Hidrovias Estímulos para o maior uso das hidrovias –mais embarcações –Mais portos fluviais –Eclusas (ampliação dos trechos navegáveis em rios de planalto)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Hidrografia do Brasil O Brasil é dotado de uma vasta e densa rede hidrográfica, sendo que muitos de seus rios destacam-se pela extensão, largura e profundidade.
Advertisements

Unidade 10 - Perguntas Grupo 19 T.
A circulação e os transportes
Portos No mundo existem 3 tipos de portos: Porto Marítimo
Hidrografia.
Bacias Hidrográficas do Brasil
Dep. Federal HOMERO PEREIRA
Aviação Civil S I S T E M A S AEROPORTUÁRIOS.
Rio Plataforma Logística
OS TRANSPORTES MODERNOS
HIDROVIA BRASIL - URUGUAI
Logística e a realidade brasileira
Hidrografia e Clima.
Logística e a realidade brasileira
Multi-modalidade no transporte siderúrgico “Grande Oportunidades, Grande Desafios” Marcos Tadeu Arante.
A Logística Brasileira Coordenadora de Desenvolvimento do Transporte
LOGISTICA Carlos Henrique dos Santos Evandro Antonio Bertolini
Teste título Teste corpo do texto Mais testes Só pra ter certeza que ficou legal Oportunidades e Incentivos Setor Sucroalcooleiro EUDORO PEDROZA Secretário.
AÇÕES DESENVOLVIDAS EM PROL DA SEGURANÇA DA NAVEGAÇÃO NA AMAZÔNIA
INTERMODALIDADE E QUESTÕES TRIBUTÁRIAS
AS ÁGUAS CONTINENTAIS AMERICANAS
Prof. Raphael Barbosa Ramos
Logística de Transportes: como superar gargalos e reduzir custos
1.
Logística no Brasil.
Crédito : JEFERSON B.SANTOS
Unidade 10 - Logística e realidade brasileira
Engenharia Naval.
HIDROSFERA Prof. Márcia.
HIDROGRAFIA E ENERGIA NO BRASIL (cap. 12)
Panorama da Logística no Brasil
Hidreletricidade no Brasil:
O TRANSPORTE AÉREO NAAMAZÔNIA - O Passado, o Presente e a Visão Perspectiva dos Aeronautas - CTD - Comissão de Turismo e Desporto CAINDR - Comissão da.
“A política nacional para os transportes hidroviários do interior”. Dez/89 12/04/90: Extinção da Portobrás; Decreto 1642 (25/09/95) - Nova estrutura organizacional.
Diálogos Capitais Infraestrutura – o motor do crescimento
CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES INVESTIMENTOS PRIVADOS NA MODERNIZAÇÃO DOS PORTOS Edinho Araújo Ministro-chefe da Secretaria de Portos.
SENADO FEDERAL COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA PROGRAMA DE CONCESSÃO EM PORTOS Edinho Araújo Ministro-chefe da Secretaria de Portos 1.
Bacias Hidrográficas brasileiras
Bacias hidrográficas do Brasil
Bacia Platina – reúne as bacias do Paraná, Paraguai e Uruguai
Transportes Israel
BÁRBARA BARROS PATRÍCIA FONSECA PEDRO HENRIQUE Unidade 10.
Hidrografia
UFRGS GMAp II RODADA TEMÁTICA SETORIAL QUALIVIAS EQUILÍBRIO FÍSICO E FUNCIONAL ENTRE OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM UM SISTEMA HIDROVIÁRIO INTERIOR SYNTHESIS
MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS
CABOTAGEM Entraves e propostas de soluções
1° Workshop FRENLOG Cabotagem
Rodovias: aproximadamente Km de extensão Somente 12% com pavimentação Maioria: estradas municipais sem pavimentação Rodovias federais: consideradas.
MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS GEOPOLÍTICA DE TRANSPORTES
Palmas, 21 de outubro de Tocantins - TO Eng. Adalberto Tokarski Diretor da ANTAQ.
Transportes e Modais Profª Helena Rosa - SENAI
1. Quando o Brasil teve o seu “despertar” para a Logística 2. Quais são as principais dificuldades logísticas no Brasil? 3. Qual o principal sistema de.
Desafios da Logística Brasileira
CAP. 9 – MEIOS DE TRANSPORTE E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO
Transportes no Brasil Prof. Gustavo.
Modais de Transporte Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont.
Audiência Pública nº 07/2016 Proposta de Resolução que regulamenta a apresentação de informações relativas à movimentação aeroportuária. SUPERINTENDÊNCIA.
O TRANSPORTE DE CARGAS NO BRASIL
OPERAÇÃO FIM DE ANO 10 de dezembro de CONAERO – COMISSÃO NACIONAL DE AUTORIDADES AEROPORTUÁRIAS COMITÊ DE OPERAÇÕES ESPECIAIS OPERAÇÃO FIM DE ANO.
Modais de Transportes Os 05 modais básicos de transporte são:
Bacias Hidrográficas Bacias brasileiras.
Unidade 03 Gestão de Transporte
Os Modais Reinaldo Toso Júnior
Jurandir Peinado O TRANSPORTE DE CARGAS NO BRASIL Panorama do setor Cabotagem.
Transporte Hidroviário Interior Alegre, 3 de setembro de Associação Brasileira dos Terminais Portuários F. Miguel A. Pires Porto Alegre, 21 de julho de.
Faculdade Morumbi Sul Prof.º Renan Okumura G. Godoy Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais II 1 Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais.
Infraestrutura Aeroportuária: O Papel da ANAC Agência Nacional de Aviação Civil Audiência Pública da CVT - Câmara dos Deputados Brasília, 14 de julho de.
Portos e Vias Navegáveis
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL SUPERINTENDÊNCIA DE REGULAÇÃO ECONÔMICA E ACOMPANHAMENTO DE MERCADO AUDIÊNCIA PÚBLICA Comissão da Amazônia, Integração.
Financiamentos do BNDES para Infra-Estrutura Financiamentos do BNDES para Infra-Estrutura
Transcrição da apresentação:

Hidrovias Estímulos para o maior uso das hidrovias –mais embarcações –Mais portos fluviais –Eclusas (ampliação dos trechos navegáveis em rios de planalto) –Instalação de terminais intermodais Destaques –Hidrovia Madeira- Amazonas –Hidrovia Tocantins- Araguaia –Hidrovia do Paraguai –Hidrovia do São Francisco –Hidrovia Tietê- Paraná –Sistema Rio Jacuí- Lagoa dos Patos

Navegação Marítima: O Brasil possui um litoral extenso e muitos portos Falta de navios –Estímulos para a indústria naval Deficiências portuárias –Modernização e maior eficiência nos portos Dificuldade de acesso aos portos –Melhoria de acesso utilizando vários modais

SUAPE

PECEM

Porto de Itaqui

Porto de Tubarão

Porto de Santos

Navegação de cabotagem: Realizada junto a costa, acompanhando o litoral Importante para o comércio interno Transporte intermodal: É aquele que integra vários meios de transporte Possibilita otimizar os custos e flexibilizar os trajetos

Transporte aéreo Apresenta forte crescimento no Brasil após a estabilização da economia (tanto no transporte de passageiros como de cargas) Grande número de aeroportos Poucas empresas de transporte aéreo – falta competitividade Necessidades: –Qualificação da mão-de-obra –Aperfeiçoamento nos sistemas de segurança –Melhoria de infraestrutura dos aeroportos Novos terminais de passageiros e de cargas Novas pistas para pouso e decolagem Novos aeroportos em situações de congestionamento

Exercícios 1.C 2.Bacias do Amazonas, do Paraguai, do Paraná, do São Francisco e o sistema Jacuí-Lagoa dos Patos 3.C 4.A maioria dos rios do Brasil é de planalto e os rios de planície estão distantes das áreas mais carentes de transporte. Além disso, a falta de uma eficiente política de investimentos nesse setor. 5.Rapidez, a possibilidade de chegar a áreas de difícil acesso e a integração de regiões com grande distância

6.Esse aeroporto permite escoar parte da produção eletro- eletrônica da Zona Franca de Manaus 7. Falta de eficiência nos investimentos para sanar seus problemas e custo elevado devido à reduzida competitividade no setor 8.C 9.Gerenciamento mais adequado e medidas mais eficazes para segurança e redução dos seus custos, além da desmilitarização do controle do tráfego aéreo 10. O aumento do número de voos e passageiros não foi acompanhado pela expansão da infraestrutura aeroportuária e pelo aumento do número de controladores de voo. Ocorreram mais acidentes e atrasos de voos, além de congestionamento nos aeroportos.