Luiz Chaimowicz Universidade Federal de Minas Gerais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

O papel da informática na educação que queremos
Informática na Educação
Introdução à Programação uma Abordagem Funcional Programação I Prof.ª Claudia Boeres CT VII - Sala 32 Departamento de Informática Centro.
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Universidade de Aveiro
Profa. M.Sc. Yáskara Menescal
Bacharelado em Sistemas de Informação
Observação As estatísticas foram feitas com base nos dados do INEP, fornecidos pelas Instituições de Ensino Superior, relativamente ao CENSO 2002.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Fundamento à Informática
O desafio de ensinar matemática
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciências da Computação.
Valdemar W. Setzer – Complementação de Algoritmos
Dinâmica de apresentação
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
A Licenciatura em Computação
IFSul – Campus Venâncio Aires
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
UFPB Virtual: histórico e operacionalidade do curso
Um olhar sobre a prática
AS PROFISSÕES DA ÁREA DA COMPUTAÇÃO
Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
Um Dia na Faculdade Bacharelado em Sistemas de Informação
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Desenvolvimento de simulações para o ensino de Física através do software Easy Java Simulation – Ciências naturais - Física Gabriel Siqueira Sombrio –
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
GRI - Gerência de Recursos Informacionais
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Programa e Plano de Ensino
FACIMINAS – FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS
Mercado de trabalho TIC !?!? Eng. Samuel M. B. Cavalcante
Campus de Caraguatatuba Aula 1: Orientações Gerais
Sistemas de Informação Bacharelado em Sistemas de Informação 2007.
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Metodologia 5W2H Quem O quê Por quê Quanto 5W2H Onde Como Quando.
Álgebra Vetorial e Linear para Computação Monitora: Aluna Jeane Mendes da Silva Santos Orientador: Professor Adriano Pedrosa CIn – UFPE.
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
Trabalho de formatura supervisionado Davi de Paula Cavalcanti Supervisor: Professor José Coelho de Pina Estágio realizado em empresa atuante no ramo financeiro.
06/05/ Apresentação da disciplina 1 Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas Departamento de Informática ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA.
Habilidades de Programação para Estudantes Mirella M. Moro Diretora de Sociedade Brasileira de Computação Education Association for.
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
SISTEMAS OPERACIONAIS, SOFTWARE E HARDWARE. Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
Educação a Distância no Núcleo de Informática Biomédica Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso.
Apresentação da disciplina
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Ricardo de Andrade Kratz
Computação na Engenharia Antônio Carlos Maida Bruno Dodorico Gabriel Furlan Douglas Alves Leonardo Possi 1 Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Curso Online A influência do computador na educação infantil
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Parâmetros Curriculares Nacionais Amanda Vivian Medeiros de Souza.
Softwares Educacionais
Disciplinas de programação: Desafio, sim ou não?.
Transcrição da apresentação:

Luiz Chaimowicz Universidade Federal de Minas Gerais Reinventando o Ensino Médio Área de Empregabilidade: Tecnologia da Informação Luiz Chaimowicz Universidade Federal de Minas Gerais

Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação Programação – Área TI Terça Quarta Quinta Fala da Secretária de Educação Dinâmica: níveis de inovação Palestra: Programação de Computadores Troca de experiências com os professores das escolas piloto Apresentação da Área de Empregabilidade em TI Dinâmica Giz + Portfólio Palestras: Geografia e Tecnologia Jogos Digitais Atividades práticas no Moodle Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação

Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação Equipe – DCC / UFMG Professores Ana Paula Couto da Silva Antônio Mendes Ribeiro Gisele Lobo Pappa Luiz Chaimowicz Márcio Luiz Bunte de Carvalho Mirella Moura Moro 6 Bolsistas 10 Tutores até o fim de 2013 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação (TI) Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação (TI) Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. Evolução tecnológica exige que o homem estude o ambiente e encontre maneiras criativas de resolver problemas. Do grego: "tekhne" que signfica "técnica, arte, ofício" juntamente com o sufixo "logia" que significa "estudo".  Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação (TI) Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação (TI) Tecnologia ... envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados TI engloba conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam processamento, manipulação e organização de dados... Correto ? Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação (TI) Definição anterior é válida, mas TI hoje é um termo muito mais amplo TI pode ser definida como um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação. Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação

Déficit de 40.000 profissionais... Por que TI? Déficit de 40.000 profissionais... 117.000 até 2015 Pesquisa IDC (Estadão, março de 2013) Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 9

do Rio a Hollywood, de Brasília a Wall Street 10

do Rio a Hollywood, de Brasília a Wall Street Empresas Públicas & Privadas Sejam de TI ou Outras Ensino & Pesquisa Empregado Autônomo Empresário 11

Programador Visual Basic Programador Java Programador PHP CARGO JUNIOR (R$) PLENO (R$) SENIOR (R$) Programador Visual Basic 1.800,00 2.800,00 4.000,00 Programador Java 2.500,00 3.800,00 5.500,00 Programador PHP 3.500,00 5.000,00 Analista segurança sistemas 4.500,00 6.000,00 7.000,00 Webmaster 6.139,00 6.798,00 8.121,00 Administrador banco dados 3.922,33 5.255,67 8.376,33 Analista sistemas de internet 6.875,00 8.988,00 9.123,00 Consultor TI especializado 6.057,00 7.725,00 11.034,00 Gerente de e-commerce 13.334,00 15.156,00 20.622,00 Gerente de sistemas 15.596,00 18.088,00 22.529,00 http://info.abril.com.br/professional/salarios MARÇO’11 12

Cursos Superiores de Tecnologia 2 anos uma área Cursos de Graduação 4 a 6 anos visão global 13

Tecnologia da Informação Tratamento da informação através de computadores Informática Computação Busca de solução para problemas 14

Pensamento Computacional Computação é Importante? Presente em todas as áreas Quase todo grande desafio encontrado no mundo está procurando solução através da computação Curar doenças Eliminar a fome Melhorar a educação Proteger o meio ambiente … … … … Pensamento Computacional Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 20.Junho.2013 15

Resolução de Problemas Através da Computação Problema do mundo real Modelo Abstrato Solução no mundo real Resolução do Problema Algoritmos + Estrutura de Dados

Exemplo – Caminho no Google Maps

Abstração Grafo + Algoritmo A*

Resolução de Problemas Através da Computação Diferentes problemas podem usar a mesma abstração Roteamento de mensagens 8-Puzzle Navegação de um robô Grafo + Algoritmo A*

Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação Ciência da Computação Ciência Engenharia Matemática Algoritmos experimentais Ciência Computacional Ciência exata e aplicada Projeto Desenvolvimento Eng. Computação Eng. Software Complexidade Computacional Software matemático Análise Numérica Ciência da Computação Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação

Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação Ciência da Computação “Ciência da Computação tem tanto a ver com o computador como a Astronomia com o telescópio, a Biologia com o microscópio, ou a Química com os tubos de ensaio. A Ciência não estuda ferramentas, mas o que fazemos e o que descobrimos com elas.” Dijkstra “aquele” do algoritmo para o problema do caminho mínimo (algoritmo de Dijkstra) Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação

Projeto de Ensino – Área de TI Ensino Médio Pensamento Computacional Instrumental Social Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 20.Junho.2013

Projeto de Ensino – Área de TI Premissas: O Reinventano o Ensino Médio não é equivalente a um curso Técnico A maioria dos professores não tem uma formação específica na área de TI Soluções: Sair do tradicional: “Manutenção e Programação de Computadores” Professor como moderador Material on-line para ser trabalhado com os alunos

Novos Tempos!

Projeto de Ensino – Área de TI Ensino Médio COMPUTAÇÃO Instrumental Software & Aplicativos Social Tecnologia e seus impactos Pensamento Computacional Solução de Problemas em Diversas Áreas Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 20.Junho.2013

Projeto de Ensino – Área de TI Solução de Problemas através da Computação 1, 2, 3 Computação e Computador Sociedade da Informação Tendências e seus Profissionais Editoração de Texto Planilhas de Cálculo Programação para Web ---------------------------------------------------------- Jogos Digitais Projeto de Inclusão Digital Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 20.Junho.2013

Projeto de Ensino – Área de TI Aulas Disciplina 1o ano 80 40 Computação e Computador Solução de Problemas 1 TI na Prática: Editoração de Texto + Introdução a Jogos 2o ano Sociedade da Informação Solução de Problemas 2 TI na Prática: Planilhas de Cálculos Jogos Digitais Conteúdos optativos 3o ano Tendências e seus Profissionais Solução de Problemas 3 TI na Prática: Programação para Web Projeto de Inclusão Digital Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 20.Junho.2013

Implantação do Projeto 2012 11 escolas piloto trabalhando o 1º Ano 2013 11 escolas piloto trabalhando o 2º Ano 133 escolas trabalhando o 1º Ano 2014 11 escolas piloto trabalhando o 3º Ano 133 escolas trabalhando o 2º Ano Universalização do 1º ano Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 20.Junho.2013

Uso de Tecnologias de EAD Moodle – Magistra Todo o material teórico bem como sugestões de atividades estão sendo colocados on-line Fóruns para discussão com/entre os professores Participação ativa de tutores Organização Moodle Um “curso” de apresentação geral para cada ano Um “curso” por disciplina Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 20.Junho.2013

Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 20.Junho.2013

Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 20.Junho.2013

Computação e Computador

Computação e Computador 3 módulos principais Introdução ao Computador Introdução à Computação Computação sem Introdução ao Computador 1.Visão geral das partes de um computador e suas finalidades 2.Tecnologias relacionadas ao computador: sistema operacional, software, hardware, rede, Internet Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 20.Junho.2013

Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação Atividades Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 20.Junho.2013

Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 20.Junho.2013

Computação e Computador Introdução à Computação 1. Algoritmos sem computador 2. Computação em Computador (programas, programação, linguagens de programação, software livre) 3. Como os computadores são usados hoje 4. Como funcionam sistemas de TI hoje (por exemplo votação eletrônica, imposto de renda, inscrição e correção no ENEM, LAN house) 5. Como funcionam sistemas online (por exemplo rede social e seu impacto social, ou seja, a mudança de comportamento, etc) Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 20.Junho.2013

Computação e Computador Computação sem Computador 1. Representando a Informação: números binários, imagens, texto 2. Algoritmos: básicos, matemáticos, busca, ordenação, roteamento, teoria da informação 3. Procedimentos: autômatos de estados finitos e linguagens de programação   Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 20.Junho.2013

Tutores Auxiliar na compreensão do conteúdo das unidades de cada eixo temático 4 tutores: Raphael Fabrício Douglas Juliana

Tutores Dúvidas são tiradas através do Magistra

Luiz Chaimowicz Universidade Federal de Minas Gerais Reinventando o Ensino Médio Área de Empregabilidade: Tecnologia da Informação Luiz Chaimowicz Universidade Federal de Minas Gerais