COOPERAÇÃO FIOCRUZ-INSERM Competência Informacional de Alunos de Pós-Graduação em Saúde Pública Beatriz Vincent Julho/2010.

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Transcrição da apresentação:

COOPERAÇÃO FIOCRUZ-INSERM Competência Informacional de Alunos de Pós-Graduação em Saúde Pública Beatriz Vincent Julho/2010

MAR/2010 – MAR/2012

Competência Informacional de Alunos de Pós-Graduação em Saúde Pública INTRODUÇÃO A tomada de decisões em saúde requer competências na busca da informação. Habilidades desejáveis: Saber identificar e buscar recursos que vão além daqueles da literatura produzida eletronicamente; Reconhecer limitações seja do domínio temático seja dos recursos oferecidos pela instituição; Conhecer o escopo das bases de citações, indexação e convenções, bem como o formato do registro online a fim de garantir a relevância da base de citações selecionada para o que é de fato buscado e a adequação dos métodos de recuperação (Alpi, 2005).

Competência Informacional de Alunos de Pós-Graduação em Saúde Pública INTRODUÇÃO O pesquisador de SP brasileiro conta com um conjunto de recursos online. Ter acesso a Internet não é, entretanto, condição exclusiva para usá-la. Programas de treinamento especialmente desenvolvidos são necessários para que o uso dos recursos disponíveis não seja dificultado uma vez que (1) a diversidade dos temas contemplados pela SP faz da busca de informações uma tarefa ainda mais complexa (Alpi, 2005); (2) portais internacionais como o PubMed da Biblioteca Nacional Americana estão em inglês; a proficiência no idioma é um fator interveniente já estabelecido para seu uso eficiente (Mouillet, 1999).

Competência Informacional de Alunos de Pós-Graduação em Saúde Pública OBJETIVOS: (1) Descrever a Competência Informacional do aluno ingressante na Pós-Graduação em SP; (2) Avaliar um programa de treinamento em Competência Informacional voltado para o aluno ingressante na Pós- Graduação em SP.

Competência Informacional de Alunos de Pós-Graduação em Saúde Pública OBJETIVOS ESPECIFICOS 1) Analisar estudos que aplicaram questionários para aferir competência informacional em estudantes de saúde pública, particularmente seus objetivos e métodos, bem como formato e conteúdo dos instrumentos utilizados, tendo em vista sua adequação aos nossos interesses (ESTUDO1). 2) Descrever a competência informacional dos alunos ingressantes na Pós- Graduação Stricto Sensu em Saúde Pública ENSP-FIOCRUZ e Université Victor Segalen Bordeaux 2, França (ESTUDO2); 3) Desenvolver e realizar um treinamento em Competência Informacional em Saúde Pública voltado para o manejo da base de citações eletrônica MEDLINE através da interface PubMed e dirigido ao aluno ingressante na Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Pública da ENSP–FIOCRUZ. Avaliar seu impacto junto aos alunos participantes, isto é, testar a hipótese de que o programa de treinamento proposto trará a melhoria significativa na desempenho dos participantes em buscas na base de citações MEDLINE via interface PubMed aferidas por um instrumento objetivo de avaliação (ESTUDO3)

Competência Informacional de Alunos de Pós-Graduação em Saúde Pública METODOLOGIA: ESTUDO1: Realizar revisão da literatura para identificar questionários que investigam competência informacional em alunos de Saúde Pública. Tipo de Estudo: Revisão de literatura na base de citações MEDLINE via interface PubMed no período de 1998 a Argumentos de busca utilizados: Information Storage and Retrieval, Questionnaires, Internet literacy, Literature retrieval, Pubmed, Medline, Lilacs, Students, Public health. Critérios de inclusão e exclusão segundo publicação de Jacobs and cols (2003). (FALTA REPETIR ENTRE 2008 A 2010) ESTUDO2: Realizar estudo seccional em competência informacional de alunos das coortes 2009, 2010 e 2011 ingressantes na Pós-Graduação Stricto Senso da ENSP- FIOCRUZ (Estudo aprovado pelo Comitê de Ética da ENSP (CAAE ). Tipo de Estudo: estudo seccional. Instrumento: questionário « COMPETENCIA INFORMACIONAL DO ALUNO DE SAÚDE PÚBLICA DA ENSP-FIOCRUZ » adaptado de Martinez-Silveira and Oddone (2008). População: alunos ingressantes na Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Pública da ENSP–FIOCRUZ; Amostragem: Durante o período de matrícula, os alunos do Stricto Sensu (SS) receberam um com o questionário do estudo e Termo de Consentimento Esclarecido (TCLE) em arquivo anexo. O questionário e o Termo de Conhecimento Livre e Esclarecido (TCLE) serão impressos, preenchidos e colocados em envelope a ser depositado em urna na Secretaria Acadêmica ou postado pelo correio. Para 2011 a metodologia deverá ser ligeiramente alterada (Em andamento)

ESTUDO2, Bordeaux, França

Competência Informacional de Alunos de Pós-Graduação em Saúde Pública METODOLOGIA: ESTUDO3: Realizar estudo de intervenção para identificar o impacto de um treinamento em competência informacional em alunos das coortes 2009 e 2010 ingressantes na Pós-Graduação Stricto Senso da ENSP-FIOCRUZ. Tipo de Estudo: estudo de intervenção, prospectivo, quase-randomizado, pré x pós-treinamento, pareado, cegamento na análise. Critérios de inclusão: Ser pós-graduando do SS- ENSP e desejar participar do estudo. Critérios de exclusão: curso em computação/informática ou ciência da informação/biblioteconomia em qualquer nível; experiência profissional nas áreas acima dentro ou fora da instituição. Instrumento: No estudo original de Ramos e cols. (2003), as respostas eram anotadas em papel. Na nossa abordagem, iremos “fotografar” a janela HISTORY do site PubMed que exibe as expressões de busca utilizadas pelos indivíduos. As expressões de buscas exibidas na janela HISTORY do PubMed revelam a forma com que a base foi pesquisada. Recursos como a aplicação da opção LIMITS do PubMed, operadores booleanos, descritores MeSH, entre outras estratégias serão comparados com a seção de busca no MEDLINE do Teste de Fresno (Ramos e cols, 2003) e os scores para cada candidato antes e depois da intervenção serão calculados. A medida de resultado será, assim, o valor da diferença entre o score final (pós-treinamento) menos o score inicial (pré-treinamento). (Em andamento).

Competência Informacional de Alunos de Pós-Graduação em Saúde Pública Referências Bibliográficas Alpi KM. Expert searching in public health. J Med Libr Assoc Jan;93(1): Jacobs SK, Rosenfeld P, Haber J. Information literacy as the foundation for evidence- based practice in graduate nursing education: a curriculum-integrated approach. J Prof Nurs Sep-Oct;19(5): Martinez-Silveira MS, Oddone N. Information-seeking behavior of medical residents in clinical practice in Bahia, Brazil. J Med Libr Assoc Oct;96(4): Mouillet E. Language barriers and bibliographic retrieval effectiveness: use of MEDLINE by French speaking end users. Bull Med Libr Assoc. 1999, Oct;87(4): Ramos KD, Schafer S e Tracz SM. Validation of the Fresno test of competence in evidence based medicine. BMJ 203; 326;

Obrigada!