Introdução à lógica de programação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programação II Licenciatura de Ciências da Computação Padoca Calado
Advertisements

Algoritmo e Programação
Introdução a Algoritmos
1.3.2 – Linguagem Assembly Um programa em linguagem de máquina sofre de total falta de clareza O programa é uma sequência de linhas numeradas Cada linha.
Introdução à Programação
Introdução à Ciência da Computação Linguagens de Programação.
Algoritmo Exemplo: faça um algoritmo para tocar todas as músicas de um cd. Após o usuário apertar o play Algoritmo Para as músicas de 1 até última música.
Marco Antonio Montebello Júnior
Linguagem de Montagem Visão geral.
Paradigmas de Programação
Introdução a Programação Renata Freire
Introdução à Computação - Jorge Macêdo
Introdução à Compilação Prof. Leandro Magno Slides adaptados a partir do material cedido pelos professores Heloise Manica Paris Teixeira, Yandre M. G.
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO
Curso Sistemas de Informação Disciplina: Arquitetura de Software
Softwares.
Universidade Federal do Espírito Santo
Linguagens de Programação
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Prof. Msc. Raul Paradeda Aula 2 Introdução
Introdução a JDBC Eduardo Martins Guerra Instituto Tecnológico de Aeronáutica Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Software Programação Distribuída.
Introdução a Programação Orientada a Objetos
O Portal do Estudante de Computação
Algoritmos Prof. Kelly E. Medeiros.
Programação I Caderno de Exercícios Nome.
Introdução a Programação
Professor Fernando Luís
Lógica de Programação UNIDADE 1 – Introdução a) Computador
Conceitos Básicos Lógica de Programação
Sejam bem vindos! Arquitetura de Sistemas Operacionais.
PROGRAMAÇÃO I UNIDADE 1.
Aula prática 6 Vetores e Matrizes
INTRODUÇÃO – LOGICA E ALGORITMOS
ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
PCI- Introdução à Computação
Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital
Introdução a Programação
Laboratório I Mateus Raeder Material baseado nos originais da
Organização e Arquitetura de Computadores
Geração de Código aula-12-geração-de-código.pdf.
Programação e Sistemas de Informação
ALGORITMOS Intensivo Janeiro e Fevereiro de 2011
Execução de programas Cap. VIII.
Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Projeto de Linguagens de Programação
Processadores de Linguagens
Algoritmos e Estrutura de Dados I
Back-End Compilação aula-11-back-end.pdf.
Algoritmos e Programação I
Fundamentos de linguagens de programação
Introdução a Programação Orientada a Objetos
Software Básico Introdução à Organização de Computadores Capítulo 1 Mitsuo Takaki
Algoritmos e Programação MC102
Programação Computacional Aula 2: Introdução -Algoritmos
Linguagens de Programação
Algoritmos e Programação
Algoritmos e Programação I
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Introdução a linguagem de Programação Java. Linguagens de Programação Linguagens de máquina(muito difíceis de usar e compreender) – Comanda ações do computador.
Ciência da Computação I
Algoritmo É uma descrição seqüencial ordenada dos passos que devem ser executados de forma lógica e clara, com a finalidade de facilitar a resolução de.
Curso Engenharia Química Modalidade Superior Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre Professora Michelle Nery Programação de Computadores.
Sistemas Operacionais IV – Gerenciamento de E/S
Disciplina: Lógica de Programação
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Curso: Técnico em Informática Professor: Ronaldo Disciplina: Lógica de Programação.
Introdução a Programação Aula 01 Jackson Eduardo
COMPILADORES 02 Prof. Marcos. COMPILADORES Do Programa à Execução Computadores das mais variadas arquiteturas têm funcionamento:
Lógica de programação Introdução à lógica de programação
Persistência de dados e padrão DAO Padrões de Projeto Orientado a Objetos Profa. Danielle Martin/Mauricio Universidade de Mogi das Cruzes.
Transcrição da apresentação:

Introdução à lógica de programação Instrutor: Diego Sousa Treinamento conceitual Carga horária: 40 horas

Objetivos Ajudar na compreensão da lógica antes de atuar com quaisquer linguagens de programação. Auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico.

Lógica Forma particular de cada pessoa ou grupo, que gera uma seqüência de passos coerentes, regulares e necessários. Com a finalidade de obter uma solução para um determinado problema.

Lógica - Tarefas Acordar no horário programado Tomar banho Vestir a roupa adequada para trabalhar Tomar café Sair de casa Chegar ao local de trabalho no horário previsto

Lógica - Tarefas Mesmo em nosso subconsciente já aplicamos a lógica em nossas tarefas, desde a hora em que acordamos já estamos aplicando a lógica. Se a lógica utilizada não for a ideal, nós a modificamos para que ela nos leve à melhor solução do problema. Ex: Trocar ordem das tarefas, banho por café.

Lógica - Exemplo Acordar no horário programado Verificar se o banheiro está livre Se sim: Tomar banho Vestir a roupa adequada para trabalhar Tomar café Se não: Sair de casa Chegar ao local de trabalho

Lógica - Exercícios Quanto mais exercícios e desafios de lógica utilizarmos, mais afiados e precisos ficaremos para resolver nossos problemas / desafios que aparecem todos os dias em programação.

Lógica - Exercícios Exercício – Exemplo 1 Existe uma caixa com 15 bolas, sendo 5 verdes, 5 amarelas e 5 azuis. Quantas bolas devem ser retiradas da caixa, sem olhar para termos certeza de que saíram 2 bolas de cor azul?

Lógica - Exercícios Exercício – Exemplo 1 (Resposta) 5 bolas verdes; 5 bolas amarelas; 2 bolas azuis; Total: 12 bolas

Lógica - Exercícios Exercício – Exemplo 1 (Conclusão) Temos que ter certeza que saíram 2 bolas azuis, para isso vamos considerar a pior das hipóteses no caso de retirar bolas aleatoriamente. Foram retiradas as 10 bolas entre verdes e amarelas e depois saíram as bolas azuis.

Programa Seqüência lógica de instruções escritas em uma determinada linguagem de programação, para serem executadas passo a passo, com a finalidade de atingir um objetivo.

Tipos de linguagens de programação Método padronizado para comunicar instruções para um computador. Podendo ser de baixo nível ou de alto nível.

Tipos de linguagens de programação Linguagens de baixo nível são aquelas capazes de compreender a arquitetura do computador e que utilizam somente instruções do processador. Ex: Linguagens de maquina 0101 Ex: Assembly

Tipos de linguagens de programação Linguagens de alto nível são aquelas com a escrita mais próxima da linguagem humana. Ex: C++, C#, Delphi, Java, VB e ASP.

Tradutores Os tradutores foram criados para tornar mais fácil a interface entre usuário e a máquina. Computador só executa instruções em linguagem de maquina, que é composta por dígitos binários. (01001)

Tradutores Execução de instruções escritas em linguagens com estruturas diferentes é necessário que essas instruções sejam traduzidas para linguagem de máquina.

Tipos de tradutores Montador Traduz a linguagem Assembly para linguagem de máquina; Estrutura relativamente simples; depende do processador utilizado; Cada processador tem seu set se instruções;

Tipos de tradutores Montador Faz a leitura linha por linha, substituindo por código binário; Traduz e executa;

Tipos de tradutores Interpretador Realiza a tradução e a execução simultaneamente, não gera código-objeto em disco. Pega linha a linha e faz a tradução e execução simultânea, não guarda a execução. Ex: Javascript

Tipos de tradutores Run-time Gera código no disco, porém ele trabalha com um código intermediário (pseudocódigo), pois ele não consegue compilar a parte de acesso ao banco de dados, ou seja comandos SQL, este código ele apenas traduz. EX: Access

Tipos de tradutores Compilador É uma programa que traduz a linguagem de programação de alto nivel para linguagem de máquina, gerando um código-objeto independente.

Tipos de tradutores As linguagens novas de programação utilizam dois tipos de tradutores: Interpretador: Utilizado em desenvolvimento para que seja possível verificar se existem erros antes do fechamento. Compilador: que é utilizado no final do projeto após todas as correções para colocar o projeto em produção, que é a fase de instalação no cliente.