PROJETO RENASCENTE DE ARAUCÁRIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Propostas para São Luiz do Paraitinga
Advertisements

Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
Anima educação.
Saneamento Básico Professora e enfermeira : Carla Gomes e Patrícia Lins.
ST HIDROLOGIA E DRENAGEM
Sistema FIEMG FÓRUM METROPOLITANO DA RMBH E COLAR METROPOLITANO
numa perspectiva inclusiva
Clickarvore UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
SIG e Modelagem de Dados Parte III
Autor: Ridelson Farias de Sousa Campina Grande, 30 de Outubro de 2007.
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 21 AGENDA RIO 92 AGENDAS LOCAIS.
Proteção Jurídica da Flora
Gestão Ambiental Aplicada
A importância da Mata Ciliar
Recursos hídricos Ciências Naturais.
20 Perguntas
O DESAFIO PARA O NOSSO FUTURO
As Florestas e a sua preservação.
Ana Paula O. Nascimento Jackson L. R. Barboza Joseph Haim
SIG e Modelagem de Dados
Agenda 21 Local segundo as estatísticas da MUNIC
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PROJETO SALA VERDE
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO.
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
Projeto Amigo do Lago da Serra da Mesa
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
Sistemas de Abastecimento de Água:
I- Conceitos Básicos: Desenvolvimento Sustentável; Saneamento Básico;
Trabalho elaborado por: José Silva, Nelson Gonçalves, Daniela Alves, Ricardo Quintal e Miguel Quintal 12ºJ Ano lectivo 2013/2014 Escola Secundária Alberto.
USO DE EFLUENTES DE SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTO NA AGRICULTURA
As Lições da Crise Hídrica na Região Metropolitana de São Paulo
Adequação ambiental da propriedade rural
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS- UBERLÂNDIA-MG
Gerhard Valkinir Cabreira
Eduardo Bandeira de Mello Chefe do Departamento de Meio Ambiente São Paulo, 23 de novembro de 2007.
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
CTR Nova Iguaçu.
Amazônia Meridional Marcos Roberto Pinheiro - WWF-Brasil
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
O GRUPO Portal Solution Network é um grupo de empresas baseadas em uma plataforma de negócios, voltados para atender as necessidades.
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Rio do Sul, 23 de março de 2010 Oficina sobre o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí.
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
Prof. Dr. Murilo Andrade Valle 2007
ÁREA AMBIENTAL Grupo Único. OBJETIVO ESTRATÉGICO 4 Garantir o uso ordenado dos Recursos Naturais com vistas ao desenvolvimento sócio-econômico com qualidade.
IF 128 – Pratica II Geovana Pereira Guimarães
SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização.
TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO
PROGRAMA MANANCIAIS Propostas Relativas ao Município de Guarulhos.
Profª.: Danúbia Zanotelli Soares
Conclusão Material e Método Fundamentação teórica Introdução Referências Bibliográficas Resultados e Discussões. Transformando realidades: produtor rural.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Resíduos sólidos – Coleta Seletiva Eng. Antônio Carlos Silva Sampaio Campo Grande, MS – Agosto, 2011 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO.
Recuperação de áreas degradadas Porto Alegre, 17 de setembro de 2015
Região Carbonífera Vice – Presidente: Luis Ernani Ferreira Alves ( Chacrinha ) - Guaíba Temática de Trabalho Meio Ambiente e Saneamento Comissão: Presidente:
Nesta Campanha, o que nos motivará para o encontro e a ação conjunta é a preocupação do cuidado com a Casa Comum, o lugar onde habitamos. A Casa Comum.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Projeto: Espaço urbano e meio ambiente
Tratamento dos efluentes hídricos utilizados no processo de branqueamento da celulose.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Políticas de proteção de áreas verdes
RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE NASCENTES: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DAS PRÁTICAS VEGETATIVAS E MECÂNICAS DA BACIA DO RIO.
ANÁLISE PRELIMINAR: A AGRICULTURA URBANA E O CONTEXTO SÓCIO-AMBIENTAL DO LOCAL Disciplina População, Espaço e Ambiente Docente: Prof. Drª Silvana Amaral.
RENASCENTES Programa de Despoluição Hídrica
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. PARQUE ECOLÓGICO Um parque ecológico congrega uma série de atividades, com objetivos específicos, de uma.
Engº Marcos Rodolfo Schoene Diretor Presidente Seminário Estadual sobre Pagamento por S erviços A mbientais EXPERIÊNCIAS EM PSA PROGRAMA SOS NASCENTES.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
PROEVA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA ÁGUA Autora: Alessandra Stinghen Coautora: Taline Luise Behling.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. OBJETIVOS Conservação e preservação dos ambientes especiais Eliminar ou pelo menos diminuir os efeitos da.
Transcrição da apresentação:

PROJETO RENASCENTE DE ARAUCÁRIA Emerson de Mello Engº Civil Pós Graduado em Pericias Ambientais. “Perícias de Engenharia; Ambientais e Inspeções Prediais” Engenheiro Civil – Emerson de Mello

IDEALIZAÇÃO DO PROJETO DR. EVANDRO PORTUGAL Juiz de Direito da Vara Cível de Araucária da região Metropolitana de Curitiba. Convite para desenvolvermos os trabalhos. Parceria com o Município de Araucária através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Busca dos Parceiros (padrinhos) do projeto. Apresentação AECIAR.

DO PROJETO Seja apoiado pela iniciativa privada. Projeto e execução com recursos das empresas e ou pessoas fisicas – Padrinhos. Aprovado e fiscalizado pelo poder público (SMMA). Existem mais de 300 Nascentes (Minas) de Água no Município. Preservação de um grande patrimônio as gerações futuras.

INTRODUÇÃO A água doce é necessidade básica de todos os seres humanos, e essa necessidade pode ser interpretada de diferentes formas pelas diversas culturas. De maneira geral, nas sociedades tradicionais a água (rios, nascentes, chuva e outras formas) é um bem da natureza, muitas vezes dádiva responsável pela sua abundância ou pela sua escassez. Já nas sociedades urbanas e modernas a água doce é considerada um bem econômico, em grande parte domesticado e controlado pela tecnologia (represas, estações de tratamento, etc). Um bem público, cuja distribuição pode ser apropriada de forma privada ou corporativa.

Objetivo do Projeto. Proteger e recuperar as nascentes do quadro urbano do Município de Araucária.

Metodologia. - Elaboração do Projeto; - Implantação; - Manutenção; - Educação Ambiental da população no entorno da nascentes;

AÇÕES DE PROTEÇÃO DAS NASCENTES Nascentes são afloramentos provenientes da água subterrânea que pode se acumular em forma de lagos e represas ou dar origem a rios e ribeirões. Segundo Calheiros entre outros (2004) nascente ideal é aquela que: “...fornece água de boa qualidade, abundante e contínua, localizada próxima do local de uso e de cota topográfica elevada, possibilitando sua distribuição por gravidade, sem gasto de energia.” A área adjacente à nascente (APP) deve ser toda cercada a fim de evitar a entrada de animais, homens, veículos, etc. Todas as medidas devem ser tomadas para favorecer seu isolamento, evitando-se a contaminação do terreno ou diretamente da água.

RECUPERAÇÃO DAS NASCENTES Procedimentos de recuperação de áreas degradadas segue as seguintes etapas: 1. Escolha do sistema de reflorestamento; 2. Escolha das espécies; 3. Combinação das espécies; 4. Distribuição das espécies no campo; 5. Plantio e manutenção

Resultado Esperado. Recuperações das nascentes propriamente dito. Mobilização e Educação da população no entorno. Promover o crescimento urbano sustentável. Empresa Cidadã. A fixação do carbono. Filtragem da carga orgânica que deixa de contaminar o lençol freático.

Saneamento básico. Descontaminação. Disciplinar o uso de solo – Impede a ocupação irregular.

CUSTOS Valores são estimados e estão diretamente proporcional ao grau de degradação da nascente. Projetos valor estimado entre R$ 3.000,00 a 10.000,00 Implantação e manutenção R$ 10.000,00 por ano.

Nossos Agradecimentos. CONTATO: TEL: (41) – 3273-3273 – 9115-0472 E-MAIL: construtora@onda.com.br Nossos Agradecimentos.