17º DOMINGO DO TEMPO COMUM 29 de julho de 2012 Aprofundando os textos bíblicos: 2Reis 4-42-44; Salmo 145(144); Efésios 4,1-6; João 6,1-15.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MISSA.
Advertisements

Dai-lhes vós mesmo de comer
Vigília Pascal.
ONDE ESTÁ O REINO DE DEUS?
O SACRAMENTO DA EUCARISTIA.
NINGUÉM TEM MAIOR AMOR DO QUE AQUELE QUE DÁ A VIDA POR SEUS AMIGOS
3 º DOMINGO DA QUARESMA.
QUE DEUS UNIU, O HOMEM NÃO SEPARE..
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
O Pão partilhado.
O Bom Pastor Site - Blog -
TU ÉS O CRISTO DE DEUS. O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITO.
"Amou-os até o fim".
11º DOMINGO DO TEMPO COMUM
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
1º DOMINGO DA QUARESMA 26 de fevereiro de 2012
A eucaristia Começar.
O QUE É QUE VOCÊS ANDAM CONVERSANDO PELO CAMINHO?.
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
6º DOMINGO DO TEMPO COMUM
O Pão partilhado.
A RAZÃO DA NOSSA IGREJA.
FESTA DA DIVINA MISÉRICORDIA
Eu vos dou um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros, como
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR Aprofundando os textos bíblicos:
DESEJEI ARDENTEMENTE COMER CONVOSCO ESTA
VENDE TUDO O QUE TEM E SEGUE-ME!.
O FILHO DO HOMEM VEIO PARA
Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo
DOMINGO DA ASSUNÇÃO DE MARIA - MÃE DO SENHOR
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
Mestre que eu veja !.
O 4º Domingo do Tempo Pascal é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a liturgia propõe um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo.
JESUS APROXIMOU-SE, TOMOU O PÃO E DEU-LHES, FAZENDO O MESMO COM OS PEIXES.
primeiro, que seja aquele que
JOVEM, EU TE ORDENO ,LEVANTA-TE !
SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA
A liturgia do 6º Domingo da Páscoa convida-nos a descobrir a presença – discreta, mas eficaz e tranquilizadora – de Deus na caminhada histórica da.
NEM MESMO EM ISRAEL ENCOnTREI
Ao longo da história, Deus toma a iniciativa de chamar o ser humano para participar de seu projeto de salvação e espera respostas audaciosas, como a.
16º DOMINGO DO TEMPO COMUM
LIGUE O SOM Corpus Christi Celebramos hoje a festa de Corpus Christi, a festa do Corpo e Sangue de Cristo, a festa popular da Eucaristia... A festa da.
Hoje se fala muito da FOME no mundo. Quem não viu imagens de pessoas famintas, que mais parecem cadáveres ambulantes. Deus nos convida a PARTILHAR o.
Marcos 2,1-12 Jesus cura o paralítico.
Ao surdo faz ouvir e aos mudos, falar
4º DOMINGO DO TEMPO COMUM Marcos 1, º DOMINGO DO TEMPO COMUM Marcos 1, de janeiro de de janeiro de 2012 Aprofundando os textos bíblicos:
18º DOMINGO DO TEMPO COMUM
A paz esteja convosco! 3º DOMINGO DA PÁSCOA 22 de abril de Aprofundando os textos bíblicos: Atos 3, ; Salmo 4; 1Jo 2,1-5a; Lucas 24,35-48.
DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE 3 de junho de 2012.
Ide e Evangelizai.
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
SEU ROSTO MUDOU DE APARÊNCIA.
Batismo de Jesus.
19º DOMINGO DO TEMPO COMUM 12 de agosto de 2012 Aprofundando os textos bíblicos: 1Reis 19,4-8 Salmo 34(33) Efésios 4,30-5,2 João 6,41-51.
21º DOMINGO DO TEMPO COMUM 26 de agosto de 2012
TU ÉS O MESSIAS...O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITo.
DOMINGO DE PENTECOSTES
TEXTOS BÍBLICOS I - LEITURA - At 1,1-11 SALMO 46 (47) II -LEITURA - Ef 1,17-23 EVANGELHO - MC 16,15-20.
EU SOU A VIDEIRA! MEU PAI O AGRICULTOR! 5º domingo da Páscoa
4º DOMINGO DA QUARESMA 4º DOMINGO DA QUARESMA 18 de março de Aprofundando os textos bíblicos: 2Crônicas 36, ; Salmo 137(136); Efésios.
O Pão partilhado.
Olhando para o Céu Ascensão.
A paz esteja convosco! 2 º DOMINGO DA PÁSCOA OU DA DIVINA MISERICÓRDIA 7 de abril de 2013.
TU ÉS PEDRO E EU TE DAREI AS CHAVES DOS CÉUS !
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
DOMINGO DO BOM PASTOR 4º DOMINGO DA PÁSCOA 29 de abril de Aprofundando os textos bíblicos: Atos 4,8-12; Salmo 118(117); 1João 3,1-2; João 10,11-18.
A Liturgia de hoje nos apresenta o início da vida pública de Jesus. Tudo começa com o BATISMO DE JESUS, cuja festa hoje celebramos. A 1ª Leitura fala.
Lição da Escola Sabatina 07 de maio à 13 de maio.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Ciclo B 29 de Julho Domingo Tempo Comum Música: “Glória a Deus”. Liturgia sefardita.
Transcrição da apresentação:

17º DOMINGO DO TEMPO COMUM 29 de julho de 2012

Aprofundando os textos bíblicos: 2Reis ; Salmo 145(144); Efésios 4,1-6; João 6,1-15

JOÃO 6,1-15 O relato da multiplicação dos pães, narrado também pelos outros evangelistas, tem a finalidade de suscitar a fé em Jesus que realizava sinais de salvação, sobretudo em favor dos doentes. A alusão à Páscoa, a festa dos judeus, mostra Jesus como o novo cordeiro pascal, que oferece a vida para alimentar a humanidade

A compaixão de Jesus, que vê a grande multidão necessitada ir ao seu encontro, suscita o comprometimento dos discípulos: Onde vamos comprar pão para que eles possam comer? (v.5). Jesus leva os discípulos a compreenderem que ele é o grande sinal do Pai, o pão vivo descido dos céus para dar a vida

Os gestos de tomar os pães, dar graças e distribuir (vv.10-11) são os mesmos que Jesus realizou na última ceia e acentuam que o pão distribuído é sinal de sua vida doada por amor. Com sua ação salvadora, os cinco pães de cevada e os dois peixes multiplicam-se e alimentam a multidão.

Eliseu, na 1ª leitura, 2Reis Eliseu, na 1ª leitura, 2Reis ,sacia a fome de muitas pessoas com apenas alguns pãezinhos. Esse fato é associado à fartura do tempo messiânico, realizada em Jesus Cristo.

O/a salmista, Salmo 145(144); expressa a confiança no Senhor, pois ele fornece o alimento e sacia todo ser vivo com fartura.

João 6,1-15 exorta a vivermos a A 2ª leitura João 6,1-15 exorta a vivermos a unidade no amor, pois formamos um só corpo, sustentados pela mesma fé e esperança no Deus, Pai de todos.

Atualizando Atualizando A abundância, não a falta de alimentos ou a fome, caracteriza a presença do Reino de Deus revelada em Jesus. Seu exemplo nos impele a abrir o coração ao amor e à fraternidade universal, comprometendo-nos com seu projeto para que todos tenham vida plena.

A PALAVRA DE DEUS NA CELEBRAÇÃO Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, hoje, sacia a fome de uma multidão faminta e desolada. Na eucaristia fazemos os mesmos gestos de Jesus, tomando o pão, dando graças, partindo-o e distribuindo-o entre nós, em comunhão com todos que anseiam por vida em abundância.

Revista de liturgia Ir. Veronice Fernandes é discípula do Divino Mestre. Possui mestrado em liturgia, é membro do Centro de Liturgia e assessora cursos de formação litúrgica. Ir. Helena Ghiggi é discípula do Divino Mestre, mestra em Bíblia e assessora cursos de formação bíblica.

A graça do Senhor jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós! Marineves