SUSTENTABILIDADE – OS TRÊS R’s O QUE NÃO PODE SER RECICLADO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LIXO TECNOLÓGICO, PILHAS E BATERIAS
Advertisements

“Como separar e reciclar o LIXO de sua CASA”
TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA
Escola Terezinha Nívia de Oliveira Lopes
TIPOS DE PILHAS Profª MARCIA C. S. SILVA
Trabalho de Química 2º Ano A
Pilhas de Mercúrio.
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
RECICLAGEM DE PILHAS E BATERIAS ALUNOS:RONALDO WELLITON ALISON
Tema: Reduzir, reutilizar e reciclar Objectivo:
O Verde na Escolinha 1.
O QUE ESSA IMAGEM REPRESENTA PARA VOCÊ ?.
Treinamento COLETA SELETIVA Resíduos Sólidos
Pilhas e baterias 11 de dezembro de 2008.
O AMBIENTE CIÊNCIAS – 1º BIMESTRE.
LIXO MARINHO.
Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará
PROJETO COLETA SELETIVA E RECICLAGEM
A Reciclagem Vamos aprender o que reciclar E
SÍNDROME do CHAPELEIRO MALUCO Coordenação: Prof. MSc
Educação Ambiental: a reciclagem e recuperação de materiais
RESPONSABILIDADE PÓS-CONSUMO
Economize Água * Uma torneira pingando um pouco mais de uma gota por segundo pode desperdiçar, em um dia, 46 litros de água!! * Se tiver piscina, mantenha-a.
Trabalho de Área de Projecto – 8ºB
SEPARE O LIXO ÚTIL A maior parte do lixo que jogamos fora é composta de materiais que poderiam ser reaproveitados. Os papéis, plásticos, metais e vidros.
TELEMONTE COLETA E TRANSPORTE LTDA
COMO RECICLAR?.
Desenvolvimento sustentável.
Trabalho realizado por John Severino
O LIXO UM TESOURO?.
CONFERÊNCI SOBRE O MEIO AMBIENTE.
Agrupamento de Escolas de Alijó Escola EB 2,3 do Pinhão
Protege a Natureza! Recicla.
Ecoponto: O Que é? Ecoponto
Os 4’Rs.
Lixo Um tesouro.
Política dos três Rs (4).
A preservação do ambiente começa dentro de nossas próprias casas.
Processo de Reciclagem do Vidro
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Trabalho por realizado por Lina, Vanessa e Célia
Bráulida Fernandes nº5 Jéssica Gomes nº10 Lisandra Maia nº14
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Ciências O lixo – cap. 8 (6ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro.
Prof. Alexandre D. Marquioreto
PROF. JOSÉ CARLOS QUÍMICA – 2º ANO
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
Escola Básica 2º e 3º Ciclos de Santo António Ano Lectivo:2010/2011 Disciplina : Área de Projecto.
Aula Introdutória PIBID Química!
Resíduo Tecnológico Turma INF 321.
Guilherme Zanini, Jordana Wendling e Leonardo Staggemeier
Contaminação e Poluição Ambiental Sabrina Oliveira Pâmela Pachetti
A decomposição do lixo:
Meio Ambiente.
RECICLAGEM.
Coleta Seletiva e Reciclagem
Reciclagem Separação dos resíduos
CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS – IJUÍ - AGENDA 21 Dirlei Marchesan – julho de 2008 GERAÇÃO: DESTINAÇÃO:
TIPOS DE PILHAS Profª MARCIA C. S. SILVA.
O MEIO AMBIENTE É TUDO QUE NOS CERCA
Reduzir, reutilizar e reciclar
15 anos.
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Óleo de cozinha utilizado: Problemas associados ao descarte indevido
RECICLAGEM.
Reciclar significa reaproveitar o que já existe e não devastar novamente o meio ambiente para o fabrico de novos produtos, reduzindo o impacto ambiental.
Separação e Reciclagem
Compostagem Doméstica
Transcrição da apresentação:

SUSTENTABILIDADE – OS TRÊS R’s O QUE NÃO PODE SER RECICLADO REDUZIR REUTILIZAR Consiste em tentarmos reduzir a quantidade que produzimos de lixo, como por exemplo, comprar produtos mais duráveis e evitar trocá-los por qualquer novidade no mercado. Procurar embalagens, por exemplo, que possam ser usadas mais de uma vez – como garrafas retornáveis de vidro. Ou quem sabe, criar novas utilidades para as que você não precisa mais. RECICLAR O mais conhecido dos 3 R’s; consiste em transformar um produto-resíduo em outro, visando diminuir o consumo de matéria-prima extraída da natureza. TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DO LIXO NA NATUREZA PAPEL DE 3 A 6 MESES PANO DE 6 MESES A 1 ANO FILTRO DE CIGARRO 5 ANOS CHICLETE PLÁSTICO 100 ANOS METAL VIDRO 1 MILHÃO DE ANOS O QUE NÃO PODE SER RECICLADO Espelhos, vidro de janelas e box de banheiro, vidros de automóveis, cristal, lâmpadas, vidro temperado e ampolas de remédio, cerâmica e porcelana Celofane, embalagens longa vida, espuma, embalagens a vácuo, fraldas descartáveis Pilhas normais e alcalinas, filtros de ar para veiculos, latas enferrujadas Papel higiênico, guardanapos com comida, copos siliconados, papel laminado, papeis plastificados (embrulho de bolacha), papel carbono

VOCÊ SABE COMO E ONDE DESCARTAR O ÓLEO DE COZINHA? De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), 1 litro de óleo é responsável pela poluição de 1 milhão de litros de água. A companhia estima que uma família gera 1,5 litro de óleo de cozinha por mês. Impacto no meio ambiente: - Entupimento das tubulações da rede de esgoto (aumenta em até 45% os custos de tratamento) - Problemas de higiene e mal cheiro - Como é mais leve que a água cria uma barreira na superfície da mesma que dificulta a entrada de luz e a oxigenação, causando a morte de microorganismos e peixes. Pontos de coleta permanentes: - Ponto apoio do São Francisco – Avenida Benedito Rodrigues Lisboa com Rua Antônio M. de Carvalho; - Ponto de apoio do Vitória Régia – Avenida Triângulo com Avenida Major Léo Lerro; - Ponto de apoio do Atlântica – Prolongamento da marginal do Córrego Cobertinho com Avenida Alberto de Oliveira -Ponto de apoio do Jardim Castelinho – Rua Rita de Cássia M. Rossafa com Rua Bechara José Hage; - Ponto de apoio do Solo Sagrado – Final da Avenida Mirassolândia e começo da Estrada Vicinal São José do Rio Preto à Mirassolândia; - Ponto de apoio do Jardim Ana Angélica – Avenida projetada com a Rua Joaquim de S. Coelho.

VOCÊ SABE COMO E ONDE DESCARTAR PILHAS E BATERIAS USADAS? A maioria das pessoas não sabe o destino adequado das pilhas e baterias usadas. Dependendo do material que possuem elas podem fazer parte do lixo doméstico ou não. Devemos prestar atenção nas embalagens para saber como proceder. Impacto no meio ambiente: Expostas ao sol e a chuva as pilhas se oxidam, rompem-se e liberam metais pesados como o zinco, o chumbo e o manganês, além de substâncias químicas perigosas como o cádmio, cloreto de amônia e o negro de acetileno. Essas substâncias atingem o lençol freático, os córregos e os rios, contaminando o solo, as plantas e os animais, trazendo prejuízos ao meio ambiente e ao ser humano. Pontos de coleta: Av. Bady Bassit, 3455 Av. Nossa Sra. da Paz, 1095 - Alto Alegre Av. dos Estudantes, 2614 - Jardim Aeroporto Av. Potirendaba, 2285 - Quinta das Paineiras (Baterias de celulares Siemens) Rua Cel. Spinola de Castro, 3219 - Centro Rua Silva Jardim, 2073 - Jardim Boa Vista Abaixo a lista das pilhas e baterias que não podem fazer parte do seu lixo: 1- Baterias de chumbo ácido. São usadas em indústrias, automóveis e filmadoras; 2- Pilhas e baterias de níquel /cádmio. São usadas em telefones celulares, telefones sem fio, barbeadores e outros aparelhos que usam pilhas e baterias recarregáveis; 3- Pilhas e baterias de óxido de mercúrio. São usadas em instrumentos de navegação e aparelhos de instrumentação e controle. As pilhas e baterias que possuem metais perigosos (mercúrio, cádmio ou chumbo) devem ser entregues aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelas indústrias. Abaixo a lista das pilhas e baterias que podem fazer parte do seu lixo: 1- Comuns e alcalinas, ou que utilizem os componentes Zinco/Manganês e Alcalina/Manganês – usadas em brinquedos, lanternas, rádios, aparelhos de controle remoto, equipamentos fotográficos, pagers e walkman; 2- Especiais ou compostas pelos sistemas níquel-metal-hidreto (NiMH), íons de lítio, zinco-ar. São usadas em telefones celular, telefones sem fio, , notebooks, calculadoras e computadores; 3- Pilhas especiais do tipo botão e miniatura. Usadas em equipamentos fotográficos, agendas eletrônicas, calculadoras, relógios e sistemas de segurança e alarme.

Pontos de coleta de pilhas: Pontos de coleta permamentes: -Ponto De Apoio Do São Francisco - Avenida Benedito Rodrigues Lisboa Com Rua Antônio M. De Carvalho; -Ponto De Apoio Do Vitória Régia - Avenida Triângulo Com Avenida Major Léo Lerro; -Ponto De Apoio Do Atlântica - Prolongamento Da Marginal Do Córrego Cobertinho Com  Avenida Alberto Oliveira; -Ponto De Apoio Do Jardim Castelinho - Rua Rita De Cássia M. Rossafa Com Rua Bechara José Hage; -Ponto De Apoio Do Solo Sagrado - Final Da Avenida Mirassolândia E Começo Da Estrada Vicinal São José Do Rio Preto A Mirassolândia; -Ponto De Apoio Do Jardim Ana Angélica - Avenida Projetada A Com Rua Joaquim De S. Coelho; Pontos de coleta de pilhas: -São José do Rio Preto Marques & Monteiro Ltda - ME Av. Potirendaba, 2285 - Quinta das Paineiras (17) 32274221 -MED-RIO COM. REPRESENTAÇÕES LTDA. Rua Presciliano Pinto, 2188 – Sala 02 – Boa Vista 17 3222-2360

http://www. google. com. br/imgres. imgurl=http://www. pajeu. com http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.pajeu.com.br/img/coleta_seletiva01.png&imgrefurl=http://www.pajeu.com.br/seletiva_p.htm&h=553&w=550&sz=59&tbnid=aKDsIkX155Yn4M:&tbnh=133&tbnw=132&prev=/images%3Fq%3Dcoleta%2Bseletiva&zoom=1&q=coleta+seletiva&hl=pt-BR&usg=__bfdbMUHxickmk0d61qpCFl3zJOY=&sa=X&ei=xM9jTYXvOsX6lwfYxNTVCw&ved=0CDUQ9QEwAw http://www.futuroprofessor.com.br/educacao-ambiental-3rs http://www.gpca.com.br/gil/art114.htm http://tn.temmais.com/noticia/9/7005/1%C2%AA-semana-da-reciclagem-de-rio-preto.-confira-os-postos-de-coleta.htm http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://campus.fct.unl.pt/afr/ipa_9900/grupo0060_resolidos/Ciclo%2520do%2520papel.jpg&imgrefurl=http://campus.fct.unl.pt/afr/ipa_9900/grupo0060_resolidos/&usg=__pMciHJUjlYaeZ-ZPWb0GYtZp_dY=&h=1452&w=1110&sz=88&hl=pt-br&start=43&zoom=1&um=1&itbs=1&tbnid=Qv3d1Z61BQAFnM:&tbnh=150&tbnw=115&prev=/images%3Fq%3Dpapel%2Breciclavel%26start%3D40%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26safe%3Doff%26sa%3DN%26rlz%3D1I7ADSA_pt-BR%26ndsp%3D20%26tbs%3Disch:1&ei=w9NjTbCkIcP7lweUo4XSCw http://campus.fct.unl.pt/afr/ipa_9900/grupo0060_resolidos/Ciclo%20do%20papel.jpg