Módulo 20 - Indústria Prof Claudinei Perencin
Além das indústrias extrativas...
Associados a centros universitários Mão-de-obra de alta qualificação Tecnopolos Associados a centros universitários Mão-de-obra de alta qualificação Necessitam de instalações para pesquisas São Paulo, São José dos Campos, Campinas...
Fases da Revolução Industrial: Primeira: 1750-1850 Segunda: 1850-entre guerras Terceira: pós 2ª GM Quarta? No século XXI
Produtos padronizados Mão-de-obra especializada FORDISMO Linhas de produção Produtos padronizados Mão-de-obra especializada grandes áreas concentradas geograficamente todas as etapas da produção TOYOTISMO Automatização Produção flexível Mão-de-obra qualificada áreas menores dispersas geograficamente Terceirização Redução de estoques
Fatores locacionais modernos: Mão-de-obra qualificada Mercado consumidor com elevado poder aquisitivo Participação do país em blocos regionais de comércio Rede de transportes moderna, ágil e eficiente Políticas de incentivos fiscais Legislação ambiental fraca ou inexistente Rede informacional O capital não tem pátria – ocorrem fusões, compra e venda de ações...
Evolução recente da indústria no Brasil: Formação do Mercosul Política econômica neoliberal Abertura do mercado interno Privatizações de estatais Entrada de transnacionais Aumento da terceirização, automação e robotização Redução do número de empregos Dispersão geográfica
Existe uma política industrial no Brasil? Ela é eficiente? Expansão do crédito ao consumidor Isenção do IPI Financiamentos do BNDES “Custo-Brasil” Elevado custo da energia Pesados encargos trabalhistas Câmbio desfavorável Elevada carga de impostos Logística de transportes deficiente
Exercícios UNIFESP ABCD paulista. Industrialização ocorrida na segunda metade do século XX, especialmente com o setor de bens de consumo e favorecida pela posição geográfica entre a capital paulista e o Porto de Santos e por ser cortada por ferrovia e rodovia que efetuam essa ligação. Paraná e Bahia D B C
Exercício 6 Elevado custos dos terrenos, mão-de-obra mais cara, dificuldade de logística de transporte dentro da RMSP (em parte resolvida com o Rodoanel) Facilidade de escoamento da produção através de grandes rodovias, menor custo dos terrenos, mão-de-obra mais barata, além de incentivos fiscais.