DRAMATIZAÇÃ O Mudanças de Estado Físico 1. REGRAS DE APRESENTAÇÃO  A professora Eliane dividiu os alunos em 2 grupos.  Um grupo ficou encarregado de.

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Transcrição da apresentação:

DRAMATIZAÇÃ O Mudanças de Estado Físico 1

REGRAS DE APRESENTAÇÃO  A professora Eliane dividiu os alunos em 2 grupos.  Um grupo ficou encarregado de dramatizar sobre FUSÃO e EBULIÇÃO e o outro sobre CONDENSAÇÃO e SOLIDIFICAÇÃO. A proposta da professora foi que cada grupo deveria usar o corpo e a criatividade para mostrar como as moléculas se movimentam durante as mudanças de estado físico.  Durante a apresentação um grupo avaliou o outro, mostrando os erros e os acertos.  Os grupos tiveram uma aula para se organizarem e ensaiarem para a apresentação na próxima aula.  As apresentações foram feitas em uma área de lazer da escola. 2

FUSÃO 3

 Os alunos de vermelho representavam o fogo e os de azul a água.  O fogo circulava em torno da água que estava em estado sólido, podemos ver que os alunos estavam organizados, como as moléculas da água quando está no seu estado sólido. Todos juntinhos, bem estruturados um ao lado do outro. 4

FUSÃO 5

 Com o passar do tempo o fogo vai esquentando a água em estado sólido. E as moléculas começam aos poucos alguns movimentos. Percebemos isso, pelos alunos que começam a balançar um pouco a cabeça, dando a idéia deste movimento das moléculas. 6

FUSÃO 7

 Nesta etapa, as moléculas ao receberem mais calor, começam a movimentar mais e a separem um pouco mais umas das outras. 8

EBULIÇÃO 9

 Na foto anterior, após receberem muito calor. As moléculas separam ainda mais, e passam para o estado líquido.  Nessa hora continuam recebendo calor e o liquído em agitação entra em ebulição. Os alunos que representam a água espalham como uma vaporização rápida. Cada um vai para um lado rapidamente. 10

CONDENSAÇÃO 11

CONDENSAÇÃO  Este grupo representando a condensação não usou roupas para caracterizarem a água. Neste caso, todos representam as moléculas da água em estado gasoso.  Como podemos ver eles movimentam, bem distantes uns dos outros. 12

CONDENSAÇÃO 13

CONDENSAÇÃO  Com o passar do tempo eles aproximam mais, mas ainda não ficam muito organizados, já que passam do estado gasoso para o líquido. 14

SOLIDIFICAÇÃO 15

SOLIDIFICAÇÃO  Aos poucos o líquido vai solidificando e os alunos vão unindo, ou seja, estruturando dando a idéia de organização das moléculas da água em estado sólido. 16

SOLIDIFICAÇÃO 17

SOLIDIFICAÇÃO  Com o tempo as moléculas se unem e formam um sólido. Como podemos ver através da união dos corpos dos alunos. 18

AVALIAÇÃO FINAL  Ao final das apresentações, um grupo avaliou o outro juntamanete com a professora Eliane, mostrando os erros que cada grupo cometeu.  Sobre o comentário do primeiro grupo foi que eles na hora de representarem a ebulição espalharam muito rápido (correram).  Já o segundo grupo ao solidificarem alguns alunos não ficaram bem unidos, haviam alguns espaços. 19