A INDÚTRIA DE MASSA Capítulo 34.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Taylorismo Fordismo e Pós-Fordismo
Advertisements

Capitalismo Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
Max weber busca explicar o capitalismo através de fatores externos à economia. Para Weber, o capitalismo se constitui a partir da herança de um modo de.
PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
Capitalismo / Socialismo
A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada.
PIB- Produto Interno Bruto
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Davi Ruschel.
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
O I L U M N S Professora: Marta.
PRODUÇÃO DO ESPAÇO E FORMAÇÃO DA METROPOLE DE SÃO PAULO
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
ECONOMIA EMPRESARIAL.
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
Sandra Tabuti Sandra Sauer Samuel Malta Nilson Medeiros
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
Sociologia
MÉTODOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL.
A Economia Política de Karl Marx
Capítulo 5: O trabalho na sociedade moderna capitalista
MATERIALÍSMO HISTÓRICO PROF: CRISTIANO ALMEIDA
A produção do Espaço Geográfico no Capitalismo
Capitalismo, Mercadoria, Dinheiro, Capital, Mais Valia
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
Prof. Jeferson C. de Souza
Economia e Mercado 6ª AULA.
Karl Marx e a História da Exploração
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização da produção;
IMPERIALISMO Professor Ricardo Professor Ricardo.
TEMA: O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
Cultura – conceitos e definições
Henry Ford Linha de Montagem – Produção em série ou em massa
Introdução à Questão Social
Revisão para a prova – 9º ano Grupo 8 – A sociedade de consumo Grupo 9 – Maiorias e minorias Grupo 10 – Pobreza Grupo 11 – Violência ATENÇÃO: Essa revisão.
DIVERSIDADE CULTURAL Cultura Erudita, Cultura Popular, Cultura de Massa e Indústria Cultural.
Teoria de Karl Marx Os Saltimbancos
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Vestibular 2013 ESPM.
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
Geografia Urbana Aula 1: introdução ao tema
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Globalização e avanço tecnológico
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Século XIX – 2ª fase.
Prof. Esp. Jefferson Luis Brentini da Silva
A Evolução do Capitalismo
GUARDIÕES DA VIDA A PRODUÇÃO + LIMPA = CONSUMO SUSTENTÁVEL.
Trabalho Assalariado e Capital
Teorias e Técnicas de Comunicação
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
MODA Capítulo 35.
O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
DIT.
METODO DE PRODUÇÃO SEGUNDO KARL MARX
Marketing de Serviços Conceitos Básicos de Marketing Natália Xavier Bueno.
Karl Marx e o materialismo histórico
Karl Marx.
Fordismo Henry Ford.
Marketing Plan Aplicados à Eventos Carlos Dell´Aglio FMU TECNOLOGIA EM EVENTOS TECNOLOGIA EM EVENTOS.
CRITÉRIOS DE JUSTIÇA PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DE POLÍTICAS PÚBLICAS: reconhecimento, redistribuição, representação e realização. José Henrique de Faria.
Professor: Jeferson Geografia – 2º EM.  Frederick Taylor - desenvolveu um conjunto de métodos para a produção industrial que ficou conhecido como taylorismo.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Israel Frois. Antecedentes Revolução Comercial → Expansão dos Mercados + Acumulação de Capitais Burguesia no poder político.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Aula 66 – Capítulo 32. Antecedentes Revolução Comercial → Expansão dos Mercados + Acumulação de Capitais Burguesia no poder político.
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
A Revolução Industrial O movimento operário e as ideologias pós-revolução industrial.
Sobre o taylorismo e o fordismo Equipe: Eduarda Dorea Edmilson Cruz Elicarlos Coutinho.
Transcrição da apresentação:

A INDÚTRIA DE MASSA Capítulo 34

O nascimento da indústria O processo de industrialização desenvolveu-se a partir de três eixos principais: a industrialização, o êxodo rural e a revolução tecnológica. Algumas das condições essenciais para o desenvolvimento do capitalismo foram o assalariamento e a transformação do trabalho em mercadoria. O assalariamento vincula o pagamento do trabalhador ao número de horas trabalhadas e não à quantidade de produção.

Ao se conter o pagamento dos salários e aumentar a produtividade com o emprego de novas tecnologias, havia maior possibilidade de obtenção da mais-valia, ou seja, do lucro. Houve a consolidação da sociedade burguesa, dominada pelo desejo de lucro e acumulação, pelo anseio de ascensão social e pela propriedade privada. Instaurada uma cultura pautada na distinção social e expressa em diferentes modos de vida. As marcas de classe expressaram-se por meio de formas de ser, falar, andar, vestir e pensar, baseadas na conquista, na obtenção e na ostentação de objetos que reafirmavam os valores sociais vigentes, além da busca por distinção e status social privilegiado.

Taylorismo e fordismo Taylorismo – criado por Frederick Winslow Taylor, no início do século XX – concebia a economia do tempo de produção por meio de uma acentuada e bem administrada divisão do trabalho, um sistema de remuneração por ganhos e um controle produtivo realizado por supervisores. Execução de tarefas cada vez mais simples e que exigem menos conhecimento.

Para combater conflitos e possíveis formas de resistência, como desperdício e ineficiência, em 1914 o engenheiro americano Henry Ford introduziu, em sua empresa – a Ford Motor Company -, a esteira transportadora, também chamada de linha de montagem. Ford adotou uma nova política salarial que previa aumentar a remuneração do trabalhador; assim, os salários mais que dobraram.

A sociedade afluente O resultado da aliança entre a administração científica e o fordismo foi a grande produção material, o aumento da renda do trabalhador e, consequentemente, do mercado interno. Nos Estados Unidos, entre 1941 e 1950, os 20% mais pobres registraram aumento de 42% em sua renda; os 20% imediatamente acima tiveram aumento de 37%.

O resultado desse aumento do poder aquisitivo foi o aumento do consumo, especialmente do ostentatório, criando-se a partir daí a chamada sociedade de consumo. Por outro lado, a vida urbana tornava-se mais animada e sofisticada. Os magazines multiplicavam-se e começavam a vender todo tipo de produto e mercadoria. Lojas que antes vendiam apenas tecidos agora expunham lençóis, roupas, botões, guarda-chuvas e até peles.

Os grandes magazines passaram a empregar centenas de vendedores e a indústria de roupas, inúmeros costureiros. Esse processo foi intensificado pelo desenvolvimento de novas tecnologias, as quais aceleraram a produção, resultando em uma grande quantidade de produtos. O consumo, assim gerado, foi o meio mais adequado para a reconstrução das sociedades abaladas pelas duas grandes guerras mundiais.

Com o desenvolvimento da industrialização e do mercado interno, teve início o consumo de massa, uma produção que ultrapassa a demanda e produz mercadorias em série, padronizadas e para um público amplo. Com isso, surgiu a necessidade de alcançar o consumidor, seduzi-lo e persuadi-lo para a compra. Essa função foi realizada pela indústria cultural e pela publicidade.

Consumo e publicidade Na primeira metade do século XX, o desenvolvimento dos meios de comunicação de massa – a imprensa e o rádio – abriu espaço para uma investida agressiva da publicidade em direção ao consumidor. Por meio de anúncios impressos, jingles facilmente memorizáveis e imagens cada dia mais sedutoras, a publicidade procurava educar o consumidor mostrando-lhe as benesses dos novos hábitos e os milagres produzidos pelas novidades.

Ao lado da publicidade mercadológica, os meios de comunicação de massa desenvolveram também a propaganda política e ideológica. Se no mercado, o consumidor se deixa persuadir das benesses do produto, na esfera pública, o cidadão é dissuadido da participação política individual ou coletiva em troca de mera adesão e apoio ideológico às decisões governamentais. A publicidade prometia a realização pessoal num mundo de igualdades simbólicas, promovidas pelo mercado e pelo Estado.

A indústria de bens simbólicos Os signos reproduzem as relações sociais e têm o poder de trazer aquilo que significam aos seus consumidores. Assim, por exemplo, uma casa se transforma em objeto de consumo, catalisando aquilo a que o consumidor tem direito. A casa-signo atribui status, importância, situação social. Ao desejá-la e adquiri-la, o consumidor reafirma sua condição social e um estilo de vida que lhe é próprio.

Os sonhos, desejos e anseios, estimulados pela publicidade e por outros meios, mobilizam o consumidor, ao mesmo tempo que reafirmam a lógica social e os padrões nos quais se sustentam. Quando chega a adquirir a mercadoria, o consumidor já não está preocupado com o valor de uso, mas com o valor simbólico que o objeto representa na afirmação de sua identidade social. Outro tipo de mercadoria criado pela indústria cultural é o bem simbólico propriamente dito, ou a informação.

É um bem imaterial e abstrato, produzido socialmente e que tem cada vez mais, um valor monetário, ou seja, um valor de troca. A informação distingue-se da publicidade por ter um valor concreto que coincide com sua utilidade, enquanto a propaganda, o discurso que mobiliza o consumo, tem como utilidade apenas o estímulo que representa para o mercado.

Deslocamentos: o kitsch O desenvolvimento da produção simbólica, da publicidade e da indústria cultural criou excentricidades nos mercados dos bens autênticos e culturais. A primeira delas corresponde àquelas obras, consideradas únicas, que se tornam modelo para os demais artistas. São as denominadas “obras-primas” que, pela ação de críticos e pela especulação dos experts no mercado da arte, atingem preços exorbitantes.

Outra excentricidade é o colecionismo – prática compulsiva de acumular espécimes de um determinado tipo de bem, como moedas, chaveiros, canetas, cédulas ou bonecas. Essas excentricidades da produção simbólica se manifestam por paradoxos, tais como o valor da obra de uma artista dobrar às vésperas de sua morte ou uma máquina antiga, sem funcionamento, valer mais que outra máquina nova em pleno funcionamento.

Explorando esses deslocamentos e esses paradoxos, surge um movimento artístico peculiar, bastante significativo do consumismo como forma de responder às contradições políticas e sociais contemporâneas – é o kitsch. O termo surgiu na Alemanha a partir de 1860 para designar uma produção exageradamente artificial, mas acessível, pela qual se busca fazer referência a objetos valiosos que transitam na sociedade.

O consumo de reproduções artificiais desses objetos é considerado manifestação de mau gosto. Assim, o uso de uma toalha de mesa de plástico que imite a renda feita à mão é um exemplo do kitsh – em vez do trabalho artesanal, há a indústria, e o plástico em lugar do tecido de algodão. Equívocos disfarçados pela semelhante aparência dos dois produtos. O kitsh surge justamente das necessidades despertadas nas camadas populares para o consumo de bens de alto custo.