Como Ensinar Saúde Sexual e Reprodutiva em um Projeto de Extensão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adolescência e Afectos
Advertisements

Trabalho realizado por: Ana Garcia nº1, 8ºC
Educação Sexual para Infância
“conflitos familiares” Rossano Figueiredo nº23 Maria Madalena nº26
A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional
O Projeto Elaborado pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana Parceria: Instituto Kaplan - Secretarias de.
O Projeto Elaborado pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana Parceria: Instituto Kaplan - Secretarias de.
Projeto Identidade Social Tema: Sexualidade Bate papo informal
“Quanto mais preliminares, mais úmida fica a perereca.”
Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas
SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA
SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA ARAGUAÍNA, 27 E 28 DE AGOSTO DE 2009.
DANILO DE MELO SOUZA Secretário da Educação JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS Governador do Tocantins.
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
A EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR - Breve Reflexão -
A sexualidade na Vida das Pessoas com deficiência
Educação sexual e sexualidade: Quo vadis?
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
SEXUALIDADE Secretaria Municipal de Saúde de São Joaquim
Sexualidade, Orientação e Saúde
BASES MORFOLÓGICAS E FISIOLÓGICAS DA REPRODUÇÃO HUMANA
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MOGI MIRIM Edison de Almeida Abril de 2014.
A juventude e a sexualidade
Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco Rapazes e Raparigas: Educação SexualEducação Sexual Duas formas diferentes de ver o mundo.
O adolescente cristão e a sexualidade
ADOLESCÊNCIA – SEXUALIDADE E AFETIVIDADE
F Nome: Rita de Cássia Machado Silveira
Monique Estevam – PCNP de Ciências Data: 29/04/2014
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
A representação social dos adolescentes do bairro Potecas,São José, sobre a AIDS e a liberação da distribuição de preservativos em escolas públicas. Autora.
DST/Aids e Rede Básica : Uma Integração Necessária
Capacitação em Eventos
CASINHA FELIZ CENTRO DE ENSINO
Escovação Aluna: Claudete G. Ottoni
Gabriela Ramalho Lopes
Amor Ela conta que sentiu entusiasmo, mas medo também. “Eu não sabia o que fazer”, diz. Também ficou confusa. “E muito. Até eu saber realmente se era verdade.
Sexualidade na Adolescência
Proposta de trabalho nº2 Educação Sexual Nas Escolas
SEJAM BEM-VINDOS A ORIENTAÇÃO TÉCNICA PROJETO PREVENÇÃO TAMBÉM SE ENSINA E COMUNIDADE PRESENTE Diretoria de Ensino de Araçatuba.
O amor humano.
Educação Sexual A sexualidade sempre foi um tema de difícil discussão, sobretudo para adolescentes. A curiosidade, a descoberta das diferenças no próprio.
Orientação para os professores de Biologia – 1° EM
Trabalho de Projecto Problema: « Relações entre Pais e Filhos »
Unidade 2 TRANSMISSÃO DA VIDA
Trabalho de Português Doenças sexualmente transmissíveis que mais atingem os jovens hoje x década de 80 Julia Dantas Lucca Tokarski Manuella Freitas.
DESAFIOS DA Adolescência
VALE SONHAR.
Aluna: Lara Pereira Orientador: Dr Jefferson Pinheiro Brasília, 2 de dezembro de 2015 ABORDAGEM INADEQUADA DO HPV NA INFÂNCIA:
INTERVENÇÕES. GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA Intervenção geral (MELCHI, mude este título!!! Não conseguimos encontrar um título p esta intervenção!!!) Oficina:
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
AUTOBIOGRAFIA Prof. Ayres Charles de Oliveira Nogueira IFRN – Campus Natal Cidade Alta.
1 De Dezembro Dia Mundial Da Luta Contra a AIDS. A AIDS A AIDS, mais do que uma doença é uma grave questão social, pois grande parte dos indivíduos infectados.
DS... O quê??? Essa História em Quadrinhos foi criada para falar, de uma forma dinâmica e leve, sobre coisas importantes como amizade, sexualidade, relacionamento,
Concordo / Discordo Sim / Não / Não sei Nada importante / Importante / Muito importante 1º O que penso sobre educação sexual? 9 questões 22 questões 12.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
“Discutir a isenção de ICMS para os preservativos” 05/07/2012 Objetivo: PROMOÇÃO DA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA.
Transcrição da apresentação:

Como Ensinar Saúde Sexual e Reprodutiva em um Projeto de Extensão UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Departamento de Tocoginecologia Como Ensinar Saúde Sexual e Reprodutiva em um Projeto de Extensão Fernando Cesar de Oliveira Jr. Marta F B Rehme

Como Ensinar Saúde Sexual e Reprodutiva em um Projeto de Extensão Introdução: Nos últimos anos ocorreram mudanças significativas na sexualidade de adolescentes e jovens, com iniciação sexual mais precoce, tendo como conseqüências maior incidência de DST e gravidez. Baseado nestes dados foi criado em 1999 um projeto de extensão intitulado “Promoção da Saúde de Jovens na Área da Sexualidade Humana” junto às escolas públicas de Curitiba, para alunos de Medicina da UFPR.

Como Ensinar Saúde Sexual e Reprodutiva em um Projeto de Extensão Objetivos: Capacitar alunos de medicina a transmitir informações na área de saúde sexual e reprodutiva a alunos das 7ª série de escolas públicas. Proporcionar um grau de conhecimento para que possam desenvolver um pensamento crítico em relação ao comportamento sexual.

Como Ensinar Saúde Sexual e Reprodutiva em um Projeto de Extensão Metodologia: Os alunos que participam do Projeto já cursaram a disciplina, que serve de capacitação. Através de dinâmicas de grupo e oficinas, são discutidos temas sobre puberdade e adolescência, sexualidade, questões do corpo, iniciação sexual, ficar, rolo e namoro, papéis sexuais, mitos e crendices, anticoncepção, drogas e prevenção de DSTs e gravidez. Realizado pré e pós teste de conhecimentos.

1ª aula: Apresentação Pré-teste

1ª aula: Apresentação Sugestão dos temas a serem discutidos: 1º Ficar, rolo, namoro; 2º Mudanças no corpo; 3º Primeira relação sexual; 4º Drogas e ciclo menstrual; 5º Masturbação, gravidez na adolescência e adolescência; 6º DST´s; 7º Anticoncepcionais; 8º Preconceitos. Dinâmica INTEGRAÇÃO: caixa de presente.

2ª aula: Corpo Humano Dinâmica: Gervásio e Gertrudes. - papéis sexuais; Vantagens e desvantagens de ser homem/mulher; Masturbação.

3ª aula: Adolescência O ciclo menstrual; Diferenças nas fases: infância, adolescência e adulta;

3ª aula: Adolescência Mudanças da adolescência.

4ª aula: Sexualidade Identidade Sexual; Mudança de sexo; DO AMOROSO ESQUECIMENTO “Eu, agora – que desfecho! Já nem penso mais em ti... Mas será que nunca deixo De lembrar que te esqueci?” Mario Quintana Identidade Sexual; Mudança de sexo; Orientação sexual; - Hetero,Homo e Bissexual

5ª aula: Relacionamento Ficar, namorar: - DINÂMICA “batata quente”: O namoro que você gostaria de ter!

5ª aula: Relacionamento Primeira relação sexual: entrega do folder.

6ª aula: Métodos Anticoncepcionais Demonstração pelos alunos: - camisinha feminina; - camisinha masculina;

9ª aula: DSTs e AIDS Dinâmica do cartão com símbolos e cores: dinâmica para mostrar a disseminação; GONORRÉIA AIDS SÍFILIS HERPES

9ª aula: DSTs e AIDS Dinâmica do cartão com símbolos e cores: dinâmica para mostrar a disseminação;

Como Ensinar Saúde Sexual e Reprodutiva em um Projeto de Extensão Resultados e Conclusão: Maior conhecimento em temas de saúde sexual e reprodutiva; Dessensibilização em relação às crendices sexuais, avaliados no desempenho do pós teste. Os adolescentes têm maior interesse nas descobertas e sensações do seu corpo e conseqüentemente do prazer. Experiência única para os alunos de medicina, que além de passarem a informação, melhoram a comunicação e diminuem seus preconceitos.

O adolescente é alguém que se sente grande diante da criança que deixou no passado e pequeno demais diante do adulto que virá.

OBRIGADA!!