ELECTRICIDADE: Potencial Eléctrico Aula – 5

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
Advertisements

Trabalho no Campo Elétrico
Indução Eletromagnética
(semelhante ao fluxo de água vA)
ROTAÇÃO DE UM CORPO RÍGIDO O eixo fixo é denominado eixo de rotação
 módulo do campo eléctrico em toda a parte da superfície esférica
Métodos Analíticos – Particularização para a equação de Laplace
Energia Potencial Elétrica Potencial Elétrico
Potencial Elétrico 31/03/2010.
Indução Eletromagnética
Lei de Gauss.
ELETROMAGNETISMO É o ramo da física que estuda os fenômenos elétricos e magnéticos e suas interações entre si. Estes fenômenos manifestam-se através.
ELETROMAGNETISMO É o ramo da física que estuda os fenômenos elétricos e magnéticos e suas interações entre si. Estes fenômenos manifestam-se através de.
Eletrostática: campo e potencial elétrico
Física III Eletrostática
Campo Magnético Estacionário
PROFESSOR RODRIGO PENNA
Eletrostática Eletricidade.
TRANSFORMAÇÕES E EVOLUÇÕES TÉCNICAS
Física Geral e Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
O VECTOR CAMPO ELÉCTRICO,
Física Aula 7 – Eletricidade
Capitulo 2 - Cinemática do ponto material
Movimento Oscilatório.
Material de Apoio Interacção Gravítica.
5. Fontes do campo magnético: campo magnético criado por uma corrente num condutor (lei de Biot-Savart, lei Ampère), magnetismo na matéria. Em 1820, Hans.
ESGB EI2 – EFA 2009/2012.
Tópicos em Física Clássica
Potencial Elétrico.
Potencial elétrico Física Giovanni Ávila.
Trabalho e Potencial elétrico (Capítulo 3)
(semelhante ao fluxo de água vA)
Eletrostática – Potencial Elétrico
Eletrostática.
Bacharelado em Engenharia Civil
PROFESSOR RODRIGO PENNA
Física Eletrostática – Lei De Coulomb Eduardo Kilder e Ilan Rodrigues.
Eletrostática – Lei de Gauss
EXEMPLO: Intensidade da corrente elétrica
DIFERENÇAS DE POTENCIAL NUM CAMPO ELÉCTRICO UNIFORME
RECAPTULANDO OUTRAS CONFIGURAÇÕES DO CAMPO ELÉTRICO.
Diferença de Potencial D.D.P
1 FLUXO ELÉCTRICO O fluxo eléctrico é uma grandeza proporcional ao número das linhas do campo eléctrico que entram numa superfície O número de linhas N.
CAMPO ELÉCTRICO O campo gravitacional num ponto no espaço é igual à força gravitacional que age sobre uma partícula de prova (teste) de massa m0 dividida.
Utilizaremos o conceito de energia no nosso estudo da electricidade
MOVIMENTO DE UMA PARTÍCULA CARREGADA NUM CAMPO MAGNÉTICO
5. Fontes do campo magnético: campo magnético criado por uma corrente num condutor (lei de Biot-Savart, lei Ampère), magnetismo na matéria. Em 1820, Hans.
Uma carga de prova q0 colocada num campo eléctrico
 LINHAS DE CAMPO MAGNÉTICO NUMA ESPIRA CIRCULAR
Campos Magnéticos Produzidos por Correntes
ELECTRICIDADE: Fluxo e Lei de Gauss Aula – 4
Trabalho da Força Elétrica e Superfície Equipotencial
Viviane Galvão Aula 2 – Campo Elétrico Viviane Galvão
Aula 3 – Lei de Gauss Viviane Galvão 1.
ELETROMAGNETISMO Imãs -corpos que tem o poder de atrair ferro e que interagem entre sí.
ELECTRICIDADE: Capacitores e Dieléctricos Aula – 6
Potencial Elétrico FÍSICA
ELETROSTÁTICA Professor John Disciplina Física C.
Grandezas cinemáticas em coordenadas:
2011/2012FISICA12 ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO RODRIGUES LOBO.
1Definição 2Energia potencial elétrica 3Relações matemáticas 4Legenda 5Gráfico do potencial elétrico 6Potencial criado por várias partículas 7Diferença.
LEI DE COULOMB – CAMPO ELÉTRICO LEI DE GAUSS. O módulo da força elétrica entre duas carga puntiformes é diretamente proporcional ao produto das cargas.
Lei de Gauss José Roberto.
MECÂNICA CLÁSSICA Conferência 1 Conteúdos: Cinemática Conceitos
Trabalho e Energia O problema fundamental da dinâmica de uma partícula é saber como a partícula se move, se conhecermos a força que actua sobre ela (como.
Consideremos uma carga q, positiva, fixa, e uma carga q 0, negativa, colocada inicialmente num ponto A. A carga q 0 terá tendência a aproximar-se de q.
Substâncias Iónicas. Há substâncias cujos corpúsculos constituintes não são átomos nem moléculas. São um outro tipo de corpúsculos portadores de carga.
ENERGIA CINÉTICA E TRABALHO
POTENCIAL ELÉTRICO Prof. Bruno Farias
LEI DE GAUSS Prof. Bruno Farias
Transcrição da apresentação:

ELECTRICIDADE: Potencial Eléctrico Aula – 5 LICENCIATURA EM ENSINO DE FÍSICA – EAD ELECTRICIDADE: Potencial Eléctrico Aula – 5 Docente: Moisés João Chambule

POTENCIAL ELÉCTRICO Trabalho e energia potencial eléctrica. Diferença de potencial. Gradiente do potencial. Cálculo de campos através do potencial. Equações de poisson e Laplace.

1.1.8.1. Trabalho das forças eléctricas Quando a carga de prova qo se desloca no interior de um campo eléctrico do ponto A para o ponto B, actuam sobre ela forças eléctricas que realizam um determinado trabalho. Seja ds o deslocamento elementar da carga de prova numa trajectória rectilínea. Assim considerando Fel uma força constante em módulo e em direcção. Definimos trabalho como sendo: Porque F e S formam um ângulo θ então

Se a carga for deslocada do ponto A que dista r1 de Q para o ponto B que dista r2 de Q, o trabalho realizado será dado pela integral Potencial eléctrico Determinar o trabalho realizado pelo campo eléctrico ao deslocar a carga de prova no seu seio de r1 à r2.

A grandeza representa diferença de potencial ou seja Seja 2 = 0 então donde … potencial eléctrico. Def: Potencial elétrico é a capacidade que um corpo electrizado tem de realizar trabalho, ou seja, a capacidade de atrair ou repelir outras cargas eléctricas ou ainda potencial eléctrico é a energia potencial por unidade de carga. Unidade: 1J/C= 1V (Volt) Conclusão: O trabalho a realizar para deslocar uma carga de prova do infinito para um ponto qualquer no seio do campo eléctrico é igual ao produto do potencial eléctrico pela carga de prova qo.

Quando a carga de prova é deslocada do infinito até um dado ponto P qualquer no seio do campo eléctrico, o trabalho das forças eléctricas será negativo e os limites serão e P. Sendo e então Ou … potencial eléctrico em termos de campo eléctrico. Quando as forças eléctricas são conservativas. O trabalho realizado no campo eléctrico é independente do caminho percorrido.

Se o caminho percorrido for uma linha fechada o trabalho realizado pelas forças do campo conservativas é igual a zero. 1.1.8.3. Noção de Diferença de Potencial Sendo , donde Então A expressao que esta dentro de parênteses toma o nome de diferença de potencial Assim ou seja …diferença de potencial

Potencial eléctrico de uma carga eléctrica pontual

Como no infinito o potencial tende para zero, …Potencial eléctrico de uma carga pontual. Conclusão: O potencial eléctrico de uma carga pontual num dado ponto do campo eléctrico é inversamente proporcional à distância r que vai desse ponto à carga eléctrica.

Para várias cargas eléctricas distribuídas discretamente teremos: Para uma distribuição contínua de cargas teremos

Diferença de potencial num campo eléctrico uniforme A diferença de potencial gera energia eléctrica porque é justamente ela que permite a passagem de electroes de um corpo a outro. Se ambos os corpos tiverem o mesmo potencial eléctrico, não haverá corrida de electroes entre eles e consequentemente não haverá corrente eléctrica. Num campo eléctrico constante, a diferença de potencial entre os pontos a e b é dada por: Onde E é o campo eléctrico e x é a distância entre os pontos a e b. Em termos do gradiente do potencial e ao longo dos eixos x, y e z o campo eléctrico é dado pelas expressões: Estas equações mostram que a unidade de campo eléctrico também pode ser o volt/metro (V/m).

Equações de Poisson e Laplace. Da lei de Gauss na forma diferencial, sabemos que: E da relação entre o campo e o potencial eléctrico, vem: Substituindo 2 em 1 teremos: Eq. de Poison Se Eq. de Laplace

Superfícies Equipotenciais   São superfície nas quais o potencial é constante. A energia potencial de um corpo electrizado é a mesma em todos os pontos desta superfície. Com isto, não há trabalho realizado para mover o corpo electrizado em tal superfície. Portanto, a superfície equipotencial, em qualquer ponto, deve ser perpendicular ao campo eléctrico neste ponto. A figura mostra as linhas de força do campo eléctrico e as superfícies equipotenciais.

FIM O MEU MUITO OBRIGADO 4/22/2017