Genética e hereditariedade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula nº21 e 22 6/11/2006 Noções básicas de hereditariedade.
Advertisements

– Bases citológicas do Mendelismo -Universalidade do modelo Mendeliano
Genética VI HERANÇA E SEXO
Introdução à Genética É a subdivisão da Biologia responsável pelo estudo da transmissão de características hereditárias Teve como precursor: Gregor Mendel.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Porque são os filhos parecidos com os pais?
O gene: herança e evolução
Lisboa, 5 de Janeiro de 2009 PATRIMÓNIO GENÉTICO Sumário Breve revisão de conceitos já abordados: monoibridismo e segregação factorial. Correcção da ficha.
1ª Lei de Mendel ou Monoibridismo
Introdução a Genética Gregor Mendel ( ), monge austríaco, é considerado o “pai da genética”. Desenvolveu seus trabalhos com plantas de ervilha.
Aula 1 - Genética mendeliana:
Genética.
Genética – Conceitos Básicos
Primeira e Segunda Leis de Mendel
Heranças Autossômica e Ligada ao Sexo
Genética – Conceitos Básicos
O albinismo é uma doença metabólica hereditária, resultado de disfunção gênica na produção de melanina. Para que a doença se manifeste é necessário que.
Pensávamos que o nosso futuro estava nas estrelas, hoje acreditamos que está nos nossos genes. James watson.
Tema 2 – Sexualidade e Transmissão de Vida
DNA, GENES E CROMOSSOMAS
Noções básicas de hereditariedade
Noções básicas de hereditariedade
Exploração genética: Drosófilas, cromossomos, DNA e cia.
TRANSMISSÃO DA VIDA: NOÇÕES BÁSICAS DE HEREDITARIEDADE
Entendendo a herança genética (capítulo 5)
Noções de probabilidade.
GENÉTICA Prof. Marco Aurelio de Castro Ribeiro.
Transmissão Genética Agentes Responsáveis.
Ciências Naturais 9º ano
Genética – Conceitos Básicos
Genética 1º Lei de Mendel.
HEREDITARIEDADE E CROMOSSOMOS SEXUAIS
Extensões da genética Mendeliana
Agentes responsáveis pela transmissão genética
Genética Gregor Mendel (1866) Fundamentos da genética moderna
Herança Ligada ao Sexo - Doenças
Capítulo 3 - Hereditariedade
CONCEITOS EM GENÉTICA 1. Conceito: É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras. É dividida em clássica e moderna. 2. Gen ou gene:
Célula Eucarionte.
Hereditariedade O que é o ADN? Como é constituído?
Genética.
Genética: início do século XX.
Primeira e Segunda Leis de Mendel Profa. Adriane Martins Dias
Hereditariedade.
Capítulo 2 - Metabolismo Celular (Cromossomos)
Noções básicas de hereditariedade
Genética – Conceitos Básicos
Termos e nomenclaturas
INTRODUÇÃO À GENÉTICA GENÉTICA – é o ramo da Biologia que estuda a hereditariedade. Gregor Mendel: pai da genética Trabalhou com ervilhas. Postulou que.
3º Bimestre Biotecnologia
Porque é que somos parecidos com os indivíduos da nossa espécie?
GENÉTICA E EVOLUÇÃO A primeira Lei de Mendel
A lei da segregação genética.
Unidade 2 – Património Genético
Gregor Mendel e seus Modelos de Herança
Noções básicas de hereditariedade
Conceitos Básicos em Genética
Genética: 1ª Lei de Mendel
Genética Profa. Debora 2015.
Leis de Mendel (Mendelismo)
GENÉTICA ANA KARINA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CURSO SUPERIOR EM ENOLOGIA Professora Marielen A. C. da Silva.
O que é genética? É o ramo da ciência que estuda os genes e o modo da sua transmissão para as gerações futuras. É o estudo da hereditariedade!
Porque é que somos parecidos com os indivíduos da nossa espécie?
PATRIMÓNIO GENÉTICO A herança genética é responsável pela expressão de determinadas características. (PARTE II)
HEREDITARIEDADEHEREDITARIEDADE COC 1 - Cap. 03 Gregor Mendel- pai da GENÉTICA.
1 Património Genético. 2 Introdução Introdução 3 Nos descendentes é possível identificar características dos progenitores.
Hereditariedade Unidade 3 Planeta Terra — 9.º ano.
Hereditariedade.
Transcrição da apresentação:

Genética e hereditariedade

De que forma se transmitem as características? A transmissão das características dos progenitores para o descendente ocorre no momento da fecundação. O ovo vai ser o resultado da combinação das informações contidas no espermatozoide e no óvulo. É deste modo que o descendente «herda» as características do pai e da mãe, que muitas vezes se combinam em características exclusivas do indivíduo. Pai e filho Mãe e filha

Genética e hereditariedade Conjunto de processos biológicos que asseguram que cada indivíduo receba e transmita informações para os caracteres da sua espécie através da reprodução. GENÉTICA Ciência que estuda a forma como se processa a hereditariedade.

A evolução da Genética Gregor Mendel é considerado o pai da Genética. Desenvolveu o seu trabalho com ervilheiras-de-jardim (Pisum sativum), porque são fáceis de cultivar, têm ciclos de vida curtos, muitos descendentes e apresentam diversidade de características contrastantes. Utilizou plantas puras com características contrastantes (por exemplo, plantas altas com plantas baixas), cruzou-as entre si e analisou a descendência. Posteriormente, promoveu a autopolinização dos descendentes e analisou a segunda geração.

Apesar de não ter conseguido identificar a natureza química ou a localização dos fatores hereditários, os trabalhos de Mendel continuam a explicar as bases da transmissão genética de todos os seres vivos com reprodução sexuada. Mendel morreu sem ter obtido o reconhecimento público do seu trabalho.

As leis de Mendel A uniformidade de resultados permitiu a Mendel a construção de duas leis, as leis de Mendel, que se podem aplicar à transmissão das características de indivíduos com reprodução sexuada. Para cada característica, os indivíduos possuem dois fatores hereditários, os alelos, herdados de cada um dos progenitores. Quando se reproduzem, os indivíduos formam gâmetas que possuem apenas um dos alelos para cada característica. 1.a LEI Os gâmetas podem apresentar qualquer combinação de alelos para diferentes características, o que significa que a transmissão do alelo responsável por uma característica é independente da transmissão de outro alelo responsável por outra característica. 2.a LEI

A evolução da Genética Thomas Morgan realizou os seus estudos com a mosca-da-fruta: inseto pequeno, fácil de alimentar, com ciclos de vida curtos, descendência numerosa e diversidade de características contrastantes. Morgan formulou a Teoria Cromossómica da Hereditariedade, com a qual ganhou o Prémio Nobel em 1933. Percebeu que: Os cromossomas são constituídos por porções, os genes, e cada um destes é responsável por determinada característica dos indivíduos. Os cromossomas são as entidades celulares que contêm informação genética.

Localização do material genético Segmentos do ADN que determinam as características hereditárias. Ao conjunto de genes dá-se o nome de genoma. Cromossoma Gene ADN ácido desoxirribonucleico Figura da pág. 76 do antigo manual de 9º ano Molécula longa, em forma de dupla hélice, que, através da combinação variada de 4 pequenas moléculas (as bases azotadas), contém as informações que codificam os caracteres. Estrutura que se encontra no núcleo das células eucarióticas e que consiste numa molécula de ADN enrolada em conjuntos de proteínas.

Temos todos os mesmos cromossomas? SER VIVO N.o DE CROMOSSOMAS Mosca 12 Arroz 24 Sapo 26 Macaco 42 Homem 46 Batateira 48 Cavalo 64 Cão 78 Cabra 104

Localização do material genético O conjunto de todos os cromossomas de cada célula constitui o cariótipo. Na espécie humana, este tem 46 cromossomas: 23 do lado paterno e 23 do lado materno. Cariótipo feminino Cariótipo masculino Que diferenças encontras entre o cariótipo feminino e o masculino? Porque estão os cariótipos organizados em pares de cromossomas?

Localização do material genético O cariótipo humano está organizado em: 23 pares de cromossomas homólogos, constituídos pelos mesmos genes, dispostos pela mesma ordem. Um dos elementos do par é de origem materna e o outro de origem paterna; 22 pares de autossomas, morfologicamente iguais; 1 par de cromossomas sexuais (XX na mulher e XY no homem). Os cromossomas possuem milhares de pequenos segmentos de ADN dispostos topo a topo, os genes, que determinam os caracteres hereditários.

Localização do material genético Qual é a probabilidade de os bebés serem do sexo masculino ou feminino?

União aleatória dos gâmetas

Localização do material genético Os alelos são formas alternativas do mesmo gene. Cada alelo provém de um dos progenitores e ambos ocupam a mesma posição nos dois cromossomas homólogos. Estes são constituídos pelos mesmos genes, dispostos pela mesma ordem, um de origem paterna e outro de origem materna. Par de cromossomas homólogos Alelos

Transmissão de características hereditárias Por cada gene recebemos dois alelos, iguais ou distintos, herdados de cada um dos nossos pais. GENÓTIPO É o conjunto de alelos que codifica determinada característica. FENÓTIPO É a expressão de determinada característica, resultado da produção de uma determinada proteína que resulta da interação de dois alelos. Alelo paterno Alelo materno

Características autossómicas Para algumas características biológicas conhecem-se apenas dois fenótipos. Estas características são codificadas por um gene para o qual existem dois alelos: um é dominante (representado por letra maiúscula) e o outro é recessivo (representado por letra minúscula). Só se o alelo dominante não estiver presente é que o alelo recessivo se expressa. Nestes casos, existem três genótipos possíveis: AA aa Aa

Características autossómicas AA Homozigótico dominante (manifesta-se a característica dominante) aa Homozigótico recessivo (manifesta-se a característica recessiva) Aa Heterozigótico (se um alelo for dominante sobre o outro, manifesta-se apenas a característica dominante)

Transmissão de alelo dominante Justifica o facto de o alelo ser dominante. Quais são os genótipos dos indivíduos I1 e I2?

Transmissão de alelo recessivo Justifica o facto de o alelo ser recessivo.

Transmissão de alelo recessivo Quais são os genótipos dos indivíduos IV1 e IV2?

Características heterossómicas (ligadas ao sexo) Há algumas características biológicas que não apresentam igual ocorrência no sexo feminino e no sexo masculino. Deduz-se, então, que os alelos que as codificam estão nos cromossomas sexuais, os únicos que são distintos entre os sexos.

Exemplo do daltonismo O daltonismo é o resultado da expressão de um alelo recessivo, responsável por alterações em determinadas células dos olhos. Para esta característica existem dois alelos, o alelo que codifica a visão normal, representado por XD, e o alelo responsável pelo daltonismo, representado por Xd. No caso de apenas a mulher ser portadora, só os filhos rapazes podem ser daltónicos (filho 1). Figura da pág. 83 do antigo manual de 9º ano O alelo responsável pelo daltonismo é dominante ou recessivo? Justifica.

Características heterossómicas (sexo) Se a mulher não for portadora e o homem for daltónico, nenhum dos rapazes será daltónico (5 e 8), uma vez que herdam o cromossoma X da mãe. Neste caso, as raparigas serão sempre portadoras (6 e 7), pois herdam sempre o cromossoma X com o alelo recessivo do pai. Figura da pág. 83 do antigo manual de 9º ano

O papel da reprodução sexuada A diversidade existente nas espécies com reprodução sexuada resulta de fenómenos como: A seleção ao acaso dos alelos dos genes presentes em cada um dos gâmetas; A «escolha» aleatória do espermatozoide e do óvulo que concretizam a fecundação.

Clonagem Analisa a imagem e diz a que sapo vão ser idênticos os girinos.

Problemas bioéticos da evolução da Genética Achas que a biodiversidade pode ser afetada pela clonagem de plantas? Quais são os benefícios do diagnóstico genético? Será correto clonar animais? Que problemas de natureza bioética podem surgir com a manipulação genética humana? Quais são os efeitos dos OGM na saúde?

Avalia as tuas metas… Distinguir o conceito de genética do conceito de hereditariedade. Descrever as principais etapas da evolução da Genética, com referência aos contributos de Gregor Mendel e de Thomas Morgan. Identificar as estruturas celulares onde se localiza o material genético. Explicar a relação existente entre os fatores hereditários e a informação genética. Calcular a probabilidade de algumas características hereditárias (autossómicas e heterossómicas) serem transmitidas aos descendentes. Inferir o modo como a reprodução sexuada afeta a diversidade intraespecífica. Apresentar três aplicações da Genética na sociedade. Indicar problemas bioéticos relacionados com as novas aplicações da Genética na sociedade.