ZOOS HUMANOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A era dos impérios
Advertisements

Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes
O IMPERIALISMO.
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
1914 – 1918.
E ainda nos achamos superiores
Trabalho de geografia Nome:Vitoria E Alessandra
OS INDIO EM Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas.
Cultura Africana Alunos:ALISSON e LUCAS R.G N:30 E N:15 PROF:ANDRESSA.
A ocupação da América e do Brasil
A TERRA EM MINIATURA.
Ligação entre o sul em desenvolvimento e o norte desenvolvido
História da Educação no Brasil
O processo de decadência do feudalismo Profª Telma Souza
TEORIA EVOLUCIONISTA Definições:
A história dos Zoológicos
O NAPALM · Mistura de gasolina com uma resina da palmeira napalm
1 – Conquista ou Descobrimento: “A visão Eurocêntrica da História.”
13 de maio – Abolição da escravatura
As cores missionárias.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
A Formação do povo brasileiro.
NOVO HAMBURGO.
ESTA É A AFRICA. E SEUS PAÍSES..
Prof. José Victor GayLussac
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
África Autoria: Profª Fabiana Pegoraro Soares.
Ideologia Aula de DHQ.
Cidade de Santa Fé, estado do Novo México, Estados Unidos
População em movimento
Relatório do estado do mundo
Resumo Ao fim da tarde de 1759, Robinson viajava a bordo do Virgínia com o objectivo de organizar trocas comercias entre o seu país e o Chile. À noite,
A TERRA EM MINIATURA. Se pudéssemos reduzir a população da Terra a uma pequena aldeia de exatamente 100 habitantes, mantendo as proporções existentes.
A África dos grandes reinos e impérios
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
Atualmente a África do Sul garante o maior PIB do continente.
Trabalho de Geografia Diversidade étnica, Linguística e cultural
"A burguesia não pode existir sem constantemente revolucionar os instrumentos de produção e, portanto, as relações de produção e, com elas o total das.
COLONIZAÇÃO ESPANHOLA NA AMÉRICA
África: Aspectos Naturais.
Competência de área 2: compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
Transformações do pensamento sociológico ocidental
África cultural.
Fluxos Migratórios.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Imperialismo na África
AMÉRICA DO NORTE Antes da independência, os Estados Unidos era formado por treze colônias controladas pela metrópole: a Inglaterra. Dentro do contexto.
Tema 2:Diversidades étnica,linguística e cultural
A população européia A Europa não é um continente muito grande, mas apresenta grande variedade étnica, linguística e cultural.
Folclore.
Atividade sobre a Economia Europeia
E.M. NEIL FIORAVANTI - CAIC ALUNO: JOÃO GABRIEL CABRAL BELINI ANO: 7º B – 2014 DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: IRENE VIANA.
IMIGRAÇÃO.
E.M. NEIL FIORAVANTI CAIC PROFª IRENE ALUNO: PAULO TURMA: 7° ANO C.
Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa Monique Galatto.
A ERA DOS IMPÉRIOS.
Neocolonialismo na áfrica e na ásia
Turquia Trabalho elaborado por: Mafalda Velho Mafalda Velho Mafalda Maia Mafalda Maia Vanessa Rodrigues Vanessa Rodrigues.
Etnias Conceito- É uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas , culturais e semelhanças genéticas.
Aluna: Maria Clara Castanheira Professora: Paula 29/06/2015
Jonh blakemore.
ANTROPOLOGIA.
Cursinho Triu Professor Léo Convidado Especial Guido Santos
Austrália (Commonwealth of Australia) é um país do hemisfério sul, localizado na Oceania, que compreende a menor área continental do mundo. A Austrália.
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
IVAN VILELA “Música Popular nas Escolas” Ana Carolina Bonagamba de Paula
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
África Profº Marcelo Sau. Números dramáticos Aids: 9 em cada 10 portadores do HIV no mundo são africanos. Guerras: Mais de 20 países africanos estão envolvidos.
Aulas 50 e 51: A formação da população brasileira Os traços étnicos e a cultura do povo brasileiro resultam da complexa mistura entre os índios, negros,
Transcrição da apresentação:

ZOOS HUMANOS

No final da década de 1800 e princípio da de 1900, os europeus (não só, mas principalmente) criaram “jardins zoológicos humanos" em cidades como Paris, Hamburgo, Antuérpia, Barcelona, ​Londres, Milão, Varsóvia, S. Louis (EUA) e Nova Iorque. Eram populares exposições humanas onde os brancos iam para ver pessoas negras, mas não só, que estavam em exposição. Os negros eram normalmente forçados a viver atrás de grades e em jaulas semelhantes aos animais num zoológico de hoje. Grande parte dessas pessoas eram sequestradas e levadas das colónias, para serem expostas nestes zoos humanos. Muitas delas morriam frequentemente, algumas ao fim de um ano de cativeiro. Um grande número de visitantes assistia a estas exposições em cada cidade, diariamente. Por exemplo, a Feira Mundial de Paris contou com uma Village Noir (zoológico humano que exibia pessoas negras) e 34 milhões de pessoas foram atraídas para a exposição em apenas seis meses.

As pessoas eram apresentadas como peças de museu (também conhecido como “Exposição Etnográfica”).

Africanos, asiáticos, índios e muitos outros, foram muitas vezes enjaulados e exibidos num 'habitat natural' improvisado. Estas exposições humanas eram muito populares e mostradas em feiras mundiais onde europeus e americanos assistiam às dezenas de milhão - de Paris a Hamburgo, de Londres a Nova Iorque, de Moscovo a Barcelona.

É um período vergonhoso para os europeus e não só É um período vergonhoso para os europeus e não só. Pessoas ganhavam dinheiro sequestrando outras para as mostrarem a outras, tratando-as como animais. O último africano desapareceu dos Zoológicos Humanos europeus em 1936. No entanto, a última Village Noir foi mostrada na Expo Mundial de Bruxelas em 1958. Seguem-se várias fotos mostrando a horrível realidade dos negros e não só, que foram forçados a viver nestes jardins zoológicos humanos.

Uma mãe africana é mostrada com o filho numa Village Noir. BRUXELAS - Uma criança negra é “alimentada” pelos visitantes brancos... Uma mãe africana é mostrada com o filho numa Village Noir.

Os zoos humanos eram tão populares na Alemanha que, mesmo o estadista germano-prussiano do final do século 19 Bismark, participou na inauguração de um. Negros africanos são mostrados a participar no tiro com arco em St Louis-EUA (1904) num evento organizado por brancos chamado "Exposição dos Jogos Olímpicos Selvagens."

Uma jovem de 20 anos de idade, da África do Sul conhecida como Sarah "Saartjie" Baartman, foi recrutada para “trabalhar” num zoológico humano em Paris por causa de uma característica genética conhecida como esteatopigia (nádegas protuberantes). Foi a mulher mais famosa do povo khoisan a ser exibida como aberração em eventos na Europa do século XIX. Saartjie foi para Londres em 1810 e viajou por todo o Reino Unido exibindo as suas dimensões corporais «inusitadas» (segundo a perspectiva europeia). Mediante um pagamento extra, os seus exibidores permitiam aos visitantes tocar-lhe as nádegas, cujo invulgar volume parecia estranho e perturbador ao europeu da época.  Os brancos iam ao zoológico para ver as suas nádegas, bem como as de outras mulheres negras nuas.

Uma foto de Ota Benga (um pigmeu africano) em 1906, supostamente no Jardim Zoológico de Bronx.

Um dos muitos jardins zoológicos humanos em França. Pigmeus foram “convidados” para dançar durante inúmeras exposições para entreter os visitantes em jardins zoológicos na Alemanha e Inglaterra. Um dos muitos jardins zoológicos humanos em França.

Durante a Feira Mundial de 1914 na Noruega, os africanos eram exibidos como se fossem animais. Em 1906, esta réplica de fábrica congolesa foi construída em Marselha como parte de uma exposição colonial. Famílias congolesas foram trazidas para nela trabalhar.

“Uma aldeia da Somália” em exposição no Luna Park, em St “Uma aldeia da Somália” em exposição no Luna Park, em St. Petersburg - Rússia.

Oromos - depreciativamente tratados por Gallas - povo que vive numa região da Etiópia e no norte do Quénia.

Uma “village noir” em França.

Na Feira Mundial de Paris em 1931, foi uma parte da exposição tão bem sucedida que atraiu 34 milhões de pessoas. Sudaneses

Tuaregues

Cinco índios da tribo kawésqar (Tierra del Fuego, Chile) foram sequestrados em 1881 e transportados para a Europa para serem mostrados num zoo humano. Todos eles morreram um ano depois.

Nativos Selknam, também chamado Ona (povo indígena ameríndio que habitava a parte nordeste do arquipélago da  Tierra del Fuego, hoje extinto, exterminado por grandes fazendeiros argentinos e chilenos com a complacência dos respectivos governos), a caminho da Europa em 1899 para serem exibidos como animais em zoológicos humanos.

A Natureza fez-nos diferentes, mas não ser igual não significa superioridade nem inferioridade. Albert Jacquard