Computação Gráfica – Animação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Figuras geométricas Se olhar ao seu redor, você verá que os objetos têm forma, tamanho e outras características próprias. As figuras geométricas foram.
Advertisements

Lógica de programação de jogos
Animação Computação Gráfica Prof. Luiz Marcos
DCA-0114 Computação Gráfica
Fases da Lua. Eclipses da Lua e do Sol
Energia Potencial e Conservação da Energia
MATERIAIS MAGNÉTICOS Fundamentos iniciais
Movimento circula Temos um movimento circular uniforme quando um móvel descreve uma circunferência com velocidade de módulo constante.Os satélites artificiais.
QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA?
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
Prof. Edison Oliveira de Jesus
Programação Básica de Computadores 1
7 - Criação de Páginas Web
Como instalar e executar o programa
Lançamento horizontal
Fundamentos Corel Draw Aula I Prof. David Bianchini
Análise de modelos matemáticos por meio de simulações computacionais
Física ECLIPSES E AS FASES DA LUA Ilan Rodrigues.
Computação Gráfica Aula 11 Curvas Prof. Leo.
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
Lógica de Programação de Jogos
Computação Gráfica – Textura
Computação Gráfica – Modelagem Geométrica
Diagrama de Atividades
Computação Gráfica Aula 12 Superfícies Prof. Leo.
Vetores e movimento em duas dimensões
POWER POWER POINT POINT.
Planificando cubos e outros “dados”
Computação Gráfica – Visibilidade
MOVIMENTO EM UMA LINHA RETA
Professor: Fábio Raimundo Disciplina: Física Semi - Extensivo Espelhos
APRESENTANDO O TECLADO
Dia do Idoso 2 de Novembro de 2011.
Computação Gráfica – Visibilidade Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
Computação Gráfica – Animação
Introdução ao aplicativo Lync da Windows Store Lync 2013.
Computação Gráfica – Transformações Projetivas
Curso de Física Geral F semestre, 2011
ILUSÕES.
Física.
Computação Gráfica – Modelagem Geométrica
Computação Gráfica – Introdução ao OpenGL
Realidade Virtual Aula 5
Computação Gráfica – Modelagem Geométrica
Computação Gráfica – Animação Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
Introdução e ferramentas Professoras: Camila e Fabiana
OFICINA IMPRESS AIDA ROSA DIEGUEZ SABIO – - CRTE – CORNÉLIO PROCÓPIO
Computação Gráfica – Animação
Computação Gráfica – Visibilidade Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
Computação Gráfica - Recorte
Abra um novo arquivo Siga o roteiro desta apresentação para fazer sua atividade.
Computação Gráfica – Visibilidade Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
Adriano Marcos Petrônio
Aula - 14 Rotações IV Curso de Física Geral.
Animação em Computação Gráfica.
Manipulação de Imagens em OpenGL
Animação 2D. // Variáveis que guardam a translação que será aplicada // sobre a casinha GLfloat Tx; GLfloat Ty; // Variáveis que guardam os valores mínimos.
Aula 001. Ambiente de Trabalho Entre em lay out e configure sua página de trabalho Observe as medidas.
1º e 2º ano XII Olimpíadas das Cores Emílio Miotti.
Tarefa 1: Usando a ferramenta controle deslizante  Ative a ferramenta CONTROLE DESLIZANTE e clique onde quer que ele apareça.  Aparecerá uma janela como.
Basquetebol – Aula 5 1º Esporte coletivo de quadra. USA,
FORÇA E MOVIMENTO Prof. Bruno Farias
Flash 1 O Flash foi desenvolvido inicialmente com outro nome (Future Splash Animator), a Macromedia comprou o FutureSplash, mudou seu nome para Flash.
TV de Bolso TV de Bolso apresenta Tutorial: editando seu vídeo no Movie Maker.
FORÇA E MOVIMENTO II Prof. Bruno Farias
Hidrodinâmica Aula 09 (1 0 Sem./2016) 1. O Teorema do Momentum 2.
LOGO Queda Livre e Lançamentos no Espaço SIMONE CAARMO.
Aline Oliveira Everton Godoy Gabriel Leoni Lenilton Rocha Nelson Deda.
Computação Gráfica – Animação
Transcrição da apresentação:

Computação Gráfica – Animação Profa. Mercedes Gonzales Márquez

Animação Do latim Animare: dar vida, movimento, coragem, entusiasmo, alma. Os passos para a produção de uma animação em CG são basicamente: Desenhar ou esculpir determinar os movimentos Retratar o espírito da criatura ou cena a ser animada.

Animação - Aplicações Mídias: Filmes e propagandas. Engenharia: Testes de resistência e impactos. Medicina: Entender os movimentos e orgaõs do corpo humano. Outros.

Animação - Tipos Animação Asistida por Computador O animador faz quadros-chaves e o computador se encarrega de gerar os quadros intermediários. Animação Gerada por Computador Técnicas de baixo nivel: técnicas que ajudam o animador na especificação precisa do movimento. Ex: gerar todos os quadros correspondentes a cada movimento do andar do personagem. Técnicas de alto nivel: técnicas usadas para descrever como se comporta o personagem durante a animação. Gerar o movimento a partir de regras como forças físicas.

Animação - Formas Animação por Quadro-Chave (Keyframe): Um keyframe é um quadro onde supostamente ocorre um evento específico importante. Os quadros intermediários da animação são gerados automaticamente a partir dos quadros-chave (por interpolação).

Animação - Formas Animação Procedimental ou Procedural: Define movimento usando fórmulas Feitas manualmente Baseada em Física (ex. força da gravidade) Keyframing torna-se procedimental se expressões são adicionadas Em algum nível de complexidade, melhor e mais eficiente que keyframing. Ex: dinâmica de fluidos, movimento de roupas, cor, molas, etc.

Animação - OpenGL Três métodos de Controle da Animação Interativamente: via entrada por mouse ou teclado, com a ajuda das correspondentes funções callback para invocar as transformações. Exemplo: programa rotatingHelix1.cpp onde cada aperto da tecla espaço chama a rotina increaseAngle() para girar a hélice. O comando glutPostRedisplay() em increaseAngle() solicita que a tela seja redesenhada.

Animação - OpenGL Três métodos de Controle da Animação 2. Automaticamente: especificando a função idle com o comando glutIdleFunc(idle_function). A função idle_function é chamada sempre que nenhum evento em OpenGL está pendente. Exemplo programa rotatingHelix2.cpp, uma ligeira modificação de rotatingHelix1.cpp, onde apertando a tecla espaço faz com que as rotinas increaseAngle() e NULL (fazer nada) sejam alternadamente especificadas como funções idle.

Animação - OpenGL Três métodos de Controle da Animação Automaticamente: especificando a rotina timer_function, com a chamada a glutTimerFunc(period, timer_function, value). A função timer_function é chamada period milisegundos depois que o comando glutTimerFunc é executado e com o parámetro value sendo passado. Exemplo: No programa rotatingHelix3.cpp, a timer-function animate() é primeiro chamada desde a função principal main, 5 miliseg. depois que o comando glutTimerFunc(5,animate,1) é executado. O parámetro value 1 que é passado para animate() não é usado neste programa. Chamadas subsequentes a animate() são feitas recursivamente desde a mesma rotina glutTimerFunc.

Animação - OpenGL Buffer duplo Buffer duplo grandemente melhora a qualidade da animação ocultando, ao observador, a transição entre os sucessivos frames. Pelo outro lado, com um único buffer, o observador “ve” o próximo frame sendo desenhado no mesmo buffer que contém o atual. O resultado pode ser indesejável ghosting, já que a primeira imagem persiste enquanto a próxima imagem está sendo criada. O modo de display buffer duplo é habilitado chamando glutInitDisplayMode() em main() com GLUT_DOUBLE (em lugar de GLUT_SINGLE) e inserindo a chamada a glutSwapBuffers() no final da rotina de desenho (no lugar de glFlush()). Experimento: Desabilite o buffer duplo em rotatingHelix2.cpp.

Animação - OpenGL Exemplos de animação Rode o programa ballAndTorus.cpp. Aperte a tecla espaço para iniciar o rotação latitudinal e longitudinal de uma bola ao redor do torus.

Animação - OpenGL Exercício: Rode o programa throwBall.cpp o qual simula o movimento de uma bola jogada com uma velocidade inicial especifica e sujeita à força da gravidade. Considere: (a) a equação que determina o movimento horizontal da bola em termos de t: x(t)=ht. Onde h é a componente horizontal da velocidade inicial. b) a equação que determina o movimento vertical, y(t)=vt-(g/2)t2,onde v é a componente vertical da velocidade inicial e g é a aceleração gravitacional.

Animação - OpenGL Veja os passos para realizar a animação da cabeça de um palhaço. (a) Iniciamos com o desenho de uma esfera azul para representar de forma simples a cabeça do palhaço, programa clown1.cpp.

Animação – OpenGL Depois em clown2.cpp, desenha-se um chapéu de formato de cone com uma borda como base e gira-se esse chapéu na cabeça do palhaço. Veja Figura (b).

Animação - OpenGL Finalmente completa-se a animação, desenhando duas orelhas, as quais realizam uma animação ligadas à cabeça através de duas molas. Para lembrar da equação da hélice, veja o programa helix.cpp.

Animação - OpenGL Finalmente completa-se a animação, desenhando duas orelhas, as quais realizam uma animação ligadas à cabeça através de duas molas. Para lembrar da equação da hélice, veja o programa helix.cpp.

Animação - Exercícios Exercício 1: Modifique o programa clown3.cpp, para que acrescente na cabeça do palhaço um nariz cônico que muda o tamanho e olhos que rotacionam e mudam de tamanho. Exercício 2: O programa floweringPlant.cpp apresenta a animação do processo de florescimento. Uma flor com caule, sépala e pétalas é considerada. Analise e diga o trecho de código que realiza: (a) A modelagem e animação do caule (b) A modelagem e animação da sépala © A modelagem e animação das seis pétalas.

Animação - Exercícios Exercício 3: Faça as seguintes animações: Anime uma bola rolando em um plano inclinado, a bola não deve deslizar (Veja figura (a)). Adicione um outro plano na parte inferior de forma que a bola role do primeiro até o segundo plano (Veja figura (b)). Considere três caixas no chão. Anime uma bola quicando de uma das caixas laterais até a caixa do meio (o movimento deve ser parabólico). Na caixa do meio a bola deverá dar um quique vertical e novamente fará a movimentação parabólica até atingir a outra caixa (veja figura ©) Anime uma bola viajando em um caminho helicoidal como mostra a Figura (d).

Animação - Exercícios Exercício 3: Faça as seguintes animações: (e) Anime quatro segmentos, os quais inicialmente limitam uma caixa e suavemente se abrem em uma linha reta. Veja a figura (e) onde as posiciones inicial, intermediária e final são apresentadas. (f) Anime um planeta solitário com duas luas, em órbita circular ao redor de um sol estacionário. Veja a figura (f). O planeta rotaciona ao redor dele mesmo também, enquanto que as luas rotacionam em diferentes velocidades e em órbitas diferentes. (g) Anime uma bola solitária em uma mesa de bilhar. A mesa de bilhar deve ser um retângulo cercado por quatro paredes baixas. Veja figura (g).

Animação - Formas