Rua Professor Veiga Simão | 3700 - 355 Fajões | Telefone: 256 850 450 | Fax: 256 850 452 | |

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como pesquisar na internet
Advertisements

EBSCOhost Estilo guiado de pesquisa avançada
1º ciclo do Ensino Básico Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro
GUIA RÁPIDO DE USO São Paulo Dot.Lib Informação Profissional Ltda.
Internet José Rogério.
Base de Dados para a Gestão de Informação de Natureza Pedagógica
Pesquisar na Web e Avaliar a informação encontrada
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Revisao da literatura Revisao bibliografica Revisao etc
Encontro Construindo um Web Site com o Nvu
Internet: conceitos básicos
ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA.
O que é a Internet e o que podemos lá fazer
Métodos De Pesquisa Na Internet
Internet e Informação Electrónica INTERNET EXPLORER
GUIÃO DE PESQUISA DA INFORMAÇÃO THE BIG6
A Internet, também conhecida como web, é uma rede de comunicação de milhões de computadores conectados, que oferece inúmeros serviços. São bilhões de.
Pesquisar e usar a informação da Internet
O Professor Bibliotecário
PROGRAMA INFOBIBLIO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Colégio Cruzeiro do Sul Informática Básica Profª.Michele
Fácil. Disponibilizar arquivos como em um anexo de (os arquivos ficam em um único lugar) Sim. Somente docentes podem publicar arquivos no ambiente.
Construção de Sites com o Google Pages Creator Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Esc. Sec. com 3.º Ciclo Pedro.
Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |
Eustáquio Júnior Utilização de mecanismos de busca
Técnicas de pesquisa avançada na Internet
HighWire Press Bonnie Zavon Relações Públicas HighWire Press, Stanford University Setembro 2007 Brasilia.
Navegando através das Fontes e Serviços de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS BIREME/OPAS/OMS.
Como Utilizar a Biblioteca Escolar ?
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Navegação na WWW (Web):
Moodle Residência Agrária Utilizando as ferramentas Prof. Liziany Müller Andréia Lima.
Ferramentas de comunicação
ETAPAS DO TRABALHO DE PESQUISA Nem toda a informação que encontramos na Internet pode ser aceite como verdadeira. Por vezes, encontramos gralhas e mentiras,
TIC 8º ANO (2013/2014) Analise e pesquisa de informação.
Literacia da informação Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel BIBLIOTECA ESCOLAR Pesquisar e usar a informação da Internet.
Como se faz uma pesquisa? Como se trabalha em grupo
ÁREA PROJECTO.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Importância das bactérias na constituição do iogurte
COMO ELABORAR UM TRABALHO ESCRITO
Maria Madalena Figueiredo
Passo a passo com o Blogger:
(c)AB, WEB: filosofia e origens Grupo de utilizadores Internet Ambiente académico dominado por sistemas UNIX Conjunto de serviços básicos: correio.
Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |
Avaliação de Recursos Web. Quando procuramos e encontramos informação na Web devemos ter em consideração os seguintes aspectos importantes: - Autoridade.
Como fazer um trabalho de pesquisa
Internet. Alguns serviços baseados na Internet correio eletrônico; FTP transferência de arquivo; www World Wide Web.
Tecnologias da Informação e Comunicação 7º ano Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: |
Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |
Planificação e Execução de Projectos Módulo 7 Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: |
Marketing de Busca Professora: Aline.  Marketing de conteúdo ou marketing de busca (SEM) as vezes de misturam.  Marketing de busca é otimizar, melhorar.
ENSAIO FILOSÓFICO Governo da República Portuguesa
BE/CRE ESCOLA E. B. 2-3/S JOSEFA DE ÓBIDOS GUIA PARA AVALIAR PÁGINAS WEB.
13º Encontro Regional do PROLER - 17 de maio de Blumenau – SC
Potências de base e expoente natural Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: |
PROGETC:RONAN IVO DE SOUZA TEMA 25 – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS.
Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” UNATI - Marília WEB e Aula 2.
Guia de pesquisa para resolução de problemas de informação Biblioteca da Escola Secundária 2, 3 Oliveira Júnior Guia de pesquisa para resolução de problemas.
Interface da Base de Dados PubMed (Curso Básico: Módulo 4)
Introdução Depois de teres abordados os conteúdos sobre: a forma e revestimento dos animais; a sua locomoção; o seu regime alimentar; o seu tipo de reprodução,
Projeto «Formação em Literacia Digital» Agrupamento de Escolas de Porto de Mós Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos 1 C OMO AVALIAR A INFORMAÇÃO.
GUIA PARA USO DO CATÁLOGO DA BIBLIOTECA2013 PARTE I - CONSULTA AO ACERVO PARTE II - ACESSO USUÁRIO PARTE III - INTERATIVIDADE (WEB 2.0) Universidade Tecnológica.
Como fazer um trabalho de pesquisa. ETAPAS DO TRABALHO DE PESQUISA  1ª - Definir bem o tema  2ª - Pesquisar a informação  3ª - Selecionar os documentos.
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
1 factor de impacto de revistas científicas 23 de Abril 2008 Biblioteca da UA.
Plano TIC 2013/2014 Apresentação do Trabalho Final.
Transcrição da apresentação:

Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | | UNIDADE 2 - Informação

Pesquisar e usar a informação da Internet

Aprender a Pesquisar

Motores de busca ou pesquisa (índexes e diretorias)

Mesma pesquisa, no mesmo motor de pesquisa, em países diferentes

Conhecer o Google

Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | | E- mail: Ferramentas da pesquisa

Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | | Pesquisa avançada -

Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | | Avaliar a informação na Web Quando realizares pesquisas de informação, em qualquer que seja o formato, deves ter em conta: Autoria e responsabilidade – saber a autoria do texto e as respetivas qualificações Conteúdos e abrangência – saber qual o âmbito dos conteúdos Rigor e objetividade – saber se a informação é clara, fidedigna e isenta de erros Atualização – verificar a data do texto, bem como o seu conteúdo Tipologia de endereços:  Ter em conta o tipo de site, saber se é apropriado para os conteúdos que procuras;  Deves valorizar os sites:.edu,.org,.gov e os sites académicos;  Deves desvalorizar os sites:.com e.net  Atenção que há algumas páginas pessoais identificadas como.edu e alguns sites com.org quando na realidade não o são!

Identificação do domínio onde a página está alojada Estudar o URL org – organizaçãowww.dietaesaude.orgwww.dietaesaude.org gov – governamentalwww.pcm.gov.pt/ com – comercialwww.amazon.com/ edu – educacionalwww.ufam.edu.br / /

Questões que te podem ajudar a avaliar a qualidade das páginas na Web: – Quem a escreveu? – Quem é o autor do texto que pretendes usar na bibliografia do trabalho? – Qual a organização responsável pela página Web? – Existem contactos? Endereços de para além do da própria imagem? – Os responsáveis pela informação são especialistas ou apresentam credenciais para abordar o assunto em questão? – Existem links “about us” – “sobre nós”, “philosophy” – “A nossa filosofia” ou “Missão”, “background” ou “biography” – “Biografia”? – A página é recente? Quando foi a última atualização? – A página apresenta informações de ajuda na interface (glossários, instruções de uso, mapa do site, etc.)?

Truques para avaliar a qualidade dos sites: – Desmontar o URL (ter em conta que normalmente o nome da organização responsável pelo site vem a seguir ao protocolo http e que esta informação é fundamental para avaliar a qualidade da fonte) – Procurar no alexa.com para saber se o site é conhecido/popular – Ver quais os links no google’s similar pages – Procurar o autor da página no Google – Verificar se os objetivos estão expressos de forma clara – Verificar se a página é adequada aos seus objetivos

“Desconstruindo” um site Partindo deste site:

Quem é o autor? Pesquisar *Rui Meira*Rui Meira O que estou a encontrar? A informação é tendenciosa e apresenta erros? Quando foi publicada a informação? 2002 – 12 anos! Comparar algumas datas incluídas no site

Bibliografia Rede de Bibliotecas Escolares Learn the Net How to evaluate and review web resources How to search safely for information on the web t=1&print=1 Evaluating Web Sites Media Awareness Network Evaluating Web Sites

Tarefa Realiza uma pesquisa sobre um dos seguintes temas: – Qualidade da água – Como poupar – Saúde alimentar – As TIC na Educação Escolhe um dos sites e realiza a avaliação da informação nos tópicos que te foram apresentados anteriormente. Preenche a ficha