1 Uma maquina inteiramente automática, que dispõe de uma memória ampliada e de uma unidade de comando interno, que efetuam operações lógicas de cálculo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PARA INTERNET
Advertisements

Noções de Sistemas Operacionais
Sistemas operacionais
Arquitetura e organização de computadores
Introdução à Programação uma Abordagem Funcional Programação I Prof.ª Claudia Boeres CT VII - Sala 32 Departamento de Informática Centro.
Memorias ROM RAM.
Informática Aplica Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Comandos do Linux SO II.
Introdução à Informática
Conceitos Básicos sobre o S.O.
Sistemas Operacionais
Esquema básico do hardware
Componentes do Computador e noções de Arquitetura de Computadores
Sistemas Operacionais: Classificação e Evolução
Estrutura do computador
O Portal do Estudante de Computação
Aula 6 – Sistema Operacional
Profª Amita Muralikrishna
Sistemas Operacionais
Professor Felipe Monteiro Lima
Prof. André Leon S. Gradvohl, Dr.
Tecnologias Especificas Informática
Computadores Tipos e estrutura interna
Informática Aplicada à Administração
Sistemas Operacionais
PCI- Introdução à Computação
Gestão de Sistemas Operacionais II
Estrutura e Funcionamento de um Computador
Sistemas Operacionais Linux
Definição A rigor, tudo o que pode ser armazenado eletronicamente pode ser chamado de software. Consideraremos aqui, como software, apenas os conjuntos.
Sistemas Operacionais
© 2004 by Pearson Education Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Tema 0 PARTE A.
Tópicos em Sistemas Operacionais (LINUX) Prof:. Msc. Arimatéia Junior Fortaleza-2011.
Capítulo 5 Entrada/Saída 5.1 Princípios do hardware de E/S
Introdução à INFORMÁTICA
Workshop de Informática
ARQUITETURA DE COMPUTADORES II
PROF PAULO MAXIMO, MSc OSs.
Conceitos Básicos de Informática
Organização e Arquitetura de Computadores
Introdução à Informática
INFORMÀTICA E COMUNICAÇÃO Memórias e Dispositivos de Entrada e Saída
(Sistema de Processamento de Dados)
Escola Secundária Sebastião da Gama
Algoritmos e Programação I
São dispositivos onde os dados e programas são armazenados.
Introdução à Computação - Jorge Macêdo1 ICC – Software Jorge Macêdo.
Algoritmos e Programação MC102
Sistemas Operacionais
Aula – Sistemas Operacionais
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Versão Professor Emerson Felipe Elementos de informática
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Tecnologias da Informação e Comunicação
Fundamentos de Hardware
Sistemas operacionais Prof. Dr. Francisco Prosdocimi.
Tipos de Sistemas Operacionais
LINUX. O que é LINUX  Linux é um termo utilizado para se referir a sistemas operacionais que utilizem o núcleo Linux  O Linux foi desenvolvido pelo.
Sistemas Operacionais IV – Gerenciamento de E/S
Princípios Básicos de Utilização do Computador
Memórias Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
MEMÓRIA (INFORMÁTICA)
MEMÓRIAS.
Capítulo 5 Entrada/Saída 5.1 Princípios do hardware de E/S
Instalação e Manutenção de Computadores
Algoritmos e Programação Aula 01 Computadores e seus componentes.
COMPILADORES 02 Prof. Marcos. COMPILADORES Do Programa à Execução Computadores das mais variadas arquiteturas têm funcionamento:
Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro Informática Administração/2016.
CESAC Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática.
Estruturas de Sistemas Operacionais. Componentes Comuns do Sistema Administração de Processos Administração da Memória Principal Administração do Armazenamento.
Transcrição da apresentação:

1 Uma maquina inteiramente automática, que dispõe de uma memória ampliada e de uma unidade de comando interno, que efetuam operações lógicas de cálculo e de processamento da informação graças a algoritmos gravados (Philippe Breton) Deve-se a Jonh von Neumann o modelo básico do sistema digital programável que é usado, até hoje.

2 1832Maquina de Babbage – primeira calculadora capaz de encadear operações consecutivas 1890Maquina de Hollerit – primeira maquina para processamento de dados. 1936Maquina de Turing – maquina hipotética que simula a lógica de qualquer computador. 1945Surgimento do computador moderno – ENIAC Von Newmann estabelece as bases sobre as quais operam os atuais computadores 1957FORTRAN 1975Surge a microinformática 1981DOS 1991LINUX – Criado por Linus Torvalds

3 Como ocorre a troca de informações entre a CPU e as memórias RAM (Random Access Memory) ROM (Read Only Memory) DRAM Dynamic RAM SRAM Static RAM PERIFÉRICA HD, CD, DVD, etc.. SRAM: Memória estática de acesso aleatório – as células de armazenamento não necessitam ser atualizadas periodicamente - Cache. DRAM: Memória dinâmica de acesso aleatório – as células de armazenamento devem ser atualizadas periodicamente. Programa: Seqüência de instruções a serem seguidas e/ou executadas por um processador.

4 SoftwareSoftware do Sistema Sistema Operacional (SO) Drivers Aplicativos HardwareProcessador, Memória, Barramento, Periféricos BIOS

5 BIOS: Basic Input/Output System É o primeiro programa executado pelo computador. É gravado em um chip (ROM) localizado na placa mãe Prepara o sistema para que o SO possa ser executado Sistema Operacional (SO) É o componente de software que faz a interface entre os programas do usuário e o computador; gerenciando os diversos itens necessários para a operação do computador Kernel (Núcleo) É o componente central de um sistema operacional sendo a camada mais baixa de interface com o hardware. Drivers Conjunto de rotinas que permite o SO operar um periférico (HD, vídeo, som, etc)

6 Sistema de Arquivos O método e a estrutura de dados que um sistema operacional utiliza para administrar arquivos. MS-DOS/Windows FAT32 – MS-DOS 7.1, e 8.0 / Windows (95 OSR2, 98, ME, NT, 2000, XP...) NTFS – Windows NT ou superior (NT, 2000, XP, 2003 Server,...) UNIX (FreeBSD, OpenBSD, Linux, Solaris, etc.) EXT2 / EXT3 – Poderoso e popular sistema de arquivo do Linux. SWAP – Arquivo usado com extensão da memória RAM Reiser – Desenvolvido nos laboratórios da Suse, é um dos sistema de arquivos mais rápidos da atualidade.

7 LINUX Criado em 1991 por Linux Torvald. Código aberto Núcleo (kernel) monolitico – Todas as funcionalidades carregadas na mémoria Portabilidade Diferentes distribuições – Slackware, Debian, Fedora, Suse, Kurumin, etc

8 Estrutura de Diretórios / /bin/dev/usr/etc/tmp/home / root – nível mais alto – contém os arquivos fundamentais para iniciar o sistema /bin Comandos e programas utilizados na inicialização e pelos usuários /sbin Simelhante ao /bin, porém os comandos não são destinados aos usuários comuns /etc Arquivos de configuração /home Contém os diretórios dos usuários /tmp Arquivos tyemporários /usr Contém a maioria dos programas do sistema

9 Os Shell do Linux Programa do SO que é utilizado como meio de interação entre o usuário e o computador. Recebe, interpreta e executa os comandos de usuário, aparecendo na tela como uma linha de comandos, representada por um “prompt”, que aguarda os comandos do usuário. É uma linguagem de programação completa – podem ser criados “shell scripts” para executar tarefas. Tipos mais usuais: csh – arquivo de configuração:.cshrc bash (Bourne Shell) – arquivo de configuração: bashrc

10 Arquivos, Usuários e Grupos Usuário dono do arquivo (a), Grupo dono do arquivo (g), Demais usuários (o) As permissões de acesso dividem-se em: Leitura (r)Escrita (w)Execução (x) Esse atributos podem ser alterados pelo comando: chmod atributos nome_do_arquivo Exemplo: chmod u+x g-w o-r ABC O proprietário/grupo de um arquivo pode ser modificado com o comando: chown [-R] usuario:grupo arquivo Exemplo: chmod –R edmar:user ABC O proprietário do diretório ABC, e tudo dentro dele, será modificado para edmar:users

11 drwxr-xr-x 8 edmar users :48 MCF Data última alteração Arquivo Tamanho Grupo Usuário (d) diretorio, (l)atalho, (c ou b) dispositivo, (-) outros usuário pode ler(r), escrever (w), executar(x) grupo pode ler(r), não pode escrever(-), pode executar(x) outros podem ler(r), não pode escrever(-), pode executar(x)

12 Programa Seqüência de instruções a serem executadas pelo processador Linguagens de Programação Conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para a elaboração de um programa. Linguagem de maquina (código de maquina) Conjunto de instruções em seqüência de bits que podem ser executadas pelo processador. Linguagens de Programação de Alto Nível Possui nível de abstração elevado. Mais próxima à linguagem humana. BasicCFORTRAN CobolPascal

13 Compilador Programa que cria a partir de um programa escrito em uma linguagem (código fonte) cria outro semanticamente equivalente escrito em outra linguagem (código objeto). Interpretador Lê um código fonte e converte em código executável. Geralmente atua linha a linha. Linguagens CompiladasLinguagens Interpretadas FORTRANBasic CPerl PascalJava Script

14 FORTRAN (FORmula TRANslator) Linguagem de programação de alto nível Fortran IFortran IV/66Fortran 77Fortran 90Fortran 95 Duas formas de escrever um programa Fortran: 1.Formulário Fixo (F77, F90+) colunas 1 a 5: rótulos ou números de comando coluna 6: qualquer caractere <>0 indica continuação da linha anterior colunas 7 – 72: comandos colunas 73-80: identificação – usadas pelo compilador 2.Formulário Livre (F90+) Linhas de continuação indicadas pelo simbolo “&” no final. A linha abaixo, se não for comentário, será a continuação. Rótulos devem ser os primeiros caracteres da linha

15 Algumas características do Fortran: Fortran 77Fortran 90 Nomes de variáveis631 Tamanho da linha80132 Linhas de continuação1939 Múltiplas instruções p/linhaNãoSim (;) Indica comentárioC ou * (coluna 1)! (qualquer coluna) Alocação de memóriaEstáticaDinâmica Definição de tipo de dadoNãoSim Recursão explicitaNãoSim