O PROCESSO DE SAÚDE-DOENÇA: DO XAMÃ AO COSMO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Evolução do conceito de saúde
Advertisements

UMA INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DA SAÚDE Odgen, J.
Epidemiologia das doenças transmissíveis e das não transmissíveis
Epidemiologia Descritiva
EPIDEMIOLOGIA Aula 2 – Conceitos de Saúde (OMS e Perkins) – Processo Saúde-Doença, Causalidade, História Natural da Doença e Prevenção Claudia Barleta.
Doenças Transmissíveis
EPIDEMIOLOGIA SAUDE E DOENÇA PROF. PAULINA A.M. PEREIRA AULA 3
FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 A OIT E A DEFINIÇÃO.
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
Termos Técnicos Utilizados em Parasitologia
COORDENAÇÃO GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL
História da Medicina Quadro Sinóptico.
EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA
Um pouco de História PRIMÓRDIOS
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
INTRODUÇÃO À SAÚDE PÚBLICA
PROMOÇÃO A SAÚDE PROTEÇÃO ESPECIFICA
CURSO : NUTRIÇÃO – CEUMA I – NOTURNO
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)
Saúde e Doença Professor Benigno Rocha Epidemiologia
História da Causa Sociedade Primitiva homem – receptáculo causa – mística intervenção – mística Antiguidade Assírios = primitiva Chineses homem - ativo.
Qualidade de vida.
HISTÓRIA NATURAL DAS DOENÇAS
EPIDEMIOLOGIA Prof Ms Benigno Rocha.
Introdução as Ciências Fisioterapêuticas
Níveis de prevenção em saúde.
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - UFMA
Processo Saúde –Doença
Controle de Infecção Hospitalar
DOENÇAS OCUPACIONAIS Prof Lorena Amorim
PROFESSOR: SANDRO RIBEIRO FERNANDES
Enfermagem em Saúde Coletiva
EPIDEMIOLOGIA DEFINIÇÕES.
PROCESSO SAÚDE-DOENÇA
Prevenção Faculdade de Tecnologia e Ciências Colegiado de Enfermagem
Medidas de Saúde Coletiva
Saúde individual e comunitária Esquema e ideias-chave
A CASSI E SUA SUSTENTABILIDADE Seminário ANABB David Salviano de Albuquerque Neto Brasília (DF), 2013.
VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Epidemiologia Tásio Lessa.
EPIDEMIOLOGIA HISTÓRICO DA EPIDEMIOLOGIA PRIMÓRDIOS
SAÚDE X DOENÇA.
PROMOÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA e o Agente Comunitário de Saúde
Epidemiologia Prof. Ricardo Laino p.
PROCESSO SAÚDE - DOENÇA
PROF(A): MICHELLE FLORES
CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke.
Introdução à Saúde Coletiva Conceito de saúde
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Profª Enfª Adriana Cristina Hillesheim
Conceito de Saúde Luciane De Rossi.
Processo Saúde-Doença.
Revisão Luciane De Rossi. Breve Histórico Século XIX: – Emergiram conceitos de medicina social e saúde coletiva: relação entre saúde e condições de vida;
Introdução à Fisioterapia Preventiva
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
Processo saúde e doença
Saúde Coletiva Profª Ilana Soares Martins. Saúde/ Doença “ O Que é Ter saúde”, “ O Que é Ter saúde”, “ O Que é Ter Doença” “ O Que é Ter Doença”
A Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde
Introdução à Saúde Coletiva Conceito de saúde
História Natural da Doença Medidas de Prevenção
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal. Saúde “É um completo estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença” (OMS,
Panorama das Doenças Transmissíveis EEUSP 2012 Maria Clara Padoveze.
HISTÓRIA NATURAL DAS DOENÇAS / PROMOÇÃO DA SAÚDE
Transição demográfica transição epidemiológica
Epidemiologia Palavra de origem grega Epi-sobre Demos-população Logos-tratado.
Educação Inclusiva.
Transcrição da apresentação:

O PROCESSO DE SAÚDE-DOENÇA: DO XAMÃ AO COSMO EPIDEMIOLOGIA ENFERMAGEM – SAÚDE PÚBLICA 2015

O PROCESSO DE SAÚDE-DOENÇA OMS – A Saúde se caracteriza pelo completo bem estar físico, mental e social, e não somente pela ausência de doença. Aurélio Buarque de Holada – a saúde é o estado do indivíduo cujas funções orgânicas, físicas e mentais se acham em situação normal.

O PROCESSO DE SAÚDE-DOENÇA Pereira, 1995 – Saúde é o resultado do equilíbrio dinâmico entre o indivíduo e o seu meio ambiente. Sousa e Oliveira, 2004 – O significado de saúde e da doença, enquanto processo pertinente a vida das pessoas e que, ao longo dos anos, tem sido compreendido ou enfrentado de acordo com as diversas culturas e formas de organizações sociais.

O PROCESSO DE SAÚDE-DOENÇA Artigo 196 da Constituição Brasileira – A saúde é direito de todos e dever do estado, garantido mediante as políticas públicas, sociais e econômicas, que visam a redução dos riscos de doenças e de agravos. E ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação da saúde.

O PROCESSO DE SAÚDE-DOENÇA A doença acompanha a humanidade desde os seus primórdios Pesquisa paleotológicas verificaram que fósseis e mumias egípcias apresentavam sequelas traumáticas e sinais de doenças infecciosas e parasitárias. Os primitivos – Relata uma visão mágica do mundo Castigo – demônios – morte Cura – feiticeiros (xamã) – retirava o mal.

O PROCESSO DE SAÚDE-DOENÇA Hebreus, assírios e caudeus – Visão empírica e associava, curativa das plantas e recursos naturais. Hidus, chineses doença - era o desequilíbrio do homem com o ambiente físico (astros, clima e outros). Saúde – reestabelecimento deste desquilíbrio, da energia interna – acumputura. Grécia Doença – desequilíbrio dos 4 elementos (água, fogo, terra e ar). Saúde – equilíbrio dos 4 elementos.

O PROCESSO DE SAÚDE-DOENÇA Hipócrates – observou a casualidade da doenças estava na influência do meio físico – idéia de coletividade. Século XVIII – investigação da anatomia compreensão do corpo humano Alterações anatômicas decorrentes da doença Observações de sinais e sintomas. Revolução francesa Urbanização e industrialização – relação doença/vida e trabalho.

O PROCESSO DE SAÚDE-DOENÇA Século XIX – transformação do perfil de saúde direcionado pelo contexto social e político França – mudanças sociais – primeiros levantamentos epidemiológicos Análises estatísticas – 1820 Estudos da mortalidade associados a fatores (classe social, raça, saneamento para a saúde e outros). Doenças sociais Alemanha – 1º programa de reforma de saúde (medidas sanitárias e e legislação trabalhista).

O PROCESSO DE SAÚDE-DOENÇA Final do século XIX – desenvolvimento industrial Descoberta bacteriológicas Agentes externos (agentes etiológicos) Combate por meio de agentes químicos Produção de fármacos e imunizantes.

O PROCESSO DE SAÚDE-DOENÇA Epidemias tempos bíblicos – lepra e cólera China e índia – varíola Antiguindade greco-romana – malária Obs – consequência da malária – queda da economia rural – êxodo rural

O PROCESSO DE SAÚDE-DOENÇA Idade média regime feudal era das trevas Pestilências Medicina tradicional era esquecida Vinculava os conhecimentos da medicina árabe e judaica através dos conhecimentos dos fármacos. Cristianismo Volta a religiosidade Purificação – cura castigo – doença

O PROCESSO DE SAÚDE-DOENÇA Epidemias Lepra – segregados e levou ao surgimento dos primeiros hospitais, hospícios e asilos. Europa -Sífilis Final da idade média – renascimento – contexto político – várias mudanças econômicas Itália – escola de sanremo – observava o ser humano com as primeiras dissecações. Primeiras idéias de contagiosidade Direto – pessoa a pessoa Fôrmites – roupas, objetos, resíduos, etc. Outros – contato a distância.

O PROCESSO DE SAÚDE-DOENÇA Início do século XX Teoria unicausal O combate químico torna-se insulficiente Início da concepção da multifatoralidade Consolidação da ecologia Interação do hospedeiro com os meios (físico, biológicos e social) Identificação das doenças parasitárias (febre amarela, doenças de chagas e equistossomose).

O PROCESSO DE SAÚDE-DOENÇA Atualidade ... Progressão da doença Evolução aguda e fatal. Ex: Raiva e altas doses de radiação Evolução aguda, clinicamente evidente com rápida recuperação, na maioria dos casos. Ex: viroses respiratórias. Evolução sem alcaçar o limiar clínico, de modo que o indivíduo não saberá jamais do ocorrido, salvo se for submetido a exames clínicos. Ex: hepatite anictéria.

O PROCESSO DE SAÚDE-DOENÇA Atualidade .... Evolução crônica, que exterioriza e progride para o êxito letal após longo período. Ex: afecções cardiovasculares de cunho degenerativo. Evolução crônica, com período assintomático entremeados de exacerbação clínica. Ex: afecção psiquiátrica e dermatológicas.