Formação de professores para o trabalho com tecnologias digitais Grupo Pró-Ativo: Monaliza de Magalhães R Moreira Alexandra Fernandes Claudia Lima  Danielle.

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Transcrição da apresentação:

Formação de professores para o trabalho com tecnologias digitais Grupo Pró-Ativo: Monaliza de Magalhães R Moreira Alexandra Fernandes Claudia Lima  Danielle Neves     Joselita Pacheco    Thalita Soares

A entrevista foi realizada pelo grupo “salto para o futuro”com a professora doutora Vani Kenski da faculdade de educação da USP e diretora da Associação brasileira de educação à distância.O tema é “Formação de professores para o trabalho com tecnologias digitais”, realizada em 30/11/09. http://tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/entrevista.asp?cod_Entrevista=67

“Em nosso cotidiano, nós usamos as mídias digitais e essas estão presentes na escola, mas nem sempre estão presentes na prática pedagógica.” Hoje, o número de crianças, jovens e adultos que têm acesso à internet, seja em suas residências, seja em lan houses, é muito grande e por vários motivos. Pode ser observado um domínio cultural nessa área que ultrapassa qualquer formação acadêmica. “As pessoas que estão vivenciando isso em sua realidade, elas sabem usar o celular, o computador, embora na atividade educativa, dentro da sala de aula, esses recursos estejam relegados a um plano bem inferior ao que mereceriam ter.” A escola pode transformar esse cenário, incentivando espaços pedagógicos, e professores para essa prática. (Pensar e fomentar a formação que se espera de novo perfil profissional).

O espaço de pesquisa na internet é muito utilizado por professores e alunos como busca , mas há pouquíssimas redes de interações para pesquisa e troca de experiências. Essa visão reduzida deve ser abolida. O potencial da rede é criar projetos que articulem essas diferentes áreas, e espaços educacionais, que não se limite à paredes da escola, mas que vá além, numa interação constante entre professor e aluno, família e escola. A educação a distância (EAD) é a concretização, melhorada a cada dia, do uso dessas ferramentas que ampliam horizontes e encurtam distâncias. Uma “nova” modalidade para realidade brasileira que vem tomando um espaço muito relevante para a formação de seus cidadãos.

PONTOS NEGATIVOS: - A posição resistente da escola e dos professores frente a nova realidade. - O despreparo dos profissionais de educação. -A utilização inadequada em relação aos recursos que se dispõe na internet ou mídias. -A realidade brasileira ainda impede o acesso a essa fonte de informação e interação.

PONTOS POSITIVOS: -Temos um enorme leque de possibilidades já exploradas e  inexploradas. -Demanda de pessoas e meios cooperativos para essa empreitada. -Amplia espaços para reflexões, debates , pesquisas e estudos interativos. - Dá a possibilidade de educação , conhecimento, profissionalização a distância. -Formação e conhecimento democrático, autonomia e responsabilidade.