Critérios de Avaliação

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1. Evitar fuga do tema 2. Apreender o sentido completo do tema 3. Facilitar o desenvolvimento de ideias/ argumentos.
NOSSAS LETRAS Oficinas de iniciação à leitura literária e à escrita criativa SESC Belenzinho | 2016 Curadoria | Karen Kahn Oficina 2 | Eduardo Akio Shoji.
Transcrição da apresentação:

Critérios de Avaliação Nível Argumentação Delimitação do assunto, interpretação do tema, objetividade, criatividade Coesão Capacidade de organizar as ideias. Coerência Recursos Lingüísticos Figuras de Linguagem. Correção Gramatical Emprego correto da língua portuguesa. (erros gramaticais, concordância) Adequação a Proposta Utilizar argumentos pertinentes ao tema proposto.

Em GERAL a dissertação: Discute um assunto apresentando pontos de vista juízos de valor Introdução Apresenta uma síntese do ponto de vista a ser discutido(tese) Desenvolvimento Amplia e explica o parágrafo introdutório.Expõe argumentos que evidenciam posição crítica, analítica, reflexiva, interpretativa, opinativa sobre o assunto. Conclusão Retoma sinteticamente as reflexões criticas e aponta as perspectivas de solução para que foi discutido recursos Linguagem referencial, objetiva; evidencias, exemplos, justificativas e dados.

O apanhador de desperdícios Uso a palavra para compor meus silêncios. O poema de Manoel de Barros será utilizado para resolver as questões 4 e 5.   O apanhador de desperdícios Uso a palavra para compor meus silêncios. como as boas moscas. Não gosto das palavras Queria que a minha voz tivesse um formato fatigadas de informar. de canto. Dou mais respeito Porque eu não sou da informática: às que vivem de barriga no chão eu sou da invencionática. tipo água pedra sapo. Só uso a palavra para compor meus silêncios. Entendo bem o sotaque das águas Dou respeito às coisas desimportantes BARROS, Manoel de. O apanhador de desperdícios. In. PINTO, Manuel da Costa. e aos seres desimportantes. Antologia comentada da poesia brasileira do século 21. São Paulo: Publifolha, 2006. p. 73-74 Prezo insetos mais que aviões. Prezo a velocidade das tartarugas mais que a dos mísseis. Tenho em mim um atraso de nascença. Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos. Tenho abundância de ser feliz por isso. Meu quintal é maior do que o mundo. Sou um apanhador de desperdícios: Amo os restos

(C) hiperbólica, para elevar o mundo dos seres insignificantes.   1. É próprio da poesia de Manoel de Barros valorizar seres e coisas considerados, em geral, de menor importância no mundo moderno. No poema de Manoel de Barros, essa valorização é expressa por meio da linguagem: (A) denotativa, para evidenciar a oposição entre elementos da natureza e da modernidade. (B) rebuscada de neologismos que depreciam elementos próprios do mundo moderno. (C) hiperbólica, para elevar o mundo dos seres insignificantes. (D) simples, porém expressiva no uso de metáforas para definir o fazer poético do eu-lírico poeta. (E) referencial, para criticar o instrumentalismo técnico e o pragmatismo da era da informação digital. 2. Considerando o papel da arte poética e a leitura do poema de Manoel de Barros, afirma-se que (A) informática e invencionática são ações que, para o poeta, correlacionam- se: ambas têm o mesmo valor na sua poesia. (B) arte é criação e, como tal, consegue dar voz às diversas maneiras que o homem encontra para dar sentido à própria vida. (C) a capacidade do ser humano de criar está condicionada aos processos de modernização tecnológicos. (D) a invenção poética, para dar sentido ao desperdício, precisou se render às inovações da informática. (E) as palavras no cotidiano estão desgastadas, por isso à poesia resta o silêncio da não comunicabilidade.

Aumento do efeito estufa ameaça plantas, diz estudo.   Aumento do efeito estufa ameaça plantas, diz estudo. O aumento de dióxido de carbono na atmosfera, resultante do uso de combustíveis fósseis e das queimadas, pode ter consequências calamitosas para o clima mundial, mas também pode afetar diretamente o crescimento das plantas. Cientistas da Universidade de Basel, na Suíça, mostraram que, embora o dióxido de carbono seja essencial para o crescimento dos vegetais, quantidades excessivas desse gás prejudicam a saúde das plantas e têm efeitos incalculáveis na agricultura de vários países. O Estado de São Paulo, 20 set. 1992, p.32. 3.O texto acima possui elementos coesivos que promovem sua manutenção temática. A partir dessa perspectiva, conclui-se que: (A) a palavra “mas”, na linha 3, contradiz a afirmação inicial do texto: linhas 1 e 2. (B) a palavra “embora”, na linha 4, introduz uma explicação que não encontra complemento no restante do texto. (C) as expressões: “consequências calamitosas”, na linha 2, e “efeitos incalculáveis”, na linha 6, reforçam a ideia que perpassa o texto sobre o perigo do efeito estufa. (D) o uso da palavra “cientistas”, na linha 3, é desnecessário para dar credibilidade ao texto, uma vez que se fala em “estudo” no título do texto. (E) a palavra “gás”, na linha 5, refere-se a “combustíveis fósseis” e “queimadas”, nas linhas 1 e 2, reforçando a ideia de catástrofe.

Texto I Ser brotinho não é viver em um píncaro azulado; é muito mais Texto I Ser brotinho não é viver em um píncaro azulado; é muito mais! Ser brotinho é sorrir bastante dos homens e rir interminavelmente das mulheres, rir como se o ridículo, visível ou invisível, provocasse uma tosse de riso irresistível. CAMPOS, Paulo Mendes. Ser brotinho. In: SANTOS, Joaquim Ferreira dos (Org.). As cem melhores crônicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. p. 91. Texto II Ser gagá não é viver apenas nos idos do passado: é muito mais! É saber que todos os amigos já morreram e os que teimam em viver são entrevados. É sorrir, interminavelmente, não por necessidade interior, mas porque a boca não fecha ou a dentadura é maior que a arcada. FERNANDES, Millôr. Ser gagá. In: SANTOS, Joaquim Ferreira dos (Org.). As cem melhores crônicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. p. 225. 1. Os textos utilizam os mesmos recursos expressivos para definir as fases da vida, entre eles, (A) expressões coloquiais com significados semelhantes. (B) ênfase no aspecto contraditório da vida dos seres humanos. (C) recursos específicos de textos escritos em linguagem formal. (D) termos denotativos que se realizam com sentido objetivo. (E) metalinguagem que explica com humor o sentido de palavras

Acrobata da Dor   Gargalha, ri, num riso de tormenta, como um palhaço, que desengonçado, nervoso, ri, num riso absurdo, inflado de uma ironia e de uma dor violenta. Da gargalhada atroz, sanguinolenta, agita os guizos, e convulsionado Salta, gavroche, salta clown, varado pelo estertor dessa agonia lenta... Pedem-te bis e um bis não se despreza! Vamos! retesa os músculos, retesa, nessas macabras piruetas d’aço... E embora caias sobre o chão, fremente, afogado em teu sangue estuoso e quente, ri! Coração, tristíssimo palhaço. (João da Cruz e Sousa. Obra completa. Rio de Janeiro: Editora Aguilar, 1961.)

  Questão 11 O soneto Acrobata da dor revela, entre outras, uma das característicasnotáveis do estilo poético de Cruz e Sousa, que é a grande presença de adjetivos, colocados antes ou após os substantivos a que se referem. Observe estes cinco exemplos retirados do texto: I. Riso absurdo. II. Gargalhada atroz. III. Agonia lenta. IV. Macabras piruetas. V. Tristíssimo palhaço. Aponte os dois exemplos em que o adjetivo precede o substantivo: (A) I e II. (B) II e III. (C) I e III. (D) II e IV. (E) IV e V.