INFORMÁTICA PARA CONCURSOS

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Transcrição da apresentação:

INFORMÁTICA PARA CONCURSOS BR OFFICE CALC Disciplina: Informática Engenheiro Nilvam Oliveira nilvanborges@gmail.com www.gigadocinformatica.com.br 1

Módulo III – Br.Office Calc Área de Trabalho Pasta de Trabalho - um arquivo que reúne várias planilhas, gráficos, tabelas , etc.. Uma pasta de trabalho pode ter no máximo 255 planilhas. Linha – dentro da janela da planilha as linhas são identificadas por números no canto esquerdo da tela que vai de 1 a 65536. Coluna – as colunas são identificadas com letras de A a Z e combinações de letras até totalizarem 1024 colunas.

Módulo III – Br.Office Calc Área de Trabalho Célula – é a unidade de uma planilha na qual se insere e armazena os dados. A interseção de cada linha e coluna em uma planilha forma uma célula.

O que você digita em uma célula vazia para iniciar uma fórmula? Módulo III – Br.Office Calc Exercício: O que você digita em uma célula vazia para iniciar uma fórmula? A) * B) + C) = D) ( E) !

Módulo III – Br.Office Calc Área de Trabalho

Módulo III – Br.Office Calc Selecionar Células Um Intervalo – Com o mouse clicar na célula inicial superior à esquerda e arrastar até a célula inferior à direita, marcando assim uma região mais escura selecionada. Um intervalo não adjacente - Para selecionar células não adjacentes, selecionar a primeira região e com a tecla CTRL pressionada, selecione a região seguinte.

Barra de Ferramenta Menu Módulo III – Br.Office Calc Barras Barra de Título Barra de Ferramenta Menu Barra de Ferramenta Padrão / Função Barra de Ferramenta Formação Caixa de Nomes e Fórmula Barra de Status

A) formatação proporcional. B) autoformatação. Módulo III – Br.Office Calc Exercício: No aplicativo BrOffice Calc (configuração padrão), é possível definir para uma ou mais células, diferentes formatações aplicadas de forma automática de acordo com o valor inserido nas células, com o uso da A) formatação proporcional. B) autoformatação. C) formatação condicional. D) formatação de células. E) formatação automática.

A) Menu Arquivo, Formatar Células. B) Menu Editar, Formato de Células. Módulo III – Br.Office Calc Exercício: No BrOffice Calc, ao clicar com o botão secundário do mouse sobre uma célula qualquer, aparece uma série de opções. Dentre elas, a opção "Formatar Células" também pode ser acessada através de: A) Menu Arquivo, Formatar Células. B) Menu Editar, Formato de Células. C) Menu Formatar, Células. D) Menu Editar, Formatar, Células. E) Menu Ferramentas, Formatar Células.

Operadores de Fórmulas Módulo III – Br.Office Calc Fórmulas Operadores de Fórmulas Comparativos: Matemáticos

Módulo III – Br.Office Calc Exercício: Em uma planilha do BrOffice Calc, estão digitados os seguintes valores nas células: A1 = 3 e B1 = 4. Sabe-se que na célula A2 foi digitada a fórmula: =A1*2+B1^2. Então, o valor encontrado a partir do resultado desta fórmula será de: (Adaptada) A) 16 B) 6 C) 20 D) 22 E) 18

Módulo III – Br.Office Calc Exercício: O BrOffice Calc é um software de planilha eletrônica ou de cálculos. Com ele, pode-se fazer simples cálculos, ata de cálculos mais avançados como financeiros, matemáticos, lógicos, estatísticos, etc. Acerca disso, correlacione a 1ª coluna de acordo com a 2ª, sobre os sinais operacionais utilizados: (Adaptada) 1. * ( ) Subtração. 2. / ( ) Potenciação. 3. + ( ) Porcentagem. 4. – ( ) Multiplicação. 5. ^ ( ) Divisão. 6. % ( ) Adição. A sequência está correta em: A) 4, 5, 6, 1, 2, 3 B) 2, 1, 6, 3, 4, 5 C) 4, 1, 6, 5, 2, 3 D) 4, 5, 6, 2, 1, 3 E) 2, 5, 6, 4, 1, 3

Operadores de Fórmulas Módulo III – Br.Office Calc Fórmulas Operadores de Fórmulas Texto: Referência:

Em outra planilha, mas dentro da mesma pasta Módulo III – Br.Office Calc Fazendo Referências Na própria planilha =B1 + B2 Em outra planilha, mas dentro da mesma pasta Planilha.Célula =Plan2.C5 Em uma outra pasta (arquivo) ‘Pasta de Trabalho’#Planilha.Célula ='despesas.ods'#Plan1.C10

Módulo III – Br.Office Calc Referências Além dos cálculos já mostrados, o Calc pode fazer referência a valores já incluídos na planilha Referência Relativa Referência Mista Referência Absoluta Observação: operações de recortar e colar uma célula que contenha uma referência, não produzem resultados de adequação como nas operações de copiar e colar. Ao recortar e colar uma célula com referência, o conteúdo colado será sempre idêntico ao que foi recortado.

=NOME(ARGUMENTO1; ARGUMENTO2) =NOME(ARGUMENTO1:ARGUMENTO2) Módulo III – Br.Office Calc Funções =NOME(ARGUMENTO1; ARGUMENTO2) =NOME(ARGUMENTO1:ARGUMENTO2) Ex.: =Média(C1;C9) Ex.: =Soma(A1:B2)

Módulo III – Br.Office Calc Exercício: No BrOffice Calc (configuração padrão), são categorias válidas de funções, EXCETO: A) Data e hora. B) Contábil. C) Banco de dados. D) Estatística. E) Texto.

Funções SOMA =SOMA(B2;B3;B4;B5) ou =SOMA(B2:B5) Módulo III – Br.Office Calc Funções SOMA =SOMA(B2;B3;B4;B5) ou =SOMA(B2:B5) Retorna a soma das células e intervalos apresentados nos argumentos. MÉDIA =MÉDIA(C1;C4) ou =MÉDIA(C1:C4) Retorna a média aritmética das células. MÁXIMO =MÁXIMO(B2;C2;D2;E2) ou =MÁXIMO(B2:E2) Retorna o maior valor numérico que encontrar nas células. MÍNIMO =MÍNIMO(F1;F2;F3) ou =MÍNIMO(F1:F3) Retorna o menor valor numérico que encontrar nas células. MULT =MULT(B1;B3;B6;B9) ou =MULT(B1:B9) Retorna o produto (multiplicação) das células.

Módulo III – Br.Office Calc Exercício: Sobre a utilização do BrOffice Calc (configuração padrão), analise o fragmento de planilha. Se aplicada a célula D4 a formula =MÉDIA(A1;C3)/2, qual será o resultado? A) 1 B) 2 C) 3 D) 4 E) 5

Funções RAIZ – Calcula a raiz quadrado de um número. Módulo III – Br.Office Calc Funções RAIZ – Calcula a raiz quadrado de um número. Sintaxe: =RAIZ(número) AGORA - Retorna a data e a hora do sistema do computador. Sintaxe: =AGORA() ANO - Retorna o ano como um número de acordo com as regras internas de cálculo. - Sintaxe: =ANO(número) Número mostra o valor interno de data para o qual o ano deverá ser retornado. Exemplos =ANO(1) retorna 1899 / =ANO(2) retorna 1900

Módulo III – Br.Office Calc Exercício: Sobre as funções do BrOffice Calc (configuração padrão), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. (Adaptada) ( ) = AGORA() retorna a data e hora atual. ( ) = MÁXIMO(Núm1; Núm2; Núm3...) retorna o máximo divisor comum dos valores descritos no argumento. ( ) = MÉDIA(Núm1; Núm2; Núm3...) retorna a média aritmética dos valores descritos no argumento. ( ) = SOMA(Núm1; Núm2; Núm3...) retorna o somatório dos números descritos no argumento. ( ) = RAIZ(Núm) retorna a raiz cúbica do número descrito como argumento. ( ) = MÍNIMO(Núm1; Núm2; Núm3...) retorna o mínimo múltiplo comum dos valores descritos no argumento. A sequência está correta em A) V, V, V, F, F, F B) V, F, V, V, F, F C) F, F, F, V, V, V D) V, V, F, V, V, F E) F, V, V, V, F, V

Módulo III – Br.Office Calc Funções CONT.VALORES Esta função retorna quantas células, em um intervalo, não estão vazias. Exemplo: =CONT.VALORES(C2:C9) CONT.NÚM Esta função conta quantas células, em um intervalo, são formadas por Números. Exemplo: =CONT.NÚM(B2:B15) CONT.SE Esta função conta quantas vezes aparece um determinado valor (número ou texto) em um intervalo de células. Exemplo: =CONT.SE(B2:B15;”Teste”)

FUNÇÃO: ABS - Retorna o valor absoluto de um número. Módulo III – Br.Office Calc Funções FUNÇÃO: ABS - Retorna o valor absoluto de um número. Sintaxe: =ABS(Número) Número é o valor cujo valor absoluto deverá ser calculado. O valor absoluto de um número é seu valor sem o sinal de + ou -. Exemplo: =ABS(-56) retorna 56. / =ABS(12) retorna 12. / =ABS(0) retorna 0.

Módulo III – Br.Office Calc Funções ARREDONDAR.PARA.BAIXO - Arredonda um número para baixo, conforme a casa decimal especificada. Sintaxe: ARREDONDAR.PARA.BAIXO(Número; Contagem) Retorna Número arredondado para baixo (em direção ao zero) para determinada Contagem de casas decimais. Se Contagem é omitida ou é zero, a função arredonda para baixo até o inteiro inferior. Exemplo: =ARREDONDAR.PARA.BAIXO(1,234; 2) retorna 1,23. =ARREDONDAR.PARA.BAIXO(45,67; 0) retorna 45.

Módulo III – Br.Office Calc Funções ARREDONDAR.PARA.CIMA - Arredonda um número para cima, conforme a casa decimal especificada. Sintaxe: ARREDONDAR.PARA.CIMA(Número; Contagem) Retorna Número arredondado para cima (acima de zero) para determinada Contagem de casas decimais. Se Contagem é omitida ou é zero, a função arredonda para cima até o inteiro superior. Exemplo: =ARREDONDAR.PARA.CIMA(1,1111; 2) retorna 1,12. =ARREDONDAR.PARA.CIMA(1,2345; 1) retorna 1,3.

Módulo III – Br.Office Calc Funções CONCATENAR - Combina várias seqüências de caracteres de texto em ape-nas uma seqüência de caracteres. Sintaxe: =CONCATENAR(Texto 1;...;Texto 30) Texto 1; texto 2; ... representam até 30 passagens de texto as quais deverão ser combinadas em apenas uma seqüência de caracteres. Exemplo =CONCATENAR("Bom ";"Dia ";"Sra. ";"Maria") retornará Bom Dia Sra. Maria. Também podemos unir textos de duas células utilizando o “&. Ex: A1= 7 B1= 4 C1= A1&B1=74

=SE(Condição;Valor Verdadeiro;Valor Falso) Módulo III – Br.Office Calc Funções SE A Função SE permite que o usuário especifique uma condição para que o Calc escolha entre dois valores de resposta possíveis. =SE(Condição;Valor Verdadeiro;Valor Falso) A condição do Calc sempre deve ser uma pergunta SIM/NÃO, portanto, ela exige um operador de comparação entre dois valores.

Módulo III – Br.Office Calc Exercício: Observe a planilha construída no BrOffice Calc (configuração padrão): Tal planilha foi criada para o controle de notas obtidas por alunos de uma determinada escola. Após o seu preenchimento, o campo situação (coluna G) é preenchido de forma automática com o valor “aprovado” quando a média do aluno (coluna F) for maior ou igual à média de aprovação informada na célula B12, ou “reprovado”, caso a nota seja menor do que a média informada. Considerando que a fórmula será escrita na célula G3, a fórmula a ser aplicada para essa operação é: A) =IF(G3>B$12;VERDADE;FALSO) B) =SE(F3>=B$12;"APROVADO";"REPROVADO") C) =SE(G3>=B$12;"APROVADO";"REPROVADO") D) =SE(G3>=7;"APROVADO";"REPROVADO") E) =SE(F3<=B$12;"APROVADO";"REPROVADO")

Módulo III – Br.Office Calc Alça de Preenchimento Para facilitar o trabalho de preencher a planilha com dados diversos, podemos usar um recurso do Calc chamado alça de preenchimento. Em alguns casos específicos, a alça traz resultados muito mais “inteligentes” como o preenchimento automático de uma seqüência de valores pré-definidos.

Módulo III – Br.Office Calc Alça de Preenchimento CONTEÚDO: TEXTO - Então, se uma célula apresentasse o conteúdo CAIXA e fosse arrastada, pela alça, para baixo, resultaria em várias células abaixo com o conteúdo CAIXA. CONTEÚDO: TEXTO TERMINADO EM UM NÚMERO - Quando o conteúdo de uma célula é um texto seguido de um número (como “CAIXA 1”), e utiliza a alça de preenchimento serão criados CAIXA 2, CAIXA 3, e assim por diante. Obs: quando se arrasta para cima, ou para a esquerda (é o que se considera “voltar”) o BrOffice.org Calc faria CAIXA 1 virar CAIXA 0, CAIXA -1, CAIXA -2 e continuaria nos números negativos.

Módulo III – Br.Office Calc Alça de Preenchimento CONTEÚDO: QUALQUER ITEM DE UMA LISTA CONHECIDA - Preencher a seqüência. Isto é, se for colocado o termo ABRIL numa célula e esta for arrastada para baixo pela Alça de preenchimento, os dois programas criarão: MAIO, JUNHO, JULHO e assim por diante... CONTEÚDO: DATA e HORA - Quando se escreve 16:30, O Calc apenas repetirá o 16:30 (ele entende o valor como sendo um valor de hora, mas não o incrementa, apenas o repete). Quando se escreve uma data do tipo Jan/07 O Calc, por sua vez, nem chega a entender esse valor como uma data, mas apenas como um texto (seguido de um número) e, como foi visto, o comportamento dele para com esse tipo de dado é incrementar o número (ou seja, ele viraria Jan/08, Jan/09, Jan/10 e assim vai...)

Módulo III – Br.Office Calc Alça de Preenchimento CONTEÚDO: NÚMERO – No Calc, ao escrever um número 1 numa célula e arrastá-lo para baixo (sem selecionar nenhuma outra célula), o Calc fará uma P.A. de razão 1. Ou seja, as demais células serão 2, 3, 4, 5, etc. (como se tivéssemos escrito 1 e 2 e arrastado).

Módulo III – Br.Office Calc Criando um gráfico Existem no Calc 10 tipos de gráficos diferentes. Você poderá experimentar cada um deles, bastando para isso, ativar o gráfico, e clicar no botão “Gráfico”: Coluna; Barra; Pizza; Área; Linha; XY (Dispersão); Bolha; Rede; Cotações e Colunas e Linhas Para criação de gráficos são 4 etapas: Etapa 1: Escolher o tipo de gráfico. Etapa 2: Escolher o intervalo dos dados. Etapa 3: Serie de dados. Etapa 4: Elementos do gráfico.

Módulo III – Br.Office Calc Exercício: O assistente de gráficos é uma ferramenta existente no BrOffice Calc (configuração padrão), que permite que um conjunto de dados de uma planilha seja utilizado para a criação de gráficos de forma simples e rápida. São tipos de gráficos, EXCETO: A) (XY) Dispersão. B) Rede. C) Barra. D) Coluna e Linha. E) Linha cruzada.

Módulo III – Br.Office Calc Exercício: No BrOffice Calc, os gráficos têm apelo visual e facilitam, para os usuários, a visualização de comparações, padrões e tendências nos dados. Por exemplo, em vez de ter que analisar várias colunas de números de planilha, pode-se ver imediatamente, se as vendas estão caindo ou subindo a cada trimestre ou como as vendas reais se comparam às vendas estimadas. O gráfico é criado como um objeto incorporado a uma planilha. É possível também publicar um gráfico em uma página da Web. Para criar um gráfico, primeiro deve-se inserir os dados do mesmo na planilha. Em seguida, deve-se selecionar os dados e usar o Assistente de Gráfico para passar pelo processo de escolha do tipo de gráfico e das várias opções de gráficos, ou usar a barra de ferramentas Gráfico, para criar um gráfico básico, que poderá ser formatado posteriormente. Através do menu, para acessar o Assistente de Gráfico, é necessário ir ao menu: A) Inserir – Gráfico. B) Ferramentas – Assistente de Gráfico. C) Editar – Gráfico. D) Editar – Assistente de Gráfico. E) Arquivo – Inserir Gráfico.

Módulo III – Br.Office Calc Exercício: Observe a planilha produzida no BrOffice.org Calc 2.4 (configuração padrão): A fórmula INCORRETA para calcular a média de faturamento (Célula B5) é: A) =(B3+C3+D3+E3+F3)/5 B) =MÉDIA(B3:F3) C) =MÉDIA(B3;C3;D3;E3;F3) D) =MÉDIA(B3;C3:D3;F3) E) =MÉDIA(D3:F3;B3:C3)

A) Ortografia e gramática... B) Abrir... C) Exportar... Módulo III – Br.Office Calc Exercício: No BrOffice.org Calc (versão 3.2.1 – configuração padrão), são ferramentas do menu Arquivo, EXCETO: A) Ortografia e gramática... B) Abrir... C) Exportar... D) Salvar como... E) Propriedades...

Módulo III – Br.Office Calc Exercício: Analise o fragmento de planilha do BrOffice Calc (configuração padrão) a seguir: Ao ser aplicada à célula D4 a fórmula: =MÉDIA(A1:A3;B3;C1)^2, obtém-se como resultado o seguinte valor: A) 3 B) 6 C) 9 D) 12 E) 17

Módulo III – Br.Office Calc Exercício: Analise as afirmativas sobre a ferramenta BrOffice Calc (configuração padrão): (Adaptada) I. A formatação condicional permite que o Calc formate células de forma automática quando uma condição for estabelecida. II. O Calc permite a formatação de células em diferentes categorias como: número, moeda, contábil, porcentagem etc. III. A opção “Formatar Coluna – Largura Ideal” reduz o texto ao tamanho da célula. IV. A opção “Assistente Funções” não permite a inserção de diversas fórmulas classificadas em diferentes categorias. V. Com o botão AutoSoma é possível realizar outras operações automáticas. Estão corretas apenas as afirmativas: A) I, II, III B) I, II C) IV, V D) II, III, IV E) I, II, IV

INFORMÁTICA PARA CONCURSOS FIM DO MÓDULO II PRÓXIMO ENCONTRO: Módulo IV – Rede, Internet e E-mail 40