A mulher no Islam. A mulher no Islam Trazemos como objeto principal a desmistificação da mulher no Islam e a quebra de visões distorcidas e estereotipadas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Veste Nupcial Mt 22,1-14.
Advertisements

A República faz 100 anos.
25 de Abril de 1974.
Serão os valores morais universais?
Daniel 6,12-28 Naqueles dias, aproximaram-se os chefes do reino e encontraram Daniel orando e fazendo preces a seu Deus. Foram ter com.
Gênesis 18,1-15 Naqueles dias, o Senhor apareceu a Abraão junto ao carvalho de Mambré, quando ele estava sentado à entrada da sua tenda, no maior calor.
Confissão, Perdão e Libertação
CAMPANHA DE JEJUM DOS ALTARES APOSTÓLICOS DE ABRAÃO
Music: Holding your hand
A Pintura.
AFFECTIO MARITALIS HONOR MATRIMONII
Palavras que os pais nunca devem dizer aos filhos
O tema do grande conflito está no DNA da identidade profética e escatológica da IASD. Do Gênesis ao Apocalipse, a Palavra de Deus mostra uma guerra.
Histórias Bíblicas do Antigo Testamento
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
4. Consagre-se a Deus Nesta lição você vai aprender:
Estou cansado de ver que o governo fica com o dinheiro que eu ganho,
“Ide, pois, aprender o que significa:
No mês de Setembro comemoramos o
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
Cedo ou tarde, toda pessoa que raciocina ficará curiosa em saber para onde irá depois da morte e onde passará a eternidade.
AMIGOS: É com muita tristeza que participamos o falecimento do tão querido amigo que se chamava CARÁTER.
Na Roma Antiga era assim:
“Então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo: Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva.
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS
O casamento de Isaque e Rebeca
Um Presente Diferente Letícia Thompson.
Absolutismo Prof. Lucas Villar.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
O perigo de perder a si próprio
O nascimento de São João Batista
Chiara Lubich Março de 2009 Palavra de Vida “Se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará.” (Jo 16,23)
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro...
Evangelho segundo São Marcos Capítulo 03 Vers. 01 a 35

Rotina....
A importância da gratidão a Deus
Ligar o som e deixar andar sozinho Pedir a graça do Espírito Santo.
No Apocalipse temos a Revelação de que a igreja de Deus tem o testemunho de Jesus, que é o espírito da profecia. Também há referências no Apocalipse.
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
Mês de junho, Coração de Jesus e Maria.
ASSUNTO: A PÉROLA DE GRANDE VALOR TEXTO FUNDAMENTAL: MATEUS 13:45-46
Maquiavel – aula 2 Maquiavel não admite um fundamento anterior e exterior à política (Deus, natureza, razão).Toda cidade está dividida em dois desejos.
CURSO BÍBLICO.
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
“ O Reino de Deus Chegou” – Catequese 10
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues
AMOR DE MÃE.
O juízo final ESTUDO 6. O juízo final ESTUDO 6.
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
“Não retarda o Senhor a Sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça,
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS.
A luta por participação política
SÓCRATES 469 – 399 a.C..
Somos a Igreja de Cristo parte 1
encontros com meu amigo jesus
elevesuavida.com Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à lei! Pv
Loja Templários da Arca Sagrada - TAS
Capítulo 7 - Introdução Ao elaborar sua defesa contra a acusação de que estava desvalorizando a lei, Paulo demonstra três atitudes que o ser humano tem.
Ciclo A Domingo IV do Advento 22 de Dezembro de 2013 Detalhes da capela “Redemptoris Mater” do Papa João Paulo II. Prenda do Colégio Cardinalício ao Santo.
REFLEXÕES SOBRE OS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS
Bom dia filho(a) Poderia me doar alguns minutos de seu tempo. Jesus Cristo.
Transcrição da apresentação:

A mulher no Islam

Trazemos como objeto principal a desmistificação da mulher no Islam e a quebra de visões distorcidas e estereotipadas acerca da mulher muçulmana.  

A condição da mulher nas demais sociedades

Na Grécia Antiga Privações de liberdades e direitos; Era proibida de herdar, sair de casa e estudar; Perante a legislação em vigor, era tratada como objeto, pois era comprada e vendida em mercados específicos, à exceção de Esparta.

Na Civilização Romana Lei que influenciou a legislação americana e européia; Em Roma, o casamento era um acordo entre o pai da mulher e o marido. A afeição entre os cônjuges não era uma condição indispensável para a união. A esposa era considerada propriedade do marido, conseqüentemente não tinha controle legal sobre si mesma ou suas terras nem tampouco sobre seu dinheiro. Durante a maior parte da história Romana, as mulheres não tiveram nome próprio. Eram designadas pelo nome do seu pai declinado para o feminino. (fonte: revista história viva, ano VIII, n° 93)

Na Índia Antiga De acordo com a art. 415 do Código de Manu “Uma mulher está sob a guarda de seu pai durante a infância, sob a guarda de seu marido durante a juventude, sob a guarda de seus filhos durante sua velhice, ela não deverá jamais conduzir-se à sua vontade.”; Ao morrerem os maridos, escolhiam entre tornarem-se servas dos parentes do falecido ou praticar o sutte, ou seja, ser cremada junto ao marido, esta prática teve vigência até o final do séc. XVIII.

Na Arábia pré-Islâmica A poligamia acontecia de maneira ilimitada e desenfreada; Não tinham direito de escolherem com quem casar-se; Eram discriminadas até em relação à alimentação, existiam alguns pratos que somente os homens poderiam comer;

Na Arábia pré-Islâmica As mulheres faziam parte dos bens da herança e passavam de pai para filho; Eram enterradas vivas. Deus recriminou severamente este ato revelando no Alcorão Sagrado: “Quando a algum deles é anunciado o nascimento de uma filha, o seu semblante se entristece e fica angustiado. Oculta-se de seu povo, pela má notícia que lhe foi anunciada: Deixá-la-á viver, envergonhado, ou a enterrará viva? Que péssimo é o que julgam.” (16:58-59)

Na Idade Média Até o séc. XI os maridos tinham o direito de venderem suas esposas; Era desrespeitada e maltratada. Como exemplo, quando o marido se ausentava fazia uso da colocação do cinto de castidade para garantir a fidelidade de sua esposa.

O Islam em relação a mulher Diferentemente da visão judaico-cristã, o Islam inocentou a mulher de ser culpada pelo pecado original;  O Alcorão sempre relata este fato no dual. Gênesis (3:12 e 3:17); 2 Coríntios 11:13; 1 Timóteo 2:14

A mulher tem alma ou não? Isto nunca foi questionado pelo Islam; Concílio de Mâcon em 585 d.C.; A mulher é um ser humano completo, dotada de muitas virtudes e foi igualada ao homem em relação a sua recompensa na prática das boas ações.  

  A mulher tem alma ou não? “Recorda-lhes o dia em que cada alma advogará pela própria causa e em que todo ser será recompensado segundo o que houver feito e (ambos) não serão injustiçados”. (16:111)   “Ó humanos , em verdade, nós vos criamos de macho e fêmea e vos dividimos em povos e tribos, para reconhecerdes uns aos outros. Sabei que o mais honrado, dentre vós, ante Deus, é o mais temente”. (49:13) “Quem praticar o bem, seja homem ou mulher, e for crente, concederemos uma vida agradável, e premiaremos com uma recompensa, de acordo com a melhor das suas ações” (16:97)

O direito a vida Proibição da prática de enterrar as filhas vivas, como era habitual na Árabia pré-Islâmica; “ Quem matar uma pessoa sem que esta tenha cometido homicídio ou semeado a corrupção na Terra, será considerado como se tivesse assassinado toda a humanidade; quem a salvar, será considerado como se tivesse salvo toda a humanidade.” (05:32)

A obrigação de estudar Para o Islam a mulher não tem só o direito de instruir-se, mas a obrigação de buscar o conhecimento, pois esta é a melhor maneira de se aproximar de Deus; 1827: Surge no Brasil a primeira escola para mulheres; 1879: Brasil abre as portas do ensino superior às mulheres;

A obrigação de estudar 1890: Portugal regulamenta a Lei de 9 de Agosto de 1888, que autorizava o Governo a criar escolas femininas do ensino secundário. “Ó Senhor, meu, aumenta-me em sabedoria.” (39:9) “Dize: Poderão acaso equiparar-se os sábios com os ignorantes?” (39:9) Disse o Profeta Mohammad (S): “Uma hora de meditação nas obras do Criador é melhor do que 70 anos de orações voluntárias.”

A obrigação de estudar

A obrigação de estudar

Igualdade nos direitos Igualdade entre a mulher e o homem tanto na prática como na recompensa Alcorão 16:97 – “Quem praticar o bem, seja homem ou mulher, e for fiel, concederemos uma vida agradável e premiaremos com uma recompensa, de acordo com a melhor das suas ações”.  

O Islam incentivou a mulher lutar pelos seus direitos *Assembléia de Omar

A mulher e seus bens O Islam garantiu a mulher dispor dos seus bens da maneira que ela desejar Para o Islam a mulher é tão capaz quanto o homem, por tanto tem todo o direito de gerir seus próprios bens e negócios como bem entender sem a interferência de ninguém; Era considerada incapaz legalmente por todas as nações que precederam a renascença européia;

A mulher e seus bens Revolução Francesa 1789, declarava a libertação do homem da escravidão e humilhação; Olympe de Gouges 1791; Condenação 1793; Até 1938 no Código Civil francês lia-se que os incapazes legalmente eram três: as crianças, os loucos e as mulheres; No Brasil somente com a Lei 4121/1962, conhecida como Estatuto da mulher casada é que a mulher adquiriu plena capacidade civil.

A mulher e seus bens

A mulher e a herança O Islam garantiu o direito a herança. Direito adquirido desde o advento do Islam; Na Grécia Antiga a mulher era proibida de herdar; Na civilização Romana se ela tivesse irmãos homens não herdava, se não tivesse era proibida de casar-se com homens de outro clã, para não haver transferência da herança. O Islam garantiu o direito a herança.

O Islam garantiu a mulher o direito ao trabalho. A mulher e o trabalho O Islam garantiu a mulher o direito ao trabalho. Não podendo: contrariar os ensinamentos religiosos, agredir sua constituição física, exceder-se na jornada de trabalho (no caso de ser mãe); Igualdade salarial: regra jurisprudencial Islâmica que diz: “A justa igualdade entre o trabalho e sua retribuição”; Somente em 1951 através de convenção da OIT;

A mulher e o trabalho Somente em 1970 Reino Unido aprova igualdade salarial; Só em 1911 Portugal permite o trabalho feminino na função pública, e a igualdade salarial somente em 1966; O Brasil ocupa a 100ª posição no ranking dos 130 países pesquisados no índice que contabiliza a igualdade salarial entre homens e mulheres. O relatório anual foi publicado pelo Fórum Mundial de Economia, em Genebra (www.administradores.com.br - 2008).

A mulher e o trabalho No Brasil, as mulheres são 41% da força de trabalho, mas ocupam somente 24% dos cargos de gerência; Entretanto, as mulheres brasileiras recebem, em média, o correspondente a 75% do salário dos homens; Tornam-se diretoras, em média, aos 36 anos de idade. Enquanto os homens chegam lá depois dos 40. No entanto, essas executivas ganham, em média, 22,8% menos que os homens; Conforme o salário cresce, cai a participação feminina. Entre aqueles que recebem mais de vinte salários, apenas 19,3% são mulheres. Fonte:http://www.icpg.com.br/artigos/rev02-05.pdf

A mulher e o trabalho

A mulher e o trabalho

O Islam garantiu a mulher o direito ao voto a mais de 14 séculos. A mulher e o voto O Islam garantiu a mulher o direito ao voto a mais de 14 séculos. 1862: Suécia é o primeiro país a conceder direito de voto às mulheres; 1893: Nova Zelândia permite o sufrágio feminino; 1919/20: EUA;

A mulher e o voto 1931: Portugal concede o voto às mulheres diplomadas com cursos superiores ou secundários, enquanto aos homens exigia-se apenas que soubessem ler e escrever; 1932: as mulheres no Brasil conquistaram este direito; 1939: direito adquirido na França, Japão e Itália; Como visto, somente a partir do século XIX este direito começou a ser conquistado pela mulher não muçulmana

O Hijab Não foi determinado somente para as muçulmanas; Velho Testamento: Gênesis 38:14 e Cântico 4:3 Novo Testamento: 1 Coríntios 11: 3-13 Prova disso são as imagens de santas e da virgem Maria;

O Hijab

O Hijab “Dize às crentes que recatem os seus olhares, conservem os seus pudores e não mostrem os seus atrativos além dos que normalmente aparecem...” (24:31); Valorização do caráter, inteligência e capacidade da mulher; Hijab: Pudor ou Opressão?

O Hijab

O Hijab

O Hijab

O Hijab

O Hijab O que elas tem em comum?

O Hijab não impede a mulher de fazer nada As principais forças policiais do mundo adaptaram seus uniformes para as muçulmanas.

O Hijab Em Nova Iorque

O Hijab Em Londres

O Hijab Em Sydnei, na Austrália

O Hijab Na Noruega

O hijab não impede nem limita a prática de esportes

Futebol O esporte

Futebol O esporte

Atletismo O esporte Ruqaya al-Ghasara, do Bahrein, venceu a prova dos 400 metros dos Jogos Asiáticos.

Atletismo O esporte

Rugby O esporte

Basquete O esporte

Basquete O esporte

Tênis de mesa O esporte

Artes Marciais O esporte

Artes Marciais O esporte

Remo O esporte

Academia O esporte

As federações que impedem. O esporte As federações que impedem. Em outubro de 2010, a FIFA proibiu as seleções de futebol feminino de países islâmicos que usassem o hijab. Logo quando várias ligas femininas surgiam nos países islâmicos, sendo a mais recente na Argélia;

As federações é que impedem. O esporte As federações é que impedem. O presidente da FIFA, Jossep Blatter afirma que o futebol feminino deva ser jogado com uniformes mais "justinhos", a exemplo do vôlei. Além disso a FIFA prevê que símbolos políticos ou religiosos não devem entrar em campo, e esse foi o principal argumento contra as Seleções Femininas desses países; Mas vemos uma série de símbolos nas camisas. O da seleção brasileira, por exemplo, é uma cruz, assim como da seleção Portuguesa, da seleção da Suécia e da Suíça; A FIFA não realiza jogos na Natal, mas realiza no Ramadã.

O esporte

O esporte

A mulher e o casamento O direito da mulher escolher com quem deseja casar. Nada mais elucidativo do que o caso da mulher que buscou a orientação do Profeta (S); Desvinculação desta prática com o Islam.

A mulher e o casamento

A mulher e o casamento O direito ao “maher” O que é o maher? Significa preço real ou simbólico da mulher? À quem é dado o maher? O direito ao “maher”

O direito de manter o nome de solteira A mulher e o casamento O direito de manter o nome de solteira O nome faz parte da identidade e da personalidade da pessoa; Carrega toda uma história com ele; A aquisição do nome de casada é um forma de transferência de propriedade;

O direito de manter o nome de solteira A mulher e o casamento O direito de manter o nome de solteira No Brasil este direito foi adquirido em 1977, com Lei do Divórcio; Nos EUA a primeira mulher a lutar contra essa prática foi Lucy Stone em 1885; (segue foto)

A mulher e o casamento Lucy Stone

O direito ao prazer sexual à mais de 1.400 anos atrás. A mulher e o casamento O direito ao prazer sexual à mais de 1.400 anos atrás. A recomendação do profeta Muhamad (S) no relacionamento entre esposas e maridos; No ocidente, somente após a revolução sexual (entre os anos 60 e 70) com a invenção da pílula; Procriação X Prazer sexual e a utilização de métodos contraceptivos; Em 1967, apenas alguns meses antes do início dos protestos de maio de 1968, era aprovada a venda da pílula na França.

A poligamia no Islam Não surgiu com a última mensagem do Islam; Não é uma regra, nem uma imposição do Islam, é permitida quando houver consentimento da mulher, por exemplo em situações emergenciais (problemas de ordem social); O Islam restringiu e limitou a poligamia; Critério da justiça, diferentemente do que acontecia na Alta Idade Média (fonte: revista história viva, ano VIII, n° 93)

A poligamia no Islam Adultério X Bigamia Direito de conhecimento da ascendência , No Brasil reconhecimento igualitário em 1988 com CF (permissão em 1942, após o desquite pela Lei Teresoca e melhor em 1977). Em Portugal: 1976, não podendo constar o anonimato; Argentina:1947/1949;

A mulher como esposa

A mulher como esposa

A mulher como esposa O Mensageiro de Deus (S) disse: “O crente mais íntegro é aquele que demonstra melhor caráter e tem melhor moralidade. E o melhor dentre vós é aquele que melhor trata sua mulher.” E disse: “Não bateis em vossas esposas”, então Omar veio a ele e disse: “As esposas conseguiram o domínio sobre seus maridos por terem ouvido isso”. E disse “O muçulmano nunca deve odiar sua esposa, se ele estiver descontente com uma má qualidade dela, que se contente com suas boas qualidades”.

A mulher como mãe

A mulher como mãe

A mulher como mãe Alcorão: “E recomendamos ao homem benevolência para com seus pais. Com dores, sua mãe o carrega durante a sua gestação e, posteriormente, sofre as dores do seu parto...”(46:15) E disse: “O paraíso está aos pés das mães”; Quando um de seus companheiros perguntou a ele: “”Quem é mais digno do meu bom tratamento?” Ele respondeu: “A tua mãe”. E a pessoa perguntou “E depois” ao que ele respondeu “A tua mãe”, e pela terceira vez o homem fez a mesma pergunta e obteve a mesma resposta e na quarta vez o profeta lhe respondeu “O teu pai”.

A mulher como mãe

A mulher como filha

A mulher como filha

A mulher como filha Disse o profeta Muhamad (S):“Aquele que de alguma forma se preocupou por suas filhas e foi bom para elas, as mesmas lhe servirão de proteção contra o inferno. Os árabes da era pré-islâmica desprezavam quem brincava com suas filhas ou quem permitia que elas brincassem na sua presença. Para acabar com isso, o profeta Muhamad (S), fazia questão de brincar com suas filhas e as filhas de seus companheiros, mostrando que essa deveria ser a conduta dos muçulmanos.

O divórcio no Islam

A mulher e o divórcio

A mulher e o divórcio É permitido; Pode ser solicitado por ambos os lados; Em Portugal somente em 1910; No Brasil esse direito só foi adquirido em 1977, com a chamada Lei do Divórcio;

Diferenças entre o homem e mulher

Diferenças entre o homem e a mulher Diferenças físicas (biológicas). Diferenças entre o homem e a mulher A mulher atinge mais cedo a idade da puberdade; A mulher perde mais cedo sua capacidade de reprodução; Passa mensalmente pelo período menstrual; O homem possui uma constituição física maior;

Diferenças entre o homem e a mulher Diferenças físicas (biológicas). Diferenças entre o homem e a mulher Doação de sangue: ao homem é permitido doações a cada 60 dias, respeitando o limite de 4 doações ao ano, enquanto a mulher a cada 90 dias respeitando o limite de 3 doações ao ano; Diferentes taxas hormonais; Dentre outras diferenças.

Diferenças entre o homem e a mulher Diferenças psicológicas. Diferenças entre o homem e a mulher O homem é geralmente mais rude enquanto a mulher é mais delicada; Os sentimentos da mulher são geralmente mais pacíficos e sociáveis enquanto os do homem são mais agressivos; O "pai" da sociobiologia, Edward O. Wilson, da Universidade de Harvard, afirmou que as mulheres tendem a ser melhores que os homens em empatia, em habilidades verbais, sociais, e de proteção, dentre outras, enquanto que os homens tendem a ser melhores em habilidades de  independência, de dominação, em habilidades matemático-espaciais, nas de agressão relacionada a hierarquia, e outras características;

Diferenças entre o homem e a mulher Diferenças psicológicas. Diferenças entre o homem e a mulher Anne Moir e David Jessel, no livro "Brain Sex" ("O sexo do cérebro"), oferecem explicações para essas diferenças precoces nas crianças: "Essas diferenças discerníveis e mensuráveis do comportamento são programadas muito antes que as influências externas tenham a oportunidade de se manifestar. Elas refletem uma diferença básica no cérebro do recém-nascido que já conhecemos - a maior eficiência dos homens quanto a habilidades espaciais, a maior habilidade das mulheres quanto à fala."

Diferenças entre o homem e a mulher Essas diferenças podem explicar o por quê áreas de trabalho como as engenharias são dominadas pelos homens e outras como a enfermagem e o magistério pelas mulheres; Pesquisadores na área de engenharia no Brasil: 72% homens; Mulheres em psicologia: 80%. Aos 4 anos e meio meninos são duas vezes melhores em testes de rotação espacial, enquanto que aos dois anos e meio meninas usam mais palavras por frases para se comunicar (elas 8 palavras e eles 6). (revista super interessante, edição 292, junho/2011)

A violência contra a mulher

Violência contra a mulher

Publicações sobre o Islam

Muito Obrigada! Sociedade Beneficente Muçulmana do Rio de Janeiro          Rua Gonzaga Bastos 77, Tijuca, Rio de Janeiro. Telefone:  (021) 2224-1079. Site: www.sbmrj.org.br