Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEugénio Belém Garrido Alterado mais de 8 anos atrás
1
Aula 6 9/abr/2012
2
Professora Silvia e Professora Cátia; Tema Decomposição; Unidade didática com atividades práticas - As expectativas de aprendizagem das duas professoras, nas situações descritas no capítulo 2 eram semelhantes? Como podemos caracterizar as diferenças entre elas?
3
Turma 1Turma 2 Desenvolver técnicas de observação e documentação; Executar pesquisas bibliográficas, relatos verbais e escritos; Elaborar e executar atividades experimentais Treinar a utilização técnicas para solucionar exercícios; Realizar leituras individuais e silenciosas de texto; Ouvir, tomar notas e memorizar a exposição da professora
4
Turma 1Turma 2 Valorizar suas próprias ideias; Respeitar as opiniões dos outros; Respeitar as regras de organização da turma na hora da discussão; Interessar-se pelos trabalhos em grupo; Aceitar as decisões do grupo Respeitar a professora; Fazer silêncio durante a aula; Prestar atenção à exposição da professora
5
“saber fazer” – técnicas, métodos, destrezas Aprendizagem de “ações específicas” ◦ trabalho de investigação, ◦ técnicas gerais de estudo, ◦ estratégias de comunicação, ◦ estabelecimento de relações (entre fenômenos, entre grandezas, entre conceitos), ◦ destrezas manuais
6
Observação de objetos e fenômenos Medição de objetos e transformações Classificação de objetos e sistemas Reconhecimento de problemas Formulação de hipóteses Identificação e controle de variáveis Montagens experimentais Técnicas de investigação Análise de dados Estabelecimento de conclusões Manejo de material e realização de montagens Construção de aparatos
7
Objeto de aprendizagem X decorrência automática Estratégias relacionadas a sequências de ações Ações relacionadas a um problema que se quer resolver
8
Comportamentos Sentimentos Regras Normas Atitudes Valores
9
Comportamentos que devem ser seguidos em determinadas situações compartilhadas por uma coletividade ou grupo social. Exemplos: ◦ não fumar dentro da classe; ◦ não danificar objetos e instalações de uso comum; ◦ seguir instruções de protocolo prático
10
Tendências de atuação relativamente estáveis. Exemplos: ◦ colaborar com os colegas em trabalhos de grupo; ◦ respeitar o ambiente; ◦ participar das atividades escolares; ◦ desenvolver a iniciativa na busca de soluções de problemas.
11
Idéias éticas que pautam condutas ou que permitem a emissão de juízos de valor. Exemplos: ◦ solidariedade, ◦ responsabilidade, ◦ liberdade.
12
Preocupar-se com a saúde e agir visando à sua manutenção Respeitar a diversidade biológica Avaliar a importância da vacinação para a população Valorizar o pensamento crítico e a criatividade na atividade científica Valorizar características do trabalho científico como racionalidade, objetividade, criatividade, curiosidade entre outras.
13
Valorizar a expressão dos alunos e a construção de valores Demonstrar valorização do conhecimento e metodologia científicos Promover e buscar coerência Valorizar objetividade, racionalidade e criatividade Valorizar a ciência como empreendimento humano e social
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.