ROTEIRO LITERÁRIO (Amélia Lacombe) Organização do roteiro:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“O Principezinho”.
Advertisements

Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi
O Pequeno Príncipe Algumas considerações
MEU ANIVERSÁRIO.
Pretende-se com este PPS fazer um convite às pessoas para que,
Tente ler sem chorar!!!.
Exercício – aula 3 João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número. Era chamado por todos de Joca e costumava.
O Palhaço e o Nariz.
O Planeta Branco Miguel Sousa Tavares.
ERA UMA VEZ UM HOMEM E UMA MULHER QUE VIVIAM EM UMA CASINHA DE UM REINO BEM DISTANTE.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
A Boneca e a Rosa.
A Boneca e a Rosa Branca.
CATIVAR....
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
UMA FAMÍLIA ESPECIAL.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
COMO SE ESCREVE ?....
Progressão automática
Rolagem automática...aguarde Nossa história inicia-se no ano de 1939, pouco antes do começo da Segunda Guerra Mundial...
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
A BONECA.
CATIVAR....
As crianças são seres espirituais
Departamento de Infância e Juventude - CEEF Agosto 2013
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
2° Ano Ensino Médio O Pequeno Príncipe Professora Alba.
a primeira árvore disse:
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
O portão do paraíso. Nome: Gabriel Benvenutti
A BONECA 002 Colacio.j.
A ILHA.
A DOUTORA DA CHUVA ‘Chuva de prata que cai sem parar...’ (Ed Wilson / Ronaldo Bastos) Quando comecei a dar.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Mulher não trai Vinga-se...
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
DEUS ESTÁ CUIDANDO.
COMO SE ESCREVE ....
Leia e tente não chorar Exatamente na véspera de Natal, eu corri ao mercado para comprar os últimos presentinhos, que eu não havia conseguido comprar antes.
Experiências das Três Leis de Newton
O Principezinho O Pequeno Príncipe Le petit prince
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Ug0Lin1.
JOÃO GUIMARÃES ROSA FEITICEIRO DAS PALAVRAS, CABOCLO UNIVERSAL
O Natal e o tempo caminham juntos
By Búzios Slides Apresenta
OS QUE NUNCA PARTEM Silvana Duboc.
Eu sou poeta.
FRASES DE ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY
Maria Rita.
O Livro da minha vida Apresentado por: Tian Yuan 3 de Maio, 2011 Faculdade de Letras do Porto.
By Búzios Slides Cativante.
O Pequeno Príncipe. O Pequeno Príncipe Biografia do autor ANTOINE DE SAINT- EXUPÉRY Antoine de Saint-Exupéry nasceu em 29 de julho de 1900, em.
EDELWEISS By Búzios Slides Automático
By Búzios Slides A MENINA E O PÁSSARO Avanço automático.
A Boneca e a Rosa Branca.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
O SONHO DE CLARA Clicar.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
O universo do cinema mudo no teatro
Missões – 7/novembro África do Sul Valerie. Valerie caminhava lentamente em direção à sala de aula e lágrimas escorriam pela sua face. Sua melhor amiga.
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID
Colacio.j COLACIO. J SLIDES APRESENTA Clique p/ mudar o slide.
Informações sobre A hora da estrela (1977), de Clarice Lispector Prof. Marcel Matias.
Transcrição da apresentação:

ROTEIRO LITERÁRIO (Amélia Lacombe) Organização do roteiro: Livro de criança? Com certeza! Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi. O pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retorna os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia-a-dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino.  (Amélia Lacombe) Organização do roteiro: Aluno: Hugo Soares Guerra e Matheus Rodrigues Correia Turma:801 Professora: Zélia M. Spínola

A- Identificação: -Autor: Antoine de Saint-Exupéry -Obra: O Pequeno Príncipe -Edição: 14ª edição -Editora:Agir -Local e data de publicação: Rio de Janeiro, 2009.

B- Pesquisa Biografia do Autor: Antoine Marie Jean Baptiste Roger, conde de Saint Exupéry, nasceu em 29 de junho de 1900 e morreu em 31 de julho de1944. Era um aristocrata francês, escritor, poeta e pioneiro aviador. Ganhou muitos prêmios literários. Ele é mais lembrado por sua novela “O Pequeno Príncipe” (Le Petit prince) e por seu escritos “Aviações Líricas”, incluindo Vento, Areia e Estrelas e Night Flight. Saint- Exupéry, era piloto comercial de sucesso antes da 2ª guerra Mundial em rotas na Europa, África e América do Sul. Depois entrou para a Força Aérea Francesa. Na noite de 31 de julho de 1944, ele descolou de uma base aérea na Córsega e não retornou. Uma mulher relatou ter visto um acidente de avião em torno de meio-dia de 1 de agosto perto da Baía de Carqueiranne, Toulon. Um corpo não identificável ​​usando cores francesas foi encontrado vários dias depois a leste do arquipélogo  Frioul ao sul de Marselha e enterrado em Carqueiranne em setembro. Seus trabalhos literários, entre eles O Pequeno Príncipe, foram traduzidos em mais de 250 línguas e dialetos. Assim virou herói nacional na França.

C- Estrutura da Obra: Assunto: O livro é a terceira obra literária mais traduzida no mundo,perdendo apenas para a Bíblia e o Peregrino de Jonh Bunyan. Aparenta ser um livro para criança mas possui um grande teor poético e filosófico. O autor fala sobre a experiência que ele teve, voando no Deserto do Saara. Enredo:“O Pequeno Príncipe” narra a história de um aviador que após a pane de seu avião, acaba parando no meio do deserto do Saara, na África. Perdido e tentando fazer com que seu avião volte a funcionar o aviador é surpreendido por um menininho com roupas estra nhas, cabelo da cor de trigo e que lhe pede para desenhar um carneiro. Conforme a história passa o personagem descobre que o Pequeno Príncipe saiu de seu asteróide B612, lugar onde ele cria três vulcões sendo um deles desativado e uma rosa, em busca de uma Aventura. Iremos descobrir através das histórias do príncipe, que ele veio de muito longe e até chegar no Deserto e conhecer o aviador, participou de uma longa jornada. O autor conta um pouco da história dele e de como o principezinho havia chegado ao deserto do Saara, fala como são as crianças e de como são as pessoas grandes.

O enredo apresenta os seguintes elementos: Introdução: A história começa quando o personagem principal fala sobre um desenho que ele fez quando tinha 6 anos de idade e que tratava de uma jibóia que havia engolido um Elefante mas, os adultos achavam que o garoto tinha desenhado um chapéu. Complicação: O personagem virou um aviador e teve uma pane no seu avião no deserto do Saara. Tenta consertar o avião e adormece, sendo acordado por um menino que fica conversando com ele. Climax: O momento da despedida entre o pequeno príncipe e o aviador. Desfecho: O aviador volta para casa, triste e sentindo saudade do Pequeno Príncipe. Personagens: O Pequeno Príncipe- Tem cabelos cor de trigo, gostava de flores, do pôr-do-sol, usava cachecol vermelho no pescoço. Aviador- ele era piloto da Força Aérea Francesa, era jovem ainda, tinha sua própria experiência traumática com os desenhos, quando criança, criou um elefante engolido por uma jibóia mas os adultos achavam que era chapéu. Ele narra suas aventuras e percebe a essência da realidade.

A personagem pode ser: Principal: O Pequeno Príncipe e o Aviador. Secundário: Raposa, o negociante, o geógrafo, o homem vaidoso, a cobra, etc. Espaço: Deserto do Saara. Ambiente: Espacial/ Imaginário. Tempo: Durante uma viagem de avião, após a queda dele no deserto. Duração: Alguns dias de quando o avião caiu até a volta do aviador. Época: Quando lançou o livro em 1943. Narrador:1ª pessoa narrador-personagem.

Opinião Gostei muito do livro pois lembrei de várias coisas que eu fiz quando era pequeno (brincadeiras, travessuras...) e em muitos outros momentos lembrava da minha irmã que adora brincar de faz de conta, adora imaginar, inventar, colocar fantasias, dançar, que ainda é muito inocente e quando deixamos de ser crianças muitas vezes vamos perdendo tudo. Seja você uma criança, um adolescente ou um adulto, isso realmente não importa, você deveria separar um tempo para ler “O Pequeno Príncipe” e caso você já tenha o feito, separe um tempo para relê-lo muitas e muitas vezes. Não nos cansamos de coisas boas, ainda mais quando elas nos fazem bem ao coração. “O Pequeno Príncipe” pode ser um livro curtinho mas suas palavras definitivamente possuem um grande poder sobre quem às lê.