Espero que possa ilustrar o processo. Ateliê de Cerâmica Contemporânea

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Misturas e Soluções.
Advertisements

Processos de Separação de Misturas
Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar.
Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar.
É batata ou maçã? Material uma batata uma maçã taça com água faca
Pesquisa 4 dias A PESQUISA DE 4 DIAS É UMA FERRAMENTA ADICIONAL .
Planejamento-Mestre da Produção
OS TIPOS DE SOLOS.
REGISTRO DA OFICINA DE GRAVURA PROJETO SOCIAL ACM
A Reciclagem Vamos aprender o que reciclar E
LIXO UMA AMEAÇA PARA A BIODIVERSIDADE DO PLANETA!!!
Ervilheiras.
Bagagem Paulo Valzacchi Este PPS não tem senha de segurança,
Prof. Luís Canotilho Execução de medalha Mascararte – 1.ª bienal da máscara 2003 Bragança / Portugal Face A do projecto Face B do projecto.
CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
O Barro.
Reciclagem do Vidro.
Tutorial da fossa bioséptica para área de várzea
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO
É PRISÃO DE VENTRE? E AGORA?.
Tratamento do Esgoto Doméstico Deivid Ívini Moraes de Negreiros.
Substâncias e Métodos de Separação
Trabalho : Plano de Aula Matéria: Química Nome do Professor: Paulo Cezar Ferreira Série que leciona: Colegiais.
Oficina de Reaproveitamento de papel usado.
Laboratório de Química A Química é uma ciência experimental, todos os conceitos e teorias da Química são formulados com bases em experiências feitas.
Reciclagem de Embalagens.
Sistemas Estruturais II
Protege a Natureza! Recicla.
Treinamento: Atendimento, vendas e fechamento.
Um convite à Física Veja, como em um exemplo simples do cotidiano, podemos identificar várias entidades do mundo da Física. venha...
O portão do paraíso. Nome: Gabriel Benvenutti
Compostagem Agricultura familiar.
Processo de Reciclagem do Vidro
CONSED – AULA N.º 14 PINTURA E ACABAMENTOS FINAIS
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
O mundo está de cabeça pra baixo. E você sabe bem o porquê.
Procedimento para Ensaios em laboratorio do “Sistema RKL Eco4Land”
PROCESSOS DE SEPAÇÃO DE MISTURAS
DENGUE Proteja sua família, evite que o mosquito da dengue
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Oficina de Compostagem
A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS
Controle de Qualidade na Farmácia de Manipulação
Separação de Misturas Prof. Danilo Borges 25/03/2015.
Limites de Consistência
Nosso produto.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP
Dia do Design Sustentável
REVISÃO – AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE CIÊNCIAS 6º Ano AB
JOÃO-DE-BARRO Arquiteto sem diploma Vemos em muitos lugares ninhos do oleiro João-de- barro; mostro aqui essa peculiaridade num ninho que foi construído.
Materiais de Construção I Concreto de Cimento Portland Aula II
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
EFEITO RELEVO BASE ÁGUA
COMPOSTAGEM.
Aula: Processos de separação de misturas.
Como elaborar uma boa redação?
PROJETOS DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
SEPARADORES CRIAM UM MÉTODO PARA SEPARAR OS MATERIAIS.
Reciclagem de componentes do computador e periféricos
COMPOSTE SEU LIXO ORGÂNICO
Limpeza de Caixa d’água
Módulo I Capítulo 7: Funções e Procedimentos William Ivanski Curso de Programação C#
15 anos.
Como controlar o estoque
Compras – Controle de Estoque. Por que é necessário controlar o estoque? Reduzir custos –Se há excesso em estoque A empresa terá custos operacionais para.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO
SEPARAÇÃO SÓLIDO - SÓLIDO SEPARAÇÃO SÓLIDO - SÓLIDO
Transcrição da apresentação:

Espero que possa ilustrar o processo. Ateliê de Cerâmica Contemporânea Reciclando a argila A argila é um material fantástico por diversos motivos, mas a sua capacidade de ser reciclável é um fenômeno que interessa muito aos ceramistas. As argilas que usamos foram formadas por processos geológicos e intemperismo, à milhares e milhões de anos, por isso quanto mais ela envelhece, melhor fica. Interessa ao ceramista poder aproveitar a capacidade de recicla-lá. Aqui apresentamos um dos possíveis métodos de exercer a reciclagem das sobras de argila. Espero que possa ilustrar o processo. Tito Tortori Ateliê de Cerâmica Contemporânea Tito Tortori

Ateliê de Cerâmica Contemporânea Reciclando a argila Tito Tortori Grês Caulim Restos diversos Ateliê de Cerâmica Contemporânea Tito Tortori A reciclagem da argila começa com a coleta dos resíduos e sobras que foram separados durante o mês, em um balde.

Ateliê de Cerâmica Contemporânea Guardando as sobras Depois de um mês recolho todo as sobras para reciclar e o balde pode receber novamente mais sobras. Ateliê de Cerâmica Contemporânea Tito Tortori No balde, durante o mês, são lançados todos os resíduos de todas as massas mais grosseiros, como peças quebradas no ponto de osso, raspas de acabamento, peças perdidas no torno etc

Ateliê de Cerâmica Contemporânea 1º etapa: Misturar Em geral esses resíduos estão mais secos do que o ponto ideal de umidade das massas cerâmicas (Perceba que a massa não está lisa!). Ateliê de Cerâmica Contemporânea Tito Tortori Quando existe uma quantidade razoável de sobras, coloco todas em um misturador e deixo “rodar” por alguns minutos. O misturador faz uma etapa primária de homogeneização. Poderia ser feito na maromba mesmo.

No fundo da pia tenho um filtro/ peneira daqueles de cozinha. A lama da caixa No fundo da pia tenho um filtro/ peneira daqueles de cozinha. Esse tubo tem uns 30cm e conduz a lama da pia até a caixa. O material mais denso vai se decantando fundo da caixa. Esse outro tubo na parte alta , permite que a água, quase livre de partículas saia da caixa! Ateliê de Cerâmica Contemporânea Tito Tortori Sob a pia de trabalho também tenho uma caixa decantadora (de amianto) que tem múltipla função: Recolhe o excesso de lama resultante do torno, impede a sobrecarga do encanamento, impede que os metais pesados dos esmaltes passem para o esgoto.

Ateliê de Cerâmica Contemporânea Lama também é sobra! É necessário um pouco de cuidado para recolher a lama, pois o local é um ecossistema habitado por bactérias decompositoras. As bactérias decompõem a matéria orgânica formando uma massa mais escurecida! Ateliê de Cerâmica Contemporânea Tito Tortori A lama pode se apresentar mais escurecida e com algum odor de decomposição, mas isso só demonstra que as bactérias estão agindo. Com o envelhecimento da massa qualquer odor desaparecerá.

Passo a lama em peneira (de cozinha mesmo) com a ajuda de um pincel Passando pela peneira! Essa lama mais escura (resultante da decomposição da matéria orgânica) é extremamente importante na reciclagem , pois ela contém as partículas mais finas e ácidos orgânicos, que auxiliam na plasticidade. Passo a lama em peneira (de cozinha mesmo) com a ajuda de um pincel Ateliê de Cerâmica Contemporânea Tito Tortori A argila decantada é recolhida com recipientes e passada por uma peneira fina (malha 30) para evitar resíduos indesejáveis como pedras e restos orgânicos. Se houver algum odor, ele desaparecerá durante o processo de “descanso” da massa.

Ateliê de Cerâmica Contemporânea 2ºetapa: Sobras secas + lama! A lama vai direto para o misturador se juntar com as sobras ressecadas. Ateliê de Cerâmica Contemporânea Tito Tortori A lógica é transformar dois problemas em um solução. Uma massa é seca demais e a outra, úmida em excesso. Misturando as duas teremos uma massa mais plástica e com um teor de umidade melhor. Deixo o misturador “bater” até obter uma boa homogeneização.

Depois de uns vinte minutos, a massa já está mais homogênea. Um tempo depois! Depois de uns vinte minutos, a massa já está mais homogênea. Ateliê de Cerâmica Contemporânea Tito Tortori O misturador mescla a lama(barbotina) com a parte mais seca, gerando uma massa bem úmida e mais homogênea.

Ateliê de Cerâmica Contemporânea E a plasticidade? Nesse ponto a massa está muito úmida para percebermos a sua plasticidade, mas, em geral, adiciono um pouco de bentonita. Ateliê de Cerâmica Contemporânea Tito Tortori As massas recicladas tendem a ter um pouco menos de plasticidade devido a sua natureza e a introdução de materiais antiplásticos, como caulim, chamote. A bentonita corrige essa deficiência, mas é necessário deixá-la descansando por 2 semanas depois de pronta.

A massa está bem macia e homogênea Ateliê de Cerâmica Contemporânea E o excesso de umidade? A massa está bem macia e homogênea Ateliê de Cerâmica Contemporânea Tito Tortori Toda essas etapas poderiam ser feito sem o uso do misturador, usando apenas um balde e deixando os materiais bem úmidos durante alguns dias. Vamos Misturando tudo com um tudo de PVC ou ripa de madeira para homogeneizar. Agora a secagem...

A secagem pode ser acelerada com o uso de uma placa de gesso Ateliê de Cerâmica Contemporânea Tito Tortori É possível comprar placas de gesso usadas para rebaixamento de teto, vendidas em lojas de materiais de construção. Mas elas são finas e empapam com facilidade. Uma boa placa de gesso deve ter de 7 a 10cm, para ser bastante absorvente.

A massa reciclada colocada em pelotas sobre a placa de gesso. 3ºetapa: Secagem no gesso A massa reciclada colocada em pelotas sobre a placa de gesso. Ateliê de Cerâmica Contemporânea Tito Tortori A secagem pode durar de 1 a 3 dias dependendo do ponto de umidade da massa reciclada e da umidade da placa de gesso.

A massa vai direto da placa de gesso para a maromba 4ºetapa: Amassamento A massa já menos úmida pode ser ainda perfeitamente homogeneizada em uma maromba ou amassada manualmente. A massa vai direto da placa de gesso para a maromba Ateliê de Cerâmica Contemporânea Tito Tortori O ponto de umidade final pode ser controlado na passagem pela maromba, onde podemos adicionar mais barbotina(lama) no caso da massa estar menos úmida do que o ideal.

Ateliê de Cerâmica Contemporânea Última etapa: Descanso da massa A massa deve ficar entre 1 e 2 semanas para que ocorra o perfeito “empapamento” das partículas de argila. Ateliê de Cerâmica Contemporânea Tito Tortori Geralmente escrevo com um pincel de quadro-branco, a data do preparo da massa e tento esperar o prazo ideal de descanso ou envelhecimento.

Ateliê de Cerâmica Contemporânea Teste de plasticidade Para testar a plasticidade pego um pequeno pedaço da massa e tento tornear um pequeno vaso para perceber a plasticidade. Ateliê de Cerâmica Contemporânea Tito Tortori Ao tornear a massa percebo se a plasticidade é razoável. Se consigo tornear é sinal de que há um mínimo de plasticidade. O processo de “envelhecimento” vai deixá-la mais plástica. O ideal é só usar a massa reciclada depois de um mês.

Ateliê de Cerâmica Contemporânea Teste final O teste final mesmo só ocorrerá depois do envelhecimento, quando uso para tornear minhas peças, como esses componentes de um bule. Ateliê de Cerâmica Contemporânea Tito Tortori Depois de 2 semanas, a massa está mais plástica do que no momento da reciclagem. Se eu tiver dificuldade com alguma partida reciclada, repasso na maromba adicionando mais bentonita ou outra argila mais plástica, e, deixo descansar novamente.

Ateliê de Cerâmica Contemporânea Peça feita de argila reciclada O design do bule, com linhas finas e delicadas, demonstra que a massa usada tem a plasticidade necessária para a execução no torno. Ateliê de Cerâmica Contemporânea Tito Tortori A peça pronta mostra que a massa pode ser plenamente reciclada indefinidamente. Uma vez que os resíduos dessa massa voltam para a caixa e reiniciam o ciclo infinitas vezes.

Tito Tortori é ceramista, professor e pesquisador de cerâmica, com ateliê na Barra da Tijuca(RJ). Coordenador do grupo de discussão Cerâmica Brasil do Yahoo grupos( http://br.groups.yahoo.com/group/ceramica-brasil/) Fotoblog: http://ceramicaviva.nafoto.net/ Ateliê: R. Calheiros Gomes, 512, Barrinha – RJ Tel: (021)24296470 e 81116016/ Residencial: 22399842 Email: titotortori@yahoo.com.br