Como deixar para trás as reuniões sem fim Como aumentar a eficiência das reuniões de trabalho Fonte: Harvard Business Por Walquiria Lima.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerência de Projetos Introdução A Crise do Software
Advertisements

Para abrir as ciências sociais:
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Sistema de Informação Gerencial
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL Dados / Informação
Centrado na arquitetura
Aprendizagem Viviane Torres da Silva
Recovery Blocks Paulo Junior Penna Pivetta. Introdução Os Projetos de Tolerância a falhas quase que exclusivamente eram dedicado a hardware Tolerância.
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM É útil contar como uma terceira pessoa para auxiliar no encaminhamento da solução. Deve ser alguém que não esteja diretamente envolvido.
TOMADA DE DECISÃO E RACIONALIDADE ADEQUAR OS MEIOS AOS FINS DESEJADOS
Regras e limites na educação de crianças
TRABALHO EM EQUIPE E TRABALHO EM GRUPO
Tipos de Reuniões de Trabalho
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Transferência de aprendizagem
Princípios do SCO.
Algumas Técnicas Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.
Aprender a aprender na Universidade
Seria maravilhoso se jamais tivéssemos que lidar com conflitos.
Análise e Projeto de Sistemas
Os dez erros mais comuns que afetam a integração de equipes
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
DISCIPLINA: INICIAÇÃO EM FISIOTERAPIA PROFª RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
À BUSCA DE SOLUÇÕES CRIATIVAS Princípios de Antony D’Souza no livro “Developing the Leader within you”\
Aula 6 - Método não-experimental ou de seleção não-aleatória
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
Tópicos Avançados em Inteligência Artificial
Uma possível estrutura básica da Redação do tipo Enem
VALORAÇÃO AMBIENTAL.
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
CESUSC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
1 – GOVERNANÇA CORPORATIVA A COMPOSIÇÃO DO SEU CONSELHO É ADEQUADA PARA O DESAFIO.
Profª. Taís Linassi Ruwer
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Gestão de defeitos.
GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ORÇAMENTO EMPRESARIAL
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
A3 Resumo de Projeto Wilson Barreto
Processo de Decisão de Tomadas
Técnicas de avaliação de Interfaces Alunos: Joel Levandowski Ranieri R. Tremea Prof ª.:Cristina P. dos Santos URI - Universidade Regional Integrada do.
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Teoria do Equilíbrio Geral
Técnica Nominal de Grupo - TNG
RISCOS AO OUVIR OS CLIENTES
Regressão e Previsão Numérica.
Gestão de Projetos Aula 01.
Backlog Lílian.
CONFLÍTOS E DIFERENÇAS
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciane
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
ENTREVISTA COMPORTAMENTAL
Conhecimento Científico
Cap. 9 - O Marketing em uma Nova Empresa Grupo: Débora Reis Mayara Sayuri Túllio Novaes.
Célia Cruz | Renata Brunetti
Aula 02 de Eng. de Requisitos
PERCORRENDO AS ETAPAS DE UMA AVALIAÇÃO* * Apresentação baseada no texto CBPH. Uma estrutura de Avaliação para Programas de Saúde em Comunidades, 2000.
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Empreendedorismo: Quem, O quê, Por quê?
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
O que é PROJETO EXECUTIVO
MOTIVAÇÃO.
Aula 6 9/abr/2012.  Professora Silvia e Professora Cátia; Tema Decomposição; Unidade didática com atividades práticas -  As expectativas de aprendizagem.
TÉCNICAS DE FECHAMENTO E CONTRA OBJEÇÕES As melhores táticas para conseguir mais negócios.
Extração de REQUISITOS Parte II. Segundo Pressman (1995), na analise e especificação de requisitos, a ambigüidade não só é possível mas é provável. “-
RELATO E APRESENTAÇÃO DA PESQUISA Universidade Estadual de Goiás Curso de Administração Técnicas de Pesquisa Andrews Miguel.
3. Gerência de Partes Interessadas © Tera – Márcio Moreira – 2016 – Gestão de Projetos Preparatório Para Certificação PMP.
Transcrição da apresentação:

Como deixar para trás as reuniões sem fim Como aumentar a eficiência das reuniões de trabalho Fonte: Harvard Business Por Walquiria Lima

Reuniões: Importantes eventos de trabalho nos quais a atitude individual dos participantes define o sucesso do grupo como um todo.

Objetivo: Melhorar as reuniões considerando que sempre haverá a prevalescência do interesse individual sobre o coletivo, típico da natureza humana, minimizando a perda de tempo que ocorre na maioria das reuniões.

Método Vickrey-Clark-Groves Diante de um bem comum que ninguém possa ignorar, a estratégia dominante de cada indivíduo é dizer a verdade, independentemente do que digam as demais pessoas, pois a verdade maximiza o valor individual. O VCG, portanto, incentiva as pessoas a revelar o valor real de um bem para elas próprias.

As tarefas de uma reunião O modelo Deepand: classifica 7 atividades comuns em reuniões. Numa boa reunião, devem ser minimizadas as tarefas de descrição, previsão e negociação de responsabilidades, que podem ser feitas em outros momentos. E devem ser valorizadas as de explicação, avaliação, formulação de alternativas e decisão.

TAREFAAÇÃOMETAPERGUNTA TÍPICA EXEMPLOVALOR NA REUNIÃO DESCREVER Mostrar ou relatar fatos que estejam descritos no projeto corrente Construir conhecimento de senso comum O que? Qual? Onde? Quem? Quando? Mostrar uma tabela de estimativa de custo BAIXO EXPLICAR Revelar a linha de raciocínio Adquirir conhecimento profundo Por que? Por que não? Relacionar soluções com os requisitos do projeto ALTO AVALIAR Avaliar a qualidade das alternativas Ordenar alternativasQual é a melhor? Cumpre os requisitos? Mostrar que a alternativa A é + barata que a B ou q a A cabe no orçamento ALTO PREVER Estimar valores dados aos cenários futuros Criar informações novas sobre o projeto O que aconteceria se? Estimar custo no ato para definir impacto da mudança de um material de construção BAIXO FORMULAR ALTERNATIV. Criar novas alternativas de solução Criar informações novas sobre o projeto Que tal esta nova alternativa? Propor um sistema centralizado de ar cond. ALTO NEGOCIAR Negociar tarefas e responsabilidades Determinar quem executará as tarefas Quem fará ou será responsável por...? Determinar a empresa que ficará responsável por contatar a prefeitura para conseguir a licença BAIXO DECIDIR Selecionar a alternativa a ser seguida (ou evitada) Comprometer-se com o resultado Então faremosEntão optaremos por vender a empresa X para Y ALTO

Solução: 1º passo: votação dos itens da pauta 2º passo: restauração de assuntos rejeitados inicialmente 3º passo: última chamada para incorporar novo tema.

Idéia Central Fazer com que o indivíduo, mesmo pensando apenas em seu próprio interesse, ao incluir ou rejeitar itens da pauta da reunião, tenha um comportamento que gere a melhor utilidade para o grupo.

Como conseguir isso? Inibindo as intervenções desnecessárias, impondo a quem sair da linha um custo social ou até mesmo financeiro (multa). “O bolso ainda é o órgão mais sensível do corpo humano”

Medidas: Qualificar as atividades que ocorrem numa reunião – Quais são as realmente úteis? Quais são as supérfluas? É importante para a coletividade? Precisa ser tratada na reunião ou pode ser discutida em separado?

Questões meramente informativas devem ser comunicadas de outra maneira, antes ou depois da reunião. Quanto menor o número de tópicos da pauta que levem a tarefas descritivas, tanto maior é o valor adicionado do encontro para os presentes Considerações

Devem ser minimizadas as tarefas de previsão e negociação. Previsões feitas na hora e às pressas podem levar a decisões equivocadas. Uma boa reunião deve apresentar o maior número possível de atividades de explicação, avaliação, formulação de alternativas e decisão.

O que esse modelo evita? A tentação de aproveitar a reunião para resolver questões pendentes com pessoas difíceis de encontrar ou não resolvidas em outros momentos. Questões que interessam apenas a poucos membros do grupo devem ser resolvidas antes ou depois da reunião, entre as partes envolvidas.

Por último: O sistema induz a revelar o valor real do s itens para si mesmos. Falar a verdade torna-se estratégia dominante, o que favorece o grupo. O fato de haver duas novas chances de resgate dos assuntos rejeitados na votação cria espaço para ajustar erros de avaliação iniciais da maioria.