Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | | UNIDADE 2 - Informação
Pesquisar e usar a informação da Internet
Aprender a Pesquisar
Motores de busca ou pesquisa (índexes e diretorias)
Mesma pesquisa, no mesmo motor de pesquisa, em países diferentes
Conhecer o Google
Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | | E- mail: Ferramentas da pesquisa
Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | | Pesquisa avançada -
Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | | Avaliar a informação na Web Quando realizares pesquisas de informação, em qualquer que seja o formato, deves ter em conta: Autoria e responsabilidade – saber a autoria do texto e as respetivas qualificações Conteúdos e abrangência – saber qual o âmbito dos conteúdos Rigor e objetividade – saber se a informação é clara, fidedigna e isenta de erros Atualização – verificar a data do texto, bem como o seu conteúdo Tipologia de endereços: Ter em conta o tipo de site, saber se é apropriado para os conteúdos que procuras; Deves valorizar os sites:.edu,.org,.gov e os sites académicos; Deves desvalorizar os sites:.com e.net Atenção que há algumas páginas pessoais identificadas como.edu e alguns sites com.org quando na realidade não o são!
Identificação do domínio onde a página está alojada Estudar o URL org – organizaçãowww.dietaesaude.orgwww.dietaesaude.org gov – governamentalwww.pcm.gov.pt/ com – comercialwww.amazon.com/ edu – educacionalwww.ufam.edu.br / /
Questões que te podem ajudar a avaliar a qualidade das páginas na Web: – Quem a escreveu? – Quem é o autor do texto que pretendes usar na bibliografia do trabalho? – Qual a organização responsável pela página Web? – Existem contactos? Endereços de para além do da própria imagem? – Os responsáveis pela informação são especialistas ou apresentam credenciais para abordar o assunto em questão? – Existem links “about us” – “sobre nós”, “philosophy” – “A nossa filosofia” ou “Missão”, “background” ou “biography” – “Biografia”? – A página é recente? Quando foi a última atualização? – A página apresenta informações de ajuda na interface (glossários, instruções de uso, mapa do site, etc.)?
Truques para avaliar a qualidade dos sites: – Desmontar o URL (ter em conta que normalmente o nome da organização responsável pelo site vem a seguir ao protocolo http e que esta informação é fundamental para avaliar a qualidade da fonte) – Procurar no alexa.com para saber se o site é conhecido/popular – Ver quais os links no google’s similar pages – Procurar o autor da página no Google – Verificar se os objetivos estão expressos de forma clara – Verificar se a página é adequada aos seus objetivos
“Desconstruindo” um site Partindo deste site:
Quem é o autor? Pesquisar *Rui Meira*Rui Meira O que estou a encontrar? A informação é tendenciosa e apresenta erros? Quando foi publicada a informação? 2002 – 12 anos! Comparar algumas datas incluídas no site
Bibliografia Rede de Bibliotecas Escolares Learn the Net How to evaluate and review web resources How to search safely for information on the web t=1&print=1 Evaluating Web Sites Media Awareness Network Evaluating Web Sites
Tarefa Realiza uma pesquisa sobre um dos seguintes temas: – Qualidade da água – Como poupar – Saúde alimentar – As TIC na Educação Escolhe um dos sites e realiza a avaliação da informação nos tópicos que te foram apresentados anteriormente. Preenche a ficha