1 Avaliando a Qualidade dos Serviços à Primeira Infância: A condição dos pobres Soo-Hyang Choi, Chief Section for Early Childhood and Inclusive Education.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2º Seminário de Análise dos Resultados da PNAD
Advertisements

POBREZA E RAÇA NO SÉCULO 21
1 Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992 a 2009 BRASÍLIA, SETEMBRO DE 2010.
População – Crescimento e calculo estimativos.
Indicadores Socioeconômicos – IDB/RIPSA
“Educação como um direito humano" Curso Educação e Direitos Humanos São Paulo, 19 março /2012 Sérgio Haddad
INDICADORES SÓCIO ECONÔMICOS - IDH
Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR.
Dinâmicas demográficas
Quem é o jovem brasileiro?
Indicadores de Desenvolvimento Regional – terceira sessão
Políticas e Serviços da Primeira Infância no Brasil UNESCO
O CONTEXTO DAS FAMILIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
Oficina Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e Educação Fiscal
Saúde Coletiva e Meio Ambiente
Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
O Perfil Socioeconômico das Famílias Atendidas pelo Bolsa Família
FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
As Desigualdades na Escolarização no Brasil
AULA 2 Evolução da Proteção Social. AULA 2 Evolução da Proteção Social.
O LUGAR DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO NACIONAL
Programas de Transferências Sociais (pecuniárias) Condicionadas: A Experiência da América Latina Armando Barrientos Brooks World Poverty Institute, Universidade.
Tendências na assistência social e o seu papel na promoção da inclusão social Armando Barrientos Brooks World Poverty Institute, Universidade de Manchester.
Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992 a 2013
SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE HABITAÇÃO
Produtividade, Formação Profissional e Crescimento Inclusivo
TransFormação: Habilidades para Produtividade
Ruben Ritchie, 17 Fábio Martins, 5 Guilherme Barreira, 7
Exposição Migração juvenil na América Latina e no Caribe Por: Drª Ana Isabel Roldán Rico Professora e Pesquisadora Universidade de Querétaro.
Alunas:Bruna Cristina,Juracy Ribeiro,Laryssa Paula,Milena Silva e Rayra Keithielly 3º ano B Periferias de Várzea Grande e Cuiabá.
Prejuízos do Trabalho Infantil para a Educação
A POBREZA NO CEARÁ: O TAMANHO DO DESAFIO
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
Reynaldo Fernandes Amaury Patrick Gremaud Gabriel Ulyssea
O Mundo em Perspetiva Economia C 12.º Ano
30 de junho de PLANO BRASIL SEM MISÉRIA  Instituído pelo Decreto nº 7.492, de 02/06/2011  Destaques: art. 1º - Fica instituído o Plano Brasil.
Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
ENCONTRO DE ASSESSORES 2011 Profª Maria Helena da Silva
EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS.
NOROESTE NORTE CAMPOS GERAIS CAMPOS GERAIS CENTRO SUL CENTRO SUL OESTE LESTE
Desafios para a política de EI na rede municipal de SP
Juventude, Trabalho e Renda. Funil da Educação Média Dos 10,6 milhões de jovens 15 a 17 anos 8,2 milhões estão na escola 4 milhões no Ensino Médio 1,8.
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Demografia Cristiano Almeida.
Analfabetismo.
Evolução Recente da Desigualdade de Renda no Brasil
Análise CEPLAN Recife, 27 de abril de
Leituras no Brasil: Lendo o Brasil Helena Bomeny (CPDOC/FGV/UERJ) PNL, Lisboa – Outubro 2007.
Vigilância dos padrões dos Serviços de Proteção Social Básica
Brasil Carinhoso Brasília, agosto de 2015.
“O BPC no Contexto do Suas: Acompanhamento dos Beneficiários pela rede de serviços socioassistencial” FLÓRIDA PR Rosemeiri Morezzi Assistente Social.
Roteiro para TERRITORIALIZAÇÃO
Exclusão Social Histórica:
XXV ENCONTRO NACIONAL DA UNCME
Destaques PNAD 2014 MDS 13 de novembro de 2015.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO RECIFE 3.ª CONFERÊNCIA DA FORGES 4, 5 e 6 DEZEMBRO DE 2013.
Relatório de Desenvolvimento Humano 2014 Mensagens Chave As vulnerabilidades devem ser tratadas para que o desenvolvimento humano seja assegurado e para.
HISTÓRICO LUTAMOS DESDE 1990 PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES EM TODO BRASIL Nasceu da sensibilização de um grupo de empresários do setor.
O Grande Desafio da Educação Superior: Expansão, Inclusão e Qualidade
Desde 2010, o escritório do UNICEF no Brasil participa da iniciativa global Out of School Children – Pelas Crianças Fora da Escola. No Brasil, a iniciativa.
Trabalho de Geografia Regiões geoeconômicas
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA NO BRASIL E ALTERNATIVAS DE REFORMAS DA PREVIDÊNCIA – BUSCANDO O EQUILÍBRIO Kaizô Iwakami Beltrão
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
Dez pontos de consenso sobre a questão da pobreza no Brasil Cap. 7 – Pobreza no Brasil - Afinal do que se trata? - Sonia Rocha.
Indicadores Educacionais Grupo de Trabalho IBGE – INEP - IPEA.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Transição demográfica transição epidemiológica
Transcrição da apresentação:

1 Avaliando a Qualidade dos Serviços à Primeira Infância: A condição dos pobres Soo-Hyang Choi, Chief Section for Early Childhood and Inclusive Education UNESCO, Paris

2 Índice Disparidades “Causas” Opções

3 Disparidades

4 Disparidade regional ao acesso Matrículas de 1-6 anos em pré-escolas em zonas urbanas e rurais por Oblasts, Kazakhstan, Akmolinaskaya Aktyubinskaya Almatinskaya Atyrauskaya E-Kazakh Zhambylskaya W-Kazakh Karagandinskaya Kyzylordinskaya Kostanaiskaya Mangistauskaya Pavlodarskaya N-Kazakh S-Kazakh Almaty CityAstana City National Urban Rural

5 Pobreza e acesso Pobreza e matrícula pré-escola p/ sexo, Quênia, Costa Central Leste Nairobi Rift Valley Oeste Nyanza Nordeste Total geral Pobreza Meninos Meninas

6 Diferença Socioeconômica para acesso Escolaridade de 0-6 anos, por renda per capita familiar média, avaliada por salário mínimo, Brasil, ~1/21/2 ~ 11 ~ 22 ~ 33~ 0-3 anos 4-6anos

7 Divisão Socioeconômica Condições socioeconômicas das famílias, por Tipo de serviço em % de cada grupo, Brasil, Desempregado Empregado Diploma Univ. Pobreza Moradia adequada PúblicoNão participa Privado

8 Diferenças Regionais em qualidade Percentagem de professores pré-escola por nível escolaridade Brasil, Brasil N-Este S-Este Segundo Grau Terceiro Grau

9 Diferença Regional no acesso? Taxa de escolaridade 4-6 anos, por região, Brasil, BrasilN-EsteS-Este

10 Diferença Regional na transição Matrículas de 1-6 anos em pré-escolas e de 7 anos em escolas primárias, Cazaquistão, a2 a3 a4 a5 a6 a7 a Urbano Rural

11 “Causas”

12 Descentralização Tendências do número de pré-escolas após a descentralização, Armênia, Total Urbano Rural

13 Serviços não disponíveis Distribuição da população de 0- 7 e de Pré-escolas por áreas urbanas/rurais, Cazaquistão, UrbanoRural 0-7 pop. Pré-escola

14 Pobreza em áreas rurais Taxa pobreza inferior à média nacional em Pobres-10 e Ricos-10 em províncias, Indonésia Papua E-Nusa Tenggara Maluku W-Nusa Tenggara S-E Sulawesi E-Java C-Java Lampung C-Sulawesi Jambi Jakarta Bali W-Sumatra Riau S-Kalimantan Aceh C-Kalimantan N-Sumatra N-Sulawesi S-Sulawesi Urbano Pobre-10Rural Pobre-10 Urbano Rico 10Rural Rico-10

15 Expansão de serviços de baixo custo para os pobres Matrícula líq. Média de 4-6 anos de famílias com renda mensal média familiar per capita abaixo de ½ salário mínimo, por região Brasil, NorteN-EsteS-EsteSulC-Oeste Brasil

16 Expansão de “educação básica precoce” para os pobres (I) Distribuição de classes alfabetização, p/ região, Brasil 2003 N-Este 74% Sul 1% Norte 10% Centro-O 5% S-Este 10%

17 Crescimento da “educação básica” para pobres (II) Matrícula 5-6 anos: educação em grupo holístico pré-primário (grupo) e escolaridade classe pré-primário (classe), por região, Cazaquistão, UrbanoRural 5 a em grupo 5 a em classe 6 a em grupo 6 a em classe

18 Opções para promover serviços de qualidade para a primeira infância pobre.

19 Serviços Alternativos aos Pobres Objetivo : –Promover expansão do acesso Como : –Mobilizando comunidades, ONGs & famílias –Como parte de um programa de assistência social Dificuldade: –Assegurar qualidade e sustentabilidade –Pobres e ricos têm acesso a serviços diferentes

20 Serviços essenciais para todos Objetivo : – Corrigir problemas da opção anterior Como : –Dando subsídios ou redução de taxas aos pobres –Taxas de acordo com os meios –Estabelecendo serviços públicos gratuitos aos pobres –Dificuldade : –Mobilização dos recursos públicos necessários

21 Serviços essenciais para todos Objetivo : –Diminuir custo de serviços de qualidade –Assegurar acesso universal Como : –Livre acesso a serviços essenciais –Aquisição de componentes adicionais Dificuldade : –Demora exagerada nos elementos “adicionais” –Retardo na equiparação de qualidade

22 Obrigado