Tema e variações Algumas dicas Baseado em Douglass M. Green.

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Transcrição da apresentação:

Tema e variações Algumas dicas Baseado em Douglass M. Green

Dois tipos básicos : Variações contínuas : geralmente baseadas num tema de uma ou duas frases. As variações se seguem ininterruptamente. Variações seccionais: são baseadas num ou mais períodos. Há pausas ou cesuras entre as variações. [Vamos nos concentrar neste tipo]

Procedimentos nas variações seccionais Variação Ornamental Tomamos por base exemplos sobre “O Ferreiro Harmonioso”, de G. Handel Geralmente aparece em semicolcheias

Variação simplificada A melodia volta a ser apresentada de modo simples. No entanto, o fluxo de semicolcheias é transferido para uma outra voz, geralmente o baixo.

Variação figurativa A variação é construída sobre um motivo ou uma figuração melódica, que pode ou não ser derivada do tema. Mais de um motivo pode ser empregado.

Variação figurativa A seguinte variação também pode ser considerada como figurativa, assumindo que a escala seja a figura, ora descendente, ora ascendente. [Até aqui, os exemplos foram de Handel, “O Ferreiro Harmonioso”]

Variação melódica Às vezes uma nova melodia toma o lugar da original. Mantém-se, neste caso, os elementos gerais da harmonia.

Variações contrapontísticas Diversos procedimentos podem ser utilizados aqui. Os principais são : Imitativa Canônica Fugada Aditiva

Variação imitativa Observe as variações abaixo, com as imitações do motivo : J. S. Bach, Variações Goldberg, 4a. Var.

Variação canônica Quando duas vozes são escritas em cânon, a segunda é uma imitação estrita da primeira. Observe isto entre o soprano do 1o compasso e o contralto do 2o. J. S. Bach, Variações Goldberg, 9a. Var

Variação fugada Observe que o tenor é a resposta do sujeito, no baixo: procedimento típico da fuga. J. S. Bach, Variações Goldberg, 10a. Var

Variação aditiva Funciona como um quodlibet, uma peça que combina canções diversas ou fragmentos das mesmas. J. S. Bach, Variações Goldberg, 30a. var

Variação característica Acontece quando uma variação assume o caráter de uma dança (minueto, sarabanda, giga etc.) ou peça característica (barcarola, entre outras).