Câncer.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TERAPIA GÊNICA.
Advertisements

CICLO CELULAR Janine Azevedo dos Santos Disciplina de Genetica Humana
CURSO DE RADIOPROTEÇÃO
CÂNCER DE PELE.
TERAPIA DE REPOSIÇÃO HORMONAL – T.R.H.
Diferentes tipos de Câncer
Prevenindo Doenças e Promovendo Saúde Câncer de Próstata Junho / 2005.
Falando sobre Câncer e seus fatores de risco.
BIOLOGIA E IMUNOLOGIA DOS TUMORES.
CONCEITOS EM PATOLOGIA
FONOAUDIOLOGIA ONCOLÓGICA: CABEÇA E PESCOÇO
O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta.
Vírus Márcia Regina Garcia.
CICLO CELULAR Albertina Fortes.
Diagnóstico Precoce e Prevenção de Câncer através do Auto-exame bucal
CICLO CELULAR.
Vírus do Papiloma Humano
SAÚDE DA MULHER Tais Braga Rodrigues
Crescimento e regeneração de tecidos vs. Diferenciação celular
PERÍODO INTERFÁSICO.
CÂNCER Aspectos Gerais
Cancro :.
Doenças da mama.
Colégio Estadual Antônio Gonçalves
Aluna: Maria Paula Turma: 71 Professora: Mariluce
CÂNCER e seus fatores de risco
Doenças do Sistema Respiratório
A genética e os genes.
Sistema Imunitário.
Leishmaniose.
Eventos Fazemos todas as festas do calendário anual, como Páscoa, Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal... Com isso buscamos divertir um pouco essas crianças.
Centro Universitário Candido Rondon
ESCOLA MONTEIRO LOBATO
VÍRUS Os mais simples microrganismos ou as mais complexas entidades moleculares ?? Prof. Ivan Guimarães
Química Pablo Felipe Profª. Carol
SEQUENCIAMENTO DO DNA.
Unidade 5 – Crescimento e Renovação Celular
Genética e câncer.
Neoplasia.
Oncogenes e Câncer Agradecimentos: Profa. Dra. Aline Maria da Silva
Prof. Alan Alencar Biotecnologia.
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR
QUIMIOTERÁPICOS (Cap. 50 rang e dale)
Vera Regina Medeiros Andrade
DOENÇAS MULTIFATORIAIS
Biologia 12 Unidade 2 – Património Genético Magda Charrua 2011/2012 Biologia 12º ano1.
Ana Luiza Telles Leal 24/05/2010
PREVENÇÃO NA SAÚDE DA MULHER
Uso de vírus em engenharia genética
FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA
PATOLOGIA E PROCESSOS GERAIS
CÂNCER de MAMA e de PROSTATA
ONCOGENÉTICA.
Resposta Imune contra o Câncer Câncer é um termo genérico, que compreende em torno de 200 doenças, cujas células causadoras partilham algumas características.
Curso Básico de Hematologia para Iniciantes.
O cancro é a proliferação anormal de células. O cancro tem início nas células. Um conjunto de células formam um tecido que por sua vez formam órgãos.
Diferenciação Celular
História Natural da Doença Medidas de Prevenção
Sistema Endócrino Principais glândulas endócrinas humanas Gônadas
Cancro Leucemia.
Leucemia.
PATOLOGIA CLINICA HUMANA
O Tratamento de Doenças Genéticas
CÂNCER DE MAMA Mamas são glândulas cuja principal função é a produção do leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos.
Transcrição da apresentação:

Câncer

Por: Tábata Cristine C. da Silva Wellington de Oliveira F Por: Tábata Cristine C. da Silva Wellington de Oliveira F. Felipe Anderson da silva Turma: 3004

O que é Câncer? O câncer é definido como um tumor maligno, mas não é uma doença única e sim um conjunto de mais de 200 patologias, caracterizado pelo crescimento descontrolado de células anormais (malignas) e como conseqüência ocorre a invasão de órgãos e tecidos adjacentes envolvidos, podendo se disseminar para outras regiões do corpo, dando origem à tumores em outros locais. Essa disseminação é chamada de metástase.

O que causa o câncer? O câncer pode ser causado por fatores externos (substâncias químicas, irradiação e vírus) e internos (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores causais podem agir em conjunto ou em seqüência para iniciar ou promover o processo de carcinogênese. Em geral, dez ou mais anos se passam entre exposições ou mutações e a detecção do câncer.

Quem pode desenvolver um câncer? Qualquer pessoa pode vir a desenvolver algum tipo de câncer ao longo da vida. Há algumas pessoas com maior predisposição à doença, tais como: Algumas doenças congênitas em criança como a síndrome de Down, Ataxia telangectásica, imunodeficiências congênitas. Exposição a alguns fatores: cigarro, benzenos, pesticidas. Relação familiar: como o câncer de mama em filhas de mulheres que desenvolveram a doença.

Como surge o câncer? As células que constituem o corpo humano são formadas por três partes: Membrana celular, Citoplasma, Núcleo. Uma célula normal pode sofrer alterações no DNA, sendo esse evento denominado mutação genética. As células cujo material genético foi modificado, sofrem uma perda de sua função e multiplicam-se de maneira descontrolada, mais rapidamente do que as células normais do tecido à sua volta, invadindo-o. As células cancerosas são, geralmente, menos especializadas nas suas funções do que as suas correspondentes normais. Conforme as células cancerosas vão substituindo as normais, os tecidos invadidos vão perdendo suas funções.

Como é o Processo de Carcinogênese? O processo de carcinogênese, ou seja, de formação de câncer, em geral se dá lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa prolifere e dê origem a um tumor visível. Esse processo passa por vários estágios antes de chegar ao tumor. São eles:

Estágio do câncer

Estágio de Iniciação É o primeiro estágio da carcinogênese. Nele as células sofrem o efeito dos agentes cancerígenos ou carcinógenos que provocam modificações em alguns de seus genes. Nesta fase as células se encontram, geneticamente alteradas, porém ainda não é possível se detectar um tumor clinicamente. Encontram-se "preparadas", ou seja, "iniciadas" para a ação de um segundo grupo de agentes que atuará no próximo estágio.

Estágio de Promoção É o segundo estágio da carcinogênese. Nele, as células geneticamente alteradas, ou seja, "iniciadas", sofrem o efeito dos agentes cancerígenos classificados como oncopromotores. . Para que ocorra essa transformação, é necessário um longo e continuado contato com o agente cancerígeno promotor. A suspensão do contato com agentes promotores muitas vezes interrompe o processo nesse estágio.

Estágio de progressão É o terceiro e último estágio e se caracteriza pela multiplicação descontrolada e irreversível das células alteradas. Nesse estágio o câncer já está instalado, evoluindo até o surgimento das primeiras manifestações clínicas da doença.

Sintomas O câncer pode apresentar os sintomas mais variados, pois como já dito anteriormente não se trata de uma só doença. Muitos desses sintomas são comuns a doenças mais simples, portanto o aparecimento de um ou mais deles não indica necessariamente um diagnóstico de câncer.

Alguns Sintomas - Palidez (anemia). - Manchas vermelhas ou escuras, na pele (denominadas hematomas), que não estejam ligados a traumas. - Febre diária: persistente e sem agente infeccioso aparente. - Perda de peso. - Sudorese noturna. - Dor óssea ou nas juntas persistente sem história de trauma local. - Aumento persistente, progressivo e indolor de linfonodos (ínguas). - Massa abdominal ou em tecidos moles. - Dor de cabeça com dificuldade para andar e vômitos não associados à alimentação.

Tratamento O tratamento do câncer pode ser feito por meio de cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea. Em muitos casos, é necessário combinar essas modalidades.

Tipos de câncer

Alguns dos 43 tipos de câncer Câncer de próstata, Câncer anal, Câncer de boca, Câncer de colo do útero , Câncer de esôfago, Câncer colo-retal, Câncer do estômago, Câncer de fígado, Câncer de laringe, Câncer de pele, Câncer de mama.

Fígado Pele Boca