Brasil Carinhoso Brasília, agosto de 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Benefício para Superação da Extrema Pobreza na Primeira Infância (BSP)
Advertisements

I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
Distribuição de renda.
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
INCLUSÃO SOCIAL.
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA EM MOÇAMBIQUE
O IMPACTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO
Políticas e Serviços da Primeira Infância no Brasil UNESCO
A Comunicação Social e o Desenvolvimento Infantil
08/02/2013 FAMURS.
PRONATEC: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
O LUGAR DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO NACIONAL
Integração de Políticas Públicas e seus desafios
O retrato do Brasil pelos dados da PNAD
O Plano Nacional de Educação e os desafios da Educação Infantil
Reduzindo Fome, Pobreza e Desigualdade
METAS PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
TransFormação: Habilidades para Produtividade
SAÚDE MATERNO INFANTIL
Saúde Integral da Criança
29 janeiro de 2013.
EQUIDADE E DESEMPENHO ESCOLAR: É POSSÍVEL ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS? AUTOR: MARIA ALICE SETÚBAL Paola Jacobsen.
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
ÁREA TÉCNICA ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ATENÇÃO BÁSICA
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
. ( Trabalho Infantil) vem trabalhando arduamente para erradicar o trabalho infantil. Infelizmente mesmo com todo o seu empenho, a previsão é de poder.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – AVANÇOS E DESAFIOS
A 5 anos dos ODM, Brasil atinge duas metas País reduziu pobreza e fome e controlou doenças, como preveem os Objetivos do Milênio; esgoto e óbito materno.
O FUNDEB E OS PESOS DE PONDERAÇÃO DAS CRECHES. Atendimento x custo aluno creche A creche não é obrigatória. A EC 59/09 torna obrigatório o ensino dos.
As políticas de Atenção a Saúde da Criança e do Adolescente
O MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS E O CONTROLE DA UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO INFANTIL Cristina Andrade Melo Procuradora do Ministério Público de Contas de.
Redução da pobreza e das desigualdades – primeira infância ANDI 17/06/2015.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Diretoria de Ensino da Região de Itaquaquecetuba
FEDERAL CATARINENSE DE EDUCAÇÃO INFANTIL.. EDUCAÇÃO INFANTIL 12 MESES EM TEMPO INTEGRAL Meta da lei /junho de 2014.
A EDUCAÇÃO BÁSICA DESAFIOS PARA O FUTURO E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Ricardo Martins Maio 2014.
Encontro de Educação Básica educação infantil – ensino médio CONTEE 26 e 27 de junho Balneário Camboriú- SC   “O mesmo fazer/ responsabilidade sistémica/
Análise Diagnóstica da Educação Municipal Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
BENEFÍCIOS E PROGRAMAS SOCIAIS PALESTRANTE: Francisca Paula de Araújo
OFICINA DE PLANEJAMENTO
SISTEMA NACIONAL DE EMPREGO / BRASIL SEM MISÉRIA
O financiamento da educação
XXV ENCONTRO NACIONAL DA UNCME
Programa Bolsa Família
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
Halina Amorim Wesley Diógenes.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO-GERAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO Informe sobre as iniciativas.
NACIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAIS Marsia Sulzbacher (AE Executivo RS) Contato:
Relatório de Desenvolvimento Humano 2014 Mensagens Chave As vulnerabilidades devem ser tratadas para que o desenvolvimento humano seja assegurado e para.
Educação Jorge Abrahão de Castro Diretor da Diretoria de Planejamento da SPI/MP Brasília, 07 de agosto de 2014.
HISTÓRICO LUTAMOS DESDE 1990 PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES EM TODO BRASIL Nasceu da sensibilização de um grupo de empresários do setor.
20 ANOS DO ECA E POLÍTICAS PÚBLICAS: CONQUISTAS E DESAFIOS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social.
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
Concurso CAIXA 2012 O QUE É CULTURA ORGANIZACIONAL?
Desde 2010, o escritório do UNICEF no Brasil participa da iniciativa global Out of School Children – Pelas Crianças Fora da Escola. No Brasil, a iniciativa.
Outubro de 2015 SITUAÇÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA – PBF NA BAHIA: Condicionalidades de Saúde
A Educação Infantil no Estado do Rio Grande do Sul.
Plano Nacional de Educação. PNE - Plano Nacional de Educação Componentes: Carlânia de Brito Costa Edivan Reis Santiago Florivan Alves da Silva John Lennon.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Prevenção da anemia na Ação Brasil Carinhoso
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Seminário Nacional: O PNE e o futuro da Educação Brasileira FUNDEB Vander Oliveira Borges Câmara dos Deputados.
Transcrição da apresentação:

Brasil Carinhoso Brasília, agosto de 2015

Experiência MDS Resultados do Bolsa Família para Primeira Infância Brasil Carinhoso Desafios para o futuro

Experiência MDS Resultados do Bolsa Família para Primeira Infância Brasil Carinhoso Desafios para o futuro

50% mais consultas de pré-natal Diminuição em 14% do índice de crianças que nascem prematuras Menor prevalência de baixo peso ao nascer Vacinação de 99,1% das crianças

mortalidade por diarréia mortalidade por desnutrição Bolsa Família ProgramaSaúde da Família 46% de diminuição da mortalidade por diarréia 58% de redução da mortalidade por desnutrição

Prevalência de déficit de estatura – Desnutrição crônica (%) Painel longitudinal com cerca de 360 mil crianças 51% Fonte: Ministério da Saúde, elaboração MDS

Crianças acompanhadas pelo Bolsa Família Aumento na estatura média das crianças Fonte: Ministério da Saúde Fonte: Ministério da Saúde, elaboração MDS

Experiência MDS Resultados do Bolsa Família para Primeira Infância Brasil Carinhoso Desafios para o futuro

Brasil Carinhoso 1 Superação da extrema pobreza sob a ótica de renda 2 Ampliação do acesso à Creche, Pré-Escola e o fortalecimento da educação infantil 3 Ampliação do acesso à Saúde

Redução da extrema pobreza especialmente entre crianças e adolescentes Taxa de extrema pobreza por idade Idade 2 4 6 8 10 5 15 20 25 30 35 40 45 50 55 60 65 70 Redução de 36% Redução de 89% Sem o Bolsa Família Com o Bolsa Família pré Brasil Sem Miséria (2011) Com o Bolsa Família pós Brasil Sem Miséria (2013)

Redução da extrema pobreza especialmente entre crianças e adolescentes 36 milhões de Brasileiros superam a extrema pobreza com o Bolsa Família 22 milhões superaram a extrema pobreza durante o governo Dilma, destes: 8,1 milhões são crianças e adolescentes

Brasil Carinhoso: Creches Adicional de 50% por aluno/ano para crianças do Bolsa Família Crianças identificadas em 2013: 636 mil Valor repassado de 2012 a 2014: R$ 1,45 bilhão Aumento de 66% no valor repassado para merenda escolar Fonte: MEC 2014.

Brasil Carinhoso: Creches 707,7 mil crianças do Bolsa Família de 0 a 48 meses matriculadas na educação infantil, sendo 636,7 mil em creches Fonte: MEC 2014.

Brasil Carinhoso – Saúde Distribuição de Sulfato Ferroso Doses de Sulfato Ferroso para suplementar 1,4 milhões de crianças menores de 2 anos Em agosto de 2013, passou a ser componente básico nas compras municipais Distribuição de Vitamina A 9,1 milhões de crianças desde 2012.

Brasil Carinhoso – Saúde Medicamentos gratuitos para asma: 491,1 mil pacientes atendidos em 2014 1,46 milhão de pacientes atendidos desde 2012 Expansão do programa Saúde na Escola para creches e pré-escolas: 20 mil creches e pré-escolas 1,12 milhão de alunos de creche 2,02 milhões de alunos de pré-escola 4.787 municípios aderiram

Brasil Carinhoso – Saúde NutriSUS Estratégia para potencializar o pleno desenvolvimento infantil e a prevenção e o controle das deficiências de vitaminas e minerais na infância. Oferta de 1 sachê em uma das refeições, diariamente Estratégia reduz os casos de anemia e em 20% a deficiência de ferro na infância

Brasil antecipa em quatro anos o cumprimento da meta de redução da mortalidade infantil

Redução da mortalidade infantil disseminada por todas as regiões

Experiência MDS Resultados do Bolsa Família para Primeira Infância Brasil Carinhoso Desafios para o futuro

Brasil Carinhoso e as Metas do PNE Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE. 1.2) garantir que, ao final da vigência deste PNE, seja inferior a 10% (dez por cento) a diferença entre as taxas de frequência à educação infantil das crianças de até 3 (três) anos oriundas do quinto de renda familiar per capita mais elevado e as do quinto de renda familiar per capita mais baixo; Fonte: Ministério da Saúde

Meta 1

Meta 1

Desafios para o futuro Definição de meta única Parceria com setor privado e participação social Possíveis discussões: formas alternativas de atendimento integral à primeira infância, integração entre políticas (Saúde, educação, assistência), arranjos alternativos de cuidado Cuidado e trabalho