DEFINIÇÃO DE FASCISMO:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MEMOSHOÁ- Autor: Paula Leal Presumido
Advertisements

OS REGIMES TOTALITÁRIOS NA ITÁLIA E NA ALEMANHA
HISTÓRIA GERAL Prof. Carlos Eduardo.
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Fascistas No Poder O fascismo, movimento político iniciado na Itália após a Primeira Guerra Mundial, defendia a militarização e o corporativismo.
CAPÍTULO II A CRISE DE 1929.
Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado
Fatores e Características
Regimes autoritários nos anos 30
NAZISMO.
Crise de 29 - Totalitarismo
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof° Davi Ruschel.
IDADE CONTEMPORÂNEA - SÉCULO XX
Benito Mussolini.
Nazifascismo.
CRISE DE 1929 EUA após I Guerra: maior potência do planeta Liberalismo
IDADE CONTEPORÂNEA – SÉCULO XX O NAZIFACISMO
Nazismo.
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Estados Totalitários Século XX.
Ascensão do Nazismo Professora Julia.
OS REGIMES FASCISTAS.
PERÍODO ENTREGUERRAS.
Shows de Roger Waters no Brasil...4:12
Nazi-fascismo.
A França no Século XIX A Restauração (1815 – 1830) A Revolução de 1830
Estado socialista_ Prof. Adhemar Bernardes Antunes
GOVERNOS TOTALITÁRIOS
CRISE DE 29 E TOTALITARISMO
NAZISMO NA ALEMANHA Antecedentes
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof. Tiago.
NAZISMO, FASCISMO E REVOLUÇÃO CUBANA
REGIMES TOTALITÁRIOS Um regime totalitário é marcado por um Estado forte, absoluto e que domina todos os setores da sociedade.
Fascismo e a crise de 1929 AULA 19.
Os Regimes Totalitários
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
UMA TRAJETÓRIA HISTÓRICA
REGIMES AUTORITÁRIOS = ESTADOS TOTALITÁRIOS
COMO FOI POSSÍVEL A ASCENSÃO DE DITADURAS TOTALITÁRIAS?
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Fascismo e Nazismo Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITALIA E ALEMANHA,
Fascismo alemão (nazismo)
1- Antecedentes 1ª Guerra Mundial
Prof. Raphael de Almeida Prado
GOVERNOS TOTALITÁRIOS – 1
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof. Fernando Gondim.
TRABALHO DE HISTÓRIA NAZI-FASCISMO.
Regimes Totalitários e 2ª Guerra Mundial
IMAGENS DO ANTI-SEMITISMO ALEMÃO:
Europa no século XIX História Atualizado em 14 de dezembro de 2011
FASCISMO Regime autoritário de extrema-direita desenvolvido por Benedito Mussolini, a partir de 1919 na Itália. O termo fascismo deriva de fascio, que.
Crise, ditaduras e democracia na década de 30
Definicão: Ver o texto Regimes Totalitários no portal.
Cap. 7 – Totalitarismo na Europa e na Ásia
FINAL DA GUERRA Dia D: 6 /junho /1944  desembarque dos aliados na Normandia (França) Derrota dos alemães na França Libertação de Paris do domínio nazista.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Através do filme Lista de Schindler pudemos refletir sobre...
CAPITALISMO EM CRISE: O CRACK DA BOLSA DE NOVA YORK
GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX
O Mundo Entreguerras A Itália e a Alemanha. ITÁLIA Abalada pós guerra:  Dívida de US$4bi.  >inflação  >queda da produção agrícola e industrial.  2.
A crise das democracias e a ascensão dos regimes autoritários.
REGIMES TOTALITÁRIOS.
I Guerra Mundial Prof. Paulo Lyra Maio/2009. A Belle Époque A I Guerra Mundial é o acontecimento que realmente dá início ao século XX, pondo fim ao que.
A Segunda Guerra. Ascensão Mussolini  Utilizando métodos violentos e inescrupulosos contra seus opositores, desenvolveram-se, transformando-se no Partido.
E.E. Miguel Sutil Disciplina: História Professora: Maria de Fátima Sobral Alunos: Glória Sthefanny Carvalho – Juverty Francisco do Carmo - João Gabriel.
A Crise gerada na Europa devido à Primeira Guerra Mundial possibilitou a acentuação dos problemas socioeconômicos, seja pelas catástrofes, pelo desemprego.
Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características.
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS HISTÓRIA Próximo Caderno 9 » Capítulo 4 GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX.
Transcrição da apresentação:

DEFINIÇÃO DE FASCISMO: Movimentos nacionalistas extremistas de estrutura hierárquica e autoritária e de ideologia antiliberal, anti-democratica e anti- sociaista que fundaram ou intentaram fundar, após a Primeira Guerra Mundial, regimes estatais autoritários. Neste útimo sentido, o fascismo constituiu um dos fenômenos centrais e mais característicos do entreguerras.

Principais Característica: Manipulação das massas Historicismo O Papel da Propaganda Valorização da Juventude. Ex: O passado do Império Romano, as glórias dos impérios Germânicos, entre outos. “O hungarismo é um sistema ideologico. É a prática húngara de concepção nacional-socialista de um mundo e do espírito de nosso tempo. Não é nem hitlerismo, nem fascismo, nem anti-semitismo: é hungarismo.(Ferenc Szalasi).

FATORES PARA O CRESCIMENTO DOS FASCISMOS: O Liberalismo como causador da Crise A falência do Sistema Liberal A Democracia como desagregador da sociedade A “Falência” da Revolução Francesa As exigências dos novos tempos O avanço das propostas da esquerda O autoritarismo como saída para a crise.

A Vontade suprema do líder (Fϋhrerstaat) O Partido Único Nacionalismo Perseguição das minorias (judeus, homossexuais, comunistas, deficientes físicos e negros) Organicismo A Vontade suprema do líder (Fϋhrerstaat) O Partido Único O Estado como fator de coesão nacional “O Estado deve presidir e dirigir a atividade nacional em todos os seus aspectos. Nenhuma organização política, moral ou econômica pode permanecer à margem do Estado”

Citações: “Nós lutamos contra o parlamento corrompido, local de disputas partidárias conduzidas por pessoas desprovidas de caráter e capacidade.”(ponto 6 do programa do NSDPA) “Tal qual as mulheres (...) as massas amam mais o domínio do que a gentileza e sentem-se interiormente mais seguras através de uma doutrina, que não tolera qualquer outra, do que através do beneplácito da liberdade liberal” ( Mein Kampf – Adolf Hiter)

Ascensão de Hitler ao Poder O Papel de Chamberlain – A profecia sobre Hitler e sua influência Sobre os Alemães A trajetória de Hitler ao Poder Trajetória no Exército A Rendição alemã A participação no partido dos trabalhadores A sua prisão (produção do Mein Kampf) Situação do partido pós Plano Dawes Ascensão do partido Nazista

A Educação no III Reich A Rotina Espartana de Educação A “Nazificação” dos Professores e das Universidades A Massificação do Direito de Expansão A Cadeia de Comando do Partido (Os Castelos de Hitler) Aceitação dos Setores Burgueses ao Caráter Antibolchevique e Antissemita do Fascismo

A Nazificação da Cultura – “ Chamas de uma nova era” Controle Ideológico As Câmaras do Reich Arte, Literatura e Imprensa servindo à propaganda nazista Os Jornalistas “Limpos” Reuniões Jornalísticas Matutinas – Goebbels

Anti-semitismo O Judeu aqui definido como “universal, cosmopolita, com línguas distintas, impedindo a homogeneidade e a coesão nacional”. Anti-socialismo Antiliberalismo Antidemocratismo. Experiências Médicas nos campos de concentração.

SOLUÇÃO FINAL