Hidrologia Física Definições Gerais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento do Saneamento em Comunidades Organizadas
Advertisements

MANEJO DA PAISAGEM PARA PRODUÇÃO DE ÁGUA
Hidrologia.
André Quintão de Almeida Orientador: Alexandre Rosa dos Santos
CURSO: ENGENHARIA DISCIPLINA: 2102 PROF.: CYBELLE LUIZA BARBOSA MUSSE
ENERGIAS ALTERNATIVAS
Mestranda: Maria Isabel Mota Carneiro
E S C O A M E N T O Conceito, Classificação e Formação
ESCOAMENTO Superficial – Sub-Superficial - Subterrâneo
DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL
Disciplina: Sistema de Água
MODELAGEM AMBIENTAL Prof. Dr. Leonardo Fernandes Fraceto
Ciclo Hidrológico e Bacia Hidrográfica
As Florestas e a sua preservação.
O Ciclo da Água E.B1 de Boavista Olheiros
Hidrologia Interceptação
HIDROLOGIA.
Geografia – Etapa 2 Mariane Biteti
IMPACTO DE MUDANÇAS NO USO DO SOLO
Hidrologia – Ciclo Hidrológico EAMB032 ECIV052
IV SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE O USO DA ÁGUA NA AGRICULTURA I SIMPÓSIO ESTADUAL SOBRE USOS MÚLTIPLOS DA ÁGUA - Passo Fundo: 11 a 14 abril de 2011 Segurança.
Também chamado de ciclo hidrológico.
A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HÍDRICOS
Usina Hidrelétrica.
Química & Biologia.
Manejo de bacias hidrográficas
Hidrologia Água subterrânea Benedito C. Silva IRN - UNIFEI
Hidrologia Definições
Serviços Ambientais Luciane Costa de Oliveira
Prof. Raphael Barbosa Ramos
POLÍTICA DE RECURSOS HÍDRICOS
Ciclo Hidrológico e Bacias Hidrográficas
em Plantações de Eucalipto
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRÁTICAS DE MANEJO CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA NO SEMI ARIDO
Aula de Ciências Divertida sobre a água
Profa. Dra. Renata Medici
Zona de deposição • Região mais a jusante da bacia
Professora: Ana Paula Diniz
HIDRÁULICA e SANEAMENTO
Benedito C. Silva IRN UNIFEI
Hidrologia Física Geração de Escoamento Benedito C Silva
HIDROGRAMA DE ESCOAMENTO
HIDROSFERA Domínio: Riscos, Ambiente e Sociedade Subdomínio:
Benedito C. Silva IRN UNIFEI
ESCOAMENTO SUPERFICIAL
Gestão de Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro
FIGURA 8: Hidrogramas para uma bacia urbanizada e uma natural
A ÁGUA NO PLANETA TERRA.
Processos Hidrológicos CST 318 / SER 456 Tema 1 – Introdução ANO 2015
A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HÍDRICOS
Hidrologia Ciclo Hidrológico
HIDROGRAFIA.
HIDROSFERA. HIDROSFERA ÁGUA MAIS ABUNDANTE RECURSO NATURAL DISPONÍVEL NO PLANETA. É CONSIDERADA UM SOLVENTE UNIVERSAL FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO.
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
A ÁGUA NO PLANETA TERRA.
Prof. Israel Frois 1° anos UP
Modelos Hidrológicos EHD222 - Modelagem Hidrológica Aplicada
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Saneamento Básico Docente: Eng.ª Kelly Galvão.
DRENAGEM NATURAL Toda bacia hidrográfica possui uma rede de drenagem natural Essa rede conduz parte das chuvas, degelo ou outras fontes de água, para outras.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE. FACULDADE DE ENGENHARIA
Distribuição da água doce e salgada na Terra.
FATORES QUE AFETAM A EVOLUÇÃO DOS ECOSSISTEMAS
ÁGUAS CONTINENTAIS – CAPÍTULO 12
Curso de Ciências Biológicas Ecossistemas do ES Professor: Danilo Camargo 25 de Março de 2013 Rios do Espírito Santo.
RECARGA ARTIFICIAL DE AQUÍFERO Danilo H. dos S. Ataíde Rodolpho Afonso Coelho
Geração de Energia Elétrica - Hidrelétricas
Processos Hidrológicos CST 318 / SER 456 Tema 1 – Introdução ANO 2016 Camilo Daleles Rennó Laura De Simone Borma
Hidrologia Prof.: Eudes José Arantes. Programa da Disciplina  Ciclo Hidrológico  Precipitação, Infiltração, Evaporação e Evapotranspiração  Bacia Hidrográfica.
Transcrição da apresentação:

Hidrologia Física Definições Gerais Benedito C. Silva IRN / UNIFEI

O que é Hidrologia? Hidrologia é a ciência que estuda a água sobre a Terra; sua quantidade, distribuição, circulação, características químicas e físicas, e sua relação com o meio ambiente e com os seres vivos. Ven Te Chow

O que é Hidrologia? É uma “ciência da Terra”. De forma bem simplificada pode-se dizer que a hidrologia tenta responder à pergunta: O que acontece com a água que cai da chuva?

Engenharia Hidrológica Hidrologia e Engenharia Hidrológica

O que é Engenharia Hidrológica? CONCEITO: É uma ciência aplicada. Utiliza princípios hidrológicos na solução de problemas de Engenharia relacionados à exploração dos recursos hídricos. Subdivisões: Hidrogeologia, Hidrologia de Superfície, Hidrologia Estatística etc. *Adaptado de Zahed e Porto (USP)

Engenharia Hidrológica Relacionada aos usos da água Abastecimento Navegação Irrigação Diluição de poluentes Manutenção dos ecossistemas Pesca Turismo Recreação Geração de energia elétrica

Engenharia Hidrológica Relacionada ao manejo da água Controle de cheias Proteção contra enchentes Drenagem urbana Proteção/restauração de recursos biológicos Erosão e assoreamento Tratamento de esgotos Gestão de águas

Hidrologia Física Ciclo Hidrológico

Ciclo hidrológico Fenômeno global de circulação fechada da água entre a superfície terrestre e a atmosfera, impulsionado pela energia solar associada à gravidade e à rotação terrestre.

Um pouco de história Rei Salomão 1000 anos AC (segundo Bíblia): All rivers flow into the sea, yet the sea is never full. To the place the streams come from, there they return again. Gregos: Primeiros registros de pensamentos sobre a origem das águas dos rios (500 AC) Gregos: Água dos rios é a água do mar que vem das profundezas da terra. Romanos: Muitas obras hidráulicas mas continuam adotando o pensamento grego sobre o ciclo hidrológico Possível causa: clima da região do mediterrâneo. Idade média: Idéias dos gregos perduraram até +/- século XVI Renascimento: papel fundamental da chuva!!

Bernard Palissy Livro (1580) em forma de diálogo entre dois personagens: “Teoria” e “Prática” “Teoria” argumentava em favor da idéia dos gregos “Prática” argumentava com base na observação, dizendo que a água dos rios vinha da chuva e do derretimento da neve

Depois de Palissy Ainda apoiando as idéias erradas dos gregos: Kepler; Descartes O ciclo hidrológico começou a ficar mais claro durante os séculos XVII e XVIII, com o advento da ciência experimental, e das medições. Muitos aspectos ainda permanecem obscuros: papel das florestas; CO2; aerossóis; interação oceanos e atmosfera

Fases do ciclo hidrológico

Ciclo Hidrológico precipitação transpiração evaporação (interceptação) escoamento superficial infiltração zona de aeração ou zona não saturada percolação fluxo ascendente zona saturada lençol freático escoamento sub-superficial rocha de origem

Processos do Ciclo Hidrológico Precipitação e evaporação no espaço e no tempo Precipitação sobre áreas impermeáveis Interceptação vegetal Precipitação direta em lagos, rios e reservatórios Evaporação e evapotranspiração Interceptação por diferentes superfícies Infiltração de superfícies permeáveis Balanço no meio não-saturado Evaporação e evapotranspiração Escoamento superficial Escoamento no meio não-saturado Percolação Escoamento subterrâneo Vazão superficial

Usos da água no mundo No ano 2000 o mundo todo usou duas vezes mais água do que em 1960 O volume de água doce na superfície da terra é relativamente fixo. De certa forma, à medida que a população cresce e as aspirações dos indivíduos aumentam, há uma maior possibilidade de escassez de água no mundo O Brasil é um dos países mais ricos em água, embora existam problemas diversos

Algumas perguntas típicas: 1) Qual é a vazão máxima provável em um local proposto para uma barragem ? 2) Qual é a disponibilidade de água de um rio e como ela poderá variar entre estações e de um ano a outro ? 3) Qual é a relação entre a quantidade de água superficial e a água subterrânea ? 4) Qual é a vazão mínima de um rio que é igualada ou superada 90 % do tempo ?

Algumas perguntas típicas: 5) Qual é o volume de um reservatório necessário para garantir uma determinada vazão a jusante ? 6) Qual é o tamanho adequado de um reservatório de armazenamento para limitar as inundações a jusante a um nível pré-estabelecido ? 7) Qual deve ser a capacidade de um canal ou de um bueiro para evitar inundações em determinadas áreas ? 8) Quais são o “hardware” (sensor de chuva, p. ex.) e o “software” (modelo computacional) necessários para a previsão de cheias em tempo real ?

Algumas perguntas novas: 9) Qual é vazão necessária para manter uma determinada espécie ou um ecossistema em um rio? 10) Como as mudanças de regime hidrológico decorrentes das atividades humanas podem afetar as variáveis físicas de que dependem os ecossistemas?

Algumas perguntas relacionadas a energia: 11) Qual será a disponibilidade de água para geração de energia durante o próximo período de estiagem? 12) Considerando que não haverá água suficiente para gerar energia durante o próximo ano, quando devem ser ligadas as usinas termoelétricas? 13) Qual deve ser a potência do gerador e da turbina que deverão ser instalados em uma nova usina hidrelétrica?

Algumas perguntas mais 14) Considerando que a quantidade de água em uma bacia é muito reduzida, quais devem ser os usos prioritários? 15) Como as mudanças climáticas poderão afetar a hidrologia?

Usos consuntivos e não consuntivos Uso consuntivo Abastecimento urbano Abastecimento industrial Irrigação Dessedentação animal Uso não consuntivo Geração de energia elétrica Navegação Recreação Manejo ambiental Coleta, remoção e transformação de poluentes Manejo de qualidade ambiental Proteção/restauração de recursos biológicos