Instruções para realização de ditados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Treinamento & Desenvolvimento
Advertisements

Informática Aplicada.
24 Acorde Maior X Acorde Menor - Conteúdo
Ligadura de prolongamento Harmonização de canções por audição
Você deve participar das três propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Execução das canções Frutas e Tocam os Sinos Execução da peça March.
18 Teclas pretas e brancas - Atividades
Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008.
Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008.
Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008.
Improviso em Teclas Pretas Forma Binária e Ternária em Teclas Pretas
Você deve participar das duas propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Execução: Estudo 08, 09, 10, 11 e 12 Improvisações diversas Bom trabalho!
15 Introdução à Manipulação de Planilhas Eletrônicas Planilhas Eletrônicas são tabelas usadas para comunicar informações de forma clara, precisa e sucinta.
Como utilizar esta ferramenta para apresentações profissionais.
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
O RITMO QUE MOVE A SUA EMPRESA
Marco Antonio Montebello Júnior
7 - Criação de Páginas Web
MANUAL NOVA INTRANET 2010 IMPORTANTE! IMPORTANTE!
Como instalar e executar o programa
ANO VELHO ANO NOVO Encerra-se mais um ano em sua vida...
ALFABETIZANDO UM DOWN.
Processamento da Informação BC-05045
APRESENTAÇÃO DE MÓDULO DE SISTEMA Sistema de Ordem de Serviço - SOS Barretos, 30 de novembro de 2009.
VI – Concurso de Robótica FAA
Fundamentos da Informática
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção “Unmute” activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver.
Inserindo som no PowerPoint
Aula prática 6 Vetores e Matrizes
Curso de Teoria Musical
JOGO DE PREPARAÇÃO PARA TESTES 1
ANO VELHO ANO NOVO Encerra-se mais um ano em sua vida...
Tutorial de Utilização do Controle de Pendências – JIRA
MÓDULO TRANSMISSOR MÓDULO TRANSMISSOR.
VÍDEO: MOVIE MAKER 1. PREPARE AS IMAGENS * Comece selecionando as fotos que entrarão no clipe (vídeo) e coloque- as numa pasta especial. Se alguma imagem.
Prof: Luiz Carlos Zancanella :: INE / UFSC-SC 1 INE 5201 – Aula 002 Algoritmo Um conjunto de ações, com propriedades especiais e específicas e com algumas.
POWER POWER POINT POINT.
Aula - 02 – Fundamentos básicos Part - 02
Inteligência Artificial
Escola de Música do Ministério de Santo Amaro
TEORIA MUSICAL Iniciante
Histórias em quadrinhosHistórias em quadrinhosHistórias em quadrinhosHistórias em quadrinhos.
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
Fábio de Oliveira Borges
Planilha eletrônica Fórmulas e Funções Informática Aplicada a Saúde I
Construindo tabelas NTE-ESTRELA.
Compras - Contagem Sequencial do Estoque IdentificaçãoCOM_020 Data Revisão16/10/2013.
Música ELEMENTOS Básicos.
Referência Rápida para o © 2012 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Lync Web App Participar numa Reunião do Lync com áudio do computador.
CONFIGURANDO O FORMATO GERAL DO SEU JORNAL ESCOLAR
Cálculo de intervalos de quarta justa com apoio do teclado
21 Tom e Semitom - Conteúdo
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
Edivox: trabalhando com comandos de bloco
Musicalização no Prolicenmus C
Aperfeiçoamento teórico
C ENTRO EDUCACIONAL T ABOÃO CONTEÚDO DE ARTES E MÚSICA.
37 Seriados da TV: Ritmo – Material de Apoio
Técnicas de Apresentação
Compreendendo a notação de semitons na partitura
Informática e o Computador (Parte II) Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho.
Immanuel Kant
Introdução O que é necessário retomar? Identificando o padrão maior na melodia Identificando o padrão menor na melodia Tonalidades homônimas Intervalos.
Roteiro para acesso aos cursos EAD da SEFAZ/MS
Lógica de programação Introdução à lógica de programação
Sound & Structure John Paynter Prof. Marcos Câmara de Castro Adriana Moraes - MEMES I, 2015.
Por Josiane da Conceição Paulo
Noções básicas de editores de texto Profª Juliana Schivani MÍDIAS EDUCACIONAIS.
BrOffice.org IMPRESS Introdução – apostila p.166.
Transcrição da apresentação:

Instruções para realização de ditados Suelena Borges – Centro de Artes e Educação Física da UFRGS

Introdução Neste material você encontra algumas sugestões de procedimentos para a realização de ditados musicais, que podem ser adotadas em qualquer situação. Sempre que você realizar ditados, sejam eles rítmicos ou rítmico-melódicos, poderá empregar os procedimentos descritos aqui.

1º passo: como ouvir O sucesso da realização do ditado depende diretamente do nível de atenção e qualidade da audição do trecho musical que se está ditando. Audição integral: ouvir o trecho do início ao final, integralmente, marcando a pulsação enquanto ouve. Marcar os pulsos é importante para ajudar a situar os sons dentro da pulsação e da métrica do trecho. Pode-se tentar fazer a anotação enquanto ouve, ou deixar para anotar depois que tiver memorizado o trecho. Audição de fragmentos: dividir o trecho em partes menores, como grupos de dois ou mesmo de um compasso. Ouve-se cada um desses grupos separadamente, idealmente de duas a três vezes (no início talvez sejam necessárias muitas repetições até que se possa memorizar). É fundamental que se tente memorizar o trecho e as unidades de som que estão sendo apresentadas, em qualquer dos casos de audição descritos acima.

Como fazer com o arquivo de áudio? Para os ditados disponibilizados em nossas atividades, são apresentados arquivos de áudio que podem ser baixados em seu computador. Os trechos sempre serão apresentados em andamentos lentos, ou com opção para andamento mais lento ou mais rápido. Se você escolher ouvir integralmente, basta executar o arquivo. No caso de uma opção por audição fragmentada, observe o marcador de tempo do software que você usa para tocar o áudio. Escute o arquivo em partes, clicando pause para parar a execução no ponto desejado. Se quiser repetir, basta executar novamente o período de tempo escolhido, mostrado no marcador do software.

2º passo: como anotar? Caso você esteja usando anotação em papel, tome uma folha com pentagrama. Se o ditado for do tipo melódico ou rítmico-melódico, coloque a clave – de sol se os sons forem mais agudos e de fá se forem mais graves – no início do pentagrama, conforme as regras de escrita. Em caso de ditado somente rítmico, não é necessário escrever a clave, e tampouco utilizar pentagrama, desde que as figuras sigam um alinhamento regular. Há modalidades de ditado em que o tipo de compasso é anunciado, possibilitando a escrita da fórmula de compasso; em outras, o próprio estudante deve perceber qual é a métrica e a natureza do compasso, deduzindo a fórmula posteriormente. Disponha as figuras organizadamente, de acordo com o que for percebendo do ritmo e da melodia, quando houver. Exemplo de ditado rítmico: Exemplo de ditado rítmico-melódico:

O que anotar primeiro? Em ditados rítmicos, não há dúvida: você só precisa prestar atenção à duração dos sons e, portanto, poderá focar sua atenção na escrita das figuras de valor e pausas presentes no trecho ouvido. Acompanhar a pulsação lhe ajudará a posicionar cada som em seu devido lugar no tempo. Já em ditados rítmico-melódicos, você pode tentar diretamente perceber as durações e as alturas. Caso não consiga ainda perceber esses dois aspectos simultaneamente, escolha um deles para começar. Anotar a melodia torna-se bastante simples se você colocar primeiro as cabeças das notas (ou “bolinhas”) nas posições que for percebendo: Depois, preste atenção ao ritmo, adicionando às cabeças das notas suas respectivas hastes e colchetes, conforme necessário. Adicione também as barras de compasso: