ESTAÇÃO REPÚBLICA TRANSFERÊNCIAS DE CARGAS

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Transcrição da apresentação:

ESTAÇÃO REPÚBLICA TRANSFERÊNCIAS DE CARGAS GE4 – GERÊNCIA DO EMPREENDIMENTO LINHA 4- AMARELA ESTAÇÃO REPÚBLICA TRANSFERÊNCIAS DE CARGAS

Informações Gerais Linha 4 - Amarela 1ª FASE - Atual: Obra em 2 Fases Contratos Diferentes 1ª FASE - Atual: 10 Estações em Construção, 1 Pátio de Manutenção e 12,8 Km de Túneis, sendo 6,1 km escavados pelo Shield (MegaTatuzão) e o restante pelo método NATM. Nesta fase, serão inauguradas 6 estações ao todo – Luz, República, Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã – e o Pátio Vila Sônia. Demanda Estimada: 705 mil passageiros/dia.

Informações Gerais Linha 4 - Amarela 2ª FASE: Conclusão das Obras das Estações Higienópolis, Oscar Freire, Fradique Coutinho e São Paulo-Morumbi. Construção da Estação Vila Sônia, totalizando assim, 11 estações. Ampliação do Pátio Vila Sônia Demanda Estimada: 970 mil passageiros/dia.

Informações Gerais LINHA 4 - AMARELA TRAÇADO – Lotes 2 e 3

Informações Gerais LINHA 4 - AMARELA TRAÇADO – Lote 1

Estação República Inaugurada em 24/04/1982 Linha 3 – Vermelha (Leste-Oeste) Capacidade (pico): 80.000 passageiros/hora www.metro.sp.gov.br

Obra dividida em 3 Partes: Estação República Obra dividida em 3 Partes: Estação Nova Bloco V – Estação Existente Acesso Ipiranga

Estação República - Planta Chave

Escavação pelo Método Invertido ESTAÇÃO NOVA Escavação pelo Método Invertido (Cover and Cut) Interdição parcial: Av. Ipiranga Execução das Paredes Diafragma Concretagem da Laje de Topo Escavação da Estação Nova pelo Shaft Principal

ESTAÇÃO NOVA Diafragmas Concluídos / 1ª Etapa da Escavação (Método Invertido) Laje Concretada com Shaft / Prosseguimento das Escavações

Parede de Divisa c/ Bloco V: Demolição ESTAÇÃO NOVA Laje de Fundo Parede de Divisa c/ Bloco V: Demolição

BLOCO V – EST. EXISTENTE Estação existente em operação – L3 5 Níveis, incluindo o Nível da Praça Readequação da Estrutura Pré-Existente Execução de Novas Estruturas, Transferências de Cargas em 4 eixos de Vigas e Pilares e Demolições p/ passagem do Shield

TRANSFERÊNCIAS DE CARGAS BLOCO V – EST. EXISTENTE TRANSFERÊNCIAS DE CARGAS SEQUÊNCIA EXECUTIVA

Corte Típico – Situação Inicial Demolição da Plataforma Central e Estruturas de Escadas

Corte Típico – Situação 1 Execução das Novas Estruturas de Concreto

Corte Típico – Situação 2 Vigas Metálicas do Nível A

Corte Típico – Situação 3 Posicionamento da Vigas de Transferência no Nível C

Corte Típico – Situação 4 Demolição dos Pilares e Lajes na região de interferência

Corte Típico – Situação 5 Execução do Berço do Shield em Concreto Protendido

Corte Típico – Situação 6 Passagem do Shield

Corte Típico – Situação 7 Reconstituição da Laje e Plataformas

Corte Típico – Situação Final

BLOCO V – Nível C (Plataformas L4) Demolições Iniciais: Plataforma Central/Hall de Escadas Situação Inicial Início das Demolições

Execução de Novas Estruturas p/ Transferência de Carga BLOCO V Execução de Novas Estruturas p/ Transferência de Carga Pilares Novos

BLOCO V – Nível A (Praça) Berço para Vigas Metálicas da Transferência de Cargas Abertura e Concretagem das Valas

BLOCO V – Nível A (Praça) Lançamento das Vigas de Transferência de Cargas do 1º Nível: Eixos: A,B,C,D e I(Ac. Ipiranga)

BLOCO V – Nível A (Praça) Detalhamento

Transferência de Cargas: Protensão dos Cabos BLOCO V – Laje do Nível B Transferência de Cargas: Protensão dos Cabos Protensão dos Cabos: Transferência das Cargas dos Pilares antigos do Nível B, através da Viga posicionada sobre a laje e apoiada nos novos pilares.

Solda das Vigas Metálicas BLOCO V – Laje do Nível C Solda das Vigas Metálicas Operações de Solda e Içamento das Vigas Metálicas de Transferência de Cargas, para apoio nos novos Pilares dos Eixos A,B,C e D.

BLOCO V – Laje do Nível C Vigas Metálicas Vigas Metálicas apoiadas nos novos Pilares / Consoles para apoio dos macacos hidráulicos

Detalhe: Posicionamento dos Macacos e Calços Metálicos Ajustáveis BLOCO V – Laje do Nível C Detalhe: Posicionamento dos Macacos e Calços Metálicos Ajustáveis

Planta: Posicionamento dos Macacos Hidráulicos e Calços Metálicos Bloco V – Laje do Nível C Planta: Posicionamento dos Macacos Hidráulicos e Calços Metálicos

Bloco V – Nível E (Plataformas L3) Pilares Inclinados / Vigas Protendidas

INSTRUMENTAÇÃO Monitoramento das Estruturas Extensômetros - Sensores de Corda Vibrante

Monitoramento das Estruturas Instalação dos Extensômetros nos Pilares INSTRUMENTAÇÃO Monitoramento das Estruturas Instalação dos Extensômetros nos Pilares

Monitoramento das Estruturas Acréscimos de Carga - Eixo C BLOCO V Monitoramento das Estruturas Acréscimos de Carga - Eixo C

Monitoramento das Estruturas Acréscimos de Carga no P2 – Eixo C BLOCO V Monitoramento das Estruturas Acréscimos de Carga no P2 – Eixo C

Monitoramento das Estruturas Acréscimos de Carga no P9 – Eixo C BLOCO V Monitoramento das Estruturas Acréscimos de Carga no P9 – Eixo C

BLOCO V – Mezanino do Nível B Corte dos Pilares

ACESSO IPIRANGA Níveis B e C: Paredes Estruturais Nível C - Eixos I a IV : Transferências de Carga Obra antiga: 2 Emboques Ø6m Eixo IV - Execução do Túnel de Emboque do Shield - 40m em NATM

Fechamento dos Emboques – Projeto Antigo ACESSO IPIRANGA Fechamento dos Emboques – Projeto Antigo

Posicionamento das Vigas de Transferência ACESSO IPIRANGA Posicionamento das Vigas de Transferência

ACESSO IPIRANGA CORTE

Lançamento das Vigas Metálicas de Transferência de Cargas ACESSO IPIRANGA Lançamento das Vigas Metálicas de Transferência de Cargas

Monitoramento das Estruturas Acréscimos de Carga no Eixo II ACESSO IPIRANGA Monitoramento das Estruturas Acréscimos de Carga no Eixo II

Monitoramento das Estruturas Acréscimos de Carga no Eixo III ACESSO IPIRANGA Monitoramento das Estruturas Acréscimos de Carga no Eixo III

ACESSO IPIRANGA – Nível B

ACESSO IPIRANGA – Nível B Reforço das Estruturas com Fibra de Carbono

TÚNEL 24 DE MAIO (Emboque do Shield) Escavação e Revestimento Primário Fixação do trilho de arraste do Shield

ESTAÇÃO NOVA Chegada do Shield 26/11/08

Concretagem do berço para passagem do Shield – Viga Protendida BLOCO V Concretagem do berço para passagem do Shield – Viga Protendida

BLOCO V – Travessia do Shield

Travessia do Shield

Travessia do Shield

Após passagem do Shield BLOCO V Após passagem do Shield

Conclusão das Estruturas após passagem do Shield BLOCO V – Nível C Conclusão das Estruturas após passagem do Shield

Conclusão das Estruturas após passagem do Shield BLOCO V – Nível C Conclusão das Estruturas após passagem do Shield

Reconstituição da Calçada e Leito da Av. Ipiranga NÍVEL A - PRAÇA Reconstituição da Calçada e Leito da Av. Ipiranga

BLOCO V – Nível B - MEZANINO Reforma do Mezanino - Nível B

Reforma após a passagem do Shield BLOCO V - Nível D Reforma após a passagem do Shield

Nível C – Plataforma Linha 4 FOTOS RECENTES Nível C – Plataforma Linha 4

COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO GERÊNCIA DO EMPREENDIMENTO LINHA 4-AMARELA DEPARTAMENTO DE OBRAS CIVIS Sergio Renato Eng. Civil - Coordenador Yasushi Uema Eng. Civil - Supervisor Jean J. Lima Eng. Civil www.metro.sp.gov.br