LITERATURA ESCOLAS.

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Transcrição da apresentação:

LITERATURA ESCOLAS

Trovadorismo Vem de trovador Estilo de época Retrata as manifestações culturais dessa época 1189/ 1198/ 1434 - Século XII ao século XV- Era medieval

Quais são as características do trovadorismo? Principal tema: amor Religiosidade Cristianismo Teocentrismo Galego- português Vassalagem

Cantigas Poemas musicalizados acompanhado de instrumentos como viola, harpa, a lira e o alaúde Trovador Menestrel Refrão São 4 tipos Foram agrupadas em cancioneiros

Cantiga de amor O trovador assume o eu lírico masculino É declamada para a dama, “a senhor”, “mia senhor” ou “mia dona”. O homem é cativo, coitado, enlouquecido, A mulher é idealizada pelas característica físicas, morais, sociais. Expressa a dor do travador por amar uma mulher inacessível e a que se rende vassalagem amorosa A natureza e o ambiente da corte

Cantiga de amigo O trovador assume o eu lírico feminino é a mulher quem fala. Declama para “amigo” (namorado) A mulher é formosa bela, graciosa. Já o homem é mentiroso, traidor, formoso. Expressa sentimentos de uma mulher que sofre por sentir saudades do amigo. O ambiente é o campo, o mar e a casa.

Cantiga satíricas- escárnio A mensagem se processa indiretamente, por intermédio da ironia e do sarcasmo. Objetivo criticar pessoas, costumes e acontecimentos. Não revela o nome da pessoa ou das pessoas visadas na cantiga.

Satírica- maldizer A mensagem se processa diretamente. Criticava pessoas, costumes ou acontecimentos. Citava o nome da pessoa ou pessoas visadas. Linguagem mais popular.

Ribeirinha No mundo non me sei parelha, mentre me for' como me vai, ca ja moiro por vós - e ai! mia senhor branca e vermelha, Queredes que vos retraia quando vos eu vi em saia! Mao dia me levantei, que vos enton non vi fea! E, mia senhor, des aquel di', ai! me foi a mi muin mal, e vós, filha de don Paai Moniz, e ben vos semelha d'haver eu por vós guarvaia, pois eu, mia senhor, d'alfaia Nunca de vós ouve nem ei valía d'ũa correa.

Período literário Humanismo

HUMANISMO Época de transição entre a idade Média e o Renascimento. Entre o XV e XVI Surgimento de uma nova classe social a burguesia= burgo= cidade Base de sustentação da nova classe: o comércio Tem início as grandes navegações. Que valorizam ainda mais o humano. Com essa nova realidade o teocentrismo perde força, porém a religiosidade ainda permanece. O homem começa a considerar-se um ser ligado à sua natureza material e física.

Teatro É onde fica mais clara as características desse período. Na idade média ainda era rudimentar e ocorriam à volta das igrejas. Principal autor do Teatro Gil Vicente

Teatro- Gil Vicente O teatro passou a ter importância como forma escrita. Modernidade em sua obra. Autor de mais de quarenta peças. Sua obra divide-se em dois blocos: autos e farsas

Teatro- Gil Vicente Peças teatrais com assunto religioso AUTOS FARSAS Peças teatrais com assunto religioso Tratado de modo sério e cômico Divertir moralizar o público Difundir a fé cristã. Ex: Auto da Barca do Inferno Peças cômicas curtas De um ato só. Poucas personagens Enredo extraído do cotidiano Ex: Farsa de Inês Pereira

Poesia- Humanismo O canto das cantigas foi substituído pela recitação. Feita por poetas da corte e por ser lidas em saraus dos palácios ganhou o nome de: Poesia Palaciana

HUMANISMO PROSA

CLASSICISMO Renascimento

Contexto histórico-Classicismo Movimento histórico que retoma as características grega romana. Aconteceu na Europa entre os séculos XV e XVI Período de grande transformações políticas, culturais e econômicas e sociais: A.Configuração do capitalismo. B. As grandes navegações. C. Crise religiosa. D. Aprofundamento e divulgação do saber E. O teocentrismo cede lugar ao antropocentrismo

Características-Classicismo Racionalismo Universalismo Impessoalidade Perfeição formal Presença da mitologia Humanismo Equilíbrio A cultura grego-romana começou a ser valorizada. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais

Camões Poesia e epopeia

CAMÕES Temas: Amor e o destino do homem. Sonetos Visão da natureza LÍRICO épico Temas: Amor e o destino do homem. Sonetos Visão da natureza Concepção do amor Desconcerto do mundo Tema: recria a história do povo português. Epopeia Narrativa escrita em versos Assunto: grandioso, heroico. Linguagem é nobre

Eu cantarei de amor tão docemente, Por uns termos em si tão concertados, Que dous mil acidentes namorados Faça sentir ao peito que não sente. Farei que o Amor a todos avivente, Pintando mil segredos delicados, Brandas iras, suspiros magoados, Temerosa ousadia e pena ausente. Também, Senhora, do desprezo honesto De vossa vista branda e rigorosa, Contentar-me-ei dizendo a menor parte. Porém, para cantar de vosso gesto A composição alta e milagrosa, Aqui falta saber, engenho e arte.

Camões pico Proposição Invocação Dedicatória Narração epílogo I n o v a ç ã o D e d i c a t ó r i a N a r r a ç ã o E p í l o g o Proposição Invocação Dedicatória Narração epílogo

BARROCO

Barroco é o nome dado ao estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, difundindo-se mais tarde pelos países católicos da Europa e America. surgiu da oposição ideológica e religiosa. De um lado o antropocentrismo renascentista e do outro teocentrismo medieval. Esse contexto foi registrado pela arte barroca. Vivia-se a revolução comercial, a política econômica era o mercantilismo. A burguesia detinha o poder econômico O século XVII foi marcado pelos reflexos das crises religiosas, essas ocorreram no século anterior, dentre as quais se destacam a Reforma Protestante e a Contrarreforma.

Características Enfermidade da vida e do tempo Concepção trágica da vida. Jogo de claro e escuro Oposição entre o mundo material e o espiritual Requinte formal Detalhamento Gosto pela grandiosidade Frases interrogativas Cultismo e conceptismo

Cultismo e Conceptismo Gosto pelo rebuscamento formal Jogos de palavras Figuras de linguagem Vocabulário sofisticado Efeitos sensoriais Jogo de ideias pelo raciocínio e pensamento lógico histórias ilustrativas Analogias

Padre Antônio Vieira Em sua obras defendeu os índios e negros. Foi processado por imprimir opiniões heréticas. Colocou seus sermões a favor das ideias que defendia. Seus sermões foram expressão máxima do barroco pela sua perfeição estética conceptista. joga com as ideias e os conceitos, segundo os ensinamentos da retórica dos jesuítas.

Padre Antônio Vieira Em sua obras defendeu os índios e negros. Foi processado por imprimir opiniões heréticas. Colocou seus sermões a favor das ideias que defendia. Seus sermões foram expressão máxima do barroco pela sua perfeição estética conceptista. joga com as ideias e os conceitos, segundo os ensinamentos da retórica dos jesuítas.

Gregório de Mattos em suas obras ora demonstra a aversão que sentia pelo clero, ora revelava uma profunda devoção às coisas sagradas. Escrevia também versos pornográficos e sensuais. Usava a linguagem maliciosa, ferina e palavras de baixo calão para criticar pessoas e instituições da época, por isso foi chamado de boca do Inferno. Escreveu poemas líricos, satírico, religioso.

OQUE É? Século XVIII Século das luzes por causa das novas ideias de cientistas e filósofos que promoveram a revolução. Entra em cena o Iluminismo. Filósofos, cientistas, escritores acreditavam que para tirar o homem da ignorância precisava dar- lhes a luz da ciência, liberdade e progresso O arcadismo representa uma reaçãocontra os excessos do Barroco

Características do Arcadismo Razão e fé: síntese da produção literária. Imitação dos modelos renascentistas: neles há o ideal de simplicidade e a imaginação equilibrada pela razão, no que resulta na presença da mitologia e a linguagem simples. Bucolismo: a pureza, a beleza e a espiritualidade residem na natureza. Racionalismo: preocupação com a verdade e o real. Só é belo o que é racional- equilíbrio entre a emoção e a razão. Convencionalismo: repitição de temas e lugares –comuns. Idealização da mulher: amor é fonte de prazer, tranquilo e não- passional.

PRINCIPAIS AUTORES Claudio Manuel da Costa Tomás Antônio Gonzaga

Contexto histórico As transformações políticas econômicas do fim do séc. XVIII determina os temas e a produção literária do romantismo. Revolução Francesa Revolução Industrial se consolidou Burguesia Proletariado Independência dos Estados Unidos Surgimento de novos Estados Nacionais e a criação de uma Identidade nacional .

Contexto histórico no Brasil 1808- Chegada da família real no Brasil 1817-Criação dos correios 1822- Independência do Brasil 1835- Guerra dos farrapos 1841- Dom Pedro II imperador do Brasil 1854- primeira estrada de ferro brasileira 1864- Início da Guerra do Paraguai 1888- Lei Áurea 1889-Proclamação da República

Produção Literária- PRIMEIRA GERAÇÃO Nacionalista Indianista Religiosa Aversão à influência portuguesa Misticismo Temas: o índio/ a saudade/ o amor impossível Autor: Gonçalves Dias.

Gonçalves Dias Exaltação da natureza Saudade Lirismo amoroso Indianismo Obras: Juca Pirama 1º s Contos 2ºs Contos entre outros.

Produção Literária- SEGUNDA GERAÇÃO Marcada pelo “mal do século”, escapismo, morbidez, noturnismo, ironia, sarcasmo. apresenta egocentrismo exacerbado, pessimismo, satanismo e atração pela morte. Temas: a dúvida, o tédio, a orgia, a infância, o medo de amar, o sofrimento. Seus principais representantes são Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire.

Álvares de Azevedo Sua personalidade influencia a sua obra. Ambiguidade, cinismo,irreverência,Indecisão Oscilação entre o moralismo e o erotismo. Ora aspira amores virginais ora descreve a mulher forma erotizada. Tédio, Morte, Angustia , Satanismo. O amor e a felicidade são coisas inatingíveis. Obras: Lira dos Vintes anos e Noite na Taverna entre outras.

Produção Literária- TERCEIRA GERAÇÃO Formada pelo grupo condoreiro, desenvolve uma poesia de cunho político e social, aprofundamento do espírito nacionalista, do liberalismo. Temas: a escravidão, a república, o amor erótico. A maior expressão desse grupo é Castro Alves.

Castro Alves temas abolicionistas, incorpora o negro, herói Poesia social Poesia lirica-amorosa temas abolicionistas, incorpora o negro, herói libertação de povos. Poesia para ser declamada Obras : Navio Negreiro entre outras. Resulta da experiência real. Traduzem esperança, euforia, desespero, saudade, natureza, pressentimento da morte, sensualismo erótico