A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA A SUSTENTABILIDADE NOS NEGÓCIOS E A INCLUSÃO DA POPULAÇÃO NÃO BANCARIZADA Regina Célia Monteiro Krogh Presidente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação Financeira e Consumo Consciente do Crédito
Advertisements

Educação para Microfinanças.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SEMINÁRIO BRASIL SEM MISÉRIA INCLUSÃO PRODUTIVA URBANA
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
Sistema de Informação Gerencial
Que EJA temos e queremos?
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Fazer negócios e o acesso ao crédito no Brasil
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Administração Estratégica
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Estratégicos de Líderes Educação FEBRABAN Quatro Escolas Financeira
Projeto Banco do Povo Proposta do Governo Municipal;
Projeto Sustentador: Orçamento Participativo e Gestão Compartilhada
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
PROJETO: SAÚDE EM EXERCICIO (Trabalhando a Mente e o Corpo)
Workshop Regional Londrina 14/03/2013
Empreendedorismo Nívea Cordeiro 2010.
SEBRAE & Desenvolvimento LocaL
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
ACESSO A SERVIÇOS FINANCEIROS E PLANO DE NEGÓCIO
COMO SER PREFEITO.
PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
1 SERVIÇOS DE UMA ACE O CONHECIMENTO E A INFORMAÇÃO PODE NOS AJUDAR A GERIR E ADMINISTRAR UMA ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL/NÚCLEO SETORIAL TORNANDO – A MAIS.
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO
Plano de Negócio Elber Sales.
Workshop Regional Ponta Grossa 5/4/2013
FTAD – Contabilidade e Finanças
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
Termo de Referência nº. 01/2011
Prêmios Santander Universidades
EMPREGOS VERDES: COMPROMISSO BRASILEIRO
PRIORIDADES DO NEGÓCIO HERBALIFE
SR TRIÂNGULO MINEIRO MARÇO/2010
Seminário Itaú de Microfinanças
1.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Modelo de Excelência em Gestão
Responsabilidade Social na Cadeia de Negócio Gerdau
FACULDADE LUCIANO FEIJÃO COORDENADORIA DE EXTENSÃO
Um Banco da Amazônia.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Teorias Modernas de Gestão
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Sérgio Lemos Duarte Valdiney Alves de Oliveira
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
UNIDADE DE EDUCAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E COOPERATIVISMO.
Empresa Junior.
P ROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS. POSSUI UMA ESTRATEGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PAUTADA EM DOIS EIXOS: 1. A ORIENTAÇÃO, a INFORMAÇÃO.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Empreendedorismo ________________________________________
Mercado do Títulos Público
SETOR PRIVADO Alavancar a competitividade das Organizações e respectivas Cadeias de Valor SETOR PRIVADO Alavancar a competitividade das Organizações e.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
BluSol CRÉDITO SIMPLES
Conferencia sub-regional da AFRACA
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
FINANÇAS SOLIDÁRIAS: Una Bandera Prioritária. Qual o “Problema”? - O Sistema Financeiro não é Solidário - Lógica privada: Mercado e Lucro - “Bancarização”
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS/NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA.
O papel do Tribunal de Contas no apoio à sustentabilidade econômica dos municípios do Brasil.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
Mães Empreendedoras sendo valorizadas e apoiadas. Essa é a nossa meta.
Objetivos do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
1 O Formação pela Escola é uma proposta do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEED),
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Uma rede de parceiros, de projetos e de ações.. Organização social, sem fins lucrativos, criada em 2002 NOSSA MISSÃO Promover a cidadania constituindo.
Transcrição da apresentação:

A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA A SUSTENTABILIDADE NOS NEGÓCIOS E A INCLUSÃO DA POPULAÇÃO NÃO BANCARIZADA Regina Célia Monteiro Krogh Presidente CEAPE-MA

Atuamos em 126 municípios do Estado do Maranhão QUEM SOMOS? CEAPE-MA é uma OSCIP, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público sem fins de Lucro Atuamos em 126 municípios do Estado do Maranhão

NOSSA MISSÃO Contribuir para o crescimento dos micros e pequenos negócios e melhoria da qualidade de vida dos empreendedores, através das Microfinanças Produtivas Orientadas como estratégia de desenvolvimento econômico e social.

PROGRAMA GLOBAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA É uma parceria entre o CEAPE-MA e a Foudation CITI (Freedom from Hunger, Microfinance Opportunities), tem por finalidade capacitar Clientes em Educação Básica Financeira Familiar com introdução as finanças comerciais. Execução do programa corresponde ao biênio 2009-2010, abrangendo o Estado do Maranhão.

Resultados alcançados até Set/2010 Disseminar a metodologia PRIORIDADE DO PROJETO CEAPE-MA Citi Foundation Educação Financeira Resultados alcançados até Set/2010 3.698 Clientes capacitados Disseminar a metodologia 4.680 Clientes De 01/2009 a 12/2010

ESTRUTURA METODOLOGICA UNIDADE DE EDUCAÇÃO Equipe com 8 Capacitadores; 46 Cidades e povoados receberam a metodologia. Cursos Ministrados em 12 horas; Material didático (apostila e canetas) Recursos Audiovisuais Certificação expedida pelo CEAPE-MA/Citi Foundation Módulos:

DESAFIOS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRO Valorizar a Qualidade de Vida das pessoas ajudando-as a entender melhor como o dinheiro funciona, na tomada de decisões, no uso consciente dos recursos financeiros disponíveis; Desenvolver aprendizado continuo sobre o consumo responsável e sustentável.

PERSPECTIVA PARA CEAPE-MA A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA SUSTENTABILIDADE NOS PEQUENOS NEGOCIOS PERSPECTIVA PARA CEAPE-MA Fortalecimento do relacionamento com os Clientes Ativos; Prevenção da carteira ativa com maior qualidade; Redução dos níveis de inadimplência; A Bancarização e efetivação de fundos de poupança pelo cliente

PERSPECTIVA PARA O CLIENTE A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A INCLUSÃO DA POPULAÇÃO NÃO BANCARIZADA PERSPECTIVA PARA O CLIENTE Melhoria dos conhecimentos financeiros do Cliente; Redução da vulnerabilidade financeira à fatos inesperados; Adesão a boas praticas financeiras, poupança gerenciamento de dívidas, etc. Melhores condições de vida para a família proporcionando fortalecimento econômico e social de seus negócios; Bancarização;

PESQUISA IMPACTO Você tem Poupança? Sim 28% 35% Não 72% 65% Momento 1 Pesquisa realiza entre os dias 01 a 10/05/10 Momento 2 Pesquisa realizada entre os dias 01 e 10/09/10 Sim 28% 35% Não 72% 65% Pesquisa realizada nos meses de maio e setembro para comparação de evolução dos indicadores, por amostragem 100 Clientes que participaram do curso foram ouvidos, num universo de 1000 pessoas capacitadas nos meses de abril e maio de 2010 Na comparação entre os dois períodos o percentual de clientes que afirma ter um fundo destinado a fatos emergenciais cresceu 7% .

REGINA KROGH Presidente CEAPE/MA rckrogh@ceapema. org REGINA KROGH Presidente CEAPE/MA rckrogh@ceapema.org.br Visite nosso site: www.ceapema.org.br Fone: (98) 2107-3000 Fax: (98) 2107-3012