Política externa no 2º governo vargas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECONOMIA INTERNACIONAL
Advertisements

GOVERNO DEMOCRÁTICO DE VARGAS ( )
ERA VARGAS ( ).
SOCIALISMO CIENTÍFICO
O governo João Goulart Prof. Ms. Wladmir Coelho
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
Fundamentos de Economia
Participação do Brasil na 2ª guerra Governo Eurico Gaspar Dutra
A ASCENSÃO DA CHINA NO SISTEMA MUNDIAL E OS DESAFIOS PARA O BRASIL
A GUERRA FRIA [ ] “A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial” Historiador.
PRINCIPAIS ATORES E PRESSUPOSTOS
Balanço de Pagamentos Prof. Ricardo Rabelo
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
POLÍTICAS EXTERNAS POLÍTICA CAMBIAL: depende do tipo de regime de câmbio adotado: taxas fixas de câmbio ou taxas flexíveis. POLÍTICA COMERCIAL: alterações.
Era Vargas – Estado Novo
A ERA VARGAS ( ) *GOVERNO PROVISÓRIO ( )
A PRESIDÊNCIA DO GENERAL DUTRA.
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
História Prof. Milton. CaudilhismoCaudilhismo CoronelismoCoronelismo }} Zona Rural.
Governos JK, Jânio Quadros e Jango
A REPÚBLICA POPULISTA (1946 – 1964)
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
REPÚBLICA POPULISTA – 1946 a 1964
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
A presidência de Vargas uma reflexão a respeito da aula expositiva e dos recursos de multimídia Prof. Marcos Eduardo Monteiro de Araujo.
Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX
A HISTÓRIA DO SÉCULO XX E A ECONOMIA POLÍTICA
A INDUSRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
Neomarxismo: Teoria da Dependência e o Sistema Mundial Moderno
A experiência democrática no Brasil ( )
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Era Vargas.
UT 12 –INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
Economia na Primeira República
Economia brasileira plano de metas – cap. 7
América Platina.
ECONOMIA BRASILEIRA NA DÉCADA DE 1950
Contexto Histórico - O Estado Novo ( )
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
GOVERNOS TOTALITÁRIOS – 1
História da Política Exterior do Brasil A Política Exterior da Era Vargas.
Economia Brasileira1 Política Econômica Externa e Industrialização:
Política Externa e Industrialização ( )
Produção Econômica da América Latina – parte II
Estados Unidos e América Latina: a construção da hegemonia
Política Externa Brasileira
REVOLUÇÃO CUBANA 18/04/2017
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
GLOBALIZAÇÃO E OS BLOCOS REGIONAIS – Mód.15 Tóp. 1
A REDEMOCRATIZAÇÃO- GOVERNO DE DUTRA À JANGO
GLOBALIZAÇÃO E OS BLOCOS REGIONAIS – Mód.15 Tóp. 1
28 de outubro de FATORES DETERMINANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DO MERCADO IMOBILIÁRIO NOS ÚLTIMOS ANOS.
POPULISMO NA AMÉRICA LATINA E NO BRASIL ( )
O mundo dividido na era da Globalização
HISTÓRIA DO SINDICALISMO
PRÉ-CEFET HISTÓRIA.
Dos anos 1990 a 2014 – uma análise da história da política exterior brasileira Aline Tereza Borghi Leite HPEB II.
Desenvolvimento do Serviço Social na América Latina
A experiência democrática no Brasil ( )
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Planejamento Territorial no Brasil: antecedentes
POSSÍVEIS CENÁRIOS ECONÔMICOS : UMA VISÃO PANAMERICANA.
CAPITALISMO, COMUNISMO E SOCIALISMO
Industrialização Brasileira
A POLÍTICA EXTERNA DE COLLOR. Francisco Rezek –( até ) Celso Lafer –( até ) MINISTROS DAS RELAÇÕES EXTERIORES DO BRASIL.
Aula 9 Industrialização Profa. Eliana Tadeu Terci.
Integração na América do Sul: análise comparada das Políticas Externas dos recentes governos de esquerda em suas perspectivas para a criação da União de.
Aula 5 pensamento econômico latino Americano – CEPAL Profa. Eliana.
Industrialização Brasileira
República Populista ( ) 1. O Conceito de Populismo O populismo é um regime político e também pode ser visto como uma ideologia que caracterizou.
Transcrição da apresentação:

Política externa no 2º governo vargas Bruno César de Souza César Bertini Camargo José Augusto Zague Luiz Gregório Natali Thomas Ramiro Política externa no 2º governo vargas VIII TURMA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Contexto Guerra Fria; Preparação da política exterior para a Política Externa Independente; Modelo de Substituição de Importações; 1951-1952: Barganha com os EUA; 1953: Crises no governo.

Modelo de substituição de importações Anos 30: industrialização é estruturada como política de governo; Anos 50: Departamento 3: já substituídos, porém quase estagnados; Departamento 1 e 2: ainda suprido por importações.

Estrutura social e política Pluripartidarismo; Crescimento das classes médias urbanas, do operariado e da burguesia industrial; Surgimento da sociedade de massas; Introdução da política populista.

Projeto econômico Projeto de curto prazo, heterogêneo e não linear; Projeto visava o desenvolvimento do capitalismo, através da modernização da agricultura e da industrialização. 1951: Plano Nacional de Reaparelhamento Econômico

Relações Exteriores Descontinuidade da política externa do governo Dutra; Reorganização do controle cambial; Maior participação nas OIs e ampliação do número de missões brasileiras no exterior; Maior propaganda internacional do Brasil; Elevação do nível diplomático.

A barganha diplomática com os EUA Troca com os EUA no plano estratégico por uma cooperação econômica; América Latina e a influência norte-americana (controle dos EUA); Retórica anti-comunista; Bipolaridade limita o poder de barganha; Alinhamento Brasil-EUA.

A barganha diplomática com os EUA Constituição da Comissão Mista Brasil-EUA; Regulamentação do Decreto Lei 30.363 (Remessa de Lucros); Política de "zigue-zague"; Tentativas de aproximação com o bloco socialista.

O Confronto interno e os limites da autonomia Conservadorismo do governo Eisenhower; Governo linha-dura de Eisenhower: barreira nas negociações governo a governo; A evolução e desfecho da questão petrolífra; Criação do movimento popular “Campanha do Petróleo é Nosso”;] Criação da Petrobrás; Descontentamento dos EUA; Liberação de somente 100 milhões para financiar os atrasos comerciais.

A barganha diplomática com os EUA Março de 1953 - Greve dos operários; Criação de 3 planos nacionalistas: Eletrobrás, Petrobrás e o Plano de Valorização da Amazônia; Crise do Pacto ABC; Pressões e isolamento de Vargas: suicídio.

O Nacionalismo de Vargas Discursos com apelos emocionais à grandeza da pátria; Necessidade de coesão interna para materializar o projeto de industrialização; Ideologia nacional desenvolvimentista; Industrialização deveria ocorrer nos marcos do capitalismo internacional; Havia imperialismo quando não havia colaboração dos países desenvolvidos.

O Nacionalismo de Vargas Europa Ocidental e URSS tinham pouco interesse na aproximação com o Brasil; A alternativa era a América Latina; A política externa de Vargas não buscava o fim da dependência, mas sim favorecer o Brasil.

O Nacionalismo de Vargas Contingências históricas e o cenário mundial da década de 50 levaram ao relativo fracasso da política externa de Vargas; Elementos novos: vinculação da política externa e o desenvolvimento; necessidade de projetar a inserção internacional do Brasil além da órbita puramente regional.