As “três posições fundamentais”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dois modos de ler a Bíblia.
Advertisements

IV CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Para uma teoria da angústia
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Apologética.
Interpretação dos gêneros bíblicos
Filosofia Profª Yama Elice
EXISTENCIALISMO Os existencialista não tem um pensamento unificado.
ESADE – Graduação em Direito 2011/II
SÓCRATES: (HUMANISMO, UNIVERSALISMO E DOGMATISMO)
“A VIAGEM…”. “A VIAGEM…” O EnconTRI é como uma “nave” que nos leva por lugares especiais Que tal viajar comigo? O EnconTRI é como uma “nave” que nos.
Filosofia
“Não sou Homem, sou Dinamite” “Uma Filosofia para Espíritos Livres”
Filosofia Professor Breno Cunha
A atitude e a experiência filosófica
A IMORTALIDADE D’ALMA…
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
O poder da escolha é uma capacidade dada por Deus.
CASADOS...  .
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
Existencialismo – Parte II
Platão e o mundo das Ideias
Maria Amélia Ribeiro Fernandes 2010
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Filosofia O que é filosofia?.
Platão e o mundo das Ideias
Kant e a Crítica da Razão Pura
FILOSOFIA.
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Profª. Taís Linassi Ruwer
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
A liturgia deste domingo procura definir o caminho para encontrar a vida eterna. É no amor a Deus e aos outros – dizem os textos que nos são propostos.
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE JESUS CRISTO
Introdução ao Estudo da História
O Deus dos deuses Letícia Thompson.
CONFLITO APARENTE Pr. Wilson Endruveit.
O que é a Filosofia ? - Uma resposta inicial
CAESP – Filosofia – 1A e B – 08/04/2015
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Imagem crítica da Filosofia
Introdução à Metafísica
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Teologia do Novo Testamento
MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA.
DEUS DEUS PECADO.
MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA.
CORREÇÃO Dever de Casa - Platão (Respostas no livro, Capítulo V, pag )
Lógica Aulas 12 ao 15 “Um raciocínio lógico leva você de A a B. A imaginação leva você a qualquer lugar que você quiser.” Albert Einstein.
Meu relacionamento com o Rei.
TOCANDO CORAÇÕES João 3:16.
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
METAFÍSICA FILOSOFIA
Alicerces da filosofia ocidental
Você está pronto para entrar num universo de extremo poder?
. Em suas palavras, Parmênides dizia: “O ser é e o não ser não é”.
Mecanicismo cartesiano
AS CONDIÇÕES A PRIORI DA POSSIBILIDADE DA REVELAÇÃO
Filosofia central de Nietzsche
Filosofia da Linguagem Antiga
É interessante como isso funciona. Mesmo que você não seja religioso, você deve ler isso.
Heidegger cita Novalis:
A METAFISICA OCIDENTAL COMO ESQUECIMENTO DO SER E A LINGUAGEM DA POESIA COMO LINGUAGEM DO SER Heidegger.
Nietzsche ( ).
Período Cosmológico ou Período Naturalista
Texto retirado do filme, QUEM SOMOS NÓS? (What the bleep do we know) Um questionamento revolucionário feito pelos mais renomados cientistas atuais,
Professora luciana miranda
Profª Luciana Miranda A tradição hegeliana.
O conhecimento Spinoza.
Heidegger “O ser e a analítica existencial” Toda essa turma, 5º Período, caminha para a Morte! Hahahahahahahahahah
A DOUTRINA DO SERVIÇO CRISTÃO (12.1 a 16.27)
Transcrição da apresentação:

HEIDEGGER, Nietzsche. Livro I, Capítulo I – A vontade de poder como arte As “três posições fundamentais”. A unidade entre vontade de poder, eterno retorno e transvaloração. A estrutura da “obra central”; O modo de pensar nietzschiano como inversão.

Índice 1. As “três posições fundamentais”. 2. A “pergunta diretriz” da filosofia. 3. A “pergunta decisiva” da filosofia. 4. Somando 1+2. 5. Nietzsche fala. 6. Dois pilares: Vontade de Poder e Eterno Retorno 7. A posição fundamental 8.Transvaloração de todos os valores 9. Niilismo 10. Uma boa maneira de se pensar o perspectivismo em Nietzsche. 11. Inversão do platonismo.

As “três posições fundamentais” “Filosofia do Eterno retorno Uma tentativa de Transvaloração de todos os valores A doutrina do Eterno retorno como martelo na mão dos homens mais poderosos”.

As “três posições fundamentais” (2) II. 1885-7 “A Vontade de poder Tentativa de Transvaloração de todos os valores O Eterno retorno”. III. 1888-9 “Transvaloração de todos os valores Filosofia do Eterno Retorno Os que dizem sim”.

1. A “pergunta diretriz” da filosofia: “o que é o ente?” “A expressão ‘vontade de poder’ denomina o caráter fundamental do ente. Todo ente que é, na medida em que é, é: vontade de poder.” p. 19.

2. A “pergunta decisiva” da filosofia: “qual o sentido do ser?” “A pergunta decisiva é, nesse caso, a pergunta sobre o ‘sentido do ser’, e não apenas sobre o ser do ente.” p. 19. “O que é e como é a própria vontade de poder? Resposta: o eterno retorno do mesmo.” p. 19.

Somando 1+2 O ser do ente é Vontade de Poder. O sentido do ser é Eterno Retorno, é retornar.

Recordação “A pergunta ‘o que é o ente’ pergunta pelo ser do ente. Para Nietzsche, todo ser é um devir. Todavia, esse devir tem o caráter da ação e da atividade do querer. Em sua essência, porém, a vontade é vontade de poder.” p. 9.

Nietzsche fala “Recapitulação: cunhar para o devir o caráter do ser – essa é a mais elevada vontade de poder”. “Que tudo retorna é a aproximação mais extrema de um mundo do devir ao mundo do ser: - Ápice da consideração.” apud Heidegger, p. 20.

Dois pilares: Vontade de poder e Eterno Retorno O ser do ente é Vontade de Poder, é devir. O sentido do ser é Eterno Retorno, é retornar.

A posição fundamental “A posição fundamental de Nietzsche pode ser determinada por meio de duas sentenças: O caráter fundamental do ente como tal é a ‘vontade de poder’. O ser é o ‘eterno retorno do mesmo’.” p. 25.

Transvaloração de todos os valores A “transvaloração de todos os valores” parte de uma “crítica dos valores supremos até aqui”. “Por conseguinte, a obra deveria começar como uma apresentação abrangente do fato fundamental da história ocidental (...), o niilismo.” p. 26.

Niilismo “Para Nietzsche, niilismo não é uma visão de mundo que irrompe em algum lugar e em algum momento, mas o caráter fundamental do acontecimento no interior da história ocidental”. “Niilismo significa: os valores superemos se desvalorizam.” “O niilismo já começa nos séculos antes de Cristo e não termina com o século XX.” p. 26.

A inversão “O procedimento de Nietzsche, seu modo de pensar em meio à realização de uma nova instauração de valores, é uma constante inversão.” p. 28.

Exemplo de inversão “Schopenhauer interpretou a essência da arte como um ‘quietivo da vida’. (...) Nietzsche inverte Schopenhauer e diz: a arte é o ‘estimulante’ da vida, algo que incita e eleva a vida.”

Um segundo exemplo “À pergunta: O que é a verdade? Nietzsche responde: ‘A verdade é um tipo de erro, sem o qual uma determinada espécie de ser vivo não poderia viver. O valor para a vida decide por fim’.”

Uma boa maneira de se pensar o “perspectivismo” em Nietzsche “ ‘Verdade’. Segundo o meu modo de pensar, esse termo não designa necessariamente algo que se encontra em contradição como o erro. Ao contrário, ele não designa nos casos principais senão uma posição de diversos erros uns em relação aos outros.” apud Heidegger, p. 29.

Inversão do platonismo “A sentença nietzschiana – a verdade é o erro e o erro é a verdade – só pode ser concebida a partir de sua posição fundamental ante o conjunto da filosofia ocidental desde Platão. Se compreendermos isso, então a sentença perde um pouco de sua estranheza”. p. 29.