Apoio Matricial com Agentes Comunitários de Saúde como Enfrentamento para o Desenvolvimento de Caminhada Orientada Carla Izabela Bonzanini Profissional.

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Transcrição da apresentação:

Apoio Matricial com Agentes Comunitários de Saúde como Enfrentamento para o Desenvolvimento de Caminhada Orientada Carla Izabela Bonzanini Profissional de Educação Física – CREF11 Cláudia Inês Sônego Nutricionista – CRN/MT

Sorriso surge com a expansão brasileira em direção à Amazônia Legal, 13 de maio de 1986 (emancipação política); Norte Mato-grossense, ao longo da BR 163, a 412 km de Cuiabá; Relevo plano e vegetação de cerrado em transição para Floresta Amazônica.

Prefeito: Clomir Bedin mil habitantes (IBGE,2010); PIB ,00 Renda per capta de ,85.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE: GESTOR: Ednilson de Lima Oliveira 18 Unidades de Saúde da Família; (USF) 01 Unidade Básica de Saúde; (UBS) 01 Programa Agentes Comunitários de Saúde; (PACS, rural) 01 unidade móvel (USF itinerante) rural; 01 Centro de Referência e Especialidade Médica; (CREM) 01 Centro de Testagem e Aconselhamento; (CTA) 01 centro de Reabilitação; 01 Centro de Apoio Psicossocial; (CAPS) 01 Central de Assistência Farmacêutica; (CAF)

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE: 01 Centro de Especialidade Odontológica; (CEO) 01 Unidade de Pronto Atendimento; (UPA) 03 Farmácias Populares Municipal; 01 Central de Regulação Municipal; 01 Academia da Saúde – Módulo III; 01 NASF 1 (Profissional de Educação Física, Nutricionista, Fonoaudiólogo) Fisioterapeuta e Psicólogo), com o segundo NASF 1 (02 Profissionais de Educação Física, Nutricionista, Psicólogo e Assistente Social) em fase de implantação; (a gestão será encerrada com 21 USFs) 504 funcionários públicos.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO NASF VINCULADAS ÀS PRÁTICAS CORPORAIS E ATIVIDADES FÍSICAS: -USF: Equipe de Saúde da Família; -Avaliação e orientação médica; -Receita Saudável; -Acolhimento na atividade indicada ou escolhida: cada atividade contempla um calendário com suas ações estratégicas multiprofissionais: cadastramento, anamnese, avaliações, manutenção do banco de dados, orientações (educação permanente em saúde) e atividades específicas. -Produção científica.

INTERSETORIALIDADE: Parcerias -UNICRED; -AABB; -IGUI Piscinas; -FACEM; -FAIS; -UNILASSALE (Lucas do Rio Verde); -Comércio em geral. Sec. De Transportes; Sec. De Educação; Sec. De Obras; Sec. De Esportes; Departamento de Cultura; Departamento de Imprensa; Associação de moradores e presidentes de bairros.

PASSOS VITAIS: CAMINHADA ORIENTADA – APOIO MATRICIAL orientação mensal; kit Caminhada Orientada: lista de chamada, boletins informativos sobre temas diversos, mensagens diárias, orientações específicas e listas de atividades diversas que poderão ser desenvolvidas com os grupos; concurso de videos.

16 pólos de caminhada; 600 usuários participando do projeto; acompanhamento efetivo dos ACSs; avaliações periódicas; em 2010 foram avaliados 120 usuarios participantes do projeto

2010, 120 usuários foram avaliados, 73,2% estavam acima do peso, 22,5% eutróficos e 4,16% com baixo peso; realizadas as intervenções: orientação nutricional e intensificação do ritmo da caminhada, após 30 dias, verificou-se uma média de redução do peso corporal de 1,2 kg à 1,73 kg.

Ginástica e Alongamento Grupo de Dança Folclórica

Hidroginástica para Gestantes Hidroginástica para Hiperdia

Hidroginástica para Idosos Caminhada Ecológica

Orientações para Grupos Natação para Crianças e Adolescentes Obesos e com Problemas Respiratórios

EVENTOS VINCULADOS ÀS PRÁTICAS CORPORAIS E ATIVIDADES FÍSICAS: Gincana de Integração dos Grupos de Caminhada Orientada I Cãominhada/2011

Cafés da Manhã e Piqueniques Saudáveis Festa Junina

I Corrida do Coração Saudável (10 km) e II Caminhada para a Saúde (05 km)

I Caminhada do Distrito de Primavera (05 km)

I Caminhada – Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso

“O fortalecimento de uma nova proposta de atenção primária à saúde pública envolve mudanças importantes no entendimento dos profissionais agentes do SUS, utilizando ações que atendam às necessidades e fluxos reais das pessoas que utilizam o sistema.”

MUITO OBRIGADO