 Financiamento zero  Gestão da educação era deixada nas mãos Jesuítas  Escolas das primeiras letras para indígenas e filhos de colonos  Ênfase no.

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Transcrição da apresentação:

 Financiamento zero  Gestão da educação era deixada nas mãos Jesuítas  Escolas das primeiras letras para indígenas e filhos de colonos  Ênfase no Ensino Secundário, destinado aqueles que iriam continuar os estudos  Ensino Superior era cursado na Europa

 Impulso no Ensino Superior em algumas cidades (Rio de Janeiro, Salvador)  Ênfase nos cursos de Engenharia, Medicina e Direito  Cursos de Belas Artes (ofícios, cursos para profissionalização)  Melhora o investimento, mas ainda centrado no Ensino Superior

 Constituição de 1824 previa Educação Primária gratuita para todos, mas não destina recursos.  1834 a Educação Primária passa a ser responsabilidade das Assembléias provinciais  Cada estado só conseguiu fundar um colégio secundário, por conta da falta de recursos

 Continua da falta de investimentos  Apresenta preocupação com educação da população em geral  Mas, continua limitada a aplicação de recursos

 1932 – Manifesto dos Pioneiros  Constituição de1934 – gratuidade e universalização nas escola públicas, criação do supletivo e atendimento da educação infantil.  1942 – SENAI e SENAC

 Regulamentação do Ensino Primário  Primeira LDB, destinando recursos nos diferentes níveis  1964 – Verbas reduzidas a níveis incompatíveis com o crescimento populacional  Estímulo ao ensino privado com a concessão de bolsas de estudos

 5692/71 – fixando diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus. A lei destaca dois pontos fundamentais: a obrigatoriedade escolar e a profissionalização do ensino médio. É considerado o primeiro grau como o Ensino Fundamental, tendo a duração de oito anos e obrigatório para as crianças dos sete aos quatorze anos.