Abril de 17 1.

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Transcrição da apresentação:

abril de 17 1

Metodologia da Pesquisa Científica abril de 17 MBA em Gestão Estratégica de Negócios Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Dra. Monica Franchi Carniello monicafcarniello@gmail.com

FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE ENSINO PESQUISA UNIVERSIDADE EXTENSÃO 3

RELAÇÃO ACADEMIA-MERCADO GERAÇÃO DE NOVO PRODUTO DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO INOVAÇÃO PESQUISA CONHECIMENTO C&T: Fator decisivo para riqueza atual

SISTEMA DE C&T&I Governo POLÍTICA FINANCIAMENTO PESQUISA Universidades Institutos tecnológicos PESQUISA Formação de RH Pesquisa Inovação Inovação P&D Universidades Empresas

Compreensão de processos/ elaboração de teorias PESQUISA ACADÊMICA Compreensão de processos/ elaboração de teorias Formação de pesquisadores Preservação do conhecimento, geração de inovação PESQUISA DE MERCADO Atende à necessidades específicas de uma empresa ou grupo de empresas Fundamenta tomada de decisões P&D – possibilita competitividade Métodos em comum

CAMPOS DE TRABALHO Exterior (EUA, Europa, Japão, Coréia) Brasil Razões Maior parte dos doutores não está na academia Indústria absorve 50% a 70% dos doutores Brasil Maior parte dos doutores tem destino acadêmico Razões Globalização – empresas concentra P&D em poucos centros, e fabricação em outros lugares Fabricação – onde fica mais barato P&D –inovação onde há concentração de recursos Fonte: CÂMARA, G. INPE. Disponivel em <www.dpi.inpe.br/cursos/ser212/aula3-como_fazer_tese.ppt> Acesso em jul/2008

CARREIRA ACADÊMICA STRICTO SENSU LATO SENSU STRICTO SENSU GRADUAÇÃO DOUTORADO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO GRADUAÇÃO 8

CARREIRA ACADÊMICA Títulos de qualificação técnico-científica Especialista Domina profundamente um aspecto específico de uma área do conhecimento Mestre domina as técnicas de investigação produziu um resultado relevante comunica seus resultados de forma efetiva Diferença entre Mestre e Doutor tempo de investigação profundidade da pesquisa qualidade da formação

PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO OPERAÇÕES LÓGICAS INTERPRETAÇÃO DADO INFORMAÇÃO CONHECIMENTO Trata-se de caminho que forma a ponte entre o empírico e o teórico com o fenômeno: os dados gerando informações e as informações gerando ou confirmando um conhecimento abstrato.

ÁREAS DO CONHECIMENTO ciências exatas e da terra ciências biológicas direito administração economia arquitetura e urbanismo planejamento urbano e regional demografia ciência da informação museologia comunicação serviço social economia doméstica desenho industrial turismo ciências exatas e da terra ciências biológicas engenharias ciências da saúde ciências agrárias ciências sociais aplicadas ciências humanas linguística, letras e artes

FORMAS DE CONHECIMENTO Conhecimento filosófico: reflete sobre o mundo e o ser no mundo. Conhecimento teológico: explica o mundo pela fé. Apóia-se em doutrinas que contém proposições sagradas. Suas evidências não são verificáveis Conhecimento ordinário: senso comum. É o acúmulo de tradições e experiências vividas. Conhecimento científico: produzido segundo métodos científicos (testável, reproduzível). Conhecimento sistemático que se caracteriza pela capacidade de analisar, de explicar, de desdobrar, de justificar 12

CIÊNCIA A ciência é um processo de solução de problemas – MÉTODO Dinamismo epistemológico Sujeita à historicidade Necessidade de constante revisão dos procedimentos metodológicos

CIÊNCIA - CARACTERÍSTICAS metódica: segue caminhos pré-determinado. sistemática: as idéias, os conceitos, as teorias e os recursos de que se vale pertencem a uma família lógica de declarações e conclusões. organizada: é hierarquizada, articulada funcionalmente. analítica: enxergar no todo a contribuição individual. racional: exclui explicações pela fé ou por crenças. acumulativa: considera estudos/conhecimento anteriores. empírica: experimento (ação)

PESQUISA CIENTÍFICA Pesquisa científica é um conjunto sistemático de procedimentos realizados pelo pesquisador a partir de uma teoria ou idéia acerca da realidade, visando comprovar, por meio de levantamento e dados, as hipóteses formuladas sobre o comportamento provável dos fenômenos. “Procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos”. (GIL,1991, p.19) 15

FINALIDADES DA PESQUISA Explicar os fenômenos do mundo existencial Verificar como esses fenômenos ocorrem Verificar a função e estrutura do fenômeno Verificar as mudanças provocadas Verificar por que e como esses fenômenos ocorrem Verificar até onde esses fenômenos podem ser controlados e quais as influências que podem sofrer 16

FASES DA PESQUISA - Dúvida - Escolha do tema - Planejamento da pesquisa: Justificativa; Formulação do problema; Determinação de objetivos; Metodologia anteprojeto - Revisão de literatura - Coleta de dados - Tabulação dos dados - Análise e discussão dos resultados - Conclusão da análise dos resultados - Redação do texto científico - Divulgação científica

Método científico (etapas) LAKATOS E MARCONI, 1991,p.85

Problematização Pesq. bibliográfica/ Referencial teórico Seleção da amostra Elaboração dos Instrumentos de coleta da dados Auditoria de mídia Entrevistas com moradores Análise comparativa Conclusão

MÉTODO Método É um caminho, uma forma, uma lógica de pensamento. Técnica É o recurso que viabiliza o método, isto é, que possibilita que o fim buscado seja atingido.

PARA PRODUZIR CIÊNCIA É PRECISO SABER Como organizar seus pensamentos Como colocar suas idéias no papel Como comunicar-se de maneira adequada no meio científico

FATORES CONDICIONANTES DO ESTUDO Fatores externos Ambiente Tempo Material Intercâmbio de informações Fatores internos Motivação Autodisciplina Paciência Perseverança Senso de realismo Aceitação de críticas

TIPOS DE PESQUISA Tipos de Pesquisa Quanto aos objetivos Quanto à abordagem do problema Pesquisa Exploratória Pesquisa Qualitativa Pesquisa Descritiva Pesquisa Quantitativa Pesquisa Explicativa

TIPOS DE PESQUISA Quanto aos objetivos Pesquisa Exploratória: Objetiva proporcionar maiores informações sobre determinado assunto É o primeiro passo de um trabalho científico. Obtém dados para investigações subseqüentes Procedimento: pesquisa bibliográfica (revisão de literatura), entrevistas, estudos de caso.   24

TIPOS DE PESQUISA Quanto aos objetivos Pesquisa Descritiva: Procura observar, registrar, analisar, classificar e interpretar os fatos ou fenômenos (variáveis), sem que o pesquisador interfira neles ou os manipule. Descreve as características de determinada população ou fenômeno. Procedimentos: questionário,entrevista, observação sistemática, análise documental. 25

EXEMPLO DE PESQUISA DESCRITIVA A Companhia Taubaté Industrial (C.T.I) foi uma empresa de grande expressão das décadas de 30 e 40. Apesar do endomarketing ter ganhado força em meados da década de 1970, a C.T.I. já demonstrava comprometimento e interesse em desenvolver alternativas para encantar e fidelizar seus funcionários. O objetivo desta pesquisa descritiva foi identificar as ações de endomarketing e comunicação interna realizadas pela empresa. Para isso, foram analisados exemplares do “C.T.I Jornal” (1937-1946), uma publicação institucional distribuída para funcionários e público externo da organização, na qual eram divulgadas, além de notícias de interesse geral, as atividades e ações realizadas pela C.T.I. A análise revelou ações pioneiras para a época, que fortaleciam o vínculo dos funcionários com a empresa, como concursos culturais, criação de colônias de férias, entre outros, bem como a própria existência do jornal institucional da empresa. 26

TIPOS DE PESQUISA Quanto aos objetivos Pesquisa explicativa: Registra, analisa e interpreta os fenômenos estudados Identifica relações de causa e efeito Manipula variáveis Experimental: Consiste em determinar um objeto de estudo e selecionar as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definindo as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto em condições determinadas.(Se usar grupo de controle, caracteriza-se como genuinamente experimental) 27

EXEMPLO DE PESQUISA EXPLICATIVA/ EXPERIMENTAL As formas de produção e distribuição de imagens se multiplicaram no século XX devido ao acelerado desenvolvimento tecnológico e, conseqüentemente, à digitalização dos meios de comunicação. As imagens se tornam onipresentes no nosso cotidiano, transformando o olhar do homem contemporâneo. Esta pesquisa teve por objetivo avaliar os níveis de interpretação de imagens por parte de dois grupos, com graus de escolaridade distintos, verificando as semelhanças e diferenças nos processos de interpretação. Para tal, foi conduzido um experimento com amostra de quarenta pessoas, divididas em dois grupos de vinte pessoas com graus de escolaridade distintos. Para cada grupo, foram exibidas as mesmas vinte e cinco imagens, sendo todas elas imagens de síntese, ou seja, que foram criadas no computador sem que houvesse uma referência em um objeto real. Foi pedido para as pessoas participantes que definissem, com uma única palavra, cada imagem exibida. Foi possível constatar que grupos com graus de instrução distintos têm formas diferentes de proceder ao interpretar imagens: o grupo com grau de instrução mais baixo priorizou as relações icônicas; o grupo com grau de instrução mais elevado priorizou as relações simbólicas. 28

TIPOS DE PESQUISA Quanto à abordagem do problema Quantitativa: metrificante, com amostra estatística. Traduz em números as opiniões e informações para serem classificadas e analisadas Utilizam-se técnicas estatísticas Qualitativa: interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados As informações obtidas não podem ser quantificáveis Os dados obtidos são analisados indutivamente A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa 29

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

DESCRITORES Para um resultado satisfatório nas bases de dados é necessário uso de descritores. Descritores são palavras-chaves, que identificam um texto e que ajudam na indexação dos dados na internet.

DICAS PARA DESCRITORES Prefira palavras no singular; Sempre substitua as palavras por sinônimos para outros resultados; Somente os adjetivos e substantivos são necessários, não utilize preposições, conjunções ou artigos; Comece a pesquisa sempre com o mínimo de descritores, se muitos resultados, adicione posteriormente outros descritores, para refinar a sua busca.

FONTES DE PESQUISA Bases de dados Indexadores Sistemas de busca Fontes documentais Banco de currículos de pesquisadores Sistema Qualis – indicador de qualidade de periódicos científicos Comunidades científicas on line

BASES DE DADOS Periódicos Capes www.periodicos.capes.gov.br Banco teses da USP www.teses.usp.br Banco de teses Capes http://www.capes.gov.br/servicos/banco-de-teses Teses BDTD http://bdtd.ibict.br

INDEXADORES Scielo www.scielo.br Latindex www.latindex.org DOAJ www.doaj.org

SISTEMAS DE BUSCA Google acadêmico

FONTES DOCUMENTAIS IBGE www.ibge.org.br IPEA www.ipea.gov.br FUNDAÇÃO SEADE www.seade.gov.br

OUTRAS BASES DE DADOS MULTIDISCIPLINARES: ÁREA HUMANAS: AAS ANNUAL REVIEWS BLACKWELL CAMBRIDGE CROSSREF DEDALUS/USP DERWENT INNOVATIONS GOOGLE ACADEMICO OVID OXFORD PERIODICOS CAPES SCIELO SCIENCE DIRECT SCOPUS TESES BDTD TESES CAPES TESES USP UNIBIBLIWEB WEB OF SCIENCE WILSON ÁREA HUMANAS: ART FULL TEXT BUSINESS CSA SOCIAL SERVICE EBSCO ECONLIT EDUCATION EMERALD ERIC GALE HUMANITIES ABS OECD PHILOSOPHER’S INDEX PRO QUEST SAGE SCIELO SOCIAL SCIENCE

BANCO DE CURRÍCULOS DE PESQUISADORES Plataforma lattes http://lattes.cnpq.br/

SISTEMA QUALIS http://qualis.capes.gov.br/webqualis/

COMUNIDADES CIENTÍFICAS ON LINE www.connotea.org http://www.citeulike.org/

DELINEAMENTOS DA PESQUISA TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS

DELINEAMENTOS DE PESQUISA Fontes “de papel”: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: Desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. PESQUISA DOCUMENTAL: Assemelha-se à bibliográfica, sendo a diferença essencial a natureza das fontes. A pesquisa documental vale-se de materiais que ainda não receberam tratamento analítico ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetivos da pesquisa. São considerados documentos, regulamentos, normas, pareceres, cartas, memorandos, diários pessoais, autobiografias, jornais, revistas, discursos, roteiros de programas de rádio e televisão, estatísticas, arquivos escolares

DELINEAMENTOS DE PESQUISA Dados fornecidos por pessoas LEVANTAMENTO: Caracteriza-se pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Procede-se à solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado, para em seguida, mediante análise quantitativa, obterem-se as conclusões correspondentes aos dados coletados. ESTUDO DE CASO: Caracteriza-se pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento. É um conjunto de dados que descrevem uma fase ou a totalidade do processo social de uma unidade, em suas várias relações internas e nas suas fixações culturais, quer seja essa unidade uma pessoa, uma família, um profissional, uma instituição social, uma comunidade, uma organização ou uma nação. Busca examinar um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto.

DELINEAMENTOS DE PESQUISA PESQUISA EXPERIMENTAL: Utilizada quando se deseja verificar relação de causa e efeito. Consiste em determinar um objeto de estudo, selecionar as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto. PESQUISA EXPOSTFACTO: A pesquisa realizada após a ocorrência de variações na variável dependente no curso natural dos acontecimentos. Permite, por meio de técnicas estatísticas de correlação, especificar o grau pelo qual diferentes variáveis estão relacionadas, oferecendo ao pesquisador entendimento do modo pelo qual diferentes variáveis estão operando. Deve ser realizado quando o pesquisador deseja obter melhor entendimento da influência de fatores e elementos sobre determinado fenômeno. PESQUISA AÇÃO: É concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Caracteriza-se pela interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas. Caracterizada pela relação teoria/prática.

TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS

OBSERVAÇÃO É uma técnica de coleta de dados para conseguir informações e utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade. Não consiste apenas em ver e ouvir, mas também em examinar fatos ou ferramentas que se deseja estudar. A observação ajuda o pesquisador a identificar e a obter provas a respeito de objetivos sobre os quais os indivíduos não tem consciência, mas que orientam seu comportamento. 62

OBSERVAÇÃO TIPOS DE OBSERVAÇÃO Segundo os meios utilizados: Observação não estruturada: é a que se realiza sem planejamento e sem controle anteriormente elaborados, como decorrência de fenômenos que surgem de imprevisto. Observação estruturada: é a que se realiza em condições controladas para se responder a propósitos, que foram anteriormente definidos. Requer planejamento e necessita de operações específicas para o seu desenvolvimento. 63

OBSERVAÇÃO TIPOS DE OBSERVAÇÃO Segundo a participação do observador: Participante: consiste na participação real do pesquisador com a comunidade ou grupo. Em geral são apontados duas formas: Natural - o observador pertence à mesma comunidade ou grupo que investiga. Artificial - o observador integra-se ao grupo com a finalidade de obter informações. Não participante: o observador toma contato com a comunidade, grupo ou realidade estudada, mas sem integrar-se a ela - permanece de fora. 64

OBSERVAÇÃO TIPOS DE OBSERVAÇÃO Segundo o número de observadores: Individual: é a técnica de observação realizada por um pesquisador. Nesse caso, a personalidade dele se projeta sobre o observado, fazendo algumas inferências ou distorções, pela limitada possibilidade de controles. Em equipe: é a mais aconselhável, pois o grupo pode observar a ocorrência por vários ângulos. 65

QUESTIONÁRIO Caracteriza-se pela interrogação direta das pessoas, cuja opinião se quer conhecer; Vantagens: conhecimento direto da realidade, economia e rapidez, quantificação Limitações: ênfase nos aspectos perspectivos, pouca profundidade, limitada apreensão do processo de mudança. 66

QUESTIONÁRIO PRÉ-TESTE DO QUESTIONÁRIO O pré-teste evidenciará possíveis falhas existentes: Inconsistência ou complexidade das questões. Ambigüidades ou linguagem inacessível. Perguntas supérfluas ou que causem embaraço ao informante. Questões que obedeçam a uma determinada ordem. Se são muito numerosas. 67

ENTREVISTA Entrevista aberta Entrevista semi-estruturada Respondente traz suas próprias perspectivas Respondente pode introduzir relações e conclusões sobre o processo Pode-se tematizar situações da própria entrevista Entrevista semi-estruturada Entrevistador traz sempre o assunto de volta para o problema original, analisado anteriormente Entrevista estruturada O entrevistador segue um roteiro pré-determinado de questões 68

ENTREVISTA Conhecimento prévio do entrevistado Planejamento da entrevista Conhecimento prévio do entrevistado Oportunidade da entrevista Condições favoráveis Contato com líderes Conhecimento prévio do campo Preparação específica 69

ENTREVISTA Inadequada compreensão do significado das perguntas Falta de motivação do entrevistado Inadequada compreensão do significado das perguntas Fornecimento de respostas falsas Inabilidade do entrevistado para responder Influência exercida pelo aspecto pessoal do entrevistados com o entrevistado 70

Elaboração de instrumentos para coleta de dados

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE QUESTÕES As questões devem ser formuladas a partir dos objetivos que se quer atingir. Não fazer perguntas embaraçosas Não obrigar o respondente a fazer cálculos ou ter qualquer outro tipo de trabalho para responder as questões Não direcionar as respostas

TIPOS DE QUESTÕES Aberta Fechada Em qual bairro você mora? ____________________________ Fechada [ ] Jardins [ ] Higienópolis [ ] Pacaembu [ ] outro ________________

TIPOS DE QUESTÕES Semi-aberta Em qual bairro você mora? [ ] Jardins [ ] Higienópolis [ ] Pacaembu [ ] outro ________________ Por que? ____________________________________________________________________________________

TIPOS DE QUESTÕES Dicotômica Encadeada Você trabalha? [ ] sim [ ] não A sua casa é financiada: Em caso afirmativo, qual o órgão financiador? [ ] banco privado [ ] banco estatal [ ] construtora [ ] outro _______________

TIPOS DE QUESTÕES Matriz de resposta Indique o grau de satisfação em relação ao evento XXXXX Muito satisfeito Satisfeito Indiferente Pouco satisfeito Insatisfeito Não sei avaliar Organização Local Datas Horário Espaço físico/ acomodações Segurança

TIPOS DE QUESTÕES Ordem de preferência Indique a sua preferência em relação às marcas de tênis indicadas abaixo: [ ] Mizuno [ ] Nike [ ] Rebbok [ ] Olimpikus [ ] Adidas [ ] Rainha

TIPOS DE QUESTÕES 1 _____________ 2 _____________ 3 _____________ Escala ordinal de preferência Indique a sua preferência em relação às marcas de tênis indicadas: 1 _____________ 2 _____________ 3 _____________ 4 _____________ 5 _____________ REBBOK ADIDAS NIKE OLIMPIKUS MIZUNO

TIPOS DE QUESTÕES Escala Ordinal de Ranking Coloque em ordem de preferência as empresas indicadas no cartão, de acordo com as características que estão sendo avaliadas, sendo 1 para a melhor e 3 para a pior Produtos Prazo Pós-venda Empresa A Empresa B Empresa C

TIPOS DE QUESTÕES Lembrança de marca Qual marca de refrigerante lhe vem à mente? ____________________________ Lembra de outras marcas? Já ouviu falar na marca XXX? [ ] sim [ ] não

TIPOS DE QUESTÕES Escala de diferencial semântico de Osgood Dê sua opinião sobre o Iogurte XXX em relação aos seguintes atributos Puro 1 2 3 4 5 6 7 Impuro Saboroso Sem sabor Natural Baixa qualidade Alta qualidade

Tipos de questões Escala de Likert Indique o grau de concordância com as afirmações abaixo   DT DP NC ND CP 1 Estudar e atualizar-se continuamente é um fator-chave para manter-se no mercado de trabalho. 2 O fato de as pessoas conseguirem uma boa colocação profissional,depende, muita vezes, do acaso. 3 Para conseguir uma boa colocação profissional é preciso, essencialmente, uma boa formação educacional. 4 As pessoas que conseguem bons salários têm muita sorte 5 Se uma pessoa investir na sua formação profissional terá mais chance de ser bem sucedido profissionalmente. 6 Ser ou não ser bem sucedido profissionalmente é, apenas, uma questão de sorte.

Tipos de questões Escala itemizada Em relação ao grau de satisfação com o governo municipal atual, você está [ ] totalmente satisfeito [ ] parcialmente satisfeito [ ] parcialmente insatisfeito [ ] Totalmente insatisfeito

O PLANEJAMENTO DA PESQUISA

ORIENTAÇÕES PARA A PESQUISA Perspectiva do aluno Como parte de um aprimoramento profissional Profissional qualificado para o mercado Pesquisador Perspectiva do orientador Teses e dissertações são base de novos resultados de pesquisa Suporte a publicações Perspectiva da ciência Reprodução do conhecimento Formação de escolas

ORIENTAÇÕES PARA A PESQUISA Desenvolver idéias e colocá-las no papel Não esperar que outros façam sua pesquisa Não querer resolver todos os problemas do mundo num único documento Não achar que não há mais nada para ser investigado Estabelecer um vínculo entre teoria e prática no seu documento Busar conselhos dos professores/pesquisadores e colegas

FASES DA PESQUISA Dúvida: seleção de tema Planejamento da pesquisa (anteprojeto) Referencial teórico (revisão de literatura) Coleta de dados Análise dos dados Conclusão Redação do texto científico (monografia) Divulgação científica

PROJETO DE PESQUISA

PROJETO DE PESQUISA Razões para elaboração Conferir maior eficiência Alcançar metas estabelecidas em prazo determinado Permitir o acompanhamento das etapas para o orientador, pesquisador, instituição e órgão financiador (se houver)

PROJETO DE PESQUISA o quê? para quê? por quê? como? com quê?

PROJETO DE PESQUISA Seleção do tema Relação com a área de conhecimento escolhida Afinidade entre pesquisador e tema Familiaridade com o tema Relevância para a área Possibilidade de realização

PROJETO DE PESQUISA Formatação: seguir documento fornecido Capa Folha de rosto Sumário

PROJETO DE PESQUISA 1 INTRODUÇÃO 1.1. PROBLEMA 1.2 OBJETIVOS 1.2.1 Objetivo Geral 1.2.2 Objetivos Específicos 1.3 DELIMITAÇÃO DO ESTUDO 1.4 RELEVÂNCIA DO ESTUDO 1.5 ORGANIZAÇÃO DO PROJETO 2 REVISÃO DA LITERATURA 3 MÉTODO 4 RESULTADOS ESPERADOS 5 CRONOGRAMA REFERÊNCIAS APÊNDICE A – Nome do apêndice ANEXO A - Nome do Anexo

PROJETO DE PESQUISA 1 INTRODUÇÃO Deve ser enfocado o assunto a ser abordado Texto introdutório para apresentar o tema e justificá-lo Pode incluir informações sobre a natureza e importância do problema, sua relação com outros estudos sobre o mesmo assunto

PROJETO DE PESQUISA 1.1 PROBLEMA Você estabelece com o que trabalhará É a pergunta que deve ser respondida por meio da investigação Deve ser posto em termos interrogativos Relaciona duas ou mais variáveis Diz respeito a fenômenos que se repetem ou reproduzíveis

PROJETO DE PESQUISA 1.2 OBJETIVOS 1.2.1 Objetivo Geral É único Indicar a idéia central 1.2.2 Objetivos Específicos Detalhar o objetivo geral Ações que deverão ser realizadas para atingir o objetivo geral Utilizar verbos no infinitivo: analisar, verificar, constatar, avaliar, demonstrar, compreender, descrever, identificar, elaborar, mensurar...

PROJETO DE PESQUISA 1.3 DELIMITAÇÃO DO ESTUDO Seção negativa Diz a que se limita o trabalho feito

PROJETO DE PESQUISA 1.4 RELEVÂNCIA DO ESTUDO Justificativa do projeto Relevância do tema para a área do conhecimento Contextualização Podem ser utilizados dados secundários

PROJETO DE PESQUISA 1.5 ORGANIZAÇÃO DO PROJETO Conteúdo de cada parte do projeto

PROJETO DE PESQUISA 2 REVISÃO DA LITERATURA Fundamentação teórica que você irá adotar para tratar o problema de pesquisa Abordagens: determinação do que já existe ou já foi estudado sobre o problema análise das várias teorias que ajudam a explicar o problema em estudo análise da evolução histórica do assunto Uso de citações No projeto é apresentada em fase inicial

PROJETO DE PESQUISA 3 MÉTODO Como será executada a pesquisa – procedimento (o que e como será feito para resolver o problema) Informar o tipo de pesquisa: quantitativa e/ou qualitativa; descritiva, explicativa ou exploratória Informar os métodos de coleta de dados (bibliográfico, documental, observação, questionário, entrevista) Se for o caso, informar se é comparativa, estudo de caso, participante

PROJETO DE PESQUISA 3 MÉTODO Indicar como será a tabulação dos dados e como tais dados serão analisados Indicar qual será o universo (população) e como será selecionada a amostra Subseções 3.1- Tipo de pesquisa 3.2 - População e amostra 3.3- Instrumento(s) 3.4- Plano para coleta de dados 3.5- Plano para análise de dados

PROJETO DE PESQUISA 5 RESULTADOS ESPERADOS Apontar quais os resultados se espera alcançar com a pesquisa e explicitar como se pretende divulgá-los

PROJETO DE PESQUISA 6 CRONOGRAMA Especificar quando será executada cada etapa da pesquisa Apresentar em forma de tabela

PROJETO DE PESQUISA REFERÊNCIAS Seguir o que é previsto na NBR 6023

PROJETO DE PESQUISA APÊNDICE Material produzido pelo próprio autor (questionário, roteiro de entrevista, etc.) ANEXO Material complementar relevante

ESTRUTURA DA MONOGRAFIA

ORDEM DOS ELEMENTOS Elementos Pré -Textuais ou Preliminares Capa (Obrigatório) Lombada (Opcional) Folha de rosto (Obrigatório) Folha de aprovação (Obrigatório) Dedicatória (Opcional) Agradecimentos (Opcional) Epígrafe (Opcional) Resumo (Obrigatório) Resumo em língua estrangeira (Obrigatório) Lista de Ilustrações (Opcional) Lista de Tabelas (Opcional) Lista de Abreviaturas e Siglas (Opcional) Sumário (Obrigatório)

ORDEM DOS ELEMENTOS Elementos Textuais Introdução (Obrigatório) Desenvolvimento (Obrigatório) Conclusão (Obrigatório) Elementos Pós-Textuais Referências Bibliográficas (Obrigatório) Glossário (Opcional) Apêndice (Opcional) Anexos (Opcional) Índice (Opcional)

CAPA 1. Nome da instituição de ensino: centralizado no espaço superior da pagina – Fonte 16 2. Nome do autor do trabalho: centralizado abaixo do título do trabalho – Fonte 16 3. Título do trabalho: centralizado e acima do centro da pagina – Fonte 18 4. Subtítulo (se houver) - Fonte 18 5. Número de volumes (se houver mais de um, deve constar em cada capa a especificação do respectivo volume) 6. Local (cidade) onde dever ser apresentado: centralizado no canto inferior da página, acima do ano - Fonte 14 7. Ano de depósito (da entrega do trabalho): centralizado no canto inferior da página, abaixo do local – Fonte 14

LOMBADA 1. Nome do autor do trabalho impresso longitudinalmente e legível do alto para o pé da lombada. Esta forma possibilita a leitura quando o trabalho está no sentido horizontal, com a face voltada para cima; 2. Título do trabalho, impresso da mesma forma que o nome do autor; 3. Elementos alfanuméricos de identificação, como por ex. v.2 ou ano como por exemplo.: 2007

FOLHA DE ROSTO Nome do autor ou responsável intelectual do trabalho: centralizado, em letras maiúsculas e em negrito - Fonte 14 Título principal do trabalho: deve ser claro e preciso, identificando o seu conteúdo e possibilitando a indexação e recuperação da informação - Fonte 18 Subtítulo: se houver): deve ser evidenciada a sua subordinação ao título principal, precedido de dois – pontos. Impresso da mesma forma do título da capa – Fonte 18 Número de volumes (se houver mais de um, deve contar em cada folha de rosto a especificação do respectivo volume); Natureza do trabalho: (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituição a que se é submetido; área de concentração. - Fonte 11, espaço simples Nome do orientador e, se houver, do co-orientador - Fonte 11, em negrito, separado da nota por um espaço de 1,5 Local (cidade) da instituição onde a deve ser apresentado – Fonte 14, centralizado e em negrito Ano de depósito (da entrega do trabalho) - Fonte 14, centralizado, em negrito; na ultima linha da folha, abaixo do local, separado apenas por espaço simples Verso da folha de rosto (consta a ficha catalográfica, elaborada pela bibliotecária e deve ser solicitada pelo coordenador do curso.) MBA: Monografia apresentada a Pós-graduação da Faculdades de Valinhos da Anhanguera Educacional, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em MBA em Gestão de Projetos. Orientador: Prof. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

FOLHA DE APROVAÇÃO 1. Nome do autor do trabalho - Fonte 14 2. Título do trabalho – Fonte 18, impresso da mesma forma do título da capa 3. Subtítulo (se houver, deve suceder o título principal, precedido de dois-pontos) - Fonte 18 4. Data da aprovação e nota (a ser preenchida pelo orientador) 5. Nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituições a que pertence. A assinatura dos componentes da banca examinadora e a data de aprovação são colocadas após a aprovação do trabalho.

DEDICATÓRIA Folha onde o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho a alguém. É um texto curto e simples, situa-se após a folha de aprovação.

AGRADECIMENTOS Manifestação de reconhecimento a pessoas e instituições que, de alguma forma, colaboraram para a execução do trabalho. Os agradecimentos também podem constar no prefácio.

EPÍGRAFE citação de um pensamento que, de certa forma, embasou a gênese da obra.

RESUMO Extensão: A norma recomenda que o resumo contenha de 50 a 100 palavras, para comunicações breves; de 100 a 250 palavras para artigos de periódicos; de 150 a 500 palavras, para os trabalhos acadêmicos e relatórios técnicos. Seqüência dos itens: 1. Texto redigido de forma cursiva, concisa e objetiva; 2. Limita-se a um parágrafo, devendo incluir palavras representativas do assunto; 3. A NBR 6028 recomenda que a primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento e que em seguida a categoria do tratamento seja informada, por exemplo: memória, estudo de caso, análise da situação etc; 4. Utilizar-se de verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular; 5. Inclusão de palavras-chave logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão: Palavras-chave; 6. Deve-se evitar: abreviatura, símbolos, fórmulas, equações e diagramas que não sejam absolutamente necessários à sua compreensão. 7. Redigi-se o resumo em língua do público a que este se destina.

ABSTRACT 1. Deve ser seguido de palavras representativas do conteúdo do trabalho e das palavras-chave, as regras são idênticas às apresentadas para o resumo em português, em folha separada. Exemplo: Língua inglesa – Abstract Língua espanhola – Resumen Língua francesa – Résumé Língua alemã - Zusammenfassung 2. Logo abaixo do resumo, indicar as palavras-chave e/ou descritores na língua escolhida para a tradução do resumo. 3. Optar por apresentar o resumo nos idiomas: inglês e/ou espanhol.

LISTA DE ILUSTRAÇÕES 1. Indicar o título da folha, de acordo com o tipo de ilustração. Título: centralizado, com letras maiúsculas e em negrito 2. Obedecer à ordem seqüencial das ilustrações, cada item designado por seus respectivos nomes e números específicos

LISTA DE TABELAS 1. Indicar o título da folha, de acordo com o de tabela. Título: centralizado, com letras maiúsculas e em negrito 3. Obedecer à ordem seqüencial das tabelas, cada item designado por seus respectivos nomes e números específicos.

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS 1. Indicar o título com destaque 2. Indicar a relação das abreviaturas e siglas citadas no trabalho em ordem alfabética

SUMÁRIO 1. Não deve incluir elementos pré-textuais; 2. Deve indicar a numeração dos capítulos e suas divisões, o título de cada parte e a respectiva paginação (página inicial do capítulo ou parte, páginas extremas ou páginas em que se distribui o texto); 3. Os indicativos numéricos dos capítulos, seções e outras partes do texto representados no sumário devem ser alinhados à esquerda conforme a Norma de Numeração Progressiva das Seções de um Documento Escrito – NBR 6024; 4. Para documentos em mais de um idioma, aconselha-se elaborar um sumário para cada idioma inserindo-os em páginas separadas; 5. Deve-se utilizar algarismos arábicos e a numeração progressiva para indicação dos capítulos e de suas subdivisões; 6. A divisão em partes (algarismos romanos) não deve interferir na seqüência normal do capítulos.

INTRODUÇÃO Tema / Assunto (Obrigatório) Problema a ser investigado (Obrigatório) Justificativa (Obrigatório) Objetivo do estudo (Obrigatório)

DESENVOLVIMENTO REVISÃO DE LITERATURA MÉTODO Deverão constar trabalhos preexistentes, que serviram de subsídio às intenções de pesquisa do autor. Pode constituir um corpo único ou ser subdividida, caso o assunto a ser tratado assim o exija. A ordem lógica ou cronológica dos fatos deve ser obedecida para cada assunto abordado, permitindo uma visão histórica do desenvolvimento do conhecimento do tema. Os trabalhos aqui descritos deverão oferecer suporte técnico-científico para o (s) objetivo (s) do estudo e para o método empregado. MÉTODO Descreve os procedimentos metodológicos utilizados

DESENVOLVIMENTO RESULTADOS E DISCUSSÃO expor os resultados obtidos de sua pesquisa, que poderão ser expressos em quadros, gráficos, tabelas, fotografias ou outros meios que permitam seu entendimento estabelecer relações entre causas e efeitos apontar as generalizações e os princípios básicos, que tenham comprovações nas observações experimentais esclarecer as exceções, modificações e contradições das hipóteses, teorias e princípios diretamente relacionados com o trabalho realizado indicar as aplicações teóricas ou práticas dos resultados obtidos, bem como, suas limitações elaborar, quando possível, uma teoria para explicar certas observações ou resultados obtidos

CONCLUSÃO Deve expressar com lógica e simplicidade o que foi demonstrado ou deduzido com a pesquisa Deve responder à proposição e apresentar coerência em relação ao título do trabalho Pode conter sugestões para estudos futuros

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Seguir normas ABNT

GLOSSÁRIO Elemento opcional, elaborado em ordem alfabética. Segundo França (2007), glossário é uma lista de palavras poucos conhecidas, estrangeiras, termos ou expressões técnicas acompanhadas de definições ou traduções. Objetivo: Definir palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizados no texto. Localização: Deve ser apresentado após as referências.

APÊNDICE Texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho. (NBR 1474).  Objetivo: Tem como objetivo complementar o tema tratado. Podem ser formados por questionários, roteiros de entrevistas, representações gráficas, elaboradas pelo autor do trabalho. A palavra apêndice é indicada por letras maiúsculas, seguida pelo título apêndice. EX.: APÊNDICE A – Questionários utilizados na pesquisa

ANEXO ANEXOS Elemento opcional. Consiste em material de outros autores e que contribui para melhor esclarecer o texto do relatório de pesquisa. Os anexos são numerados com letras maiúsculas e suas páginas numeradas nas seqüências do texto. Texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração. (NBR 14724). Objetivo: Tem como objetivo complementar o tema tratado, embora não constitua parte essencial da obra. Podem ser formadas por questionários, roteiros de entrevistas, representações gráficas. A palavra, anexo é sempre indicada por letra maiúscula, seguidas pelo título do anexo. Exemplo: ANEXO A - Representação gráfica de contagem de células inflamatórias presentes nas caudas em regeneração - Grupo de controle I  ANEXO B - Representação gráfica de contagem de células inflamatórias presentes nas caudas em regeneração - Grupo de controle II.

ÍNDICE Elemento opcional. Relação de palavras ou frases, ordenadas segundo determinado critério, que localiza e remete para as informações contidas num texto.

CITAÇÕES - incluídas no texto através do sistema autor-data: a citação deve aparecer no texto entre aspas, seguido do sobrenome do autor em letras maiúsculas, ano de publicação da obra citada e número da página da qual foi extraída a citação, tudo entre parênteses. É sugerida a utilização desta forma nos trabalhos do departamento. Ex: (SANTAELLA, 2001, p.78) Desta maneira, o leitor de seu trabalho poderá identificar na Referência Bibliográfica a obra que foi utilizada para fazer o trabalho. 132

CITAÇÕES DIRETA Corresponde a transcrição literal de trechos de textos. Para trechos de até três linhas, a citação deve aparecer entre aspas, com a referência em seguida, dando continuidade ao texto de sua autoria. Ex: em um artigo Podemos considerar que “no Brasil, a publicidade manifestou-se inicialmente como uma atividade predominantemente oral” (PINHO, 2000, p.94), contudo , é importante afirmar que 133

CITAÇÕES DIRETA Atenção, para citações com mais de três linhas, deve-se formatar o texto, considerando que: O texto de sua autoria tem espaço entre as linhas de 1,5cm, fonte corpo 12 O texto citado deverá apresentar fonte e entrelinha (espaço simples, 1cm) menores do que a do texto que está sendo redigido. Fonte corpo 10 ou 11. Uma linha deverá ser pulada para destaque da citação antes e depois de sua inserção. Deverá utilizar um recuo de 4 cm a partir da margem esquerda, já formatada. Este tipo de citação não apresenta em sua formatação a identificação de início de parágrafo. Deve-se observar o bloco informativo. 134

CITAÇÕES DIRETA Ex: em um artigo O mercado atual tem sofrido inúmeras mudanças, sendo que merece destaque a relação publicidade consumidor. Mesmo que um gigante corporativo engula outro, a certeza de poder manter a parcela de mercado é menos certa hoje do que era há uma geração. A fragmentação da mídia e o crescimento do ceticismo do consumidor e do comércio criaram oportunidades para concorrentes cujo conhecimento de psicologia de vendas pode muito bem compensar a clássica dependência de volume. (LEWIS; NELSON, 2001, p.200) 135

CITAÇÕES DIRETA Quando o nome do autor citado já é incluso no texto na frase, colocar apenas a data e página, neste caso a referência pode ser colocado ao final da citação ou em seguida do nome do autor. Ex: Pinho afirma que “[...] os sites de destinação combinam informação, entretenimento, e recursos tecnológicos que agregam valor ao produto, serviço ou marca que está sendo divulgada na web” (2000, p.116), por isso... Pinho (2000, p.116) afirma que “[...] os sites de destinação combinam informação, entretenimento, e recursos tecnológicos que agregam valor ao produto, serviço ou marca que está sendo divulgada na web”, por isso ... 136

CITAÇÕES DIRETA Caso haja a omissão de parte de uma citação, deverá ser representada pelo uso de reticências entre colchetes. Ex: “Um site de sucesso pode ser localizado exatamente na intersecção de quatro valores estratégicos: [...] a identidade, [...] o impacto, a audiência e a competitividade [...] (PINHO, 2000, p. 159). Quando corre citação da citação, ou seja esta é feita a partir de uma fonte a qual não se teve acesso ao original, utilizar o termo “apud” ou “citado por”. Segundo Belluzzo apud Akabassi (1992, p.25) “[... ] educação é o processo pelo qual o usuário interioriza comportamentos adequados com relação ao uso da biblioteca”. 137

CITAÇÕES DIRETA Incorreções e incoerências, no caso de um erro ortográfico ou lógico, no texto citado, utiliza-se a expressão sic entre colchetes, que significa assim mesmo “[...]essa noção de História contraria Foucault porque complementa a da fundação do sujeito pela transcedência [sic] de sua consciência garantindo a soberania em face de toda descentralização.” (MAGALHÃES;ANDRADE, 1989, p.19) 138

CITAÇÕES DIRETA Quando for interesse do redator dar ênfase ou destacar palavras ou frases da citação identificar após o uso do grifo entre colchetes sem grifo no original ou grifo nosso. “[...] consiste num levantamento de todos os fatores externos ou variáveis que podem interferir na vida da organização. Quando fazemos um planejamento estratégico de comunicação organizacional, temos de verificar quais as variáveis externas econômicas, políticas, sociais, legais, tecnológicas, culturais, demográficas e ecológicas que são relevantes para a organização [sem grifo no original] e podem exercer maiores influências para sua atuação e sobrevivência na sociedade.” (KUNSCH, 2003, p. 258-259) 139

CITAÇÕES INDIRETA Condensação: as idéias do autor são sintetizadas e integram o seu texto, fazendo referência ao autor da idéia que você está utilizando Exemplo: Quando se fala em Planejamento em Relações Públicas, não se pode deixar de lado Margarida Kunsch (2003), que em sua obra aborda este assunto destacando além das estruturas organizacionais, as atribuições profissionais e as habilidades necessárias para se obter bons resultados com o planejamento. 140

NORMAS ABNT - REFERÊNCIAS - livro GOMES, L. G. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EDUFF, 1998. - catálogo MUSEU DA IMIGRAÇÂO (São Paulo, SP). Museu da Imigração- S. Paulo: catálogo. São Paulo, 1997. - teses MORGADO, M. L. Reimplante Dentário. Tese (Doutorado em Odontologia)- Faculdade de Odontologia, Universidade São Camilo, São Paulo, 1990. - tcc ARAÚJO, C. Pais Contemporâneos: Um estudo com pais de adolescentes de 14 a 18 anos de classe média da cidade de Taubaté. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia)- Departamento de Psicologia, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2000.

NORMAS ABNT - REFERÊNCIAS - monografia no todo em meio eletrônico KOOGAN, André; HOUAISS, Antonio (Ed.). Enciclopédia e dicionário digital 98. São Paulo: Delta, 1998. 5 CD-ROM. ALVES, Castro. Navio Negreiro. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em: <http://www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/navionegreiro.htm> Acesso em: 10 jan. 2002. - parte de monografia ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI. G.; SCHMIDT, J. (Org.) História dos jovens. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 7-16.

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NORMAS ABNT - REFERÊNCIAS - trabalho apresentado em evento SOUZA, M. H. P. ; REZENDE, P. C.; BORGES, M. L. O adolescente e o cigarro. In: SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE A ADOLESCÊNCIA, 2., 2000, Brasília. Anais. Brasília: Educs, 2000. p. .3-4. GUNCHO, M. R. A educação à distância e a biblioteca universitária. In: SIMPÓSIO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 10., 1998, Fortaleza. Anais eletrônicos.Tec. Treinamento, 1998. Disponível em: < http://www.propesp.unifor.br/anais/edu.htm >. Acesso em 21 jan. 1997.