1 Avaliando a Qualidade dos Serviços à Primeira Infância: A condição dos pobres Soo-Hyang Choi, Chief Section for Early Childhood and Inclusive Education UNESCO, Paris
2 Índice Disparidades “Causas” Opções
3 Disparidades
4 Disparidade regional ao acesso Matrículas de 1-6 anos em pré-escolas em zonas urbanas e rurais por Oblasts, Kazakhstan, Akmolinaskaya Aktyubinskaya Almatinskaya Atyrauskaya E-Kazakh Zhambylskaya W-Kazakh Karagandinskaya Kyzylordinskaya Kostanaiskaya Mangistauskaya Pavlodarskaya N-Kazakh S-Kazakh Almaty CityAstana City National Urban Rural
5 Pobreza e acesso Pobreza e matrícula pré-escola p/ sexo, Quênia, Costa Central Leste Nairobi Rift Valley Oeste Nyanza Nordeste Total geral Pobreza Meninos Meninas
6 Diferença Socioeconômica para acesso Escolaridade de 0-6 anos, por renda per capita familiar média, avaliada por salário mínimo, Brasil, ~1/21/2 ~ 11 ~ 22 ~ 33~ 0-3 anos 4-6anos
7 Divisão Socioeconômica Condições socioeconômicas das famílias, por Tipo de serviço em % de cada grupo, Brasil, Desempregado Empregado Diploma Univ. Pobreza Moradia adequada PúblicoNão participa Privado
8 Diferenças Regionais em qualidade Percentagem de professores pré-escola por nível escolaridade Brasil, Brasil N-Este S-Este Segundo Grau Terceiro Grau
9 Diferença Regional no acesso? Taxa de escolaridade 4-6 anos, por região, Brasil, BrasilN-EsteS-Este
10 Diferença Regional na transição Matrículas de 1-6 anos em pré-escolas e de 7 anos em escolas primárias, Cazaquistão, a2 a3 a4 a5 a6 a7 a Urbano Rural
11 “Causas”
12 Descentralização Tendências do número de pré-escolas após a descentralização, Armênia, Total Urbano Rural
13 Serviços não disponíveis Distribuição da população de 0- 7 e de Pré-escolas por áreas urbanas/rurais, Cazaquistão, UrbanoRural 0-7 pop. Pré-escola
14 Pobreza em áreas rurais Taxa pobreza inferior à média nacional em Pobres-10 e Ricos-10 em províncias, Indonésia Papua E-Nusa Tenggara Maluku W-Nusa Tenggara S-E Sulawesi E-Java C-Java Lampung C-Sulawesi Jambi Jakarta Bali W-Sumatra Riau S-Kalimantan Aceh C-Kalimantan N-Sumatra N-Sulawesi S-Sulawesi Urbano Pobre-10Rural Pobre-10 Urbano Rico 10Rural Rico-10
15 Expansão de serviços de baixo custo para os pobres Matrícula líq. Média de 4-6 anos de famílias com renda mensal média familiar per capita abaixo de ½ salário mínimo, por região Brasil, NorteN-EsteS-EsteSulC-Oeste Brasil
16 Expansão de “educação básica precoce” para os pobres (I) Distribuição de classes alfabetização, p/ região, Brasil 2003 N-Este 74% Sul 1% Norte 10% Centro-O 5% S-Este 10%
17 Crescimento da “educação básica” para pobres (II) Matrícula 5-6 anos: educação em grupo holístico pré-primário (grupo) e escolaridade classe pré-primário (classe), por região, Cazaquistão, UrbanoRural 5 a em grupo 5 a em classe 6 a em grupo 6 a em classe
18 Opções para promover serviços de qualidade para a primeira infância pobre.
19 Serviços Alternativos aos Pobres Objetivo : –Promover expansão do acesso Como : –Mobilizando comunidades, ONGs & famílias –Como parte de um programa de assistência social Dificuldade: –Assegurar qualidade e sustentabilidade –Pobres e ricos têm acesso a serviços diferentes
20 Serviços essenciais para todos Objetivo : – Corrigir problemas da opção anterior Como : –Dando subsídios ou redução de taxas aos pobres –Taxas de acordo com os meios –Estabelecendo serviços públicos gratuitos aos pobres –Dificuldade : –Mobilização dos recursos públicos necessários
21 Serviços essenciais para todos Objetivo : –Diminuir custo de serviços de qualidade –Assegurar acesso universal Como : –Livre acesso a serviços essenciais –Aquisição de componentes adicionais Dificuldade : –Demora exagerada nos elementos “adicionais” –Retardo na equiparação de qualidade
22 Obrigado