FOLHA DE CÁLCULO.

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Transcrição da apresentação:

FOLHA DE CÁLCULO

MÓDULO 1: Folha de Cálculo Conceitos básicos Criação de uma folha de cálculo Criação de gráficos e listas O Microsoft Excel é uma poderosa folha de cálculo electrónica usada por milhares de utilizadores de computadores pessoais. É considerada uma ferramenta essencial para execução de cálculos complexos e verificação de informação.

MÓDULO 1: Folha de Cálculo Principais características Criar uma folha de cálculo. Utilizar livros para organizar a informação. Utilizar fórmulas e funções para processar dados numéricos. Automatizar tarefas utilizando macros. Elaborar gráficos. Analisar dados usando tabelas dinâmicas.

MÓDULO 1: Folha de Cálculo Ambiente de trabalho A área de trabalho de uma folha de cálculo poderá ser imaginada como uma tabela enorme dividida em linhas e colunas, sendo as linhas identificadas por números e as colunas por letras. A intercepção de uma linha com uma coluna dá origem a uma célula. Cada célula é identificada por um endereço que resulta da junção da letra identificadora da coluna com o número identificador da linha. A célula que se encontra seleccionada chama-se célula activa e a sua identificação surge na caixa de nome.

              MÓDULO 1: Folha de Cálculo Ferramentas Unir células e centrar texto  Formatar valores numéricos com o símbolo €  Formatar como moeda  Aumentar o n.º de casas decimais  Formatar com estilo de percentagem  Diminuir o n.º de casas decimais  Formatar com estilo de separador de milhares

MÓDULO 1: Folha de Cálculo Utilização de funções 1. Preenche a folha de cálculo. 2. Posiciona o cursor no local do resultado. 3. Selecciona no menu Inserir a opção Função. Ou clica sobre na Barra de ferramentas. Quadro de todas as funções disponíveis organizadas por categorias

; : MÓDULO 1: Folha de Cálculo Exemplo: Sintaxe de uma função Uma função começa sempre com o sinal de igual. Deve ser indicado o nome da função e, em seguida, parêntesis curvos. Os argumentos da função surgem dentro dos parêntesis separados pelo sinal ; ou : Exemplo: ; Aplica a função a cada um dos valores separados pelo operador =Soma(C3;C5) – soma o conteúdo das células C3 e C5 : Aplica a função ao intervalo de valores separados pelo operador =Soma(C3:C10) – soma o conteúdo das células compreendidas entre C3 e C10 (inclusive)

Se(teste;valor_se_verdadeiro;valor_se_falso) MÓDULO 1: Folha de Cálculo Funções usadas mais frequentemente Soma Adiciona os valores de um intervalo de células. Soma(argumentos) Máximo Determina o valor máximo de um conjunto de células. Ignora os valores lógicos e texto. Máximo(argumentos) Mínimo Determina o valor mínimo de um conjunto de células. Ignora os valores lógicos e texto. Mínimo(argumentos) Média Determina a média aritmética de um conjunto de valores. Média(argumentos) Se Executa um determinado cálculo se uma dada condição se verificar. Se(teste;valor_se_verdadeiro;valor_se_falso)

MÓDULO 1: Folha de Cálculo Tipos de referências usadas em fórmulas e funções   As referências diferem na forma como se comportam ao serem efectuadas cópias da célula em que se encontram para outras células. Para inserir este tipo de referência numa fórmula ou função basta digitá-la ou simplesmente clicar com o cursor sobre a célula. Referências Relativas = A7+ B8 Referências Absolutas Para inserir este tipo de referência numa fórmula ou função basta digitar antes da letra da coluna um $ e antes do número da linha um $ ou simplesmente clicar na célula e de seguida na tecla F4. = $A$7- $B$8 Estas referências são um misto das duas anteriores visto que neste caso pode manter-se fixa a linha ou a coluna. Para fixar a linha insere-se o $ antes no número, para fixar a coluna insere-se o $ antes da letra. Referências Mistas = A$7* $B8