USO DE RECURSOS COMUNICATIVOS NA EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

“Internet - a nova ferramenta de ensino."
Portal do Professor SEED/MEC
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Workshop Realizado no âmbito da Feira da Tecnologia
Imagem e Vídeo no Magalhães
Tutorial Edição de Imagem Microsoft Office Picture
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 05
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 04
Tecnologia e TICs Mas. o que são mídias. O que é tecnologia
Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim
O uso dos softwares nas escolas
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Pequena revisão e alguns conselhos
Tecnologias no Ensino Marcos Alexandre Barros
Atividade 04 Todos aparelhos audiovisuais e tecnológicos da escola são utilizados com um recursos para o aprimoramento a relação ensino-aprendizagem. O.
Composição e Projeto Gráfico
VÍDEOS NA WEB.
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Características Veículo de informação corporativo dirigido ao público interno da empresa. jornal mural é o mais democrático dos veículos internos de comunicação.
Núcleo de Formação Profissional
Projeto : Roda de Linguagem E Informática Educativa 2010.
Crie apresentações de músicas, avisos e leituras contendo slides à partir de textos do Word, de páginas da internet e importadas do CCLI Song Select. No.
PROFESSORA: SUZANA AMORIM
Edição de imagens em formato digital
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
Museu Memórias de Alfabetização
©2004 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. A minha primeira apresentação…  
Apresentação Microsoft Power Point
MULTIMÍDIA Mailson Kreidlow.
PROJETO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO MEIO AMBIENTE E CIDADANIA.
Jornal como Recurso Didático
Projeto E.E. E.F.M. OLÍVIA SARAIVA MAIA
Sugestão de Atividade:
Tipos de Fontes Combinando e Escolhendo Fontes
Educação Visual e Tecnológica
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamen. Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação. Nome do aluno(a):
Apresentação Aluna : Rafhaela Cordeiro Campodonio Eloy Disciplina: Comunicação e Educação Prof.ª Dulce Márcia Cruz.
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
Formatos aceitos Para Vídeos: Mpeg e Avi Se o video que voce quer exibir não esta em um destes formatos voce pode usar programas como o “winvideo convert”
Retrato da cultura tecnológica pelos cursos EM EF2 Autoria Instrumentação EF1 Alfabetização Digital.
Tecnologia Informação Comunicação Professor: Bruno Rua.
O que é multimídia.
Projeto Para que o preconceito?. Objetivos Materiais  Tesouras  Cola  TV  Aparelho de DVD  Cartolinas  Sulfites  Caneta  Jornais e Revistas 
Dicas para usar o powerpoint e fazer uma boa apresentação
TRÂNSITO NA ESCOLA. Objetivos: Estimular a cooperação entre pedestres e motoristas, a humanização e o respeito as leis de trânsito, educando para a cidadania.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
Identificação da atividade e do aluno
Fernando Feltrin Criando uma revista Fernando Feltrin
Programa: aTube Catcher Dica TIC IPS – Escola Superior de Educação Ano Lectivo: 2010/2011 UC: Tecnologia e Comunicação Docente: Luís Varela Discente: Marli.
USO DE RECURSOS COMUNICATIVOS NA EDUCAÇÃO
DESIGN INSTRUCIONAL PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS COMUNICAÇÃO MOBILE Adaptação da linguagem.
História em Quadrinhos e Fanzine na Escola
UESC [ Comunicação Social ] Ferramentas de Editoração Ilhéus-BA, 13 de maio de 2013.
Software para Multimídia
Pré-Projeto Multimídia
A TIPOGRAFIA NO CINEMA.
Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas
Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão Conhecendo as tecnologia da escola! Tecnologia na Educação Aluna: Marinuzia Tutora: Deusiram.
BLOG É a abreviação da palavra Weblog: WEB = REDE e LOG= REGISTRO. A palavra pode ser usada para quaisquer registros freqüentes de informações feitas no.
Componentes do Jornalismo Online
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.
¬ normas de orientação para elaboração de: Cartazes CAD-cascais  
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Transcrição da apresentação:

USO DE RECURSOS COMUNICATIVOS NA EDUCAÇÃO

PRIMEIRA PARTE Texto e imagem

Tw Cen MT Condensed Extrabold TW CEN MT CONDENSED EXTRABOLD Times New Roman Arial Verdana Impact Tw Cen MT Tw Cen MT Condensed Extrabold TW CEN MT CONDENSED EXTRABOLD AS FONTES Letras, números, símbolos etc. com determinadas características

com serifas sem serifas Caligráfica fantasia

Fantasia Casos especiais, publicitários, capas. Não dá legibilidade

Caligráfica com serifas mais formal; também aplicável em textos longos Caligráfica uso eventual (convites, certificados, publicidade)

VERTICAL Arredondada Light Bold Black

Bold – chama atenção em títulos, capas sem serifas – textos não muito extensos VERTICAL – indicada para espaços estreitos Bold – chama atenção em títulos, capas

ESCOLHENDO AS FONTES Legibilidade Alma Equilíbrio Público-alvo Massa de letras

PÚBLICO-ALVO “as crianças, por exemplo, preferem caracteres grandes e espessos” (ARAUJO, 2008, p. 324). Sugestão: usar maiúsculas

APRESENTAÇÕES Microsoft Power Point ou softwares livres (Libre Office Impress) Texto, imagens, áudio, vídeos Suporte não adequado para veicular textos extensos Palavras-chave: o interesse é no apresentador e nas multimídias (imagens, músicas, vídeos)

Uma boa charge, por exemplo: Reflexão Criação Transposição para outros suportes

facebook/tirasarmandinho, turmadamonica, tirinhasdamafalda

MANIPULANDO IMAGENS, TEXTOS, PÁGINAS A melhor máquina fotográfica é aquela que temos em mãos O melhor programa é aquele que temos em mãos Microsoft Paint: não se envergonhe! Microsoft Office Picture Manager: cortes, contraste, cores Softwares livres/free: Irfan View Scribus

Sua foto, ou a foto de um aluno, vira tema de sala de aula Essa imagem é minha, tá? Quero créditos! :)

O Microsoft Paint é capaz de pequenas, mas funcionais, soluções O Microsoft Paint é capaz de pequenas, mas funcionais, soluções. Não o despreze!

O Microsoft Office Picture Manager é uma ferramenta fácil para cortes, redimensionamento e ajustes (cor, brilho...)

Cartilhas como prévia do Jornal Escola O Scribus é gratuito, roda no Windows e no Linux, e permite montagem de jornais, revistas, folders. Cartilhas como prévia do Jornal Escola

SEGUNDA PARTE Áudio e vídeo

BUSCANDO VÍDEOS www.youtube.com, TV Escola, objetoseducacionais2.mec.gov.br BAIXANDO VÍDEOS Atube catcher (youtube)

“NÃO TÁ RODANDO O VÍDEO” Formatos de vídeo mais compatíveis: Mpeg, mov, wmv, avi (maior) Conversor de formatos de vídeo, áudio e outros: Format Factory

ÁUDIO Música em sala de aula; Rádio-escola

Não atire o pau no gato-to Porque isso-so Não se faz-faz-faz O gatinho-nho É nosso amigo-go Não devemos maltratar os animais MIAU Estimular a criação de novas paródias Reflexão: ou devemos trabalhar com a tradição e, a partir dela, discutir os valores?

TERCEIRA PARTE Internet

“PALAVRAS MÁGICAS” Multimídia Hiperlink Interatividade Autonomia/protagonismo Alcance

BLOG www.blogger.com (gratuito): Cadastro do gmail Plataforma autodidática

FACEBOOK SEM PRECONCEITOS Multimídia, interatividade, hiperlink, autonomia, alcance

QUARTA PARTE Comunicação além do digital

Jogos de tabuleiro, confecção de materiais, recortes, colagens Jogos de tabuleiro, confecção de materiais, recortes, colagens. Observar a autonomia dos estudantes!

Não tenha medo de parecer antigo, tio Sukita, Mumm Rá, Matusalém. Mídias não são apenas as novas, mas também as antigas. As novas gerações adoram computadores, tablets, celulares, mas, de vez em quando, eles também são seduzidos pelo lápis, papel, tesoura, cola... Deve ser a abstinência!

Existem as culturas que envolvem os estudantes, o bairro, a cidade. Não se esqueça, também, de que, por trás das tecnologias, existem atores sociais. Existem as culturas que envolvem os estudantes, o bairro, a cidade. As tecnologias não representarão ganhos educativos se forem colocadas de cima para baixo. Resgatar os princípios da educomunicação é essencial para o bom uso das mídias. BOA SORTE!

ROGÉRIO ALVARENGA Editor de publicações da UFSJ Coordenador do projeto de extensão UFSJ Bioagradável Especialista em Gestão do Meio Ambiente – Educação Ambiental (UFJF) Especialista em Design Instrucional Virtual (Unifei) Bacharel em jornalismo (UFBA) rogerioalvarenga@ufsj.edu.br