Pré- vestibular Quilombo Ilha Professora VILMA PAIXÃO VILMA PAIXÃO Disciplina: Língua Portuguesa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

As palavras QUE e SE Funções e emprego
ESTUDO DO VERBO.
Emprego dos Modos e Tempos Verbaisz
Verbos – Prova Bimestral
O Verbo.
Colocação Pronominal Fátima Liporage.
Verbos São palavras que exprimem Ação, Estado, Mudança de estado e Fenômenos da natureza.
Verbos São palavras que exprimem Ação, Estado, Mudança de estado e Fenômenos da natureza.
Prof. Eduardo Pereira Machado
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
Modo Indicativo e Subjuntivo
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO.
É em torno dele que se organizam frases, orações e períodos.
VERBOS Subclasses do Verbo Modos e Tempos verbais Formas nominais
ORAÇÕES REDUZIDAS.
FLEXÕES VERBAIS.
VERBOS.
ESTUDO DO VERBO PROF. RADAMÉS.
Verbos – 1ª Parte.
Disciplina: Língua Portuguesa (LCP) Nível B1
O VERBO.
Professora: Raysa Ferreira
Pronomes São palavras que indicam as pessoas do discurso e os seres ou situações aos quais o discurso se refere.
ADVÉRBIO É a palavra que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio. Ex: Paulo jogou Paulo jogou bem Paulo.
PREDICADO * MARTA DUWE.
Classe de palavras: o verbo
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
O verbo O verbo.
Voz ativa e voz passiva Voz ativa e voz passiva.
Língua Portuguesa Profª Monize Diniz Silva
VOZES DO VERBO PROFª Andréa
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
Prof. Júnior Oliveira.
Soltando o verbo!.
C B A Orações Subordinadas Substantivas.
Revisando as 5 flexões verbais!
ESTUDO DO VERBO.
Disciplina: Língua Portuguesa (LCP) Nível B1
O pronome O pronome.
Professora: Vilma Paixão
O ESTUDO DOS VERBOS por Márcia Regina (chuchu)
Colocação Pronominal Profª Giovana B. Schubert.
VERBO PROFª SYNARA VILAR.
Verbo Língua Portuguesa.
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
Que ideia prevalece nas falas dessa tira?
CLASSES DE PALAVRAS: VERBOS.
ESTUDO DOS VERBOS.
A estrutura dos verbos por Márcia Regina (chuchu)
FLEXÕES VERBAIS.
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
O estudo do... VERBO.
Prof.ª Irlane Araújo Morfossintaxe do SE.
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
VERBO Professora Karla Fernandes.
Colocação pronominal dos pronomes oblíquos
Escola Estadual Maria José
Os verbos.
COLOCAÇÃO DOS PRONOMES ÁTONOS
AIT TEMPOS VERBAIS.
Verbo e conjugação verbal Professora Marlise Fraga
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
Modos verbais: Indicativo
Os verbos As palavras que indicam as ações praticadas pelo sujeito chamam-se verbos.
Apresentação sobre verbo Professora: Janaina Rigo Caierão.
VERBO É a palavra que pode variar em número, pessoa, modo, tempo e voz, indicando ações, processos, estados, mudanças de estado e manifestação de fenômenos.
Língua Portuguesa Professora Raysa Ferreira
Transcrição da apresentação:

Pré- vestibular Quilombo Ilha Professora VILMA PAIXÃO VILMA PAIXÃO Disciplina: Língua Portuguesa.

VERBO: CONCEITO Toda palavra variável que expressa o que se passa, ou melhor, um acontecimento, um fato, representado no tempo. As flexões podem ser de: NÚMERO,PESSOA, MODO, TEMPO, de ASPECTO e de VOZ.

VERBO: NÚMERO “Eu sou o lobo mau”, o verbo está no singular; “Somos nós a alegria da cidade”, o verbo está no plural. Alguns verbos só ocorrem no singular, como é o caso do verbo haver no sentido de existir. O certo é dizer: “Havia poucas cadeiras na sala”, e não “Haviam poucas cadeiras na sala”.

VERBO: PESSOA Os verbos realizam-se em três pessoas: a primeira, pessoa que fala (eu/nós), a segunda, com quem se fala (tu/vós) e a terceira, de quem se fala (ele/eles).

VERBO: MODO INDICATIVO: Exprime atitudes de certeza. Ex.: “Já falei tantas vezes dos verdes nos seus olhos”. SUBJUNTIVO: Exprime atitudes de hipótese, de suposição. Ex.: Talvez eles viajem à noite. IMPERATIVO: Exprime atitudes de ordem, pedido, sugestão. Ex.: “Faz um milagre em mim”.

VERBO: TEMPO O TEMPO verbal indica em que momento a ação ocorre. - Presente: expressa o fato no momento em que se fala – “Eu faço exercício”. - Pretérito imperfeito: um passado inacabado, que se iniciou em um momento anterior ao que se fala, mas que se prolonga, ou então uma ação habitual – “Ele comprava mangas na feira,,,”

VERBO: TEMPO - Pretérito perfeito: indica um fato ocorrido e concluído – “A festa acabou”. O pretérito mais-que-perfeito, uma ação que antecede outra que que se encontra no passado – “A garota fez boa prova, porque estudara durante a semana”. - Pretérito-mais-que-perfeito: também está associado a ações concluídas. Amara, vivera.

VERBO: TEMPO - Futuro do presente: expressa uma ação que será realizada em um futuro relativo ao momento em que se fala – “Farei as compras amanhã”. - Futuro do pretérito: é empregado quando há um fato futuro relacionado a outro no passado, uma relação condicional – “se ela estudasse com afinco, não perderia no vestibular.”

VERBO: ASPECTO

Também as formas nominais têm seu aspecto verbal: INFINITIVO – Traduz ideia vaga, imprecisa, pode substituir o imperativo, funciona como substantivo. Ex.” Navegar é preciso, viver não é preciso.”

VERBO: ASPECTO GERÚNDIO – Traduz uma ideia contínua, que está ocorrendo, que já se desenrolou ou que vai acontecer. Pode ainda indicar simultaneidade. Abrindo(quando abrir) a janela, o jovem conhecerá o mundo. Abrindo(quando abriu) a janela, o jovem conheceu o mundo.

VERBO: ASPECTO PARTICÍPIO – Expressa o resultado de uma ação verbal, aspecto de ação concluída. Terminada a aula, todos se levantaram.

VERBO: VOZ

Só há voz reflexiva: a) Se o sujeito for um ser capaz de praticar a ação verbal: A empregada lavava-se no rio. A normalista divertia-se sozinha.

VERBO: VOZ b) Se aparecer pronome oblíquo átono da mesma pessoa do sujeito: Eu me divirto muito. Eu me divirto muito. Tu te divertes muito. Tu te divertes muito. Ele se diverte muito. Ele se diverte muito. Nós nos divertimos muito. Nós nos divertimos muito. Vós vos divertis muito. Vós vos divertis muito. Eles se divertem muito. Eles se divertem muito.

VERBO: VOZ Também formam a voz reflexiva: a) Os verbos que só conjugam com pronome obliquo (= VERBOS ESSENCIALMENTE PRONOMINAIS): queixar-se. Arrepender-se, comportar-se Exemplos: As donas de casa queixaram-se do custo de vida. Madalena arrependeu-se de seus pecados.

VERBO: VOZ b) Os verbos que exprimem reciprocidade: beijar-se, abraçar-se, odiar-se etc. Exemplos: Os vencedores abraçaram-se felizes. Dois namorados beijavam-se no cinema.

VERBO: VOZ TIPOS DE VOZ PASSIVA 1. Voz Passiva Pronominal ou Sintética – forma-se com o pronome apassivador “SE”, ligado a verbos transitivos diretos ou transitivos diretos e indiretos na 3ª pessoa do singular ou do plural. VERBO + SE + SUJEITO - Anunciam-se reformas. - Reformou-se o carro.

VERBO: VOZ 2. Voz Passiva Analítica – forma-se com o verbo SER mais o particípio do verbo principal. VERBO + “SER” + PARTICÍPIO Exemplos: Reformas são anunciadas. O estatuto será cumprido.

VERBO: VOZ CONVERSÕES BÁSICAS 1.DA VOZ PASSIVA PRONOMINAL PARA A ATIVA: - Corte o “SE” e coloque o verbo no plural. Se o verbo já estiver no plural, conserve-o no mesmo tempo e modo. Exemplos: Exige-se mais esforço. (passiva pronominal) Exigem mais esforços. (ativa)

VERBO: VOZ Reduziram-se as taxas de juros. (voz passiva pronominal). Reduziram as taxas de juros. (voz ativa) Convidar-se-á o líder do colégio. (voz passiva pronominal) Convidarão o líder do colégio. (voz ativa)

VERBO: VOZ 2. DA VOZ ATIVA PARA A PASSIVA ANALÍTICA: - O objeto direto da ativa torna-se sujeito da passiva; - O sujeito da ativa transforma-se em agente da passiva; - O verbo principal da ativa fica no particípio, e aparece o verbo ‘SER’ no mesmo tempo e modo do verbo da voz ativa.

VERBO: VOZ - A passiva analítica tem sempre um verbo a mais que a ativa, que é o próprio verbo ‘SER’.

VERBO: VOZ 3. DA PASSIVA ANALÍTICA PARA A ATIVA: Trata-se apenas de um processo inverso. -Desaparece o verbo ‘SER’ e a preposição do agente da passiva; -O agente da passiva torna-se sujeito da voz ativa; - O sujeito da passiva transforma-se em objeto direto da ativa;

VERBO: VOZ - O verbo principal da passiva fica no mesmo tempo e modo do verbo ‘SER’.

FIM DE MAIS UMA ETAPA! FIM DE MAIS UMA ETAPA! “Tudo é possível quando se quer. Sem luta não há glória”.