SHEILA - PROFESSORA SALA DE RECURSOS (AEE)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS NO ENSINO SUPERIOR
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
II Jornada Internacional de Dificuldades de Aprendizagem
O Ensino de Pronúncia no Communicative Approach:
Surdez A Educação dos Surdos.
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
SIBELE MARIA SOUZA PEDAGOGA, ESTUDANTE LETRAS/LIBRAS PELA UFSC DO POLO DA USP-SP E ESTUDANTE ALUNA ESPECIAL DA DISCIPLINA NO IEL E NA F.E. DA UNICAMP.
Nelma Cristina de Carvalho
Projeto:Os três porquinhos
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
PROJETO Comunicação em Libras com as Familias
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
Escola é o lugar de gente
Prof. Orlando Miranda Júnior
CBS Confederação Brasileira de Surdos
Ensino de Português como L2
Conhecer a Língua, Conhecer Novos Mundos... O Mundo Romanófono!!!
O conteúdo.
Rodolfo Rodrigues e Valquiria Gonçalves
Linguagem, alfabetização e letramento
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Planejamento PNAIC 2014.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Escola é o lugar de gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. [...] Ela será cada vez melhor na medida em que cada um se comporta.
O País do Silêncio, o País do Futuro, o nosso País, onde tudo será diferente porque tudo será ao contrário da atualidade.
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
ESCOLA MUNICIPAL LÍDIA ANGÉLICA
Jornal como Recurso Didático
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
Exercício Narração coletiva.
Profª Adriana Ribeiro de Freitas
REUNIÃO DE PAIS 3ºANO Bem-vindos!. COMO CHEGAMOS? - Insegurança - Ansiedade - Curiosidade COMO CRESCEMOS? - Autonomia - Combinados - limites -
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
Filosofias Educacionais para Surdos
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
PROJETO.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Trabalhando os conceitos básicos de Braille e Libras
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Língua Estrangeira Moderna
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
O ALUNO SURDO SEED/DEE 07 a 11/03/2005.
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
ABORDAGENS EDUCACIONAIS
Constitui-se parte integrante do próprio ato de escrever.
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Início da vida docente: Abril de 1990; Em 1997, 98 e 99 = orientadora do noturno; Em setembro de 2000, começo a lecionar no Estado do Rio Grande do Sul.
Equipe responsável pela produção O Aluno Surdo nas Escolas
WEBFÓLIO 18º ENCONTRO MANHÃ.
Tópicos em Libras: Surdez e Inclusão
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
LIBRAS I Professor de LIBRAS Anderson Luchese. Combinados - Horários Período a tarde 13h30 até 17h30 Período a noite 18hs até 21h30.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Concordo / Discordo Sim / Não / Não sei Nada importante / Importante / Muito importante 1º O que penso sobre educação sexual? 9 questões 22 questões 12.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
Termo de Terminalidade
Transcrição da apresentação:

SHEILA - PROFESSORA SALA DE RECURSOS (AEE) MEU SINAL

ANA PAULA – INSTRUTORA DE LIBRAS DA SALA DE RECURSOS MEU SINAL

ALUNOS DO CIEP BILÍNGUE

LETRAMENTO VERBAL

RECURSOS MATERIAIS

Reescrita do texto

´VÍDEOS EM LIBRAS DA AULA DADA.

O vídeo original http://humortadela.bol.uol.com.br/

O bêbado

A narrativa

Vamos criar pistas para leitura no texto a seguir

Usar as mensagens de celular no aprendizado funcional da L2

DITADO EM LIBRAS

SITUAÇÕES VIVIDAS

Estratégias de leitura

Vivenciada por cada aluno

Criar situações para usarmos os verbos em suas várias conjugações

Verbo no passado no futuro do pretérito e no futuro do presente

ESTRATÉGIAS PARA LEITURA

FACILITAM A ESCRITA

Os três porquinhos

ATIVIDADES

ciepbilingue@facebook.com

Sala de Recursos Multifuncional

Pensar na surdez requer penetrar no mundo dos surdos... ...um mundo composto por pessoas surdas e ouvintes. Pessoas que convivem com os surdos, membros da família (95% dos pais de surdos são ouvintes), colegas da escola e do trabalho, funcionários dos órgãos de segurança, saúde, transporte, e demais pessoas que deveriam assegurar o seu bem-estar social como cidadão. Cidadão que possui deveres e direitos que necessitam urgentemente ser respeitados. Direitos que, muitas vezes, para as pessoas com audição "normal" são tão básicos que se tornam imperceptíveis; Direito de poder explicar a dor que está sentindo a um médico e ser entendido; Direito de solicitar informações a um policial e ser compreendido; Direito de concorrer a uma vaga em um serviço público, vestibular ou no mercado de trabalho; Direito à informação, aos meios de comunicação e à cultura. Sem dúvida, sentir-se um estrangeiro dentro do próprio país é uma experiência muito difícil e dolorosa. Esse é o sentimento vivido por muitos surdos não oralizados. Entretanto, esta situação tende a se modificar, à medida que as pessoas de diversos segmentos sociais se dispuserem a conhecer a Língua de Sinais da comunidade surda, desmistificando e contrariando a falsa lógica que diz que as minorias é que, obrigatoriamente, devem adaptar-se à maioria.

OBRIGADA!