Redefinição do Modelo Conceitual do Repositório. Modelo Conceitual Anterior Novo Modelo Conceitual (Adotar) A maior mudança no Novo Modelo Conceitual.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EBSCOhost Estilo guiado de pesquisa avançada
Advertisements

Exemplos de código WebForm1.aspx: Listas.aspx: TestaMarcadores.aspx:
Pesquisa Avançada, Tutorial de Estilo Orientado
Trabalho de Inglês Técnico
Tutorial Isend – Marketing
Support.ebsco.com EBSCOhost Pesquisa básica para usuários corporativos Tutorial.
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
Support.ebsco.com Pesquisa do Business Source no EBSCOhost Tutorial.
Support.ebsco.com Tutorial Realização de uma pesquisa avançada nos campos de estilo orientado Localizar do EBSCOhost.
Citation format 1 The “Citation” display option is similar to the abstract display but has some extra information such as MeSH terms and substances listed.
A17 – Primeiros passos na utilização das TIC
EBSCOhost Pesquisa básica para bibliotecas acadêmicas
Universidade Presbiteriana Mackenzie Biblioteca George Alexander
Moodle para Professores
CINAHL Tutorial de Pesquisa Básica
Imprimir apresentações em diversos formatos
COMUNIDADE VIRTUAL PRÓ-MENINO ENTRANDO EM UMA COMUNIDADE FECHADA.
Utilizando a linguagem HTML para criar FORMULÁRIOS
Emitindo seu Certificado Digital
BR.OFFICE IMPRESS E MICROSOFT OFFICE POWER POINT 2003
Personalizando Tabelas
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA.
MANUAL NOVA INTRANET 2010 IMPORTANTE! IMPORTANTE!
Como instalar e executar o programa
Acesso ao Pergamum – Sistema da Biblioteca
Tela Inicial / Usuários Nesta página é possível visualizar os usuários e grupos. Por padrão o sistema tem dois grupos: admin (que são para os administradores.
Ferramentas para Sistema Web Sistemas de Informação Aula 10 – 15/05/2013.
Criando Apresentações
VISÃO GERAL DO APLICATIVO.
Gpnet Criando um novo módulo.
Aulas ministradas por:
Usando Microsoft Access 2010
Rodrigo Cristiano Silva
POWER POINT.
LOGIN Para acessar o sistema, digite em seu browser:
para a utilização do Portal
Tutorial de Wordpress. Sobre o Wordpress  O Wordpress é um gerenciador de conteúdo na web (em especial, blogs). A grande diferença com relação a seus.
Instalação  A tela abaixo é a primeira a aparecer durante a instalação do Caché 5. O diretório selecionado será usado para salvar alguns arquivos usados.
ACESSE: Acesse o site do SENAI e clique no link “Trabalhe Conosco”, em seguida clicar em CANDIDATE-SE.
Support.ebsco.com Tutorial Como Criar uma Coleção Local.
Oficina Plone Criação de Formulários
Formulários HTML Professor Rafael Silva. Criação do formulário Elementos do formulário Action: Script, página ou para onde será enviado o formulário.
7 - Criação de Páginas Web
Etapas para Desenvolvimento de Base DevInfo 6.0. OBJETIVOS Orientar a criação de bases de dados para utilização no sistema DevInfo. Antes de iniciar o.
MÓDULO 4 Como usar PubMed
ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS
Procedimentos iniciais para cadastro detalhado de produtos
Sobre notas no Moodle Notas são pontuações atribuídas às avaliações de atividades dos participantes em um curso do Moodle, que são postadas no boletim,
MyiLibrary® ‘Search & View’ Website Outubro 2009.
Unidade 6 – Formulários HTML Prof.: Henrique Santos
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso de Graduação em Engenharia de Produção ENG 1004 – Linguagem de Programação para.
MENU ARQUIVO Comando Imprimir Imprimi o documento atual # Impressora
02/09/2014 Treinamento Mídias Online. Instruções -Campanhas devem conter valor, caso contrário não irão aparecer na Simulação de Plano de Custo. -Para.
Solicitar o seu nome de usuário e senha pela sua ADO Envie um para sua ADO (sua organização de custódia) pelo endereço de que você registrou.
Moodle para Professores Criar uma disciplina. Construir uma disciplina Acesse a plataforma Moodle, faça o login (acesso) e clique no nome da sua disciplina.
Instalação de sistemas operativos
Guia para cadastro e utilização da GRADE Londrisoft Informática.
Formatando trabalhos no Writer PROF. ANDRÉ APARECIDO DA SILVA Disponível em:
Workflow de submissão do item. flickr facebook galeria.
(SISTEMA INFORMATIVO DE CONVÊNIOS)
+ Balanço Tainacan 2015 e Apontamentos para 2016 MINC / UFG / L3P.
OS - Cadastrar Ordem de Serviço
Aplicação Prêmio MPE Brasil ciclo Página inicial – Login Para acessar a aplicação, acesse
TV de Bolso TV de Bolso apresenta Tutorial: editando seu vídeo no Movie Maker.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Ganhe dinheiro de verdade com a Zeekler! Pessoal, vocês já perceberam que PTC é muito trabalhoso, cansativo, desgastante e que quando pagam é uma miséria.
Base de Dados Autor: Skyup Informática. Atividade – Base de Dados Base de dados é uma atividade em Moodle para o desenvolvimento colaborativo de um banco.
Aline Oliveira Everton Godoy Gabriel Leoni Lenilton Rocha Nelson Deda.
Tutorial Webnode Criando site 1. Registrando Acesse o endereço: e preencha os dados solicitados e clique em Registre-se e crie.
Tarefa Autor: Skyup Informática. Atividade – Tarefa O módulo atividade tarefa tem como principio básico a interação professor-aluno. Os alunos podem apresentar.
Transcrição da apresentação:

Redefinição do Modelo Conceitual do Repositório

Modelo Conceitual Anterior Novo Modelo Conceitual (Adotar) A maior mudança no Novo Modelo Conceitual é que termo (categoria), relacionamento, atributo e etiqueta foram generalizados como metadados do item. A faceta que antes era formada unicamente por termos, agora pode ser formada por qualquer tipo de metadado (inclusive administrativos). A faceta deixa de ser um metadado e passa a ter uma função de busca e esta vinculada a coleção.

Wizard na criação de uma coleção

Ao criar uma coleção, o usuário deve ser direcionado para o wizard. As paginas atuais serão usadas na opção personalizar ou depois que a coleção já estiver criada. > Configurações avançadas > Personalizar metadados Dublin Core simplificado Dublin Core expandido Escolha um esquema de metadados Search Clicando em Personalizar ou Avançar o sistema deve importar o esquema de metadados selecionado Usar interface de busca padrão Rankings > Personalizar interface de busca Crie uma votação para os itens da coleção Pular e Avançar > Design Usar design padrão > Personalizar Design Pular e Avançar > Criar votação padrão > Personalizar interface de busca A votação padrão é "Melhores Itens" do tipo Binário e deve ser criada quando o usuário cicla em Avançar As facetas padrão utiliza os seguintes metadados do padrão dublincore: subjetc (Tree), type (Tree), location (Tree) e creator (Searchbox) Clicando em Configuração avançadas vai para a pagina atual de configurações Clicando em Avança deixa com as configurações de design padrão Apos criar manda para configurações

Novos tipos de campos do formulário de submissão

Property data widget v Text TextArea Date Numeric Tree Dropdown Radio button Check box Novos tipos de campos do formulário de submissão Sao armazenados no postmeta É o valor do postmeta de item Sao armazenados no term_relationships Sao relacoes do item (posts) com uma categoria Necessita que o usuário informe a categoria raiz NOTA: UMA VEZ DEFINIDO QUE SERÁ USADO CATEGORIAS PARA AQUELE METADADO, ISSO NAO PODERÁ SER ALTERADO DEPOIS Cardinality v Apenas um valor Multiplos valores Exemplo: autor do tipo texto so tem um co-autor do tipo text pode ter vários que no forumlario de submisssao faz aparecer um botão para Adicionar Text – Uma caixa de texto de entrada única; Name - nome pessoal, com campos separados para o nome da família e primeiro nome. Quando salvo eles são anexados no formato "Sobrenome, Nome"; date; *Em vermelho estão os novos tipos de campos a serem criados Valor padrão do metadado (opcional) Texto de ajuda para preenchimento (opcional) ENVIAR

Criação de metadado do tipo de categoria Text TextArea Date Numeric Tree Dropdown Radio button Check box Valor padrão do metadado (opcional) ENVIAR Texto de ajuda para preenchimento (opcional) Cardinality Selecionar

Criação de metadado do tipo de categoria Valor padrão do metadado (opcional) ENVIAR Texto de ajuda para preenchimento (opcional) Para campo Tree, Dropdown, RadioButton, Check box é necessário escolher a categoria raiz da taxonomia cujo termos serão usados para "preencher" aquele campo de metadado O usuário pode então selecionar a categoria raiz que sera usado neste metadado (listbox a esquerda) ou criar uma nova hierarquia de categorias atraves da caixa de texto (a direita) que deve se quase identico ao plugin: categories/screenshots/ Neste caso a categoria raiz é criada com o mesmo nome do metadado (ex. Estado) sendo que a lista digitada seria Goias, Bahia, etc. Cardinality Selecionar Tree Select root category orCreate a new category hierarchy ENVIAR

Alterar a ordem: Propriedades e Ranking deve vir antes, pois é o lugar no qual são definidos os metadados do item. Depois deve vir as definições da interface de busca da coleção (Search) que pode utilizar metadados ou votações como facetas. Search

Editor de Facetas

Facetas Adicionar faceta Select metadata v ENVIAR Select widget v Search Tree Autor Assunto Localização Tamanho Etiquetas Widget Editor de facetas Select orientação v Orientação Escolhe o metadado do item para usado na faceta A faceta de etiquetas é definida agora aqui (retirar de configurações)

Facetas Adicionar faceta Assunto v ENVIAR Select widget v Search Tree Dropdown Radio button Check box Menu Hypertree Spacetree Treemap RGraph Widget Select orientação v Orientação O valor do metadado Assunto (definido acima) é um termo. Desse modo, a faceta deve exibir a hierarquia de categorias (taxonomia) que foi usada para preencher esse campo. A hierarquia de categorias pode ser representada de diferentes formas. O admin escolhe, através do widget, o formato do faceta, usada como filtro na interface de busca do seu repositório ou coleção.

Facetas Adicionar faceta Assunto v ENVIAR Tree v Search Tree Color Widget Quando o widget da faceta é um tree, o usuário precisa definir a cor da bolinha da faceta Select position v Disposição

Facetas Adicionar faceta Assunto v ENVIAR Menu Search Tree Widget Select orientação v Disposição Horizontal Coluna Esquerda Coluna Direita Mostra a faceta acima dos itens recuperados, na coluna esquerda ou na coluna direita.

Facetas Adicionar faceta Autor v ENVIAR Select widget v Search Tree Search box com autocomplete Select position v Disposição Para campo do tipo texto (ex Autor) só é permitido search box como faceta

Facetas Adicionar faceta Numero de paginas v ENVIAR Select widget v Search Tree De/Até Faixas de valores Select position v Disposição Para campo do tipo numeric sao disponíveis apenas widget do tipo De/Ate e Faixa de valores

Facetas Adicionar faceta ENVIAR Faixas de valores v Search Tree Select orientação v Orientação Faixa1 0 até Faixa2 Faixa3 até Adicionar + Se o widget de busca for faixa de valores é necessário que o admin insira as faixas de valor Numero de paginas v

Facetas Adicionar faceta Data de criação v ENVIAR Select widget v Search Tree De/Até Select position v Disposição Para campo do tipo date sao disponíveis apenas widget do tipo De/Ate

Facetas Adicionar faceta Autor v ENVIAR Select widget v Search Tree Search box De/Até Faixas de valores A ordenação deve ser movida da pagina Configuration para aqui, pois é uma característica da busca. Ordenação Select orientação v Orientação

Autor Assunto Localização Tamanho Facetas Adicionar faceta Select metadata v ENVIAR Select widget v Search Tree Widget Editor de facetas Select orientação v Orientação De hierarquia das coleções ate Tipo de licença são metadados administrativos. Outros poderiam ser criados: pais de origem do depositante do item, status do item, lista de depositantes de itens, etc. Hieraquia das coleções Votações Data de criação do item Tipo de licença

Importar esquema metadados

6º Importar metadados Importar

6º Importar metadados Importar esquema de metadados Escolha o padrão de metadados Notas: Ao inves de digitar uma url, o usuário apenas escolhe um padrão de metadados a ser carregado O socialdb cria então os metadados daquele esquema como propriedades de dados do tipo TEXT. Mas se o usuário quiser ele pode alterar depois O código a ser desenvolvido devera maper cada um dos esquema de metadados (em xml) para as entidades do socialdb Importar Select v Dublin Core simplificado (RECOMENDADO) Dublin Core expandido Marc21 METS MODS PREMIS Importar

socialdb_collection_object_type: item_colection1 socialdb_facet: assunto post: 1.socialdb_colection1 parent: 0 socialdb_property: autor category: item_colection1 socialdb_property_data: text property_data: autor socialdb_property_owner: jose category : assunto socialdb_collection_object_type: item_colection1 socialdb_facet: Pais post: 1.socialdb_colection11 parent: socialdb_colection1 socialdb_property: tamanho category: item_colection11 socialdb_property_data: text property_data: tamanho socialdb_property_owner: jose category : pais faceta1 Assunto Engenharia Medicina item1_colection1 autor faceta1 Assunto Engenharia Medicina faceta2 Pais Brasil EUA item2_colection11 autor tamanho Problemas: hoje todos os metadados estão divididos, parte sao facetas (estão no postmeta da coleção) e a outra parte sao taxmeta da categoria raiz. Ou seja, ao rodar o algoritmo da herança, nao vem as facetas das categorias superiores (teria que fazer uma nova recursividade) e se o campo de metadado tiver que ser uma taxonomia e nao ser uma faceta de busca? (ex. Pais nao é uma faceta) e se usuário quiser que o nome da faceta seja diferente do nome da categoria raiz da faceta ? faceta1 Assunto Engenharia Medicina item2_colection11 autor tamanho Pais Brasil EUA

socialdb_collection_object_type: item_colection1 socialdb_facet: assunto post: 1.socialdb_colection1 parent: 0 socialdb_property: autor socialdb_property: assunto category: 1.item_colection1 socialdb_property_data: text property_data: autor socialdb_property_owner: jose category : 1.assunto socialdb_collection_object_type: item_colection1 socialdb_facet: assunto post: 1.socialdb_colection11 parent: socialdb_colection1 socialdb_property: tamanho socialdb_property: pais category: 1.item_colection11 socialdb_property_data: text property_data: 1.tamanho socialdb_property_owner: jose category : 1.pais Assunto Engenharia Medicina Computação item1_colection1 autor socialdb_property_data: tree socialdb_property_tax: assunto property_data: assunto socialdb_collection_object_type: item_colection1 socialdb_facet: assunto socialdb_facet: pais post: 1.socialdb_colection11 parent: socialdb_colection1 socialdb_property: tamanho socialdb_property: pais category: 1.item_colection11 socialdb_property_data: text property_data: 1.tamanho socialdb_property_owner: jose category : 1.pais Pais Brasil EUA Franca socialdb_property_data: tree socialdb_property_tax: pais property_data: 1.localizacao faceta1 Assunto Engenharia Medicina item2_colection11 autor tamanho socialdb_property_data: tree socialdb_property_tax: pais property_data: 1.localizacao Pais Brasil EUA Assunto Engenharia Medicina item2_colection11 autor tamanho Pais Brasil EUA Assunto Engenharia Medicina A alteração cria uma nova propriedade de dados que usa uma taxonomia para indexar o item. Duvida: as facetas serão herdadas da coleção pai ? se sim sera necessário uma recursividade na coleção. entretanto, no modelo proposto cada coleção ou subcolecao define suas próprias facetas Assunto Engenharia Medicina Assunto Engenharia Medicina