGULADA PELO PODER PÚBLICO. GESTÃO DA DEMANDA = NECESSÁRIO COMBINAR TRANSPORTE E TRÂNSITO PARA PROMOVER MOBILIDADE.
MEDIDAS DE GESTÃO DA DEMANDA REDUZIR: A NECESSIDADE DE VIAGENS O COMPRIMENTO DE VIAGENS OS ATRASOS NA CIRCULAÇÃO URBANA INCENTIVAR: O TRANSPORTE PÚBLICO O TRANSPORTE NÃO MOTORIZADO O USO EFICIENTE DO AUTOMÓVEL MUDAR: O HORÁRIO DE PICO O TRÁFEGO DE LOCAL Fonte: Eduardo Vasconcellos
MEDIDAS ANTI-CONGESTIONAMENTO ATUAÇÃO SOBRE A DEMANDA REGULAR O USO DO SOLO INFORMAÇÃO AO USUÁRIO “GESTÃO DA DEMANDA” MEDIDAS ADMINISTRATIVAS ATUAÇÃO SOBRE A OFERTA OPERAÇÃO DE TRÁFEGO TRATAMENTO PREFERENCIAL TRANSPORTE PÚBLICO TRANSPORTE DE CARGA Fonte: Eduardo Vasconcellos
TRANSPORTE COLETIVO Desafios da Regulamentação NECESSIDADES DE UM BOM MODELO DE GESTÃO PROMOVER EFICIÊNCIA NOVAS FONTES DE RECURSOS GARANTIA DE ACESSO A TODOS MELHOR QUALIDADE DE VIDA REGULARIZAÇÃO DOS CONTRATOS DE CONCESSÃO BASES JURÍDICAS SÓLIDAS INCENTIVOS À QUALIDADE FLEXIBILIDADE DE GESTÃO
As cidades precisam de redes de transporte
A Pesquisa Origem Destino feita em São Paulo pela CET, CPTM, , EMTU, Metrô e SPTrans, em 2007, está disponível no site do Metrô Rogerio Belda rbelda@terra.com.br