PROCESSOS ENERGÉTICOS: FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Patrícia Rosa de Araujo
Advertisements

Fotossíntese e Respiração Celular
RESPIRAÇÃO CELULAR Processo de obtenção de energia pela célula.
METABOLISMO ENERGÉTICO
A energia nos seres vivos
Metabolismo Energético das Células
Prof. Waldemar Ernani Martins
Respiração Celular.
ORGANELAS CITOPLASMÁTiCAS Profº. CLAUDIO GIOVANNINI
RESPIRAÇÃO CELULAR.
Bioenergética.
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
RESPIRAÇÃO AERÓBIA Depende fundamentalmente de um organóide citoplasmático denominado mitocôndria. MITOCÔNDRIA MEMBRANA INTERIOR MEMBRANA EXTERIOR CRISTAS.
Metabolismo Energético
Respiração Celular É o processo de conversão da energia contida em ligações químicas de moléculas em ATPs que podem ser usados nos processos vitais. A.
Metabolismo Celular Metabolismo:
Ser heterótrofo: ser que não produz seu próprio alimento.
Metabolismo Energético Celular
Respiração Aeróbia Respiração = síntese de ATP envolvendo cadeia respiratória; Pode ser de 2 tipos: aeróbia (utilizando o O2) ou ANAeróbia (outras substâncias);
RESPIRAÇÃO CELULAR AERÓBICA
Reino Monera Prof. M. Sc. Fábio Henrique Oliveira Silva fabio
Fotossíntese.
Metabolismo energético
FOTOSSÍNTESE. ADENOSINA (nucleotídeo) NUCLEOTÍDEO = adenosina monofosfato (AMP)Adenosina difosfato (ADP) Adenosina trifosfato (ATP) Adenina Fosfato.
AULA 07 FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO.
RESPIRAÇÃO CELULAR.
Transformação e utilização de energia pelos seres vivos
Bioenergética.
Metabolismo Energético da Célula
FOTOSSÍNTESE.
Respiração nas Plantas
Metabolismo Celular Metabolismo  conjunto de reações químicas que ocorrem no organismo. Reagentes Produtos Energia.
A obtenção de energia pela célula
MITOCÔNDRIA RESPIRAÇÃO CELULAR
Quimiossíntese.
Respiração Celular.
Apresentação desenvolvida pelo Prof. Bruno Cacique
FOTOSSÍNTESE.
FOTOSSÍNTESE.
FUNDAMENTOS DE BIOQUÍMICA
Biologia 2.
Metabolismo energético
Citoplasma organelas energéticas luz cloroplasto CO 2 + H 2 O C 6 H 12 O 6 + O 2 mitocôndria ENERGIA (ATP)
Aula 3 – Bioenergética, fermentação e Respiração Celular 05/04/2011
Plastos São estruturas citoplasmáticas que apresentam no seu interior
RESPIRAÇÃO AERÓBIA Depende fundamentalmente de um organóide citoplasmático denominado mitocôndria. MITOCÔNDRIA MEMBRANA INTERIOR MEMBRANA EXTERIOR CRISTAS.
METABOLISMO ENERGÉTICO
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
METABOLISMO CELULAR  FERMENTAÇÃO & RESPIRAÇÃO.
Fotossíntese e Respiração Celular
Biologia Celular Aula 9 e 10 Respiração Celular Aeróbia
Professor: Ronney Fernandes Chagas
Organelas e metabolismo energético da célula
Metabolismo dos Glicídeos Semi-extensivo Med-odonto
METABOLISMO CELULAR  RESPIRAÇÃO.
O que é energia? Física: É a capacidade de realizar trabalho;
3. Queima dos hidrogênios, na cadeia respiratória
METABOLISMO MICROBIANO
Fotossíntese.
Metabolismo Energético
Metabolismo Energético PARTE 2
Organelas e Metabolismo
FOTOSSÍNTESE Profª Drª Elizabete M J Costa.
FOTOSSÍNTESE.
Respiração celular.
Células e energia Na fotossíntese, a energia luminosa é convertida em energia química contida em moléculas orgânicas. As moléculas orgânicas podem ser.
CADEIA RESPIRATÓRIA.
Aulas 11 e 12 Biologia A – Caderno 2 Página 155.  Açúcares funcionam como combustíveis no interior das células  “queima” dos açúcares  Reações exotérmicas.
Transformação e utilização de energia pelos seres vivos Obtenção de energia 1.
PROCESSOS ENERGÉTICOS CELULARES
Transcrição da apresentação:

PROCESSOS ENERGÉTICOS: FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO BIOLOGIA PROF.ª: LUCIANA

FOTOSSÍNTESE O QUE É? É o processo biológico pelo qual as plantas portadoras de pigmentos capazes de absorver a energia do Sol convertem o gás carbônico e a água em substâncias orgânicas e oxigênio; O oxigênio liberado pela fotossíntese é usado na respiração da grande maioria dos seres vivos; Certas bactérias e fungos, através da quimiossíntese, também sintetizam matéria orgânica.

6CO2 + 12H2O + Luz solar = C6H12O6 + 6O2 + 6H2O

FOTOSSÍNTESE Dividida em 2 etapas: FOTOQUÍMICA: a luz é absorvida pela clorofila e ocorre nos tilacóides. Fotólise da água: água é quebrada em hidrogênio e oxigênio, que é utilizado na redução do NADP, que passa a NADPH2. Fotofosforilação: o ATP é sintetizado a partir do ADP e fosfato. 12H2O + 6NADP + 9ADP + 9P -(luz)→ 9ATP + 6NADPH2 + 3O2+ 6H2O

FOTOSSÍNTESE QUÍMICA: ocorre no estroma, utiliza-se os produtos da fase luminosa (ATP e NADPH2), o CO2 que a planta absorveu no meio ambiente e aquele que ela produziu. Ocorre a produção da glicose a partir da redução do CO2. A fase química não ocorre apenas à noite ou na ausência de luz, pois não necessita da luz para funcionar. Ela acontece logo após a fase clara  até que o substrato se esgote. 6CO2 + 12NADPH2 + 18ATP -(enzimas)→ 12NADP + 18ADP + 18P + 6H2O + C6H12O6

FOTOSSÍNTESE FOTOSSÍNTESE BACTERIANA: é realizada por algumas bactérias que utilizam o gás sulfídrico (H2S) como matéria na produção de glicose.

QUIMIOSSÍNTESE É a produção de matéria orgânica através da oxidação de substâncias minerais, sem recorrer à luz solar; É realizada principalmente por bactérias (ferrobactérias, as sulfobactérias e as nitrobactérias); Cada uma dessas bactérias utiliza a energia de um mineral que oxida, compostos respectivamente de ferro, enxofre e nitrogênio.

RESPIRAÇÃO CELULAR É o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usada nos processos vitais; É uma forma de obtenção de energia mais utilizado pelos seres vivos; Ocorre a libertação de dióxido de carbono e energia e o consumo de oxigênio e glicose, ou outra substância orgânica; A organela responsável por essa respiração é a mitocôndria; Do ponto de vista da fisiologia, a respiração ocorre apenas na célula, operação executada pela mitocôndria.

RESPIRAÇÃO CELULAR Ela pode ser de 2 tipos: Respiração Anaeróbia: sem utilização de oxigênio também chamada de fermentação; Respiração Aeróbia:com utilização de oxigênio, que é mais utilizada.

RESPIRAÇÃO CELULAR ETAPAS: A) GLICÓLISE: ocorre no hialoplasma de células animais , vegetais e sem O2; Ocorre 11 reações que no final produz 4ATP, mas consome 2ATP; Cada molécula de glicose (C6) é transformada em 2 moléculas de ácido pirúvico (C3); Ocorre a saída de hidrogênio; C6H12O6 + 6O2 → 6CO2 + 6H2O + energia

RESPIRAÇÃO CELULAR B) CICLO DE KREBS: é um ciclo de reações químicas que ocorrem na matriz mitocondrial e depende de O2; Há a união da acetilcoenzima A com o ácido oxalacético, formando o ácido cítrico; Ocorre as saídas de CO2 e várias saídas de hidrogênios, que são transportados pelos NAD, NADP (nicotinamida-adenina-dinucleótide- fosfato) e FAD para a cadeia respiratória.

RESPIRAÇÃO CELULAR C)CADEIA RESPIRATÓRIA: ocorre nas cristas mitocondriais;. As moléculas de NADH e de FADH2 formadas (Glicólise e Ciclo de Krebs), transferem os elétrons que transportam para as proteínas da cadeia transportadora de elétrons; Ao longo da cadeia respiratória, ocorre libertação gradual de energia, à medida que os elétrons passam de um transportador para outro. Esta energia libertada vai ser utilizada na síntese de moléculas de ATP, a partir de ADP+Pi, dissipando-se alguma sobre a forma de calor.

RESPIRAÇÃO CELULAR Cada molécula de NADH sintetiza três moléculas de ATP, enquanto que FADH2 produz duas moléculas de ATP. No final da cadeia transportadora, os elétrons são transferidos para um aceitador final (oxigênio), que capta dois prótons H+, formando-se uma molécula de água; 1 NADH2 + ½ O2 + 3 ADP + 3P  1 H2O + 3 ATP + 1 NAD 1 FADH2 + ½ O2 + 2 ADP + 2P  1 H2O + 2 ATP + 1 FAD Produção de 34 ATP no final.

RESPIRAÇÃO CELULAR

RESPIRAÇÃO CELULAR RESPIRAÇÃO ANAERÓBICA: realizada por alguns microrganismos que utilizam nitritos, nitratos, sulfatos ou outros substratos como oxidantes sem a presença de O2; Realizada principalmente por fermentação (alcoólica ou láctica).

FERMENTAÇÃO: Alguns seres vivos obtêm energia por meio da oxidação incompleta da glicose sem usar oxigênio; Ocorre a quebra da glicose (glicólise) e termina com a produção de apenas dois ATPs; É um processo de transformação de uma substância em outra, produzida a partir de microorganismos, tais como fungos, bactérias, ou até o próprio corpo.

FERMENTAÇÃO: Processo de transformação dos açúcares das plantas em álcool: A) Fabricação da cerveja, cujos etanol e CO2 (gás carbônico) são produzidos a partir do consumo de açúcares presentes no malte, obtido através da cevada germinada. B) Preparo da massa do pão (ou bolo), onde os fermentos das leveduras ou fungos consomem o açúcar obtido do amido da massa do pão, liberando CO2 (gás carbônico), que aumenta o volume da massa.

FERMENTAÇÃO  C) Fabricação do iogurte, produzido pela fermentação láctica, onde as bactérias, denominadas de lactobacilos, produzem ácido lático; D) Vinagre, produzido pela fermentação acética, que consiste numa reação química, onde ocorre a oxidação parcial do álcool etílico, obtendo o ácido acético. As bactérias que realizam esse processo são as acetobactérias; E) Existem "fermentos artificiais" que incham a massa porque liberam CO2 com o aumento da temperatura, sendo este composto por principalmente bicarbonato de sódio e um ácido fraco.

FERMENTAÇÃO