USO DE RECURSOS COMUNICATIVOS NA EDUCAÇÃO
PRIMEIRA PARTE Texto e imagem
Tw Cen MT Condensed Extrabold TW CEN MT CONDENSED EXTRABOLD Times New Roman Arial Verdana Impact Tw Cen MT Tw Cen MT Condensed Extrabold TW CEN MT CONDENSED EXTRABOLD AS FONTES Letras, números, símbolos etc. com determinadas características
com serifas sem serifas Caligráfica fantasia
Fantasia Casos especiais, publicitários, capas. Não dá legibilidade
Caligráfica com serifas mais formal; também aplicável em textos longos Caligráfica uso eventual (convites, certificados, publicidade)
VERTICAL Arredondada Light Bold Black
Bold – chama atenção em títulos, capas sem serifas – textos não muito extensos VERTICAL – indicada para espaços estreitos Bold – chama atenção em títulos, capas
ESCOLHENDO AS FONTES Legibilidade Alma Equilíbrio Público-alvo Massa de letras
PÚBLICO-ALVO “as crianças, por exemplo, preferem caracteres grandes e espessos” (ARAUJO, 2008, p. 324). Sugestão: usar maiúsculas
APRESENTAÇÕES Microsoft Power Point ou softwares livres (Libre Office Impress) Texto, imagens, áudio, vídeos Suporte não adequado para veicular textos extensos Palavras-chave: o interesse é no apresentador e nas multimídias (imagens, músicas, vídeos)
Uma boa charge, por exemplo: Reflexão Criação Transposição para outros suportes
facebook/tirasarmandinho, turmadamonica, tirinhasdamafalda
MANIPULANDO IMAGENS, TEXTOS, PÁGINAS A melhor máquina fotográfica é aquela que temos em mãos O melhor programa é aquele que temos em mãos Microsoft Paint: não se envergonhe! Microsoft Office Picture Manager: cortes, contraste, cores Softwares livres/free: Irfan View Scribus
Sua foto, ou a foto de um aluno, vira tema de sala de aula Essa imagem é minha, tá? Quero créditos! :)
O Microsoft Paint é capaz de pequenas, mas funcionais, soluções O Microsoft Paint é capaz de pequenas, mas funcionais, soluções. Não o despreze!
O Microsoft Office Picture Manager é uma ferramenta fácil para cortes, redimensionamento e ajustes (cor, brilho...)
Cartilhas como prévia do Jornal Escola O Scribus é gratuito, roda no Windows e no Linux, e permite montagem de jornais, revistas, folders. Cartilhas como prévia do Jornal Escola
SEGUNDA PARTE Áudio e vídeo
BUSCANDO VÍDEOS www.youtube.com, TV Escola, objetoseducacionais2.mec.gov.br BAIXANDO VÍDEOS Atube catcher (youtube)
“NÃO TÁ RODANDO O VÍDEO” Formatos de vídeo mais compatíveis: Mpeg, mov, wmv, avi (maior) Conversor de formatos de vídeo, áudio e outros: Format Factory
ÁUDIO Música em sala de aula; Rádio-escola
Não atire o pau no gato-to Porque isso-so Não se faz-faz-faz O gatinho-nho É nosso amigo-go Não devemos maltratar os animais MIAU Estimular a criação de novas paródias Reflexão: ou devemos trabalhar com a tradição e, a partir dela, discutir os valores?
TERCEIRA PARTE Internet
“PALAVRAS MÁGICAS” Multimídia Hiperlink Interatividade Autonomia/protagonismo Alcance
BLOG www.blogger.com (gratuito): Cadastro do gmail Plataforma autodidática
FACEBOOK SEM PRECONCEITOS Multimídia, interatividade, hiperlink, autonomia, alcance
QUARTA PARTE Comunicação além do digital
Jogos de tabuleiro, confecção de materiais, recortes, colagens Jogos de tabuleiro, confecção de materiais, recortes, colagens. Observar a autonomia dos estudantes!
Não tenha medo de parecer antigo, tio Sukita, Mumm Rá, Matusalém. Mídias não são apenas as novas, mas também as antigas. As novas gerações adoram computadores, tablets, celulares, mas, de vez em quando, eles também são seduzidos pelo lápis, papel, tesoura, cola... Deve ser a abstinência!
Existem as culturas que envolvem os estudantes, o bairro, a cidade. Não se esqueça, também, de que, por trás das tecnologias, existem atores sociais. Existem as culturas que envolvem os estudantes, o bairro, a cidade. As tecnologias não representarão ganhos educativos se forem colocadas de cima para baixo. Resgatar os princípios da educomunicação é essencial para o bom uso das mídias. BOA SORTE!
ROGÉRIO ALVARENGA Editor de publicações da UFSJ Coordenador do projeto de extensão UFSJ Bioagradável Especialista em Gestão do Meio Ambiente – Educação Ambiental (UFJF) Especialista em Design Instrucional Virtual (Unifei) Bacharel em jornalismo (UFBA) rogerioalvarenga@ufsj.edu.br