Tatiana Pollo Karla Alves. Objetivo do texto:  a organização das atividades no tempo e no espaço da escola cria competências pessoais e sociais favorecedoras.

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Transcrição da apresentação:

Tatiana Pollo Karla Alves

Objetivo do texto:  a organização das atividades no tempo e no espaço da escola cria competências pessoais e sociais favorecedoras de independência e autonomia? Ou, ao contrário, as experiências nascidas das diferentes situações, criadas para garantir o trabalho educativo, apontam para a formação de competências sociais que dificultam a formação de cidadãos autônomos e democráticos?

Essa pesquisa de campo, ocorrida em uma pré-escola pública da cidade de São João Del Rei, Minas Gerais, um grupo de crianças foi observado (quatro turmas), por seis semanas, no ano de 2001, e 2 por quatro semanas no ano de 2002, durante todo o horário letivo (4 horas e 20 minutos por dia, ou seja, 21 horas e 40 minutos por semana). A maior parte das turmas oscila entre 22 (vinte e duas) e 25 (vinte e cinco) crianças.

 A criança não necessariamente se identifica com aquilo que o professor oferece a ela.  O adulto procura levar a criança a compartilhar o seu sistema de significações da realidade.

Na escola pesquisada, existe uma estruturação básica da rotina geral (a seqüência das atividades difere conforme a professora, mas do ponto de vista geral, sofre poucas variações). O tempo gasto em cada atividade é um elemento importante para apreciação, favorecendo uma compreensão mais ampla dos objetivos educativos.

 Na organização das atividades, os momentos de brincadeira e os momentos de trabalho são bem distintos e demarcados. A oposição brincadeira versus trabalho está presente na maior parte das atividades desenvolvidas na pré-escola pesquisada, não podendo a criança brincar no horário destinado ao trabalho.

Observa se que as brincadeiras não são consideradas como atividade formativa, razão pela qual mostram maior valorização de tarefas intelectualistas associacionistas e de memorização. Além disso, a valorização excessiva da brincadeira se choca com interesses que elas procuram conciliar, ou seja, oda criança em brincar, as expectativas da família, as da escola que vai receber o aluno.

SANT’ANA, Ruth Bernardes de. ROTINA E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA PRÉ-ESCOLA. GT: Educação de crianças de 0 a 6 anos/ n. 07. UFSJ.