Calor/ Exposição solar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Quantas vezes o olho humano pisca, por minuto?
Advertisements

RAIOS UV EM VC.
Ergonomia Adaptação do trabalho ao homem.
Tipos de acidentes e procedimentos
CÂNCER DE PELE.
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Hepatites A hepatite é basicamente uma infecção no fígado de causa variada (vírus, bactérias, medicamentos, tóxicos etc.). Existem vários tipos de hepatites.
Dicas sobre alimentação para pacientes com Porfirias agudas
Cuidados com a pele no VERÃO Débora Duval Arcanjo.
Informações sobre Acidentes com Mãos & Braços e Prevenção
Dor Neuropática no Diabetes.
Equipamentos de Protecção Individual
HERPES.
Primeiros Socorros em Acidentes Oculares
Irretocável Tenho cabelos loiros, pintados, para esconder os fios brancos. Não me lembro exatamente em que ano eles começaram a branquear...
5. MOLÉCULAS NA TROPOSFERA
Enfraquecimento da camada do ozono
Existe um horário mais indicado Para a prática de Exercícios Físicos?
INSOLAÇÃO E INTERMAÇÃO
Exposição Ocupacional ao Calor
ESCOLA PROMOTORA DE SAÚDE PREVENÇÃO DO CÂNCER DA PELE
Quantas vezes o olho humano pisca, por minuto?
Olá amigos, Hoje aprenderemos sobre os hábitos de higiene
Academia Snooker Clube Sorocaba - SP Paulo Dirceu Dias
Exercícios no frio e na chuva (04/05)
A camada de ozônio é uma “capa” formada pela concentração do gás Ozônio (O3) na atmosfera terrestre.
Agrupamento de escola de Pedro de Santarém 2010/2011
ESCOLA PROMOTORA DE SAÚDE PREVENÇÃO DO CÂNCER DA PELE
A velhice existe?.
OS PAIS ENVELHECEM.
FILTRO SOLAR- NÃO SAIA DE CASA SEM ELE
Prevenção da Gripe A (H1N1)
Ciências Cap. 10 A pele Prof.: Samuel Bitu.
Ser MÃE Gotas de Crystal.
PREVENÇÃO AO CÂNCER DA PELE
Sintomas que devem levá-lo imediatamente ao médico (02/11)
Prevenção e cuidados Porfirias Cutâneas II Porfiria Eritropoética Congênita (PEC) e Porfiria Hepatoeritropoética (PHE), muito se assemelham.
DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA I CURSO: AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL
Entorses, Luxações e Fraturas
QUEIMADURAS Aulas P.S. 3° col. Turismo.
Ar O Sopro da Vida metros metros Semanas sem comida Dias sem água Minutos sem oxigênio Semanas sem comida Dias sem água Minutos sem oxigênio.
Creme para Mãos e Colo com FPS 15 TimeWise ®.
Identificação dos perigos  Não fazer chama ou faíscas;  Não fumar.  Ventilação;  Iluminação;  Não utilizar ar comprimido para enchimento, descarga.
Conhecimentos Básicos de Cuidados com a Pele Parte II: Base
Riscos da exposição exagerada do sol
Daiane da Silva Biehl de Carvalho Auxiliar em Saúde Bucal – ASB
Atividade física e imunologia
As grandes escaladas e a altitude
NOME- Bruno do Amaral Rodrigues TURMA- 71 SÉRIE- 7 ª PROFESSOR(A)- Mariluce Campos.
Ar O Fôlego da Vida.
VIVÊNCIA PROFISSIONAL
HIGINE E MEDICINA DO TRABALHO
Aparência Montagem : Ulysses Freitas Texto de Silvana Duboc
Apresentação da Liga e dos Alunos palestrantes – Informar que haverá tempo para participação e quem quiser fazer perguntas, levantar a mão e depois de.
Aproveite as férias e o início do ano novo para treinar ao ar livre e manter a boa forma (04/01) Fonte: minhavida.com.br DICA DE SAÚDE – JANEIRO 2012 Metabolismo.
CAUSA NECESSIDADES FUNÇÕES/FINALIDADES TRATAMENTO CONSELHOS ÚTEIS
Sustentabilidade na Terra
BRIEFING – 3° ETAPA Matéria: Publicidade e propaganda
OLÁ! Ao longo desta apresentação vais saber algumas regras de segurança na praia.
CHOQUE ELÉTRICO resista ao impulso de correr até seu colega
Cuidados a ter com a nossa pele
Blitz do Básico.  Qual a diferença entre hidratantes em forma de creme e de gel?
Linha solar Mary Kay.
Margarida Ferreira 3º Ano da Turma 5 Em qualquer idade, o exercício físico tem um papel importante na saúde, no bem estar e na criação de estilos de.
Palestrantes (Simulação): Dra. Natália Regina Felipe Dra. Raynara Silva Souto.
EMERGÊNCIAS AMBIENTAIS Prof ª. Dra. Taís Tinucci Socorros de Urgência
1 Margem Alunos curso Técnico de Enfermagem Nilviane; Ana Jéssic; Fernanda; Jéssica; Raquel; Maria de Lourdes; Natália. A importância F iltro do S olar.
GRIPE A(H1N1). GRIPE A O que é o novo vírus da Gripe A(H1N1)? É um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos; Contém genes das variantes humana,
Transcrição da apresentação:

Calor/ Exposição solar

Com o aproximar do Verão, o Sol brilha com maior intensidade, o calor aperta e o apelo da praia torna-se irresistível. Simultaneamente, aumentam os perigos que o excesso de exposição solar pode causar na pele. Para além dos cuidados básicos, é importante saber que tipo de protector e cremes escolher, o que melhor se adapta à nossa pele, o que tem o factor de protecção mais adequado e, por fim, aquele que melhor nos protege contra os raios ultravioletas.

Há dois tipos de raios ultravioletas, os de tipo UVA e os UVB. Ambos podem causar o foto envelhecimento, embora sejam as radiações UVA as que, no entender dos cientistas, originam mais rapidamente o envelhecimento da pele.

Tudo indica que o sol, raios UV, são causadores de 90% dos cancros de pele. Este risco aumenta com o tempo da exposição solar e intensidade do sol. Períodos curtos e intermitentes de exposição intensa aos raios UV são mais perigosos que a exposição moderada regular, particularmente na infância e idade jovem. Atinge uma em cada sete pessoas e é mais frequente na pele que está exposta à luz solar como, cara, pescoço, braços, pernas e mãos . O risco de cancro é maior nas pessoas de pele branca e cabelos claros do que que nas pessoas morenas com pele escura.

Estes raios também provocam danos aos olhos, alergias e enfraquece o sistema imunológico. São responsáveis por simples queimaduras solares, vermelhidão e ardor.

Os dermatologistas recomendam usar regularmente protector solar com FPS mínimo de 15, que deve ser aplicado cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol. Deve ser reaplicado a cada duas horas de exposição contínua, após mergulho, exercício ou suor excessivo. Use também protector solar para os lábios…

As roupas também são um factor importante, absorvem ou reflectem os raios UV. Qualquer roupa é melhor que nenhuma, mas quanto mais apertada a tecedura maior a protecção. Não se esqueça também dos óculos escuros, para evitar danos nos olhos. Não se deve expor ao sol entre as 12h e as 16h. Nunca esquecer o guarda sol !

Tenha cuidados especiais nos trópicos e nas grandes altitudes . E muita atenção ao tempo nublado pois exige sempre ter os mesmos cuidados … E nunca esquecer!!! consulte o médico assistente em caso de queimaduras solares ou escaldões de repetição…

Sabemos que no verão e com o calor também aumenta a incidência de insolação, não é só por conta da exposição solar excessiva… Mesmo sem estar directamente exposto ao sol, é possível ser atingido por este problema.

Os principais sintomas de insolação são: dor no corpo, desanimo,diarreia, dor de cabeça e tontura. Caso a pessoa comece a vomitar e com diarreia, tem de procurar o médico. Se estiver com dores de cabeça e mau estar deve apenas hidratar-se, fazer refeições mais leves e repousar. As crianças e idosos são mais sensíveis à insolação, por terem uma capacidade de desidratação maior.

Por fim... Devemos sempre ir à farmácia falar com os profissionais de saúde; estes podem ajudar-nos e informar -nos sobre os produtos mais adequados à nossa pele não só para os cuidados da praia, mas para o nosso dia-a- dia !! Nunca devemos confiar nos produtos dos supermercados.

Pense que podemos evitar todos estes problemas!

Trabalho elaborado por Joana Pereira